Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que visitar em Arcos de Valdevez

Compartilhar

Roteiro turístico: o que visitar em Arcos de Valdevez

O que visitar em Arcos de Valdevez? Quais os melhores pontos de interesse turístico? Neste guia de viagem vamos revelar todo o nosso roteiro para uma das vilas mais bonitas do Alto Minho, localizada na região Norte de Portugal.

Aproveite e venha conosco descobrir os principais locais a visitar para uma escapadinha de fim de semana a dois ou umas férias de verão em família.

Arcos de Valdevez é uma vila com alma. Não é apenas um conjunto de monumentos que devemos visitar. Cada rua, cada ponte e cada monumento conta uma história e acrescenta saber à nossa cultura geral.

Por existirem muitos atrativos históricos, religiosos e naturais, preparámos um roteiro de viagem para que possa organizar de forma mais racional e eficiente a sequência dos seus passeios. Esperamos que seja útil para você!

Saiba o que visitar em Arcos de Valdevez. Aqui, selecionamos os melhores pontos turísticos para conhecer na região de Arcos de Valdevez. Confira agora!

Arcos de Valdevez: vale a pena conhecer e passar férias

Parte da região do concelho de Arcos de Valdevez encontra-se banhada pelo rio Vez, um rio de montanha situado no sopé da Serra do Soajo, integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Há locais mágicos e maravilhosos no concelho de Arcos de Valdevez para as férias de verão: belas praias fluviais, poços e cascatas paradisíacas podem ser encontradas a poucos minutos de carro do centro da vila.

Existem também miradouros naturais e trilhos para um circuito pedonal à descoberta da fauna e flora locais-, assim como os atrativos históricos são apenas alguns dos motivos pelos quais não pode perder Arcos de Valdevez.

Onde ficar a dormir em Arcos de Valdevez

Foto divulgação: Quinta do Olival

Vai visitar Arcos de Valdevez e não sabe onde ficar a dormir na região? Clique nos links do Booking e confira as sugestões dos melhores alojamentos para uma estadia memorável.

Dica: Se pretende explorar os pontos turísticos que listamos neste artigo, sugerimos ficar em Arcos de Valdevez pelo menos 4 ou 5 dias completos. Assim você vai aproveitar melhor esta bela região minhota e sentir a atmosfera de cada lugar. Vale a pena!

Nota importante: As hospedagens de Arcos de Valdevez têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana, feriados, festas e romarias. Assim sendo, não se esqueça de garantir o seu quarto com antecedência. 

Hotéis confortáveis e bem localizados

Casa nos Penedos: Alojamento Local a 3 km de distância do centro de Arcos de Valdevez. Apresenta acomodações confortáveis, área de lazer com piscina, jardim e comodidades para churrascos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária!

Quinta do Olival: Casa de Campo localizada a 5 km do centro de Arcos de Valdevez. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina e terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Moinho do Ázere: Turismo Rural com localização privilegiada junto ao rio Ázere e a 2,7km do centro de Arcos de Valdevez. Disponibiliza unidades confortáveis, inseridas num antigo lagar de azeite. Há também um jardim com comodidades para churrascos e os hóspedes podem realizar atividades ao ar livre nas proximidades. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa da Vinha: Turismo Rural com acomodações inseridas numa propriedade rodeada pelas típicas paisagens minhotas e localização tranquila, somente a 8 km do centro da vila. Além dos quartos confortáveis, dispõe de uma piscina, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Cantinho da Gândara: Turismo Rural a pouco mais de 2 km do centro da vila. Apresenta unidades com kitchenette, piscina, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Quinta das Secas: Turismo Rural a poucos metros do rio Ázere e a 1,4 km do centro de Arcos de Valdevez. Disponibiliza acomodações com cozinha equipada, piscina ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa do Pomar – Eido do Pomar: Turismo Rural com localização privilegiada no Lugar do Pomar – Vila Fonche, a 3 km do centro de Arcos de Valdevez. Dispõe de quartos aconchegantes, piscina ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! 

Dicas de viagem: O que visitar em Arcos de Valdevez

O concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, é uma região encantadora! Perto da vila, encontrará diversos locais de interesse e de uma beleza imune à passagem do tempo.

As Serras do Soajo e da Peneda, inseridas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, talvez sejam os expoentes máximos desta bela região minhota. 

Os atrativos turísticos estão conectados por caminhos e estradas que lhe proporcionarão cenários de cortar o fôlego. Aqui ficam as dicas dos lugares mais bonitos para explorar no coração do Alto Minho. Divirta-se!

1 – Centro Histórico de Arcos de Valdevez

Quando visitar Arcos de Valdevez não deixe de passear a pé pelo Centro Histórico da vila. Por ali encontrará alguns dos principais monumentos históricos da região: Igreja da Misericórdia, Cruzeiro setecentista, Relógio de Água, Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Capela de Nossa Senhora da Conceição e a Ponte Velha de Arcos de Valdevez sobre o rio Vez

Atravesse a antiga ponte andando e conheça o Cruzeiro do Senhor dos Milagres e a Igreja de São Paio, com uma bela fachada revestida de azulejo português. 

+ Saiba também: roteiro turístico de Ponte de Lima

Locais a visitar perto de Arcos de Valdevez (Arredores)

A maioria das nossas sugestões ficam um pouco mais afastadas do centro da vila. Mas acreditamos que o desvio vale a pena! Descubra os principais lugares a visitar perto de Arcos de Valdevez. Esperamos que goste dos passeios! 

2 – Santuário de Nossa Senhora da Peneda

Locais para visitar na Serra da Peneda, melhores passeios e pontos de interesse na Serra da Peneda, em Arcos de Valdevez. Cascatas, percursos pedestres, trilhos

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um monumento majestoso do século XVIII, inserido numa paisagem deslumbrante. Este santuário é um dos pontos de interesse mais importantes e visitados do concelho de Arcos de Valdevez.

Está localizado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Lugar da Peneda – Freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço.

As festas da Nossa Senhora da Peneda são consideradas uma das maiores romarias da região do Minho, atraindo milhares de peregrinos todos os anos durante a primeira semana de setembro.

3 – Lagoa dos Druidas

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos locais místicos e secretos da Serra da Peneda em pleno Parque do Gerês.

A maneira mais prática de chegar à Lagoa dos Druidas é percorrendo o trilho que começa na pequena aldeia de Tibo, localizada perto do Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira). São apenas 6 km de percurso (ida e volta), com grau de dificuldade relativamente fácil.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Confira o artigo completo de como chegar à Lagoa dos Druidas

4 – Miradouro de Tibo

Locais para visitar na Serra da Peneda, melhores passeios e pontos de interesse na Serra da Peneda, em Arcos de Valdevez. Cascatas, percursos pedestres, trilhos

Panorâmica da beleza magnífica da Serra da Peneda, o Miradouro de Tibo, no concelho de Arcos de Valdevez, está localizado a cerca de 800 metros de altitude.

É um dos pontos de parada obrigatória da Serra da Peneda e, uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê.

Visão perfeita e ampla da Fraga das Pastorinhas, incluindo a aldeia de Tibo e o Santuário da Nossa Senhora da Peneda ao fundo, inserido num vale em meio à montanha verdejante. 

5 – Espigueiros do Soajo – Serra do Soajo

Saiba o que visitar em Arcos de Valdevez. Aqui, selecionamos os melhores pontos turísticos para conhecer na região de Arcos de Valdevez. Confira agora!

Em plena Serra do Soajo, na região de Arcos de Valdevez, existe um belo conjunto de espigueiros que são o atrativo mais visitado da vila do Soajo.

Classificada como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), a Eira Comunitária acolhe 24 espigueiros centenários com vista para a montanha verdejante, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho. Chega-se ao local de carro, e nas imediações há um parque de estacionamento gratuito onde pode deixar a viatura. 

6 – Lagoa da Ponte da Ladeira – Serra do Soajo

A Lagoa da Ponte da Ladeira fica na Serra do Soajo, a 1 km de distância da Eira dos Espigueiros da vila do Soajo. É um ótimo lugar para casais aventureiros, que procuram recantos paradisíacos para relaxar a dois em meio à natureza. 

Localizada junto à antiga Ponte da Ladeira, a piscina natural é formada pelas águas translúcidas do rio Adrão. O cenário é de conto de fadas, e rende momentos inesquecíveis e fotos lindas!

Para lá chegar, há que descer por um trilho cercado de arbustos e vegetação típica minhota. O percurso pedestre de aproximadamente 4km de extensão (ida e volta), começa junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira”. Local mágico!

7 – Pelourinho do Soajo – Serra do Soajo

Locais para visitar na Serra da Peneda, melhores passeios e pontos de interesse na Serra da Peneda, em Arcos de Valdevez. Cascatas, percursos pedestres, trilhos

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Pelourinho do Soajo está erguido no Largo do Eiró, mesmo em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho, em pleno Centro Histórico da vila do Soajo.

A data da sua construção é duvidosa, apesar de o foral dado à vila por D. Manuel em 1514 possa apontar para a sua construção, iniciando a sua funcionalidade de marco jurisdicional. Vale a pena conhecer! 

8 – Poço Negro do Soajo – Serra do Soajo 

o que visitar em Arcos de Valdevez

Formado por uma pequena queda d’água que desemboca numa lagoa de água verde esmeralda, o Poço Negro é uma das cascatas mais fotografadas da Serra do Soajo, e uma das melhores para nadar e dar uns mergulhos no concelho de Arcos de Valdevez.

Este poço fica num vale profundo do rio Adrão, a 2 km da vila do Soajo. Bem sinalizado e de fácil acesso, é o destino ideal para quem prefere lazer com família e amigos. 

Chegar ao Poço Negro do Soajo não apresenta qualquer desafio. Partindo de Arcos de Valdevez siga pela estrada N202 em direção à vila do Soajo. Ver trajeto no Google Maps.

A partir daí, o Poço Negro fica a 1 km após passar os Espigueiros do Soajo. A descida para a cascata é íngreme mas faz-se por uma escadaria segura. A não perder!

9 – Poço do Bento – Serra do Soajo

A Cascata e Poço do Bento é um dos principais atrativos da Serra do Soajo, uma região exuberante com vegetação típica minhota, no concelho de Arcos de Valdevez.

O atrativo está escondido num vale do rio Adrão, e a única forma de lá chegar é a pé. O trilho pedestre de aproximadamente 5 km de extensão (ida e volta), começa junto à ponte que liga a aldeia do Soajo a Cunhas.

+ Veja também: como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

10 – Baloiço do Mezio

Trata-se de um dos maiores baloiços de Portugal com 7,60 metros de altura. Às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Baloiço do Mezio oferece uma vista incrível de 360 graus a 900 metros de altitude na Serra do Soajo.

Está localizado na freguesia de Cabana Maior, e o acesso é gratuito. As indicações e mapa para chegar ao Baloiço do Mezio desde Arcos de Valdevez, estão disponíveis no Google Maps.

A partir do parque de estacionamento são apenas 100 metros a pé. Acesso fácil. Imperdível no horário do pôr do sol! 

11 – Lagoas da Travanca

A poucos metros do Baloiço do Mezio e do Parque de Campismo da Travanca encontram-se as Lagoas da Travanca, uma das mais belas piscinas naturais situadas às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

Alimentadas pelo rio Ázere, estas lagoas são uma ótima escolha para amigos ou casais aventureiros. As fotos ficam perfeitas!

A estrada que leva os visitantes às Lagoas da Travanca fica a seguir à Porta do Mezio. E o acesso às piscinas naturais começa precisamente onde termina a estrada de alcatrão.

A partir daí só tem de percorrer 100 metros a pé por um passadiço de madeira. Há placas indicando o caminho. Recomenda-se cautela na descida para os banhos. 

12 – Poço da Pipa

Formado pelas águas puras e cristalinas do rio Ázere, o Poço da Pipa é mais uma bela atração natural do concelho de Arcos de Valdevez.

Chegar até ao Poço da Pipa é canja: o trilho é super tranquilo e sem nenhuma dificuldade, bem pertinho da Ponte sobre o rio Ázere, situada na pequena freguesia de Grade e Carralcova.

Nos meses de verão, o local costuma atrair famílias com crianças, por conta do acesso fácil. Espere encontrar uma lagoa paradisíaca, idilicamente rodeada pela vegetação típica minhota.

13 – Praia Fluvial de Vilela

No concelho de Arcos de Valdevez, a Praia Fluvial de Vilela fica situada na margem direita do rio Vez, na localidade de Vilela.

Possui um pequeno areal, várias áreas verdes e um bar de apoio aos visitantes que nesta altura do ano aproveitam as águas do Minho para se banharem.

Para além disso, o local também acolhe a encantadora Ponte Medieval de Vilela, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1990. 

A ponte é o cartão de visita desta praia e apresenta rampas de acesso e tabuleiro em cavalete, assente em dois belos arcos. Para além disso, na margem esquerda do rio está uma “Alminha” com a imagem de Santa Luzia, onde terá existido uma capela votiva. Vale a pena conhecer!

14 – Paço da Giela

Foto divulgação: visitar Arcos de Valdevez

Localizado na freguesia de Giela, o Paço da Giela é um belo exemplar de arquitetura medieval e moderna, eleito Monumento Nacional desde 1910.

Está fixado numa colina na margem esquerda do Rio Vez, com um visual amplo para o vale e para as terras de Valdevez.

A origem do Paço da Giela está ligada à formação da “Terra de Valdevez”. Atualmente, a torre medieval abriga um surpreendente museu com achados arqueológicos que confirmam a presença humana na região desde há milénios até aos nossos dias.

Para além disso, é de salientar os elementos românicos e góticos e as pomposas janelas manuelinas. Atração imperdível para quem gosta de passeios culturais! 

Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Entre 15 de junho e 15 de agosto, o horário da tarde é das 15:00 às 19:00.

Entrada: 1€

15 – Bar do Rio – Gondoriz

O Bar do Rio é um local de destaque na oferta de recreio e lazer, localizado na pequena freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez.

Cercado por pássaros e muitas árvores frondosas, que dão boas sombras para relaxar, o Bar do Rio apresenta algo único: um contato direto com a natureza, num deck com esplanada debruçada sobre as águas límpidas do rio Vez.

Vale a pena visitar o espaço interior e exterior em qualquer altura do ano, e aproveitar momentos de lazer e convívio em boa companhia!

16 – Praia Fluvial de Cabreiro

Inserida num ambiente rural e idílico, a Praia Fluvial de Cabreiro é um local discreto e isolado. Está localizada num vale formado pelo rio de Cabreiro, um dos afluentes do rio Vez.

Além de toda a sua beleza natural, neste local destaca-se a Ponte Medieval de Cabreiro, um dos exemplares de arquitectura da idade média e moderna existente no concelho de Arcos de Valdevez.

A sua construção parece ter ocorrido no ano de 1462. Recentemente entrou em processo de classificação como imóvel de interesse nacional. 

17 – Poço das Caldeiras

É um dos melhores locais para descansar e tomar um banho refrescante na região de Arcos de Valdevez.

O Poço das Caldeiras está localizado na freguesia de Loureda, inserido no percurso dos Passadiços Lagoas do Vez e Ecovia do Vez, junto à Praia Fluvial das Caldeiras.

O Poço é profundo e as pedras tornam-se escorregadias quando molhadas. Por isso, recomenda-se cautela na hora de ir a banhos.

De resto, é só aproveitar a paisagem e as boas energias em meio à natureza. Há estacionamento nas imediações e o acesso ao local faz-se por uma escadaria íngreme. 

18 – Passadiços Lagoas do Vez

Trata-se do mais recente atrativo turístico do concelho de Arcos de Valdevez. Os recém-inaugurados Passadiços Lagoas do Vez ligam a encantadora Praia Fluvial do Poço das Caldeiras, na freguesia de Loureda, e São Sebastião, na freguesia de Cabreiro, por meio de um percurso de aproximadamente 2 km (4 km ida e volta) ao longo da margem direita do rio Vez.

Durante o percurso, existem diversos pontos de acesso ao rio e às Lagoas do Vez, onde os visitantes poderão relaxar e dar uns belos mergulhos refrescantes nos dias quentes de verão!

Estes novos passadiços também fazem parte da famosa Ecovia do Vez, um percurso que se desenvolve ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,5 km.

O trajeto permite desfrutar da paisagem natural, assim como conhecer o património cultural da região. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Arcos de Valdevez? Salve o post nos favoritos!

19 – Aldeia de Sistelo

Uma viagem pela região de Arcos de Valdevez não fica completa sem uma visita a Aldeia de Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal, conhecida como “o pequeno Tibete português”.

Além das casinhas tradicionais, os socalcos da aldeia realçam na paisagem verdejante, o que lhe confere um charme especial. A pequena localidade encontra-se às portas do belíssimo Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Mas, o que ver e fazer em Sistelo? Quais os melhores lugares a visitar? Uma vez em Sistelo, faça assim: comece a sua visita percorrendo os Passadiços de Sistelo (2 km de extensão ida e volta).

A seguir, conheça o Castelo de Sistelo, a Igreja Matriz, a Eira dos Espigueiros, o Miradouro dos Socalcos e a Capela e o Miradouro da Estrica. Reserve pelo menos 6 horas para este passeio. 

20 – Saber ao Borralho Restaurante

Saiba o que visitar em Soajo. Aqui, um roteiro turístico do que ver e fazer na Aldeia do Soajo - povoado de montanha, no concelho de Arcos de Valdevez

A culinária típica é um dos pontos fortes da região de Arcos de Valdevez. Com as suas paredes em pedra, uma bela lareira e uma série de outros detalhes indiscutivelmente rústicos, O Saber ao Borralho Restaurante assume a sua alma tipicamente minhota.

O ambiente é aconchegante e o atendimento cordial. Ao nível dos pratos principais, a grande surpresa do cardápio é a carne Cachena DOP assada no forno com batatinhas, a acompanhar com legumes salteados no azeite e arroz de feijão Tarreste. 

Outras sugestões imperdíveis são o Bacalhau à casa com batatas fritas às rodelas, os Secretos de porco preto, os Miminhos do lombo de vitela no espeto, as papas de Sarrabulho e os tradicionais rojões à minhota.

Para quem gosta de um docinho depois da refeição as boas pedidas são: Cheesecake de figo, Tarte de frutos vermelhos, Bolo de bolacha, Pudim de Abade de Priscos e a Mousse de chocolate. 

Endereço: Av. 25 de Abril, Caminho da Costa Velha, 4970-656, Soajo – Arcos de Valdevez, Portugal.

Contato para reservas: 963 708 986

Encerra à segunda e terça-feira

+ Dicas locais a visitar

Agora que você já sabe o que visitar em Arcos de Valdevez, aproveite e confira outros belos locais turísticos para explorar na região Norte de Portugal. 

+ O que visitar em Soajo

+ Serra da Freita

+ O que visitar em Viana do Castelo

+ Roteiro Turístico a Ponte de Lima

+ Melhores cascatas do Gerês

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que fazer em Braga

+ Locais a visitar em Sistelo

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga  

+ Visitar Vilar de Mouros

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Aldeias Históricas do Minho

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar a Serra da Cabreira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que visitar em Arcos de Valdevez? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Histórias relacionadas