Escreva para pesquisar

Compartilhar

Serra d’Arga: como ir à Cascata do Pincho

O destaque de hoje vai para as Cascatas da Ferida Má, uma das mais belas atrações naturais de Portugal. E nós, apaixonados que somos por cascatas e praias paradisíacas, já as fomos conhecer. Popularmente conhecida como Cascata do Pincho, o local é formado por uma paisagem natural deslumbrante, com várias quedas d’água e lagoas cristalinas, perfeitas para relaxar e aproveitar momentos com quem se ama. Nos dias quentes de verão, a experiência de um banho refrescante é sempre irresistível. Veja neste guia turístico como ir à Cascata do Pincho, o que levar e onde ficar a dormir nas proximidades.

como ir à Cascata do Pincho

Onde fica a Cascata do Pincho

como ir à Cascata do Pincho

Alimentada pelas águas fascinantes do rio Âncora, a Cascata do Pincho fica na freguesia de Montaria em plena Serra d’Arga, pertencente ao distrito de Viana do Castelo.

A região constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, concentrando belos cenários salpicados de bosques, cascatas e lagoas com intensos tons de azul e verde-esmeralda, dando um ar paradisíaco ao lugar. 

Aproveite e confira as dicas da localização exata e descubra como ir de carro à Cascata do Pincho, dentre outras informações úteis. 

Dicas para chegar de carro à Cascata do Pincho 

como ir à Cascata do Pincho

É relativamente fácil dar com a Cascata do Pincho. A pequena localidade de Amonde, no concelho de Viana do Castelo, é uma das principais portas de entrada para visitar facilmente a cascata.

Após chegar em Amonde pela N305 siga pelo estradão de paralelo durante 3 km. No decorrer do trajeto vai encontrar placas indicativas das Cascatas da Ferida Má (Pincho). Não tem erro!

Terminando a estrada de paralelo começa o trilho curto que dá acesso à base da cascata. A partir daí só tem de percorrer a pé alguns metros pelo caminho de terra que acompanha o percurso do rio, e logo chega à Cascata do Pincho. Veja a localização e o trajeto no Google Maps.

Trilho da Cascata do Pincho

Os viajantes mais destemidos e aventureiros vão amar o Trilho do Pincho, enquadrado no famoso percurso pedestre PR5 VCT. O trail circular com cerca de 10 km de extensão, tem inicio no Largo do Souto (Freguesia de Montaria – Serra d’Arga).

Os principais atrativos do Trilho do Pincho são a Cascata do Pincho, a Porta do Sítio da Serra d’Arga, o Antigo Viveiro Florestal, os Moinhos da Costa, a Igreja Paroquial e o Calvário da Montaria.

O trajeto está devidamente sinalizado e usufrui de zonas de sombra com vários recantos lindos para relaxar e recuperar o fôlego. A duração do percurso é de aproximadamente 3 horas com grau de dificuldade médio. 

O que levar

A Cascata do Pincho não conta com serviço de bares ou restaurantes. Por isso, se pretende passar algumas horas por ali, lembre-se de levar lanche e bebidas.

E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens indispensáveis: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado apropriado para trekking. 

Onde ficar a dormir 

Divulgação: Cerquido Village & SPA

Confira a seguir as melhores sugestões de alojamentos com acesso fácil à Cascata do Pincho, situada no coração da Serra d’Arga.

Cerquido Village & SPA – Está localizado a 12 km da Cascata do Pincho, em plena encosta da Serra d’Arga. Disponibiliza bungalows confortáveis e piscina ao ar livre com vista para a montanha. 

Serra de Arga Mountain House – Casa completamente equipada para férias na Serra d’Arga, localizada na freguesia de Montaria. Dispõe de área verde com jardim, terraço e comodidades para churrasco. 

Quartéis de Santa Justa – Casa com piscina para férias em família. Situa-se a 10 km da Cascata do Pincho e disponibiliza acomodações confortáveis como vista para o rio e para a montanha. 

Quintinha D`Arga – Localiza-se na região de Caminha, a 8 km da Cascata do Pincho. Dispõe de quartos confortáveis, piscina exterior com vista para a montanha, dentre outras comodidades. 

Nota importante: os hotéis e alojamentos locais próximos à Cascata do Pincho têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!  

Dicas de outros locais a visitar

O passeio à Cascata do Pincho pode ser aliado com uma visita a Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima – quatro destinos turísticos lindos da região do Minho, para incluir no seu roteiro de viagem. Vale a pena!

+ O que visitar em Caminha

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Roteiro turístico de Ponte de Lima

+ O que visitar em Viana do Castelo

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre como ir à Cascata do Pincho? Compartilhe!

Tags::