Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que visitar em Viana do Castelo

Compartilhar

Dicas de viagem: o que visitar em Viana do Castelo

Há muito o que visitar em Viana do Castelo. A cidade é uma das mais bonitas e visitadas do Minho e agrega vários tipos de atrações turísticas diferentes, que vão desde o Descobrimento até os dias atuais. Situada na Foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, Viana é conhecida como a capital da arte da filigrana portuguesa. Além disso, a cidade e região acolhem belas praias e romarias, monumentos históricos e um próspero porto de pesca, distinguido pela sua arquitectura avançada com influências manuelinas e renascentistas. Neste guia turístico separamos os melhores alojamentos para dormir na cidade e os pontos de interesse mais importantes na hora de saber o que fazer e planejar seu roteiro de viagem a Viana do Castelo. Confira as dicas dos lugares mais bonitos!

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

Casa da Capela das Malheiras, Viana do Castelo – Portugal

Foto divulgação: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Melhores alojamentos em Viana do Castelo

O que não falta em Viana do Castelo são boas opções de alojamentos para pernoitar na região. Contudo, vale referir que as soluções de hospedagens económicas esgotam num ápice, por isso, planeje a sua visita com antecedência para poupar alguns euros em dormidas. Ok?

o que visitar em Viana do Castelo - O que fazer em Viana do Castelo

Foto divulgação: Pousada de Viana do Castelo

Hotéis confortáveis e bem localizados

Pousada de Viana do Castelo: localizada no Monte de Santa Luzia, a Pousada de Viana do Castelo oferece vistas magníficas para a cidade e para o mar. Dispõe de acomodações românticas e confortáveis, piscina exterior, terraços para banhos de sol, campo de ténis, bar e um restaurante que serve cozinha gourmet local e internacional. Boa aposta!

Hotel FeelViana: hospedagem 4 estrelas, situada a poucos metros da praia. Dispõe de quartos aconchegantes com vista para o mar, 2 piscinas, Spa e centro de bem-estar, bar, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos!

Hotel Laranjeira: hospedagem localizada a 500 metros da praia. Oferece acomodações modernas e climatizadas, parque de estacionamento e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária.

Casa Melo Alvim: alojamento de charme em pleno Centro Histórico da cidade. Apresenta acomodações românticas e climatizadas, piscina exterior, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Excelente aposta!

Dona Emília Casa de Hóspedes: alojamento aconchegante em plena Praça da República, Centro Antigo da cidade. Oferece quartos confortáveis e climatizados, sala compartilhada e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. Bom preço-qualidade!

Enjoy Viana – Guest House: alojamento local no Centro Histórico de Viana do Castelo. Apresenta quartos confortáveis com varanda, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Bom custo-benefício!

O que visitar em Viana do Castelo – Portugal: roteiro com o que ver e fazer

Agora que você já sabe quais são os hotéis mais indicados para dormir em Viana do Castelo, aproveite e descubra o que visitar, melhores passeios para fazer e os principais lugares que você não pode deixar de fora da sua viagem pela região. Preparado para conhecer os melhores pontos turísticos da cidade e arredores? Veja a seguir:

o que visitar em Viana do Castelo

Santuário de Santa Luzia

Santuário de Santa Luzia – Viana do Castelo

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

Detalhes do interior do Santuário de Santa Luzia

Trata-se de uma imponente construção de arquitetura românica-bizantina, dedicada a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus.

O emblemático Santuário de Santa Luzia é um dos locais turísticos mais visitados e famosos de Viana do Castelo.

A cara é antiga, mas o monumento é na verdade “novo”. O santuário é uma obra do final do século XIX, tendo sido completamente concluída apenas em 1943.

Além do belo Santuário, o topo do morro oferece uma visão quase que total da região. Da cidade de Viana, do litoral, dos rios e dos arredores.

O morro é alto e íngreme – para subir com facilidade, a cidade dispõe de um bondinho “funicular”, muito parecido com aqueles para subir até a cidade alta, em Lisboa, ou os existentes em várias cidades latino-americanas também, como Santiago, no Chile.

Sem dúvida, uma das formas mais práticas, rápidas e baratas de subir a montanha. Contudo, é possível também chegar ao Monte de Santa Luzia de carro.

Endereço: Estrada de Santa Luzia, 4900-408, Viana do Castelo 4900-408 – Portugal

Entrada: Gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Citânia de Santa Luzia

Mas se você quer mesmo um toque com o antigo, com o milenar, vale procurar pela Citânia de Santa Luzia, localizada no Monte de Santa Luzia, a 5 km do Centro Histórico de Viana do Castelo.

O local acolhe campos arqueológicos que mostram um povoado fortificado, ou suas ruínas – por ali passaram povos da Idade do Ferro, fenícios, romanos e outros.

Ponte Eiffel

A beleza da cidade parece ter atraído muita gente no século XIX – o próprio projetista da Torre Eiffel, mais renomado monumento de Paris, deixou sua marca também em Viana do Castelo.

Na Ponte Eiffel, circulam ônibus (autocarros) e automóveis sobre o rio Lima. A estrutura metálica, intacta desde 1878, mostra o traço característico do arquiteto. Vale conferir!

Museu do Traje de Viana do Castelo

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

Museu do Traje

Para os que gostam do moderno, mas buscam incessantemente tradições, folclore e costumes locais, a dica é uma visita ao famoso Museu do Traje.

No bonito prédio que abriga o museu, pintado de um amarelo-claro muito vivo, o turista verá um belo acervo constituído, na sua maioria, por um conjunto de peças e de trajes populares rurais do concelho de Viana do Castelo. 

Endereço: Praça da República, 4900-520, Centro Histórico de Viana do Castelo – Portugal

Entrada: Gratuita!

Navio-Hospital Gil Eannes

o que visitar em Viana do Castelo o que fazer passeio dicas praias

Navio-Hospital Gil Eannes

Um ponto interessante em Viana do Castelo, do qual você certamente ouvirá falar assim que ingressar na cidade, é o chamado Navio Gil Eannes.

Trata-se de um navio que funcionava como hospital, e atendia pescadores e navegadores que saíam mar adentro em busca do produto pelo qual Portugal é mais conhecido em todo o Brasil: o bacalhau.

Hoje, o espaço Museológico pode ser visitado, e turistas podem presenciar como e onde os pescadores eram tratados em alto-mar. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Viana do Castelo? Guarde o post nos favoritos!

Endereço: Doca Comercial, 4900-405 Viana do Castelo – Portugal

Visitar o Centro histórico de Viana do Castelo

Santa Casa de Misericórdia – Centro Histórico de Viana

O Centro Histórico de Viana do Castelo é o local perfeito para turistas que buscam atrativos culturais como museus, antigas igrejas e edifícios, além de cafés, restaurantes típicos e confeitarias regionais.

Ali, a Santa Casa de Misericórdia, erguida em 1589, é um exemplar único de uma arquitetura renascentista e maneirista, e possui influências vindas da Itália e dos Países Baixos.

Praça da República

Praça da República – Centro Histórico de Viana do Castelo

O ar de “castelo” começa mesmo com alguns dos monumentos mais bonitos no centro da cidade – onde está a encantadora Praça da República, um dos principais pontos de visita de Viana do Castelo.

Este largo encontra-se repleto de edifícios históricos dos quais se destacam: os Antigos Paços do Concelho, da Misericórdia e o belo Chafariz Quinhentista fixado no centro.

Para mais, bares e restaurantes, além de lojas e bancas de artesanato regional cercam a Praça da República.

Edifício dos Paços Municipais

Os Paços do Concelho, onde funcionava a Câmara Municipal por volta do século XVI, mostra mais sobre como os arquitetos da região eram objetivos em suas construções: arcos, paredes fortes e em pedra; monumentos feitos para durar.

Sé de Viana do Castelo

Localizada no Largo do Instituto Histórico do Minho, a Sé de Viana foi construída ainda em 1400 e segue com suas torres quadradas, em formato quase que de fortaleza, ainda intactas. Nas arquivoltas do belo portal gótico estão esculpidas cenas da Paixão de Cristo e dos apóstolos. Entrada gratuita!

Moinhos de Montedor 

Moinho do Marinheiro – Montedor

E para quem acha que aqueles antigos e bonitos moinhos de pedra são um privilégio das terras espanholas de La Mancha – lar da história do cavaleiro Dom Quixote – vale dizer que Viana do Castelo também tem os seus.

Edificados no século XIX, os Moinhos de Montedor são moinhos de vento feitos com velas trapezoidais de madeira, um tipo comum no litoral Norte de Portugal.

Perto dos Moinhos de Montedor também fica o Promontório de Montedor e as belas praias do Carreço e a do Paço. Continue lendo as dicas sobre o que visitar em Viana do Castelo.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O que visitar em Viana do Castelo – Portugal: melhores praias da região

Nem só de atrações culturais e Núcleos Museológicos vive Viana do Castelo. A região também apresenta praias para uma viagem de família, locais com sítios fantásticos para namorar numa escapadinha romântica, além de trilhos e cascatas para quem gosta de turismo aventura. Conheça a seguir as 4 melhores praias de Viana. 

Praia do Cabedelo

Foto divulgação: Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Praia do Cabedelo, também conhecida por Praia de Norte Darque, encontra-se dividida em dois areais. O areal Norte, situado numa restinga e de dimensões medianas, é parte integrante da foz do rio Lima pela margem Sul.

Rica em iodo, cercada por dunas e vegetação nativa, esta praia é uma das mais bonitas de Viana do Castelo e um lugar imperdível para umas férias bem passadas em família, com amigos ou a dois.  

Praia da Amorosa

Foto divulgação: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Situada na pequena localidade da Amorosa, a Praia da Amorosa ou de Chafé é uma das praias mais famosas da região de Viana do Castelo.

Possui um areal extenso, banhado por águas cristalinas premiadas com Bandeira Azu e um sistema dunar protegido por passadiços ao longo de todo o seu comprimento.

Além disso, a Praia da Amorosa tem uma área própria de barracas e aluguer de toldos, restaurantes e estacionamento nas imediações. 

Praia da Arda 

Com uma paisagem distinta e digna de um cartão-postal, a Praia da Arda ou do Bico é uma das melhores praias de Viana do Castelo para a prática de surf e bodyboard, sendo por essa razão muito frequentada pelos jovens.

Além da ondulação marítima e da água do mar limpa e cristalina, apresenta um bom areal para caminhadas ao ar livre. Tem estacionamento nas proximidades e infraestruturas de apoio aos veranistas. 

Praia de Afife

A Praia de Afife é uma das praias mais conhecidas da região de Viana e do Norte de Portugal. Apresenta paisagens únicas onde se combinam água azul, areia fina e bonitas dunas.

Ali, desagua a Ribeira de Cabanas, popularmente conhecida por rio Afife. Os apaixonados pelos esportes náuticos costumam frequentar esta praia onde se realizam campeonatos de surf e bodyboard. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol! 

Locais a visitar perto de Viana do Castelo

Se anda à procura de passeios e lugares sossegados perto de Viana do Castelo, para fugir um pouco à confusão da cidade e praticar o isolamento social, visite a Serra d’Arga, local onde acontece a tradicional romaria minhota.

A Serra d’Arga fica a menos de 30 minutos de carro do centro de Viana. Lá você vai encontrar verdadeiros paraísos escondidos, ideais para uma escapadinha de fim de semana ou para um bate-volta a partir de Viana do Castelo.

Cascata do Pincho

A Cascata do Pincho é um dos locais mais lindos e, provavelmente, a atração mais visitada da Serra d’Arga. Esta cascata é alimentada pelo rio Âncora, que nasce numa das encostas da Serra e vai desaguar no mar de Vila Praia de Âncora. 

O local atrai amantes da natureza, que percorrem os trilhos mágicos para observarem essa maravilha. Aproveite e saiba mais sobre a cachoeira acessando o nosso guia completo como ir à Cascata do Pincho

Poço Negro

O Poço Negro é um dos lugares mais bonitos para explorar na Serra d’Arga. Fica escondido num local privilegiado do rio Âncora, próximo à Ponte e ao Cruzeiro do pequeno povoado de Espantar, em São Lourenço da Montaria. 

A queda d’água do Poço Negro desemboca em uma piscina natural esverdeada e profunda, ótima para uns mergulhos refrescantes nos dias quentes de verão.

Para lá chegar é preciso dar à perna (aproximadamente 2 km ida/volta), mas o visual compensa tudo. O trilho de acesso começa aqui. Visite o local entre as 11h e as 14h30 – altura em que os raios de sol iluminam o poço. 

Mosteiro de São João de Arga

Trata-se da principal atração histórica da Serra d’Arga. O Mosteiro de São João de Arga é uma construção românica, com vista paradisíaca para a montanha.

Está localizado em pleno coração da Serra d’Arga, próximo ao pequeno povoado de Arga de Baixo. 

Neste local acontece uma das maiores e mais importantes romarias minhotas: a famosa Festa de São João D´Arga, que se realiza anualmente nos dias 28 e 29 de Agosto, com milhares de pessoas a participar.

Chega-se ao Mosteiro facilmente de carro, e nas imediações há um agradável parque de merendas cercado por árvores frondosas. Vale a pena conhecer!

Miradouro Nossa Senhora do Minho

Subindo pela Serra abrem-se os mais belos miradouros, com destaque para o Miradouro Nossa Senhora do Minho, que entrega uma das mais abrangentes panorâmicas da região.

Além do visual espetacular, o local acolhe a pitoresca capela com a estátua da Senhora do Minho, padroeira do lugar. Este miradouro fica a 7 km de distância de São Lourenço da Montaria e o acesso faz-se pela CM1179.

Nota: a estrada para o miradouro é estreita e sinuosa, pelo que se aconselha a visita ao local em boas condições atmosféricas. Fique atento à previsão do tempo. Imperdível no horário do pôr do sol! 

Ouro de Viana do Castelo

Diz-se que os fenícios deixaram como herança uma tradição cultural da cidade de Viana do Castelo – aliás, uma “rica” tradição.

O Ouro de Viana é um conjunto de técnicas de produção de jóias com o uso de filigranas. Valorizado na região e fora dela, o trabalho manual do Ouro de Viana é passado de geração para geração e mantido até hoje.

Romaria Senhora d’Agonia

Se estiver pela região no dia 20 de Agosto, participe da Romaria Senhora d’Agonia, uma das mais tradicional festas de Viana do Castelo e uma das mais conhecidas de Portugal. 

Com uma rica programação, que envolve feiras de artesanato, musicais com famosos de Portugal e queimas de fogos na virada da noite, a festa atrai gente de todo o país e de fora.

Onde comer bem em Viana do Castelo

Bacalhau no forno com batatas a murro e legumes salteados

Manjericos de Viana – docinho típico da região

Restaurante Sabores

Endereço: Rua da Igreja, CardielosViana do Castelo 4900-717 – Portugal

Tasquinha da Praça

Endereço: Praça da LiberdadeViana do Castelo 4900-040 – Portugal

O Tabernão

Endereço: Largo Infante Dom Henrique 42Viana do Castelo – Portugal

Nota: Viana do Castelo combina com Valença do Minho, Braga, Porto, Guimarães e Serra do Gerês.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que visitar em Viana do Castelo? Compartilhe com seus amigos !

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar