Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Espanha Europa

O que fazer em Baiona

Compartilhar

Roteiro turístico: O que fazer em Baiona – Espanha

O que fazer em Baiona? Quais os melhores pontos turísticos da região? Na encantadora vila de Baiona, tudo está a um passo. E há tanto para ver e fazer… Destino turístico cada vez mais forte, graças ao seu clima agradável, Baiona tem mar, montanha, história, festa e boa gastronomia regional. Quando planejar uma viagem pelo Norte da Espanha, inclua no seu roteiro uma visita a Baiona e aproveite para fazer um passeio a pé pela marginal, para subir ao Castelo de Monterreal, para ver as atrações do Centro Histórico e mais, muito mais. Aceite o convite e venha daí connosco conferir os imperdíveis locais para visitar Baiona. As nossas sugestões e dicas de passeios são ótimas para uma escapadinha de fim de semana a dois ou umas férias de verão em família. Role a página e saiba mais!

O que fazer em Baiona - O que visitar em Baiona - Pontos turísticos em Baiona - Espanha - Melhores Praias de Baiona - Pontos de Interesse em Baiona

Onde fica Baiona

Protegida do mar pela península de Monterreal, Baiona está localizada a Sul das Rías Baixas, na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza – Espanha.

É uma das belas localidades que integra a área metropolitana de Vigo. A fronteira portuguesa de Valença do Minho fica a apenas 30 quilómetros de distância de Baiona. 

Melhor época para visitar Baiona: Quando ir

O que fazer em Vigo - O que visitar em Vigo - Pontos turísticos em Vigo - O que ver em Vigo - Pontos de Interesse em Vigo - Passeios em Vigo - Roteiro de viagem a Vigo - Roteiros e dicas de Viagem a Vigo - Melhores praias de Vigo - Onde comer em Vigo - Onde dormir em Vigo

Há sempre boas razões para visitar Baiona. No entanto, de maio a outubro, é a melhor época para conhecer Baiona, sobretudo para quem quer aproveitar os espaços ao ar livre, como praias, ilhas, trilhos e parques naturais.

Os meses mais quentes são junho, julho, agosto e setembro. Já a época fria, obviamente, ocorre no outono – inverno, nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Nos restantes meses do ano, espere encontrar temperaturas amenas e dias longos.

Contudo, vale lembrar que nos meses de época baixa em Baiona, não vai apanhar multidões, além disso, os preços dos hotéis e demais serviços turísticos costumam ser mais em conta.

Quantos dias ficar em Baiona – Espanha

Na nossa opinião, 2 dias dá para explorar com calma os principais atrativos de Baiona. Com 3 dias, você tem um roteiro mais completo, fora da zona central da vila.

A partir de 4 dias, pode aproveitar o dia a dia de Baiona, ou até mesmo fazer passeios bate e volta para conhecer outras cidades interessantes da região da Galiza, como Vigo, Santiago de Compostela, Pontevedra, dentre outras.

Visitar Baiona: O que ver e fazer, melhores pontos turísticos

Passear a pé é o melhor remédio! Ou seja, não existe melhor maneira de explorar a vila piscatória de Baiona. Aproveite a orla para caminhar antes de mergulhar na Praia da Ribeira, ponto central de Baiona.

De dia, no final da tarde ou à noite, passeie sem pressa pela pequena orla próxima do centro urbano. Desfrute do mar e do belo cenário que dali se pode apreciar.

Ao longo da caminhada vai encontrar o Castelo de Monterreal, também conhecido como Fortaleza de Monte do Boi – um belo monumento histórico erguido à beira mar, num entorno de grande beleza paisagística. Por isso, prepare a máquina fotográfica para tirar lindas fotos!

1 – Passeio de barco às Ilhas Cíes

Praia de Rodas, Ilhas Cíes, Galiza – Espanha

É impossível falar das Ilhas Cíeis sem falar nas suas maravilhosas praias. É lá que encontramos a famosa Praia de Rodas, considerada pelo jornal inglês The Guardian como uma das mais belas praias do mundo.

Águas cristalinas, límpidas e em tons azul turquesa. Areia branquinha, encostas com vegetação luxuriante, trilhos e miradouros de cortar a respiração.

São muitos os pontos de interesse a visitar nas Ilhas Cíes, que integram o Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza.

Quando visitar Baiona, faça o passeio de barco às Ilhas Cíes, repletas de flora e fauna únicas. O arquipélago é constituído por três ilhas: Monte Agudo, Monte Faro e San Martiño

Há diversas companhias que fazem o trajeto em diferentes horários ao longo do dia, com saídas da Marina de Baiona, Vigo ou Cangas, sendo recomendável reservar os bilhetes do passeio com antecedência.

O desembarque nas Ilhas Cíes acontece na famosa Praia de Rodas. Saiba tudo sobre as Ilhas aqui. Guarde um dia da sua viagem para este passeio. Vale a pena!

2 – Castelo de Monterreal ou Fortaleza de Monte do Boi 

Castelo de Monterreal e Praia da Ribeira, eleita uma das praias mais bonitas de Baiona

Ao caminhar pelo paseo marítimo (orla marítima ou marginal) é impossível não reparar no majestoso Castelo de Monterreal que se ergue na colina do Monte Boi. Um monumento com mais de 800 anos de história. 

Implantado à beira mar, num entorno de grande beleza paisagística, o Castelo de Monterreal ou Fortaleza de Monte do Boi é um dos maiores tesouros da província de Pontevedra.

Situa-se a poucos passos do casco viejo de Baiona (centro antigo), com uma vista espetacular para a Praia da Ribeira, uma das praias mais bonitas e famosas da região.

O passeio a pé em volta das muralhas do castelo é bastante aprazível e permite contemplar todo o cenário envolvente, nomeadamente o Oceano Atlântico, a vila piscatória de Baiona, incluindo várias praias e ilhas.

Para completar, a atração conta com o apoio de um renomado hotel dentro das muralhas e tem ainda um parque de estacionamento nas imediações.  

Informações práticas do Castelo de Monterreal

Endereço / Morada: Castelo de Monterreal, 36300 Baiona, Pontevedra, Espanha

Horário de funcionamento: Aberto de segunda a domingo, das 10h00 às 22h00

Preço da visita: €2,00

3 – Igreja de Santa María de Baiona

No Centro Histórico de Baiona, a Igreja de Santa María de Baiona é um belo templo românico com a fachada de aspecto fortificado. O monumento do século XIII, está dividido em três naves, com as respectivas abóbadas em forma de arco. 

Além disto, é possível ver ainda um magnífico retábulo em talha dourada no altar-mor e vários cruzeiros de diferentes estilos que se localizavam nas ruas da vila e foram transferidos em 1841 para o átrio da igreja.

Informações práticas da Igreja de Santa María de Baiona

Localização: Plaza de Santa Liberata Baiona (Santa María de Fóra) 36300 Baiona, Pontevedra

Duração da visita: 1 a 2 horas

Entrada: Gratuita

4 – Museo de la Carabela Pinta – Baiona

Para compreender mais de Baiona e das grandes navegações espanholas, visite o Museo de la Carabela Pinta, situado em pleno Porto Desportivo, junto à marginal da vila.

O principal atrativo do Núcleo Museológico é uma réplica em tamanho real da original Carabela Pinta, que chegou a Baiona em Março de 1493, comandada por Martín Alonso Pinzón, com a notícia do descobrimento da América por Cristóvão Colombo. 

O acervo conta com vários artefatos de navegação, material cartográfico, além de diversos tipos de mercadorias. É uma visita rápida, contudo, emocionante!

5 – Virgen de la Roca – Baiona

O que fazer em Baiona

Trata-se de um monumento religioso com mais de 15 metros de altura, edificado em granito sobre as rochas do Monte de San Roque.

Junto à Estátua da Virgen de la Roca (Virgem da Rocha) há um agradável parque de merendas com árvores a oferecer sombra, no qual se celebra a popular romaria em homenagem à Virgem no primeiro domingo de Agosto.

Simplesmente imperdível a vista do Monte de San Roque sobre o mar e as Ilhas Cíes, Estelas, Playa América e toda a baía da região. O caminho para lá chegar é também de grande beleza.

6 – Miradouro / Mirante do Faro Silleiro – Baiona

O que fazer em Baiona

Uma vez em Baiona, não perca a oportunidade de subir à colina onde se situa o Miradouro / Mirante do Faro Silleiro para apreciar a paisagem envolvente e tirar lindas fotos.

Localizado a 5 quilómetros do centro de Baiona, este miradouro oferece vistas fabulosas. Desta elevação podemos ver da Ria de Vigo às Ilhas Cíes.

Junto ao miradouro há também um Farol costeiro de 1862, com torre cilíndrica pintada com faixas horizontais vermelhas, mas atualmente encontra-se fechado para reformas. 

7 – Pôr do sol no Mirador de Monteferro

O que fazer em Baiona - O que visitar em Baiona - Pontos turísticos em Baiona - Espanha - Melhores Praias de Baiona - Pontos de Interesse em Baiona

O final do dia em Baiona não é de se perder. Quem nos acompanha sabe que somos fãs do básico (mas sempre mágico) pôr do sol no mar, e nesse quesito o que não falta na Costa da Galiza são locais onde “estacionar” a tarde toda.

Se quer ver um sunset de cortar a respiração, visite o Mirador de Monteferro, um ótimo lugar para terminar o dia e apreciar a vista deslumbrante do entardecer à beira-mar.

Do topo desta montanha avista-se o Oceano Atlântico, as Ilhas Cíes, a vila de Baiona e as cidades de Vigo e Nigrán. A panorâmica é fantástica e rende belas fotos!

Para além disto, no local também é possível conhecer o monumento dedicado aos mártires do mar e a imagem da Virgem de Carmen, padroeira dos marinheiros.

Para quem não sabe, o Mirador de Monteferro situa-se no concelho de Nigrán, a apenas 11 km do centro de Baiona. Durante os meses mais quentes do ano, esta vista atrai muitos visitantes. A não perder!

+ Veja preços dos melhores hotéis em Baiona com desconto no Booking

8 – Parador de Baiona

Visitar Baiona: Parador de Baiona / Divulgação

Para dar grandeza ao seu fim de semana, faça uma escapadinha romântica aproveitando todo o conforto e sofisticação do Parador de Baiona.

Trata-se de um luxuoso hotel histórico, inserido dentro das muralhas do Castelo Monterreal com vista desafogada para o Oceano Atlântico. 

A unidade de 4 estrelas dispõe de quartos elegantes e confortáveis, áreas de lazer com piscina ao ar livre, lounge bar e estacionamento privativo gratuito!

Para completar, a deliciosa gastronomia galega pode ser apreciada no Restaurante Parador de Baiona, que garante uma experiência única e memorável.

Importa referir que as melhores tarifas deste renomado hotel de charme, podem ser encontradas através do Booking – maior plataforma de reservas online do mundo. Aposta excelente para casais!

9 – Talaso Atlantico

O que fazer em Baiona

Visitar Baiona: Talaso Atlantico / Divulgação

Hotel de 4 estrelas com todas as condições para uma escapadinha ou umas férias de verão perfeitas em Baiona.

Com vista sobre o mar e próximo do antigo Farol Silleiro, o Talaso Atlantico foi idealizado para desfrutar, em simultâneo, da proximidade da praia e da montanha.

Os quartos são confortáveis com decoração moderna e dispõem de varandas privadas com vistas fantásticas sobre o Oceano Atlântico, as Ilhas Cíes e as montanhas que se erguem em redor.

A unidade hoteleira conta ainda com um restaurante, uma piscina ao ar livre, amplos terraços para tomar banhos de sol e um centro de talassoterapia.

O elegante Spa oferece uma grande variedade de tratamentos, além de uma piscina interior aquecida com água do mar. Vai perder? Boa aposta para casais e famílias!

10 – Pazo de Mendoza

O que fazer em Baiona

Visitar Baiona: Pazo de Mendoza / Divulgação

Opção perfeita para uma estadia tranquila e confortável, o Pazo de Mendoza é um alojamento acolhedor,  com localização privilegiada em frente à Marina Baiona.

O hotel está instalado num dos mais belos edifícios históricos da região, e apresenta acomodações modernas com vista para o mar.

Os quartos são climatizados e disponibilizam camas king size aconchegantes ou duas camas individuais juntas, além de banheiro privativo com amenidades cortesia e acesso Wi-Fi gratuito.

O Aeroporto de Vigo fica a 30 minutos de carro, enquanto a Praia da Ribeira e o Castelo de Monterreal estão apenas a 200 metros da propriedade. Boa opção para casais!

11 – Pazo de Mendoza Restaurante

O que fazer em Baiona

Considerado um dos melhores restaurantes de Baiona, o Taberna Mendoza é um restaurante intimista, que prioriza o capricho em todos os detalhes.

Possui localização privilegiada com uma bela vista para a Marina de Baiona e oferece uma grande variedade de pratos à base peixe e marisco, sua especialidade. 

Uma vez no Taberna Mendoza, não deixe de experimentar a Parrillada de Mariscos, o Arroz Negro de Lula, e o Soufflé de Chocolate, uma das sobremesas mais pedidas da casa.

O restaurante encontra-se inserido dentro do Hotel Pazo de Mendoza, a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico e do Castelo de Monterreal. Convém reservar mesa!

Localização, horário, contato

Endereço / Morada: Rúa Elduayen, 1, 36300 Baiona, Pontevedra, Espanha

Horário de funcionamento: Aberto de terça da domingo, das 08:30 às 00:00. Encerra à segunda-feira.

Contato para reservas: + 34 986 35 72 79

12 – O Rizon Restaurante

Degustar a melhor gastronomia de Baiona no afamado O Rizon, faz parte do roteiro. Este restaurante é um bom lugar para uma experiência gastronómica diferenciada, em ambiente agradável e atendimento simpático.

Com receitas inspiradas nos sabores das regiões mediterrâneas, o cardápio deste restaurante conta com pratos bem elaborados com peixe, marisco e carne, além de sobremesas deliciosas e vinhos perfeitos. 

Está localizado no Lugar de Ponte, com uma vista encantadora para o mar. Vale lembrar que O Rizon é muito requisitado, então não esqueça de fazer reserva antecipada. Excelente relação preço/qualidade. 

Localização, horário, contato

Endereço / Morada: Lugar de Ponte, 10, 36309 Baiona, Pontevedra, Espanha

Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 13:00 às 17:00. Encerra à segunda-feira.

Contato para reservas: +34 667 41 67 61

+ Dicas de locais a visitar 

Agora que você já sabe o que fazer em Baiona – Galiza, clique nos links abaixo e descubra outros locais interessantes para visitar na Espanha. 

+ O que fazer em Madri

+ O que fazer em Ronda 

+ Como visitar a Mesquita de Córdoba

+ O que fazer em Córdoba em 2 dias

+ O que fazer em Oviedo

+ Melhores hotéis em Córdoba

+ O que fazer em Sevilha

+ O que fazer em Arcos de La Fronteira

+ Onde ficar em Arcos de La Fronteira

+ O que fazer em Grazalema

+ O que fazer em Puebla de Sanabria

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Baiona, Espanha? Compartilhe com seus amigos!

Tags: