Escreva para pesquisar

O que fazer na ilha de Itamaracá – Pernambuco

Compartilhar

Dicas de viagem: o que fazer na ilha de Itamaracá

Litoral norte de Pernambuco: natureza, história, Peixe Boi, sombra e água de coco fresca. Esta é a ilha de Itamaracá, uma das ilhas mais bonitas do Estado de Pernambuco. Seu entorno, é emoldurado por praias exóticas de águas quentes e tranquilas, coqueiros, manguezais e colinas de mata nativa que recortam o relevo da ilha. Na pauta de hoje, listamos os melhores pontos turísticos e passeios interessantes para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias. Veja as dicas sobre o que fazer na ilha de Itamaracá.

Ilha de Itamaracá litoral norte de Pernambuco praias passeios turismo

História da Ilha de Itamaracá

No século XVII, a ilha foi palco de várias disputas coloniais que marcaram sua história. Segundo os historiadores, os primeiros habitantes de Itamaracá seriam náufragos, embora existam registros da passagem dos portugueses, João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira.

Mas os holandeses, também fizeram história por estas bandas quando invadiram a ilha, em 1631 e ergueram o Forte Orange. Anos mais tarde, acabaram sendo expulsos pelos portugueses.

Para entender melhor os acontecimentos da época, recomendamos a visita ao Forte de Santa Cruz (Forte Orange), na praia do Forte. Mas sobre o Forte Orange, falaremos mais daqui a pouco.

Forte Orange Ilha de Itamaracá litoral norte de Pernambuco praias

O que fazer na Ilha de Itamaracá

Verdade seja dita, o litoral norte de Pernambuco, infelizmente, não possui a mesma infraestrutura do litoral sul. Contudo, se você deseja um lugar mais tranquilo e menos “pop” que Porto de Galinhas, uma visita aos pontos de interesse e praias da ilha de Itamaracá, pode ser uma ótima opção. O destino também é um dos melhores passeios bate e volta a partir de Recife. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelam

Visita ao Sítio Histórico de Igarassu

Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião

No caminho para à ilha, as construções coloniais do século XVII, chamam atenção. O Sítio Histórico de Igarassu, por exemplo, está entre os lugares para conhecer próximos à Ilha de Itamaracá.

O vilarejo abriga a igreja mais antiga de Pernambuco do Brasil – a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Visita ao Forte Orange, Ilha de Itamaracá

O Forte Orange ou Forte de Santa Cruz, fica na beira mar da Praia do Forte. É considerada a maior fortaleza de pedra do nordeste do Brasil. Depois da retirada dos holandeses, o monumento histórico foi reconstruído pelos portugueses em 1696. No ano de 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Este também é um dos locais turísticos mais visitados da ilha de Itamaracá.

Entrada: Gratuita!

Monumentos históricos Pernambuco

Forte de Santa Cruz – conhecido popularmente como Forte Orange

Pernambuco pontos turísticos ilha de Itamaracá praias turismo

Ilha de Itamaracá Forte Orange litoral norte de Pernambuco
Forte de Santa Cruz Itamaracá

Praia do Forte – a mais famosa e badalada da ilha de Itamaracá

Forte Orange Ilha de Itamaracá praia do forte pernambuco litoral norte turismo

Parque do Peixe-Boi Marinho, Ilha de Itamaracá

Seguindo com o que fazer na Ilha de Itamaracá, não deixe de conhecer o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, considerado o maior do Brasil, dedicado ao estudo e preservação da espécie. 

A visita ao parque aquático é conduzida por um guia local. É possível observar de perto peixes-boi-marinhos de todos os tamanhos e idades. A estrutura está situada próxima à Praia do Forte, na estrada do Forte Orange. O Parque do Peixe-Boi Marinho está entre melhores atrativos da Ilha de Itamaracá. 

Entrada: R$10,00 – estudantes pagam meia.

+ Confira também: roteiro de 5 dias em Porto de Galinhas

Passeio de barco da ilha de Itamaracá para a Coroa de Avião

Marina Itamaracá passeio de barco turismo Pernambuco nordeste

Coroa do Avião Ilha de Itamaracá Pernambuco

Visual da Ilha da Coroa do Avião, a partir do vilarejo de Vila Velha

Coroa do Avião Pernambuco praias turismo viagem ilha de Itamaracá

A ilha da Coroa do Avião situa-se em frente ao Forte de Santa Cruz, na Ilha de Itamaracá. É possível chegar através de barco, lancha ou jangada. Os passeios para a ilha partem da Praia do Forte. O percurso dura cerca de 5 minutos e custa em torno de R$10,00 por pessoa.

A ilha da Coroa do Avião está entre as melhores praias do litoral norte de Pernambuco e da região de Itamaracá. O banho de mar por ali é uma delícia. Para os apaixonados por águas quentes e tranquilas, este é o lugar perfeito!

A ilha é pequena e possui algumas barracas de praia, mas a infraestrutura ainda é bastante precária. Por isso, não esqueça de levar um bom lanche e bebidas.

+ Veja também: lugares para conhecer em Recife

Pôr do sol na Coroa do Avião, uma das melhores praias do litoral norte de Pernambuco

Por do sol mais bonito do Brasil praias nordeste ilha Itamaracá Pernambuco

Final de tarde na ilha

A nossa dica é que você fique por lá até o final da tarde. O pôr-do-sol da ilha é um dos mais lindos de Pernambuco! Pegue seu drink ou uma água de coco gelada e aproveite esse momento incrível. Gostou das nossas dicas sobre o que fazer na ilha de Itamaracá? Compartilhe!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como chegar à Ilha de Itamaracá

Ilha Itamaracá Pernambuco turismo praias ferias

Se você vem de longe, alugue um carro para poder fazer o trajeto tranquilamente. Esta é a opção mais prática e econômica. Do aeroporto dos Guararapes em Recife, até à ilha de Itamaracá, são cerca de 58 quilômetros. Siga as placas: litoral norte – ilha de Itamaracá.

+ Veja também: melhores praias de Pernambuco

Onde ficar hospedado

Infelizmente, a região da ilha de Itamaracá ainda é carente de bons hotéis e pousadas. Por essa razão, sugerimos que você fique hospedado na capital Recife.

Nas Praias de Boa Viagem e Pina, encontram-se os melhores hotéis, pousadas, flats, restaurantes, bares e casas noturnas. Os preços não são os mais em conta, mas se é comodidade e diversidade que você procura, esses são os melhores bairros.

Na lista dos melhores hotéis cinco e quatro estrelas estão: Radisson Recife, Hotel Atlante Plaza, Sheraton Reserva do Paiva, Ramada Suites, Transamérica Prestige, Nobile Suítes Executive, Golden Tulip, Bristol Recife Suites & Convention, Tryp Pernambuco, Mar Hotel e o Best Western Manibu Recife.

Hotéis com excelente custo-benefício: Park Hotel, Vila Rica, Hotel Julieta e o Hotel Anahí. Acesse o site do Booking e garanta o seu quarto com até 50% desconto.

Nota importante: os hotéis em Recife têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer na ilha de Itamaracá? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar

2 Comentários

  1. África da Sorte 8 de junho de 2016

    Olá! Estou fazendo pesquisa de locação para uma série em Itamaracá, você pode me dizer que local é esse onde tirou a primeira foto? Abraços,

    1. Partiu Pelo Mundo 8 de junho de 2016

      Olá, Africa da Sorte!
      Esse é um antigo e raro “forno da cal”, fica em Vila Velha/Itamaracá. Ao chegar no centro da vila, pergunte onde fica a casa do forno da cal. Abraços.