Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Portimão

Buscando informações sobre o que fazer em Portimão? Veja nesta página como organizar sua estadia, aproveitando o que de melhor a cidade tem para oferecer! Já visitamos o destino inúmeras vezes e garantimos: a natureza da região é incrível, atraindo milhares de turistas do mundo todo em busca das praias paradisíacas. A cidade costeira está entre os destinos mais visitados do Algarve, no Sul de Portugal. O aeroporto que serve a região é o Aeroporto Internacional de Faro, localizado somente a 50 minutos de carro do centro de Portimão. Aqui, um roteiro turístico para umas férias inesquecíveis em família, com amigos ou a dois.

Hotéis bem localizados

A região de Portimão tem uma estrutura de alojamentos de ótimo nível – e não só na categoria luxo! Fomos à procura das melhores hospedagens e listamos abaixo as que mais nos agradaram. Verifique, você vai gostar!

Divulgação: Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Chateaux, provavelmente o melhor hotel de Portimão

O Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Chateaux, está entre os hotéis mais luxuosos de Portimão. O edifício histórico situa-se à beira mar da famosa Praia da Rocha.

Além do Bela Vista, outros hotéis que se destacam com uma ótima relação qualidade-preço são: Hotel Oriental – Adults Only, Hotel da Rocha, Tivoli Marina de Portimão, Jupiter Algarve Hotel e o Villa Rio Guest House Suites.

Atenção: os hotéis em Portimão têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar a cidade durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

Praias paradisíacas

Os recantos paradisíacos são o ponto alto da viagem a Portimão. A zona costeira do município acolhe mais de 10 praias de diferentes particularidades. Dentre as mais populares estão: Praia da Rocha, Praia da Marina, Vau, Três Castelos e Alvor.

Entretanto, as pequenas enseadas mais escondidas fazem você se sentir em um verdadeiro paraíso! Quem nos acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe que temos preferência por refúgios tranquilos, longe das invasões do turismo de massa.

Por isso, listamos aqui as melhores praias de Portimão para umas férias relaxantes. Clique no link e descubra quais são! Garantimos, vai se apaixonar!

Passeio de barco

Um dos programas mais procurados entre os turistas que visitam Portimão é o passeio de barco. Ele é especialmente interessante por ser um dos únicos meios de visitar as famosas grutas e enseadas escondidas da região.

As excursões por ali funcionam durante todo ano, com saídas da Marina de Portimão. O cais dos barcos localiza-se no Edifício Administrativo – Ponta da Areia, 8500, apenas a 5 minutos de carro do centro da cidade.

Nós realizamos um passeio com a empresa Seasiren Boat Tours e recomendamos vivamente a todos os viajantes! Saiba mais no post completo sobre o passeio de barco pelas grutas de Lagoa.

Lembrando que desde a Ria do Alvor também se pode fazer uma excursão de barco pelas falésias e cavernas da Ponta da Piedade, em Lagos. Em família ou com grupos de amigos, o passeio de barco é sempre um programa perfeito para todas as idades.

Atrações históricas e culturais

Vila piscatória de Ferragudo à margem do rio Arade

Tire uma tarde ou aproveite um dia nublado e visite o Museu de Portimão, localizado na zona ribeirinha da cidade. Depois, conheça a Igreja e Colégio dos Jesuítas e a Fortaleza de Santa Catarina – monumentos históricos mais bonitos de Portimão.

Em Alvor os principais pontos de interesse culturais são a Igreja Matriz do Alvor, ex-líbris do estilo Manuelino no Algarve, a pitoresca Igreja da Misericórdia e o Mercado Municipal, localizado na Rua Dom João II.

A encantadora vila piscatória de Ferragudo está localizada do outro lado do rio Arado, mesmo em frente à cidade de Portimão. Faça um passeio por lá e conheça o Forte de São João do Arade (conhecido como Castelo do Arade) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com vista deslumbrante para o rio Arade. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Portimão? Salve o post nos favoritos!

+ Veja também: onde ficar em Portimão

Gastronomia regional

o que fazer em Portimão

Uma das coisas que mais surpreende no Algarve é a grande variedade de pratos regionais. São tantas opções que você quase não vai dar conta de experimentá-los todos. A cozinha algarvia é saudável, de qualidade e, acima de tudo, variada.

Confira a seguir alguns dos pratos regionais: sardinhas assadas, arroz de lingueirão, polvo grelhado e a famosa cataplana. Outras especialidades: açorda de marisco, bifes de atum ao estilo algarvio, carapau marinado e as percebes de Vila do Bispo.

Em Portimão, os endereços certos para os viajantes de paladar exigente são os restaurantes A Travessa, Squash Restaurante e o A Ria.

+ Saiba também: o que fazer em Albufeira

Portimão à noite

o que fazer em Portimão

Além das praias maravilhosas, a cidade é super animada e oferece excelentes opções para quem quer curtir as baladas e agitos noturnos.

A zona do Alvor e a Praia da Rocha são as mais famosas e onde se concentram o maior número de bares, pubs e boates. A oferta é grande – “pule” de bar em bar e escolha o que mais lhe agradar!

Quando ir

o que fazer em Portimão

O destino pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, para quem quer aproveitar os banhos de sol e mar, a época ideal vai de Maio a Setembro.

Os meses mais badalados por ali, são Julho e Agosto (alta temporada). Mas, avisamos: se você não gosta de ambientes lotados evite esses meses. Organize a sua viagem para Junho ou Setembro.

+ Veja também: o que visitar no Carvoeiro

Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em Portimão? Uma semana completa seria o tempo ideal para conhecer e aproveitar não só as atrações locais, mas também as dos municípios vizinhos como: Lagoa, Albufeira e Lagos, por exemplo.

De qualquer maneira, acreditamos que 3 dias são suficientes para curtir e desfrutar dos melhores pontos turísticos de Portimão. Estar de carro próprio ou alugado proporciona autonomia para explorar cada recanto no seu ritmo.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.comvocê não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Portimão? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar