O que fazer em Monsanto – Portugal

Receba nossas dicas e novidades

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

O que fazer em Monsanto – Portugal

Roteiro turístico: o que fazer em Monsanto

A Aldeia Histórica de Monsanto é uma dessas paisagens idílicas, que parecem saídas de um filme. O filme, nesse caso, poderia muito bem ser uma versão lusa de “O Senhor dos Anéis”. Provavelmente, se o escritor J.R.R. Tolkien tivesse nascido em Portugal, os hobbits de suas histórias morariam em aldeias como esta. Imagine só como seria construir uma aldeia inteira ao redor de pedras imensas e irregulares – mas sem tirá-las do lugar. Ao longe, parece que uma montanha desmoronou, espalhando em seu sopé de modo caótico pedras imensas e pequenas casas e igrejinhas. Com essa cara peculiar, Monsanto é considerada uma das aldeias mais belas de Portugal e da Europa. Saiba o que fazer em Monsanto no post abaixo!

"O

"O

Curiosidades

São menos de mil habitantes nesta aldeia, que existe desde os tempos do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. No entanto, há traços arqueológicos e históricos que mostram que visigodos, árabes e povos bárbaros também passaram e habitaram a região.

"O

"O

A importância desta aldeia, de tão simples e pouco numerosa população, sempre esteve associada ao imponente Castelo de  Monsanto – uma fortaleza erguida por renomados Cruzados e Templários, no século XII.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

"O

A Ordem dos Templários esteve presente em diversos momentos do início da história de Portugal, o primeiro estado-nação europeu, mas isso é história para uma outra ocasião…

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

Torre de Lucano

A aldeia, em si, ganhou na primeira metade do século XX o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”. O troféu Galo de Prata, criado para tal honraria, permanece até hoje na Torre de Lucano ou do Relógio – um dos principais monumentos de Monsanto.

Outros pontos de interesse

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

Algumas atrações menores podem ser visitadas ainda no centrinho da aldeia, como a Antiga Capela do Socorro, a Igreja de São Salvador, a casa onde viveu Fernando Namora, o Pelourinho (não é o baiano!) e a Igreja da Misericórdia. Contudo, é no Castelo que está realmente o que o turista busca em Monsanto.

O que fazer em Monsanto – Castelo de Monsanto

"O

O Castelo de Monsanto é muito mais uma fortaleza de pedra do que um romântico “castelo” moderno. Com sua construção essencialmente militar, os destaques ficam por conta das torres. A torre de menagem, ou a principal, é chamada localmente de Torre da Atalaia, e mostra a imponência da fortaleza, que se ergue a mais de 700 metros do nível do mar.

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

E, claro, antes de tudo isso, prepare seu fôlego – a maneira de percorrer toda a aldeia de Monsanto e depois subir até o Castelo, é a pé. Veículos não circulam por ali. Portanto, levar calçado confortável é fundamental. Apesar das curtas distâncias, as ruazinhas e caminhos íngremes com pedras, exigem algum preparo físico: os aldeões o têm de sobra.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

"O

Capela de Santa Maria do Castelo

Uma atração interessante, ainda na área do Castelo, são as Capelas. A Capela de Santa Maria do Castelo é de grande simplicidade e foi erguida apenas no século XVII.

"O

Dizem as histórias locais, que foi construída sobre o local que abrigava uma das Capelas Templárias anteriormente – que teria sido destruída na explosão de um paiol (um conto que reforça a vocação cinematográfica da aldeia).

Capela de São Miguel do Castelo

"O

Já a Capela de São Miguel do Castelo, mostra como eram os locais de culto dos Cavaleiros Templários. Seu estilo românico, datado do século XII, é algo inconfundível.

A Capela hoje encontra-se sem telhado, mas as paredes e arcos permanecem robustos e incólumes ao tempo, erigidos em pedra resistentes, de um cinza-azulado que chega a brilhar nos dias de sol. Ao lado, também se encontra o curioso Campanário. Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Monsanto? Compartilhe!

Onde dormir em Monsanto

"O

Bem, para conhecer os principais pontos de interesse, 1 dia é suficiente. Caso você pretenda fazer um pernoite, por exemplo, a dica é dormir na Casa Davide, uma hospedaria charmosa no coração da aldeia.

Próximo à Casa Davide, encontram-se barzinhos simpáticos e restaurantes típicos. Saiba mais sobre esta simpática Guest House, situada ao lado da Matriz de São Salvador: Clique aqui!

Atenção: os alojamentos em Monsanto têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Onde comer bem em Monsanto

"O

Adega Típica o Cruzeiro

Endereço: Fernando Ramos Rocha, Edificio Multifuções

Taverna Lusitana

Endereço: Rua do Castelo, Nº19, 6060-091 

Como chegar a Monsanto

Monsanto situa-se a nordeste de Idanha. A aldeia é praticamente equidistante em relação às duas principais cidades portuguesas – cerca de 288 km a partir do Porto e por volta de 275 km, saindo de Lisboa.

A Serra da Estrela, um dos principais pontos turísticos de Portugal, fica a pouco mais de 80 km. Já a fronteira com a Espanha, está situada a apenas 20km.

"O

Há excursões à venda, mas trens (comboios) e outros transportes não cobrem o roteiro – alugar um carro é uma das maneiras mais fáceis de chegar à aldeia.

Nota: Monsanto combina com a Serra da Estrela, Sortelha e Belmonte (terra no navegador Pedro Álvares Cabral). Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Monsanto? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!