Escreva para pesquisar

Carnaval de Olinda: melhores blocos, onde ficar, como chegar

Compartilhar

Carnaval de Olinda – melhores blocos e atrações

Tudo bem, você gosta do carnaval… mas quem sabe, pode ser que no ano que vem você decida por um carnaval “à moda antiga”. Não com marchinhas que ouvimos em programas de TV ou salões de clubes e grêmios em cidades grandes. O Carnaval de Olinda é aquele bom e velho carnaval de rua, em travessas apertadas, com gente que não acaba mais e todo mundo ao ar livre, pulando, dançando e comemorando, sem trios, mortalhas, abadás ou escolas de samba. Cada um fazendo aquilo que gosta – pulando, dançando ou simplesmente metido ali, no meio da folia, enquanto toma uma boa cerveja e conversa com os amigos.

Carnaval de Olinda

“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual…” (Novos Baianos)

Carnaval de Olinda Pernambuco Brasil pontos turisticos

Em Olinda – Pernambuco, não existem os trios elétricos, nem os exuberantes desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo – ninguém paga ingresso, tampouco existem abadás.

O carnaval de Olinda é de todos, basta trazer uma boa dose de alegria e muita disposição para subir e descer as antigas ladeiras. Não à toa, Olinda está entre os melhores lugares para passar o carnaval no Nordeste e no Brasil

Carnaval de Olinda

Carnaval de Olinda – atrações: Frevo e outros ritmos

Os blocos do carnaval da cidade são animados pelos Bonecos Gigantes e Estandartes, ao som das tradicionais Orquestras de Frevo. Mas existem também ritmos como: Maracatu, Troças, Coco, Ciranda, Cabloclinho, Afoxés, entre outros. Todos estes ritmos são tocados por grupos de amigos e familiares, a maioria nativos de Olinda.
Carnaval de Olinda Pernambuco Recife Dicas Passeios onde ficar hotel pousada
Claro que você deve ter ouvido e visto os famosos “bonecos de Olinda” ou o maravilhoso frevo que é dançado por casais e famílias, que têm feito isso por toda a vida. Mas a verdade é que esses verdadeiros símbolos de Olinda, são apenas parte do que o carnaval de Olinda tem a proporcionar para o visitante.

+Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Carnaval de Olinda

Melhores blocos do Carnaval de Olinda

São dezenas de blocos desfilando pelas ladeiras das principais ruas da Cidade Alta. Os mais famosos são: O Homem da Meia-Noite, Cariri Olindense, Lamento Negro, Enquanto isso na Sala de Justiça, Elefante de Olinda, Mangue Beat, Eu Acho é Pouco e o Bacalhau do Batata.

Carnaval de Olinda Pernambuco Recife Dicas Passeios onde ficar hotel pousada

Só os nomes dos blocos já mostram um pouco da criatividade e diversidade do povo e das tradições locais – a maioria deles têm décadas de existência e mantêm tradições e costumes próprios, passados por gerações na cidade.

Carnaval de Olinda

Dicas para curtir o Carnaval de Olinda 

O carnaval de Olinda é maravilhoso, mas há algumas coisas para tomar cuidado. Além de ser uma cidade de região metropolitana, colada em Recife, é formada por ruas antigas e apertadas, fica abarrotada de gente na temporada e faz calor como só é possível em cidades nordestinas. Algumas dicas podem ser pra lá de úteis:

Sapatos e sandálias de salto alto, nem pensar. Garantimos que não tem como aproveitar o carnaval de Olinda, subindo e descendo ladeiras em cima de um salto. Prefira o tênis. Use roupas claras e frescas. Alimentar-se bem é essencial. Não esqueça de beber sucos naturais, e muita água. Use protetor solar, chapéu ou boné, o sol em Olinda (e no Nordeste, no geral) é escaldante.

+Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Dicas e cuidados de segurança 

Nada de objetos de valor que chamem atenção, como jóias, relógios, brincos ou anéis. Deixe a bolsa e a carteira com os documentos em casa ou no hotel, e leve apenas suas devidas cópias autenticadas. Infelizmente, como muitas cidades brasileiras nessa época, segurança ainda é um problema em Olinda.

Celular, câmera fotográfica e dinheiro, (apenas o suficiente e já trocado) devem ser levados de preferência em bolsos com zíper, pendurados no pescoço ou em doleiras – aquelas carteiras que você prende na cintura ou quadril, por baixo da roupa – não se arrisque a mexer na carteira no meio da multidão.

Evite passar a pé pelas ruas escondidas, becos e atalhos, a não ser que você ou alguém do seu grupo conheça bem a região. Nos dias de carnaval, há muito policiamento pelas ruas de Olinda e Recife, mas é sempre bom ficar atento e tomar cuidados redobrados.

Como chegar em Olinda 

A distância entre a praia de Boa Viagem (Recife) e Olinda, é de aproximadamente 17 km ao norte. Para chegar em Olinda você pode ir de ônibus, mas se preferir, pode utilizar o táxi ou Uber. A corrida custa cerca de 50 reais. Evite chegar de carro próprio ou alugado. 

Hotéis bem localizados em Olinda

A melhor região para se hospedar em Olinda é o centro da cidade. A oferta hoteleira não é grande, mas reservando com antecedência sempre dá para encontrar hotéis, hostels e pousadas baratas em Olinda.

Ficando no centro, você vai estar perto das melhores restaurantes, bares e atrações de Olinda, podendo curtir o carnaval tranquilamente sem precisar se deslocar de carro ou ônibus. Pesquise: hotéis baratos e bem localizados para ficar em Olinda

Onde comer bem em Olinda

Olinda é conhecida pelos prazeres da boa mesa e rica gastronomia. O restaurante estrelado é o Beijupirá, fica localizado na R. Saldanha Marinho. Serve pratos sofisticados, com os melhores temperos nordestinos.

Existem outras opções mais em conta como: o restaurante Oficina do SaborCapitania e o Maison do Bonfim.

No post completo você vai encontrar dicas dos pontos turísticos em Olinda. Confira! Veja também: lugares para conhecer em Recife e o roteiro de 5 dias em Porto de Galinhas

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o Carnaval de Olinda? Compartilhe! Obrigada e até +++


Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar