Escreva para pesquisar

Compartilhar

Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Misteriosos e fascinantes, os exóticos Caretos andam à solta durante o inverno transmontano. Durante as Festas dos Caretos, nos Rituais do Solstício de Inverno, também conhecidos por Festa dos Rapazes, ocorrem uma série de celebrações festivas cuja origem e simbologia antecedem à época da romanização, provavelmente ao período celta na Península Ibérica. As festas de inverno em Trás-os-Montes, celebram a mudança de ciclo ou a entrada de uma nova estação, fazendo sair às ruas máscaras e ritos de raízes milenares. Os enigmáticos caretos são daqueles raros exemplos de sobrevivência cultural. Personagens com máscaras bizarras de madeira, couro e latão, além de trajes coloridos, protagonizam os festejos que variam de acordo com as localidades. Conheça algumas das melhores festas tradicionais onde aparecem os Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro 

Locais onde acontecem as tradicionais Festas de Inverno

São muitas as localidades onde se celebram os Rituais do Solstício de Inverno, que se mantêm vivos ano após ano. Nós já tivemos o privilégio de participar diversas vezes das melhores festas e convidamo-lo a fazer o mesmo.

Neste artigo, vai encontrar dicas e informações das principais festas inverno em Trás-os-Montes e Alto Douro, que atraem centenas de turistas de Norte a Sul do país, em busca dos emblemáticos Caretos.

Podence (Concelho de Macedo de Cavaleiros)

Torre Dona Chama (Concelho de Mirandela)

Salsas (Concelho de Bragança)

Lazarim (Concelho de Lamego)

Ousilhão (Concelho de Vinhais)

Bemposta (Concelho de Mogadouro)

Carnaval dos Caretos de Podence

Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Foto divulgação: Caretos de Podence

O Carnaval dos Caretos ou Entrudo Chocalheiro, um dos carnavais mais genuínos de Portugal, acontece na aldeia de Podence, pequena localidade no Concelho de Macedo de Cavaleiros.

Durante os quatro dias de folia carnavalesca, vai ficar a conhecer os famosos Caretos de Podence, eleitos Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Além disso, a variada programação conta com desfiles de “Marafonas”, “Concertos e Espetáculos Tradicionais”, “Ronda das Tabernas”, “Queima do Entrudo”, dentre outras atrações imperdíveis.

Gostou das dicas para curtir o Carnaval dos Caretos de Podence? Então, fique atento aos programas festivos aqui.  

Os hotéis mais indicados para dormir próximo a Podence são: Solar de Chacim, Casa da Fraga e o Solar do Morgado Oliveira

Festa de Santo Estêvão e dos Caretos de Torre Dona Chama

Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Uma das melhores Festas de Santo Estêvão e dos Caretos, decorre na vila de Torre de Dona Chama, no Concelho de Mirandela, ao longo dos dias 25 e 26 de Dezembro.

Durante a noite de 25 de Dezembro praticam-se o “Deitar os Jogos à Praça” (ritual de crítica social com a atribuição de alcunhas), o “Roubar dos Burros” e “A Fogueira de Natal”, onde são servidas bebidas e comidas regionais (cortesia) a todos os presentes. 

Na manhã do dia 26 ocorrem os desfiles da “Ciganada” e das “Madamas”, uma espécie de bloco carnavalesco com rapazes vestidos de mulheres e vice-versa – sempre com a cara tapada por uma renda para não serem reconhecidos, dançando e pulando ao ritmo dos bombos. 

A seguir ao almoço (14h30) celebra-se a missa em honra de Santo Estêvão, com a tradicional “Bênção do Pão”, no adro da igreja. 

Por fim, realiza-se o “Correr da Mourisca” (cortejo que representa a luta entre cristãos e mouros). Segundo os locais, esta luta está na origem da própria vila. A não perder!

+ Saiba também: o que visitar em Miranda do Douro

Festa dos Reis de Salsas

Caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro

A tradicional Festa dos Reis de Salsas, no Concelho de Bragança, é celebrada anualmente entre os dias 1 e 6 de Janeiro.

Em tempo de Reis são os caretos que saem à rua e fazem a festa. O desfile (principal atração) é realizado pelas ruas da aldeia e reúne grupos de mascarados de toda a região e também da vizinha Espanha. 

Os festejos são animados pelos caretos ao som dos chocalhos, dos bombos e das gaitas de foles. No final do dia, as pessoas reúnem-se para dançar e cantar à volta da fogueira.

A Festa dos Reis de Salsas termina com o ritual da “Queima do Ano Velho”, na figura emblemática de um careto gigante. Se está planejando passar a Festa de Reis por ali, saiba que um dos melhores alojamentos para dormir na aldeia é A Casa de Salsas

+ Descubra também: Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Entrudo de Lazarim

O afamado Entrudo de Lazarim tem raízes milenares, que remontam aos tempos da Grécia e Roma antiga. Atualmente, está entre os melhores carnavais de Portugal. Esta festa realiza-se na aldeia de Lazarim, no Concelho de Lamego (Região do Alto Douro).  

Esculpidas em madeira de amieiro, as fascinantes máscaras são a grande atração da festa. Vale referir, que a arte de esculpir máscaras na região passa de geração em geração. Cada peça é única, e a máscara mais requisitada é a do diabo, símbolo místico do Entrudo de Lazarim. 

O ponto alto da festa é a “Leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre”. O evento acontece na terça-feira gorda. No final, para encerrar as comemorações são oferecidas comidas típicas a todos os presentes, ao som de uma intensa animação musical.

Está gostando do post sobre os caretos de Trás-os-Montes e Alto Douro? Compartilhe com seus amigos!

+ Veja também: o que fazer em Lamego

Festa de Santo Estêvão e Caretos de Ousilhão

As celebrações do Solstício de Inverno na aldeia de Ousilhão, Concelho de Vinhais, são também dedicadas a Santo Estêvão, padroeiro dos rapazes. Os festejos realizam-se nos dias 25 e 26 de Dezembro e os principais protagonistas são os caretos, ali chamados de “máscaros”. 

Dos vários motivos de interesse podemos destacar, a passagem de “Testemunho do Rei e Dois Vassalos”, a missa em honra de Santo Estevão com a tradicional “Bênção do Pão”, a “Ronda das Casas” e o “Assalto às Adegas”. 

No largo ao pé da igreja Matriz, são servidas comidas, doces e bebidas regionais, ao redor da fogueira. Além disso, há música com gaiteiros e tamborileiros, bombos e castanholas. 

Os hotéis mais recomendados para dormir na região são: Casa da Barriada, Parque Biológico de Vinhais e a Casa do Pomar.

Chocalheiro de Bemposta do Mogadouro

Durante as Festas de Inverno no Concelho de Mogadouro, o diabo sai à rua. Estamos falando do Chocalheiro de Bemposta, a máscara mais poderosa dos caretos transmontanos.

Este careto possui referências zoomórficas que são símbolos de fertilidade, agindo como uma espécie de figura diabólica. Procurando manter viva a tradição, sai pelas ruas da aldeia de Bemposta duas vezes por ano.

No dia 26 de Dezembro, dia de Santo Estêvão (primeiro mártir do cristianismo), sai o chocalheiro “manso” e no 1 de Janeiro é a vez do chocalheiro “bravo”. Ficou curioso? Saiba mais sobre o Chocalheiro de Bemposta aqui

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os Caretos de Trás os Montes? Compartilhe com seus amigos!


Tags::