?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Guimarães

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Guimarães

Não são poucas as cidades europeias que mantêm aquela bucólica atmosfera medieval, mas poucos esperam encontrar imensas cidades muradas e castelos em Portugal. O engraçado é que nossa antiga metrópole, talvez seja um dos países europeus que mantiveram o maior número de antigos burgos, castelos, palácios e fortalezas. Longe do epicentro dos grandes conflitos do centro e do norte da Europa, a “Terrinha”, sempre esteve um pouco à margem das principais guerras e revoltas do continente. Sorte dos portugueses e de todos os que visitam as maravilhas desse país. Guimarães, na província do Minho, com seus pouco mais de 50 mil habitantes, é praticamente um cenário de filmes medievais.  A cidade ainda mantém intactos seus enormes muros de pedra, que cercam o charmoso centro histórico. Neste artigo, reunimos informações essenciais sobre o que fazer em Guimarães, passando pelos melhores pontos turísticos da região.

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Onde ficar em Guimarães

As ofertas luxo da cidade são: Pousada Mosteiro, conhecida popularmente pelo nome de Pousada Santa Marinha da Costa, Casa do Juncal, Hotel da Oliveira e o Santa Luzia ArtHotel.

No entanto, existem alojamentos com preços mais simpáticos. Os hotéis com melhor custo benefício são: EMAJ Boutique Hotel, Hotel Mestre de Avis. Dom José Alojamentos, Stay Hotel Guimarães, Guest House Vimaranes e o Hotel de Guimarães.

Nota: os hotéis referidos acima têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Se pretende visitar o destino durante esses dias, acesse os links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Igreja e Pousada Mosteiro de Guimarães

O que fazer em Guimarães

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Detalhes das fachadas charmosas do centro histórico

Guimarães está, sob muitos aspectos, associada ao próprio surgimento do reino português. Em 1128, a cidade foi palco de diversos eventos políticos e militares que culminaram no surgimento do estado português.

Nesse ano, as tropas dos barões de Portocale e de D. Afonso Henriques, enfrentaram as tropas do conde galego Fernão Peres de Trava, numa batalha pelo controle do Condado Portucalense – o conflito ocorreu no Campo de São Mamede, ao redor do Castelo de Guimarães. Após a reconquista da Península Ibérica pelos cristãos, Portocale foi estabelecido como um condado, que daria origem posterior ao reino português.

Castelo de Guimarães

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Castelo de Guimarães – eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal

Aqui nasceu Portugal, todo o orgulho da região converge no poderoso e imponente Castelo de Guimarães. Apesar de não ser monstruoso, como alguns castelos europeus, é uma fortaleza sólida, que resistiu a ataques normandos e mouros, antes mesmo da existência do estado português. Veja preços de hotéis em Guimarães no Booking.

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

O interior da igreja de S. Miguel do Castelo, é formado pelas tumbas dos heróis da Reconquista

O castelo foi construído no século X, pela Condessa Mumadona Dias, sobre as bases de uma construção romana. O monumento foi remodelado por alguns reis portugueses antes do Descobrimento das Américas, e resistiu ao tempo e intempéries para encantar os turistas até os dias atuais.

Estátua D. Afonso Henriques e Paço dos Duques

Estátua D.Afonso Henriques em frente ao Paço dos Duques

Para os mais interessados em história, não é possível passar batido pela famosa Estátua de D. Afonso Henriques. Embora relativamente humilde, a estátua localizada em frente ao Paço dos Duques, representa todo o orgulho de uma nação em relação a seu primeiro rei.

Aliás, os senhores de Guimarães e da região de Bragança, por volta do século XV, decidiram construir uma residência mais requintada e menos militarizada que o imponente castelo da cidade. Eis aí o Paço dos Duques, construído a partir de 1420 pelo filho ilegítimo de João I, o Conde de Barcelos.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Paço dos Duques – Séc. XV, um dos pontos de interesse mais visitados de Guimarães

A despeito de sua grandiosidade, o bonito paço foi praticamente abandonado e jogado às ruínas após o Descobrimento. No começo do século XX, no entanto, o prédio foi pesadamente reformado e estabelecido como monumento nacional. Hoje o Paço dos Duques, que possui um belo museu em seu primeiro piso, é um dos palácios nacionais mais visitados em Portugal.

Artesanato regional

Na rua paralela à colina sagrada, em frente ao Paço dos Duques, o visitante pode apreciar e comprar o rico artesanato da região, na loja O Henriquino – um antigo e tradicional estabelecimento local. Continue lendo as nossas dicas sobre o que fazer em Guimarães.

O que fazer em Guimarães – Coração da cidade

Mas há muito mais para se ver em uma tranquila caminhada pelo Centro Histórico de Guimarães. A atmosfera medieval está ali, em cada passo, e aos que caminham despretensiosamente, é como se toda a história e orgulho da nação portuguesa lhes afluísse naturalmente pelo corpo.

Largo do Toural em clima de Natal

No coração da cidade, o visitante se depara com o bonito Largo do Toural. Segundo os historiadores, era neste local que se vendia e comercializava gado, por isso o nome Largo do Toural, ou Praça do Toural.

Nas apertadas ruas do centro antigo, bonitas fotos e imagens podem ser conseguidas no Largo da Oliveira e Praça de Santiago – principais pontos turísticos do centrinho medieval.

É também nestas duas praças, que o visitante encontra a maior concentração de restaurantes, além de barzinhos simpáticos e descolados. A vida noturna acontece ali. Igrejas, museus e santuários históricos se fundem às apertadas e estreitas vielas, como se fossem parte de uma mesma construção, como é o caso da Igreja de N. S. da Oliveira.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Largo da Oliveira – a praça mais encantadora da cidade berço

O que fazer em Guimarães – Monte da Penha

Outra atração interessante, porém um pouco mais afastada, é o Monte de Santa Catarina, conhecido popularmente como Montanha da Penha.

Para além da exuberante natureza, o turista encontra na Montanha da Penha o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, um “novo” e bonito santuário erigido a partir de 1930, em estilo “art deco”. Além de um hotel, área para camping, campo de mini-golfe, circuitos de manutenção, um centro equestre, áreas de passeio e pic-nic, restaurantes, bares e lojas de artesanato local.

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha

A Penha é o pulmão de Guimarães e fica a quatrocentos metros de altitude – cerca de 7 km do centro da cidade. Para chegar até lá, você pode ir de carro ou táxi. Existe também a possibilidade de ir de teleférico, o que na nossa opinião pode ser uma excelente pedida.

O visual durante o percurso, oferece ao turista uma bela paisagem ao redor. Endereço do teleférico: Rua Aristides Sousa Mendes, nº37 – Costa 4810-025 Guimarães. Antes de embarcar acesse o site e confira os horários e preços (aqui).

A magia das Festas Nicolinas

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

As Nicolinas, são consideradas as festas mais antigas de Guimarães

As Festas Nicolinas, começam no dia 29 de novembro, com a abertura do Pinheiro e terminam a 7 de dezembro. A seguir à celebração do Pinheiro, vem as Roubalheiras.

Depois, o Magusto as Novenas, as Maçazinhas, as Posses, o Pregão e, por fim, o Baile Nicolino. As festas de origem profana e pagã, são consideradas as mais importantes da cidade berço, recebendo anualmente milhares de visitantes. Fique atento à programação (aqui).

Onde comer bem em Guimarães

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel
A cozinha por António Loureiro
Endereço: Largo do Serralho, 4, Guimarães – 4800-408, Portugal
Casa Amarela
Endereço: Rua de Donaes, 16 a 24, Guimarães – 4800-408, Portugal
Deguste by Pedro Pinto
Alameda São Dâmaso, 161, Guimarães – 4800-408, Portugal

Como  chegar em Guimarães

Guimarães Portugal o que fazer dicas passeios pontos turísticos hotel

Largo da República do Brasil em clima de Natal

Em Guimarães não existe aeroporto, apenas uma estação de trem e um terminal rodoviário. O aeroporto mais próximo é o Francisco Sá Carneiro (Porto), localizado a 50 km de Guimarães.

Para quem deseja deslocar-se de maneira prática e rápida, a partir do aeroporto, a melhor opção é alugar um veículo e seguir viagem pela auto-estrada (A7 e A3). O tempo de duração é de aproximadamente 45 minutos.

*Dicas extras

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Guimarães. Para conhecer os principais pontos de interesse da cidade e da região, sugerimos ficar no mínimo 2 dias em Guimarães. O destino também combina com as cidades de Braga, Porto e com o Parque Nacional da Peneda Gerês.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Guimarães? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar