O que fazer em Luso
Compartilhar
O que fazer em Luso – Palácio do Bussaco
Se a principal dúvida é o que fazer em Luso, saiba que o Palácio do Bussaco é um dos principais pontos de interesse da região. Um marco do luxo e do requinte português, situado no centro do país, no concelho da Mealhada. A despeito de sua arquitetura mais clássica, o palácio foi desenhado pelo cenógrafo italiano Luigi Manini e construído no finalzinho do século XIX. Encravado na Serra do Bussaco, uma das regiões de preservação de Portugal. Com vastas matas e florestas tranquilas, o Palácio do Bussaco é considerado por muitos como sendo o último legado da monarquia portuguesa.
Arquitetura
O estilo pode-se dizer “neomanuelino”, o que inclui toda sorte de traços tipicamente portugueses, identificáveis até para os menos fixados em arquitetura. Painéis de azulejos, quadros alusivos ao Descobrimento e Navegações. Grandes mestres portugueses estão presentes entre as obras.
Quem percorre as decorações e painéis do palácio pode conhecer não apenas um pouco da história de Portugal, mas uma releitura dela realizada já no final do período monárquico do país. Evocações a autores do passado, como Camões e Gil Vicente, se misturam a referências de um Portugal moderno e desejoso pelo rompimento com a nobreza. Veja preços de hotéis no Booking no Luso.
Românticos, góticos, neoclássicos… parece que todos estiveram ali, deixando um pedacinho de sua beleza e tradição. A inspiração maior, muitos dizem, foi a própria Torre de Belém – um dos maiores ícones da arquitetura portuguesa, situada em Lisboa.
Mas passeando pelo Palácio do Bussaco, o visitante irá ver como os portugueses eram, e são, amantes da variedade, das misturas, do novo e ousado. Em alguns aspectos de seus pórticos e ornados, o palácio também lembra o Mosteiros dos Jerónimos em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar. Veja preços de hotéis em Luso no Booking.
Bussaco Palace – Luxo e esplendor
Mas o Bussaco Palace tem uma característica, talvez única, entre os vários palácios portugueses: ele também é um hotel. Sim, e um dos mais luxuosos e requintados de todo o país.
Digno de príncipes e princesas, uma noite na Suite Real D. Carlos ou na sumptuosa Suite Rainha D. Amélia, pode custar mais de R$ 1 mil. Humm… caro, mas se considerarmos os preços de hoje no Brasil, não estamos falando de nenhuma fortuna. E outra, em quantos lugares no Brasil você consegue pagar esse tanto para se hospedar, literalmente, em um Palácio Real? Acesse o site do Booking e confira as melhores tarifas (aqui).
Como todo hotel de luxo, o Restaurante do Palácio do Bussaco merece nota – não apenas pela sua culinária de alta qualidade, mas principalmente pelo ambiente e decoração. Afrescos de João Vaz, ilustram passagens de Os Lusíadas de Camões, que contrastam com um teto neo-mourisco visto em poucos lugares fora dali, além de um notável assoalho de madeiras exóticas. Veja preços de hotéis em Luso no Booking.
Vinhos
Uma dica interessante são os vinhos do hotel do Bussaco. Produzidos a partir de 1917, em plena Primeira Guerra, para visitantes do hotel. O vinho, é considerado hoje um dos mais tradicionais em Portugal, um país com rótulos reconhecidos em todo o mundo.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Dicas
Inicialmente, os vinhos do Palácio do Bussaco foram criados para harmonizar com um dos grandes ícones da culinária interiorana local – o Leitão à Bairrada (Leitão à pururuca). Ali mesmo na região da Mealhada, perto do hotel, é possível encontrar dezenas de restaurantes que há décadas a fio servem milhares de locais e turistas, com o melhor leitão do mundo assado no forno a lenha.
Após o leitão e o vinho, nada como uma caminhada pelos lindos jardins e pelo parque do Bussaco – uma visão tranquila da mata e também uma visita aos vários monumentos dentro do parque, entre eles o Convento de Santa Cruz do Bussaco.
+ Dicas de viagem para Portugal
O preço para fazer o passeio pelos jardins e apreciar o incrível Palácio por fora, ronda os 6 €. Para os visitantes que pretendem conhecer o interior do palácio, sem gastar com estadia ou restaurante, a boa dica é simplesmente relaxar e tomar um drink ou café no bar.
Quando ir
Bem, qualquer época é boa para visitar o Palácio do Bussaco. Contudo, para quem pretende fazer passeios ao ar-livre pela Mata Nacional do Bussaco, a melhor época é na primavera – verão. No entanto, nos meses de outono o bosque ganha um colorido especial. Veja preços de hotéis em Luso no Booking. Gostou do post sobre o que fazer em Luso? Compartilhe!
Distâncias do Palácio do Bussaco a:
– Lisboa: 230 km
– Porto: 114 km
– Coimbra: 33 km
– Aveiro: 48 km
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Luso? Compartilhe com seus amigos!