Escreva para pesquisar

Compartilhar

Guia turístico: melhores Cascatas de Arcos de Valdevez

Apaixonar-se pela região de Arcos de Valdevez não será difícil. Basta uma visita à Serra da Peneda/Soajo para o coração bater mais forte e você cair de amores pelas belezas naturais. Além dos atrativos históricos e culturais, a região ainda oferece tudo aquilo que um viajante aventureiro procura: lagoas e cascatas paradisíacas, miradouros arrebatadores, ótimo percursos pedestres e rios cristalinos cercados de montanhas forradas de verde. Os trilhos e caminhos antigos são um exemplo de atração com lindas paisagens. Na pauta de hoje, para além de lhe mostrarmos as melhores cascatas de Arcos de Valdevez, vamos também mostrar-lhe a sua localização exata e onde ficar a dormir nas proximidades. Confira as dicas essenciais para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias de verão em família. Vamos nessa?

Cascatas de Arcos de Valdevez

Onde ficam as cascatas de Arcos de Valdevez

Cascatas de Arcos de Valdevez

As melhores e mais belas cascatas de Arcos de Valdevez ficam escondidas em recantos mágicos da Serra da Peneda/Soajo (Alto Minho), inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Lembrando, para visitar parte das cascatas de Arcos de Valdevez listadas neste guia turístico, é preciso percorrer alguns trilhos e percursos pedestres. Mas não se assuste com os acessos difíceis, vale a pena incluí-las no seu roteiro de viagem.

Além disso, estar de carro próprio ou alugado é crucial para conseguir aproveitar bem a região. Veja a seguir as nossas sugestões das cascatas mais bonitas para entrar no modo “vamos fugir, baby”. 

Lagoa dos Druidas

Cascatas de Arcos de Valdevez

A Lagoa dos Druidas (nosso cantinho preferido na Serra da Peneda/Soajo), é o refúgio ideal para casais aventureiros que procuram um ambiente mais privativo.

A única forma de lá chegar é a pé. O trilho que leva ao local tem aproximadamente 6 km de extensão (ida e volta), com grau de dificuldade média.

Espere encontrar uma cascata paradisíaca para tomar um banho energizante, nadar no poço verde esmeralda ou ficar só relaxando, admirando o conjunto da obra. Verifique o artigo completo e descubra como chegar à Lagoa dos Druidas

Poço do Bento 

Cascatas de Arcos de Valdevez

Destino tranquilo e gostoso para nadar em meio à exuberante natureza que cerca o lugar. O Poço do Bento é uma das cascatas secretas do Soajo, alimentada pelas místicas águas do rio Adrão. 

Na parte superior à queda-d’água há uma jacuzzi natural fantástica, fazendo desta cascata uma atração ainda mais especial. Como se isso não bastasse, nas proximidades também estão localizadas as cascatas do Soajo e das Canejas. Imperdível!

Como chegar o Poço do Bento

O Poço do Bento fica na região do Soajo, concelho de Arcos de Valdevez. Uma vez chegado ao Soajo, siga pela M530 em direção à ponte que liga a vila do Soajo à aldeia de Cunhas.

Depois de estacionar o carro junto à ponte, siga pelo trilho pedestre de aproximadamente 4km (ida e volta). O percurso não está sinalizado, mas fique tranquilo, vai descobrir a cascata com facilidade. A entrada do trilho inicia aqui

Poço Negro do Soajo

Cascatas de Arcos de Valdevez

Formada por uma pequena queda d’água que cai em uma grande lagoa de água verde transparente, o Poço Negro do Soajo é uma das melhores cascatas da região para nadar e dar uns mergulhos.

Este poço fica num vale profundo do rio Adrão, a 2 km da vila do Soajo. Bem sinalizado e de fácil acesso, é o destino certo para quem prefere lazer com família e amigos. 

Como chegar o Poço Negro do Soajo

Ir até o Poço Negro do Soajo não apresenta qualquer desafio. Partindo de Arcos de Valdevez siga em direção à vila do Soajo. Ver trajeto no Google Maps.

A partir daí, o Poço Negro fica a 1 km após passar os Espigueiros do Soajo. A descida para a cascata é íngreme mas faz-se por uma escada segura. A não perder!

Lagoas de Travanca

 

Alimentadas pelas águas puras do fascinante rio Ázere, as Lagoas de Travanca são uma das cascatas mais lindas de Arcos de Valdevez, que convidam a banhos refrescantes nas tardes quentes de verão.

Além disso, se gosta de percursos pedestre pela natureza, vale a pena percorrer os caminhos selvagens em torno das cascatas.

Como chegar às Lagoas de Travanca

As Lagoas de Travanca ficam perto da Porta do Mezio e ir até elas é “mamão com açúcar”, mas recomenda-se cautela na descida para os banhos!

Tendo Arcos de Valdevez como referência siga pela N202 em direção à Porta do Mezio (14km). Aí pegue a estrada à esquerda por mais 4 km. Ver trajeto no Google Maps.

O acesso às Lagoas de Travanca começa onde termina a estrada de alcatrão. A partir daí são apenas 100 metros a pé por um passadiço de madeira. Vale a pena!

Poço da Pipa

Abastecido pelas águas cristalinas do rio Ázere, o Poço da Pipa é mais uma das cascatas desconhecidas de Arcos de Valdevez. Espere encontrar uma lagoa paradisíaca, idilicamente rodeada pela vegetação nativa. 

Com acesso fácil, o destino é perfeito para quem está acompanhado de crianças ou idosos e busca se refrescar nos dias quentes de verão. Na época alta, o local conta com apoio de um café nas proximidades. 

Como chegar o Poço da Pipa

O Poço da Pipa fica perto da Ponte de Vilela (Grade) e dar com ele é “canja”! Saindo de Arcos de Valdevez siga em direção à pequena freguesia de Grade/Carralcova (8km).

Se estacionar nas imediações da ponte basta percorrer um trilho com cerca de 200 metros e finalmente o encontro com a lagoa. O trilho de acesso começa aqui

Onde ficar a dormir 

A vila histórica do Soajo é a base perfeita para ficar a dormir perto das melhores cascatas do concelho de Arcos de Valdevez.

Porém, a oferta hoteleira da região é pequena e as hospedagens costumam ter bastante procura durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

A seguir listamos os alojamentos que oferecem boa relação preço-qualidade e acesso fácil às cascatas. Clique nos links do Booking para conferir os preços e reservar!

Nota: se a ideia for conhecer todas as cascatas listadas acima, reserve pelo menos de 3 a 4 dias na região. Fica a dica!

Turismo Rural Casa Do Adro – 50 metros de centro de Soajo

Casa da Gandarela – 450 metros do centro de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – 250 metros do centro de Soajo

Casa de Pereiró – 750 metros do centro de Soajo

Casa Rautau – 50 metros do centro

 

 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores cascatas de Arcos de Valdevez? Compartilhe!

Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas