Palácio de Monserrate
Compartilhar
Palácio de Monserrate e seus jardins – romantismo sem fim em terras portuguesas
Já falamos aqui das maravilhas da bonita serra de Sintra, próxima a Lisboa, em Portugal. Castelos, palácios, montanhas e matas virgens, além de praias – é possível encontrar de tudo em Sintra. Para quem se lembra dos livros do Romantismo brasileiro e português, da época da escola, uma pequena visita ao belíssimo Palácio de Monserrate, não exigirá mais comentários.
Imagine paisagens e bosques saídos do mais piegas (no bom sentido) romance dos séculos XVIII ou XIX. Aliás, lembram-se de Lord Byron, um dos mais renomados autores do romantismo inglês – ele esteve em Monserrate.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Embora na época o palácio não existisse, o bonito lugar serviu-lhe de inspiração, na famosa obra “A Peregrinação de Childe Harold”. Para quem ainda não se lembra do poeta e escritor, talvez o nome “Don Juan” acenda algumas luzes na mente.
Primeiro, uma pequena história
Bem, não apenas na atualidade que ricos comerciantes e empresários viajam o mundo e espalham sua extravagância e pompa por onde passam. Já no século XIX, as coisas ocorriam assim.
Títulos de nobreza, eram inclusive concedidos a estrangeiros ricaços que se instalavam em alguns países, e assim começa nossa história. O empresário inglês Francis Cook, um homem viajado e barão do linho, algodão e outros tecidos, chegou a ser um dos três homens mais ricos de toda a Inglaterra – mas escolheu Sintra para esbanjar boa parte de seus merecidos ganhos.
Em 1855, Cook comprou a Quinta de Monserrate, uma enorme fazenda em Portugal e logo em seguinda mandou erguer o exótico Palácio de Monserrate, cercado de bosques ao melhor estilo inglês.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O palácio possui referências a todas as mais famosas histórias românticas da época: detalhes neo-árabes, classicistas e até modernos e vanguardistas para a época, retratam um estilo de vida que só viríamos a conhecer mais de um século depois, com os milionários do showbiz.
Colecionador de arte contumaz, Cook espalhou por todo o palácio pinturas e esculturas diversas: alguns Van Eycks,Velázquez e obras de Clouet e Antonello de Messina. Muitas acabaram em museus, onde permanecem até hoje.
Cook era um homem à frente de seu tempo. Um romântico inveterado e um visionário sem descanso: afinal, quem mais naquela época se casaria com uma norte-americana, feminista e corretora de imóveis? Agora que você já conhece um pouco da história do homem, que tal voltarmos ao palácio?
Monumento ao Romantismo
Com influências medievais, românticas, árabes e orientais – o Palácio de Monserrate, como seu “primo”, o Palácio da Pena, também em Sintra, representam o ponto mais alto da suntuosa arquitetura romântica portuguesa.
Os jardins que circundam a construção são um espetáculo à parte – espécies brasileiras e outras de lugares longínquos como a Austrália, flores de todos os jeitos, rododendros e bambus com uma atmosfera oriental. Os jardins são sem dúvida, um dos melhores e mais tranquilos passeios a dois desse roteiro português.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Já para os apaixonados por arquitetura, a atração principal está dentro do palacete. Trabalhos impecáveis em madeira, mármores, metais e outros materiais, evocando tendências de época que confundem história e fantasia.
Um passeio, ao todo, encantador. É possível ver casais apaixonados, apontando lugares e detalhes aqui e ali, sorridentes e contagiados pela atmosfera local. A nostalgia do romantismo, contudo, parece ter ficado nos tempos do saudoso Lord Byron – Monserrate hoje é totalmente luxo, deslumbre e paixão.
Como ir de Lisboa ao Palácio de Monserrate em Sintra
O Palácio de Monserrate está localizado em São Martinho – Sintra, a 34 km de Lisboa. A ligação de trem de Lisboa – Sintra, parte da Estação Ferroviária do Rossio, localizada no centro da cidade, bem próximo da baixa – principal zona turística da capital.
Um bilhete único custa por volta de 3€ (ida), já a volta custa o dobro, cerca de 6€. O primeiro trem Lisboa – Sintra, parte às 6:08 da manhã e o último Sintra – Lisboa, parte às 0:40. Geralmente, saem 4 partidas por hora durante o dia e não é possível comprar ou agendar pela internet, mas sempre existem lugares disponíveis.
*Dica: Se possível alugue um carro, principalmente se você estiver com pouco tempo, as atrações em Sintra são distantes umas das outras e o deslocamento de Lisboa até Sintra, é bastante fácil pela IC19. Lembre-se, o carro lhe dará liberdade total para explorar bem a cidade e a região, sem depender de ônibus ou corridas (caras) de táxis.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Onde ficar em Sintra
Em nossa passagem por Sintra, ficamos hospedados no Hotel Cosy Sintra, que reservamos através do site Booking.com. O hotel possui um ambiente acolhedor, quartos confortáveis e arejados. O café da manhã é farto e muito gostoso.
A localização é ótima e fica a cerca de 1,7 km do centrinho da vila de Sintra. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto da Portela (Lisboa), a 21 km da propriedade. Para reservar o Hotel: Clique aqui!
Informações úteis
Endereço: Palácio de Monserrate, São Martinho – Sintra, Portugal
Horário e Preço: Confira no site
Dica: Para fazer o passeio tranquilo e sem atropelos, reserve pelo menos meio dia. A melhor época para visitar o bosque e os jardins de Monserrate, é na primavera – verão. Não esqueça de levar calçado confortável para caminhar à vontade. Bom passeio!
*Gostou do post sobre o Palácio de Monserrate? Compartilhe! Obrigada e até +++