Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Portimão

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Portimão – Algarve

Buscando informações sobre o que fazer em Portimão? Veja nesta página como organizar sua estadia, aproveitando o que de melhor a cidade tem para oferecer! Já visitamos o destino inúmeras vezes e garantimos: as atrações de Portimão são incríveis! A zona costeira é repleta de enseadas paradisíacas, eleitas entre as melhores praias da Europa. Não à toa, a cidade está na lista dos destinos mais visitados do Algarve, no litoral Sul de Portugal. O aeroporto que serve a região é o Aeroporto Internacional de Faro, localizado somente a 50 minutos de carro do centro da cidade. Aqui, um roteiro turístico para umas férias inesquecíveis em família, com amigos ou a dois. Descubra os lugares mais bonitos em Portimão!

Hotéis confortáveis e localizados em Portimão

A região de Portimão tem uma estrutura de alojamentos de ótimo nível – e não só na categoria luxo! Fomos à procura das melhores hospedagens e descobrimos que a oferta de alojamento na cidade é bastante variada.

O destino oferece alojamentos desde o ambiente romântico ao familiar, do all inclusive ao apartamento independente, da pousada de juventude ao hotel 5 estrelas. Abaixo listamos os hotéis que mais nos agradaram. 

Atenção: os hotéis na cidade têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar Portimão durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

Divulgação: Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Chateaux, provavelmente o melhor hotel de Portimão

Sugestões de alojamentos em Portimão

Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Chateaux: localizado na à beira-mar, o imponente edifício histórico apresenta acomodações românticas e luxuosas sobre a falésia da Praia da Rocha, provavelmente a praia mais famosa e visitada de Portimão.

Além dos quartos confortáveis e climatizados, dispõe de uma piscina exterior, restaurante com estrela Michelin, bar, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Excelente aposta!

Hotel Oriental – Adults Only: alojamento 4 estrelas, localizado à beira-mar da Praia da Rocha. Disponibiliza quartos aconchegantes com varanda espaçosa, piscina exterior, terraço para banhos de sol, restaurante com um bar, jardim e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária!

Hotel da Rocha: hospedagem 4 estrela, situada à beira-mar da Praia da Rocha. Apresenta acomodações amplas e modernas, piscina exterior, bar, sala de fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária!

Tivoli Marina de Portimão: hotel situado num complexo com vistas para o mar e para a Marina de Portimão. Fica a 5 minutos de caminhada da Praia da Rocha. Dispõe de suites com um design contemporâneo, piscina, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária!

Jupiter Algarve Hotel: alojamento 4 estrelas, localizado a 2 minutos a pé da Praia da Rocha. Apresenta suites confortáveis com vista para o mar, 2 piscinas, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária!

Villa Rio Guest House Suites: hospedagem de charme, situada no centro de Portimão e a 2,5 km da Praia Grande. Dispõe de quartos românticos e climatizados, piscina exterior com deck, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária!

Dicas: o que fazer em Portimão – Algarve: roteiro e locais a visitar

Agora que você já sabe quais são os hotéis mais indicados para dormir, aproveite e veja neste roteiro as melhores sugestões sobre o que fazer em Portimão: principais atrações, pontos de visita e onde comer bem na cidade.

Lembrando que você pode optar por fazer os passeios por conta própria ou através de uma agência de turismo com guias locais. A seguir os melhores sítios a visitar para uma escapadinha romântica ou umas férias de verão prolongadas. 

Praias paradisíacas

Os recantos paradisíacos são o ponto alto da viagem a Portimão. A zona costeira do município acolhe mais de 10 praias de diferentes particularidades.

Dentre as mais populares estão: Praia da Rocha, Praia da Marina, Vau, Três Castelos e Alvor. Entretanto, as pequenas enseadas mais escondidas fazem você se sentir em um verdadeiro paraíso!

Quem nos acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe que temos preferência por refúgios tranquilos, longe das invasões do turismo de massa – locais excelentes para praticar o isolamento social.

Por isso, listamos aqui neste roteiro de viagem a Portimão as praia imperdíveis para visitar. 

Praias imperdíveis

Praia de João de Arens: enseada charmosa e circundada por falésias e grutas. Esta praia deve o seu nome a um pastor que ali viveu. Pode lá chegar através de um belo passeio de barco ou pela descida do penhasco. Situa-se no Alvor e não tem apoios. O Google Maps ensina o caminho. 

Prainha: é uma das praias mais bonitas e românticas de Portimão e do Algarve. Apresenta belas enseadas cercadas de falésias esculpidas pela ação do vento e pela águas do mar. Localizada na região do Alvor, esta praia tem em um restaurante-bar e bons hotéis nas proximidades. 

Praia de Boião: situa-se a pouco mais de 200 metros para Sul da Urbanização de Boião e a Oeste da Praia do Barranco da Canas. O local é formado por três enseadas que podem ser  acessíveis por meio de passeios de barco ou a pé, no horário da maré baixa. Fique atento à Tábua das Marés. 

Praia de Valentim de Carvalho: praia isolada com características selvagens. É formada por um pequeno areal rodeado por imponentes falésias avermelhadas. Fica escondida perto do Villa Nautilus Hotel, entre a Prainha e a Praia do Submarino, na zona do Alvor (pequena freguesia próxima a Portimão). 

Praia dos Três Irmãos: magnífica baía com localização privilegiada entre a Prainha e a Praia do Alvor. Além do pôr-do-sol mais bonito de Portimão, dispõe de um centro náutico, chuveiros, nadador salvador, posto de primeiros socorros, restaurante com vista para o mar e uma zona de toldos. 

Confira o post completo: melhores praias de Portimão para uma semana de férias relaxantes. Clique no link e saiba mais! Garantimos, vai se apaixonar!

Passeio de barco em Portimão

Um dos programas mais procurados entre os turistas que visitam Portimão é o passeio de barco. Ele é especialmente interessante por ser um dos únicos meios de visitar as famosas grutas e enseadas escondidas da região.

As excursões por ali funcionam durante todo ano, com saídas da Marina de Portimão. O cais dos barcos localiza-se no Edifício Administrativo – Ponta da Areia, 8500, apenas a 5 minutos de carro do centro da cidade.

Nós realizamos um passeio com a empresa Seasiren Boat Tours e recomendamos vivamente a todos os viajantes que pretendem visitar Portimão! Saiba mais no post completo sobre o passeio de barco pelas grutas de Lagoa.

Lembrando que desde a Ria do Alvor também se pode fazer uma excursão de barco pelas falésias e cavernas da Ponta da Piedade, em Lagos, cidade vizinha a Portimão.

O passeio de barco à Ponta da Piedade de Lagos tem saídas frequentes ao longo de todo o dia. As agências de turismo oferecem essencialmente passeios de 1 hora ou 2 horas de duração, sendo o mais longo com uma parada para mergulho no mar e para prática de snorkeling.

Em família ou com grupos de amigos, o passeio de barco é sempre um programa perfeito para todas as idades. A não perder!

Está gostando das dicas sobre o que fazer em Portimão? Salve o post nos favoritos!

Atrações históricas e culturais em Portimão

Tire uma tarde ou aproveite um dia nublado e visite o Museu de Portimão, localizado na zona ribeirinha da cidade. Depois, conheça a Igreja e Colégio dos Jesuítas e a Fortaleza de Santa Catarina – monumentos históricos mais bonitos de Portimão.

Em Alvor os principais pontos de interesse culturais são a Igreja Matriz do Alvor, ex-líbris do estilo Manuelino no Algarve, a pitoresca Igreja da Misericórdia e o Mercado Municipal, localizado na Rua Dom João II.

Museu de Portimão

Instalado na centenária fábrica de conservas de peixe Feu Hermanosa, o Museu de Portimão apresenta um belo acervo que conta a história da cidade de uma forma cativante. Funciona de quarta a domingo das 10h às 18h. Reserve pelo menos 2 horas.

Igreja e Colégio dos Jesuítas 

O edifício do Colégio dos Jesuítas acolhe a mais ampla Igreja de Portimão. Edificada no finais do século XVII, o interior da igreja com planta em cruz latina e de uma só nave, é decorado com talha dourada em estilo barroco. Funciona para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12h30 e das 15h às 18h.

Fortaleza de Santa Catarina

É um dos locais de visita obrigatória na Praia da Rocha. O miradouro oferece uma bela panorâmica do rio Arade, da Marina de Portimão e da famosa Praia da Rocha. Vale a pena pena visual! 

Igreja Matriz do Alvor

Construída no séc. XVI, a Igreja Matriz do Alvor, localizada na pequena freguesia do Alvor, exibe o pórtico manuelino mais belo da região, decorado com motivos alusivos à fauna e à flora, cenas bélicas e símbolos religiosos.

No interior, destacam-se os azulejos do séc. XVIII, bem como as magníficas imagens presentes nos seis altares de talha dourada.

Igreja da Misericórdia de Alvor 

É uma das mais singulares igrejas a visitar em Alvor, no concelho de Portimão. Edificada no séc. XVII, este belo templo faz parte da cultura e do património histórico algarvio.

No interior destacam-se principalmente os azulejos e o vitral com a representação do milagre da transformação de pão em rosas por parte da Rainha Santa Isabel, padroeira da Vila.

Mercado Municipal de Portimão

Se você ainda não visitou o Mercado Municipal de Portimão, sinta-se convidado para apreciar um dos lugares mais democráticos da cidade! 

Localizado na Avenida São João de Deus, o Mercado Municipal é um ponto de parada obrigatória. Oferece uma grande diversidade de produtos frescos, vindos diretamente do mar e da horta, a preços bastante convidativos. 

Vai encontrar produtos de qualidade como: frutas, verduras, castanhas, peixes e marisco fresquinho. A visita ao mercado é uma bela oportunidade de conhecer os diversos produtos locais utilizados na cozinha algarvia. 

Horário de funcionamento: de Segunda a sexta-feira das 07h às 14h e das 17h às 20h. Sábados e feriados das 07h 14h. Encerra ao domingo.

Locais a visitar perto de Portimão – Algarve, Portugal

Vila piscatória de Ferragudo à margem do rio Arade

A encantadora vila piscatória de Ferragudo está localizada do outro lado do rio Arado, mesmo em frente à cidade de Portimão. 

Faça um passeio (tour) por lá e conheça o Forte de São João do Arade (conhecido como Castelo do Arade) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição com vista deslumbrante para o rio Arade e para o mar.

Melhores praias em Ferragudo

Reserve 1 ou 2 dias do seu roteiro a Portimão para curtir as melhores praias de Ferragudo: Praia Grande, Praia do Pintadinho e a Praia dos Caneiros.

Praia Grande: localiza-se em frente à marina de Portimão. Trata-se de um local bastante frequentado por casais e famílias. Possui um areal extenso, conta com apoio de bons restaurantes e estruturas para a prática de desportos náuticos, que incluem escolas de surf e windsurf. Além da beleza natural envolvente, a vista magnífica para o Forte de São João do Arade torna esta praia ainda mais especial.

Praia do Pintadinho: destaca-se pelas falésias douradas, mar calmo e pela boa infraestrutura turística, com bons acessos ao areal, estacionamento nas proximidades. Excelente opção para famílias com crianças. 

Praia dos Caneiros: bela enseada de pequena dimensões, com um ambiente acolhedor e sossegado. Esta praia é de fácil acesso e possuí apoio de um restaurante-bar e de tendas de massagens tailandesas.  

+ Veja também: onde ficar em Portimão

Gastronomia regional

o que fazer em Portimão

Uma das coisas que mais surpreende no Algarve é a grande variedade de pratos regionais. São tantas opções que você quase não vai dar conta de experimentá-los todos. A cozinha algarvia é saudável, de qualidade e, acima de tudo, variada.

Confira a seguir alguns dos pratos regionais: sardinhas assadas, arroz de lingueirão, polvo grelhado e a famosa cataplana.

Outras especialidades: açorda de marisco, bifes de atum ao estilo algarvio, carapau marinado e as percebes de Vila do Bispo. Tudo feito no maior capricho!

Em Portimão, os endereços certos para os viajantes de paladar exigente são os restaurantes:

A Travessa Restaurante

Endereço:  R. Dr. José Joaquim Nunes 13-1, 8500-802 – Portimão

Squash Restaurante

Endereço: José Bívar, R. Eng. Francisco Bívar, 8500-809 – Portimão

A Ria Restaurante

Endereço: R. Infante Santo, 8400-252, Ferragudo – Portimão

+ Saiba também: o que fazer em Albufeira

Portimão à noite

o que fazer em Portimão

Além das praias maravilhosas, a cidade é super animada e oferece excelentes opções para quem quer curtir as baladas e agitos noturnos.

A zona do Alvor e a Praia da Rocha são as mais famosas e onde se concentram o maior número de bares, pubs e boates. A oferta é grande – “pule” de bar em bar e escolha o que mais lhe agradar!

Quando ir a Portimão

o que fazer em Portimão

O destino pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, para quem quer aproveitar os banhos de sol e mar, a época ideal vai de Maio a Setembro.

Os meses mais badalados por ali, são Julho e Agosto (alta temporada). Mas avisamos: se você não gosta de ambientes lotados evite esses meses. Organize a sua viagem para Junho ou Setembro.

+ Veja também: o que visitar no Carvoeiro

Quantos dias ficar em Portimão

Quantos dias ficar em Portimão? Uma semana completa seria o tempo ideal para conhecer e aproveitar não só as atrações locais, mas também as dos municípios vizinhos como: Lagoa, Albufeira e Lagos, por exemplo.

De qualquer maneira, acreditamos que 3 dias são suficientes para curtir e desfrutar dos melhores pontos turísticos de Portimão. Estar de carro próprio ou alugado proporciona autonomia para explorar cada recanto no seu ritmo.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.comvocê não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Portimão? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *