Foz do Rio São Francisco: “como escreveu Guimarães Rosa, sua história tem sido a história do sofrimento de um rio, que há mais de quinhentos anos é fonte de vida e riqueza”. O rio São Francisco, apelidado carinhosamente por “Velho Chico”, é um dos mais importantes e belos rios do Brasil, atravessando 5 Estados e 521 municípios. Com uma extensão de aproximadamente 3.000 km, sua nascente é na Serra da Canastra (município de São Roque,) no Estado de Minas Gerais. O percurso do rio São Francisco corta o Estado da Bahia de norte a sul, fornece água para irrigar parte do Estado de Pernambuco e luz para iluminar quase todo o Nordeste brasileiro. Por fim, deságua no mar, na divisa entre os Estados de Sergipe e Alagoas. Leia o artigo abaixo e confira as nossas dicas essenciais sobre o passeio de barco Foz do rio São Francisco saindo de Maceió.
Piaçabuçu – Alagoas
O passeio de barco à Foz do Rio São Francisco, está entre as atividades imperdíveis para quem visita o litoral de Alagoas e de Sergipe. Por isso, incluir o destino no seu roteiro, vale a pena!
Um dos motivos principais para isso, é que durante o passeio de barco à Foz você vai descobrir algumas das paisagens mais bonitas do Nordeste e do Brasil.
Se entendeu que fazer o passeio de barco Foz do Rio São Francisco é uma boa ideia, confira a seguir de onde parte o passeio, dentre outras dicas importantes.
Em nossa trip por Alagoas, resolvemos incluir o passeio de barco Foz do rio São Francisco. Em um dia radiante de céu azul, partimos numa tranquila viagem de carro de Maceió rumo à Piaçabuçu.
Achou curioso o nome da cidade? Nós também! Dizem os nativos que Piaçabuçu, é a única palavra de língua portuguesa com dois “ç”.
A título de curiosidade, o vilarejo, assim como a Foz do rio São Francisco, alcançou sua fama com as filmagens do longa “Deus É Brasileiro”, dirigido pelo alagoano Cacá Diegues e interpretado pelos grandes atores, Antônio Fagundes e Wagner Moura.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Uma das principais atividades em Piaçabuçu é a pesca. Contudo, nos últimos tempos, infelizmente, o rio não está para peixe. Todos sabemos que o “Velho Chico”, vem sofrendo uma série de agressões ao longo dos anos e, por consequência, fica cada dia mais difícil para as populações ribeirinhas ganharem a vida.
Parece pintura, mas é o cais da bucólica Piaçabuçu
Felizmente, o turismo na região pode ser um fator de desenvolvimento econômico e social. Para quem deseja dar a sua pequena contribuição nesse processo, a dica é contratar o passeio de barco à Foz direto com os pescadores locais.
Além de você se surpreender com este povo simples e simpático, você ainda ajudará e muito a comunidade ribeirinha. Normalmente, o passeio direto com o pescador sai mais barato.
O ponto de partida para o passeio dá-se através do cais de Piaçabuçu. Foi lá que contratamos um barquinho e seguimos rumo ao encontro do rio do rio São Francisco com o mar.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
“O rio São Francisco vai bater no meio do mar”
O cenário é deslumbrante, e vai ganhando uma moldura de dunas douradas, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis – verdadeiro espetáculo da mãe natureza.
Dunas douradas de Piaçabuçu
O passeio completo dura cerca de 3 horas (1h e 30 min. curtindo o rio e as dunas + 1 h 30 min. de navegação pelo rio). O barqueiro sempre gentil e atencioso, aos poucos ele vai descrevendo e dando uma aula sobre as curiosidades que cercam o lugar.
Além das dunas, do rio, e do mar, os visitantes encontram também uma pequena estrutura com vários vendedores a postos, com seu lindo artesanato local, bolo de aipim e as deliciosas cocadas de frutas feitas pelo povo da região.
Artesanato à margem do “Velho Chico”
Cocadas de vários sabores – doce típico da região
O passeio de barco parte de Piaçabuçu. O vilarejo piscatório fica a 130 km ao sul da capital Maceió. Distância de condução: 2 h e 10 min. Acesso pela AL-101, a partir da Praia do Francês – Marechal Deodoro. A Foz do rio São Francisco é uma área preservada. Por essa razão, não existem pousadas, hotéis e restaurantes.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Várias empresas de turismo fazem o passeio bate e volta à Foz, saindo de Maceió ou de Aracajú – SE. O tour dura o dia inteiro, com saída às 7h30 e retorno às 17h30. O pacote geralmente inclui o traslado, passeio de barco e o almoço. As bebidas são pagas à parte.
No entanto, como já mencionei acima, resolvemos ir por conta própria – fechamos um barquinho no cais de Piaçabuçu e adoramos! Se você gosta de viagens tranquilas e sem muvuca, opte pelo barco privado, o preço não difere tanto assim e no final vai valer a pena.
Inclusive, você pode optar pelo horário das 14:00 e aproveitar o belo pôr do sol nas dunas (com o catamarã não existe essa possibilidade).
A maior concentração de barcos fica em frente ao Mercado Municipal de Piaçabuçu. Para quem tem interesse, deixo aqui o contato do nosso simpático barqueiro. Tel: (82) 99 39 55 84 8.
A cidade histórica de Penedo, (tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) está localizada a 25 minutos de carro de Piaçabuçu.
Caso você queira incluir no seu roteiro de viagem, veja as dicas imperdíveis no guia completo sobre o que fazer em Penedo.
A melhor época para realizar o passeio de barco Foz do rio São Francisco é de setembro até março. Geralmente, de abril a agosto chove mais.
+ Veja também: o que fazer em Maceió e Piscinas Naturais em Maceió
Piaçabuçu é um pequeno vilarejo com infraestrutura básica. O local é carente de restaurantes e bares. Sendo assim, é bom levar lanche e água.
Outros itens indispensáveis: traje de banho, chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Para finalizar, não esqueça de abastecer seu carro antes de sair de Maceió. No trajeto existem poucos postos de combustíveis. Bom passeio!
Os melhores hotéis cinco estrelas em Maceió são: Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA, Meridiano Hotel, Jatiúca Suítes, Best Western Premier Maceió e o Jatiúca Resort.
Na lista dos melhores hotéis quatro estrelas estão: Ritz Suites Home Service, Salinas Maceió All Inclusive Resort, Hotel Brisa Mar, Hotel Brisa Tower, San Marino Suite Hotel. Acqua Suítes Maceió, Mercure Maceió Pajuçara.
Com bom custo-benefício: Hotel Refugio, Saint Patrick Praia Hotel, Hotel Praia Bonita Pajuçara, Amenit Hotel, Tropicais Slim, Holiday InnExpress Maceió. A Pousada Pérolas do Mar, Ritz Coralli Hotel e o Coqueiros Express Hotel. Clique nos links para reservar com até 50% desconto.
Nota: ficou com dúvidas? Gostou das dicas e sugestões? Deixe seu comentário abaixo!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Foz do Rio São Francisco from Partiu Pelo Mundo on Vimeo.