Cânions são formações rochosas razoavelmente raras no Brasil. Os acidentes e gargantas com penhascos formados por rios, não são muito comuns em solo nacional, tendo em vista o padrão geológico. No entanto, alguns pequenos exemplos desse tipo de relevo, fascinam os viajantes dispostos a encontrar esses paraísos perdidos Brasil afora. O Cânion Fortaleza é daqueles lugares de perder o fôlego, literalmente. Leio o nosso artigo sobre o que fazer no Cânion Fortaleza e descubra um dos melhores parques em Cambará do Sul.
Não muito distante de toda a badalação do inverno em Gramado e Canela ou mesmo das estadias de verão nas praias de Torres, no litoral gaúcho, está localizado um dos poucos cânions brasileiros. É preciso ser um turista mais “esforçado” para descobrir o roteiro, mas para os poucos que se aventuram, há a promessa de paisagens inéditas e de grande raridade.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O chamado Cânion Fortaleza fica no município gaúcho de Cambará do Sul, a pouco mais de 70 quilômetros do balneário em Torres e a 200 quilômetros de estradas da capital gaúcha, Porto Alegre. A cidade de Cambará do Sul, é talvez uma das menores do Estado do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 6 mil habitantes.
Entretanto, o município abriga as sede de dois parques nacionais – Aparados da Serra e Serra Geral. Além do Cânion Fortaleza, o principal da região, esses parques abrigam outros cânions, como Itaimbezinho, Churriado e Malacara.
Para os viajantes que procuram hospedagens confortáveis com excelente custo benefício recomendamos: Pousada Serra Geral, Vila Ecologica, Pousada Cristal Serra, Cabanas Brisa dos Canyons, Recanto das Gralhas e a Pousada Encanto dos Cânions.
Contudo, para os mais exigentes as boas ofertas são: Parador Casa da Montanha, Bolicho Guabiroba e o Cambará Eco Hotel.
Foto divulgação: Parador Casa da Montanha
Os hotéis em Cambará do Sul têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links e garanta e o seu quarto com antecedência.
Paisagem típica da pequena cidade de Cambará do Sul
O Cânion Fortaleza fica a 23 quilômetros da pequena cidade de Cambará do Sul, seguindo pela CS-423, no Parque Nacional da Serra Geral. Com quase 7,5 km de extensão e uma largura de cerca de 2 quilômetros, os paredões do cânion chegam a atingir mais de 800 metros de altura.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Trilhas espalhadas pelo parque, com destaque para a que leva ao Morro Fortaleza, precisam ser percorridas para que se possa ter uma melhor visão do local. Do topo da montanha, pode-se ver quase a totalidade do cânion e até mesmo traços das praias do litoral gaúcho e catarinense.
Borda do Cânion
A estradinha que leva até o início da Trilha do Mirante, que leva ao Morro Fortaleza, é bastante judiada e exige muito de qualquer veículo – agências locais fazem o transporte até esse ponto, auxiliando também o turista a percorrer os 1.700 metros de trilha, até chegar ao topo do mirante. O caminho não é particularmente difícil e pode ser facilmente trilhado por qualquer um.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Visual maravilhoso a partir da Trilha do Mirante
Há dezenas de trilhas que podem ser percorridas – as agências locais podem informar as atrações de cada uma, mas tenha em mente que é preciso pelo menos de 5 a 6 dias para realizar um “passeio completo” pela região, além de um bom preparo físico.
Vista parcial do Morro Fortaleza, altitude máxima de 1.157 metros
Travessia das águas do Arroio Segredo
Todas as trilhas oferecem boas vistas e paisagens, mas há algumas atrações particularmente imperdíveis para o visitante. Uma delas é a Cachoeira do Tigre Preto. A trilha que leva até a queda d’água é bem mais exigente do que a trilha principal do mirante, e atravessa o fio d’água do rio na parte mais alta das escarpas, com as águas frias subindo até os joelhos.
Para os mais despreparados, a presença de um guia sempre pode ser de grande utilidade. A queda possui uma sequência de três níveis, que não podem ser vistos todos de uma vez. O visitante precisa vencer obstáculos (e até um pouco de medo) para ter a deslumbrante imagem da parte mais alta da cachoeira.
Cachoeira do Tigre Preto, onde despencam as águas do Arroio Segredo
A trilha que leva até o Tigre Preto, é considerada a mais interessante de todas as picadas da região. Ela também leva o turista até à mística Pedra do Segredo.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Para quem já viu, o nome não exige maiores explicações: uma rocha de quase 30 toneladas se equilibra quase que magicamente sobre uma base de pouco mais de 50 centímetros. A depender do ângulo de visão, a pedra sem dúvida parece flutuar… o segredo? Só estando lá mesmo para entender… Gostou das dicas sobre o que fazer no Cânion Fortaleza? Compartilhe!
O melhor horário para iniciar a visitação é de manhã, a partir das 8:00. Perguntar na recepção da Pousada/Hotel, quais são as condições atmosféricas e de visibilidade dos parques. Todo dia por volta das 8:00 da manhã, a direção do parque emite um boletim com estas informações.
Recomendamos que você leve água e lanche, no parque não existem lanchonetes. São necessários calçados adequados, há muita umidade na região, sugerimos botas de trekking e roupa confortável. A estrada que liga Cambará ao parque é de terra e com muitas pedras. Por isso, calibre bem os pneus e com chuva, redobre a atenção. Entrada gratuita!
Chapa de grelhados de maminha, picanha, linguiça e queijo
No buffet rústico, não poderia faltar a deliciosa polenta frita. Humm
Restaurante Galpão Costaneira
Endereço: Rua Dona Úrsula, 1069, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Qualquer época pode ser ideal para visitar o Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul. No outono e inverno, o frio costuma ser intenso e com temperaturas negativas. Clima perfeito para quem não tem problemas com o frio, pois nesta época chove menos e a visibilidade dos canyons é, em geral, muito boa. Na primavera e verão, chove mais e aumenta a nebulosidade na região. Entretanto, é a época ideal para atividades ao ar livre.
Aproveite as nossas dicas e confira os artigos sobre o que fazer no Rio Grande do Sul e Cachoeiras do Rio Grande do Sul. Veja também o que fazer em Aparados da Serra e o que fazer na Serra Gaúcha.
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer no Cânion Fortaleza? Compartilhe com os seus amigos!