Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas: passeio de barco Foz do rio São Francisco

Foz do Rio São Francisco – “Como escreveu Guimarães Rosa, sua história tem sido a história do sofrimento de um rio, que há mais de quinhentos anos é fonte de vida e riqueza. O rio São Francisco, apelidado carinhosamente por “Velho Chico”, é um dos mais importantes e belos rios do Brasil, atravessando 5 Estados e 521 municípios. Com uma extensão de aproximadamente 3.000 km, sua nascente é na Serra da Canastra – município de São Roque, Estado de Minas Gerais. O percurso do rio São Francisco corta o Estado da Bahia de norte a sul, fornece água para irrigar parte do Estado de Pernambuco e luz para iluminar quase todo o nordeste e, por fim, deságua no mar, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Leia o artigo abaixo e confira as nossas dicas essenciais sobre o passeio de barco Foz do rio São Francisco.

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Piaçabuçu – Alagoas

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Em nossa trip por Alagoas, resolvemos incluir o passeio de barco Foz do rio São Francisco. Em um dia radiante de céu azul, partimos numa tranquila viagem de carro de Maceió à Piaçabuçu – achou curioso o nome da cidade? Nós também! Dizem os nativos que Piaçabuçu, é a única palavra de língua portuguesa com dois “ç”.

A título de curiosidade, o vilarejo, assim como a Foz do rio São Francisco, alcançou sua fama com as filmagens do longa “Deus É Brasileiro”, dirigido pelo alagoano Cacá Diegues e interpretado pelos grandes atores, Antônio Fagundes e Wagner Moura.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Uma das principais atividades em Piaçabuçu é a pesca. Contudo, nos últimos tempos, infelizmente, o rio não está para peixe. Todos sabemos que o “Velho Chico”, vem sofrendo uma série de agressões ao longo dos anos e, por consequência, fica cada dia mais difícil para as populações ribeirinhas ganharem a vida.

Parece pintura, mas é o cais da bucólica Piaçabuçu

O Turismo

Felizmente, o turismo na região pode ser um fator de desenvolvimento econômico e social. Para quem deseja dar a sua pequena contribuição nesse processo, a dica é contratar o passeio de barco à Foz direto com os pescadores locais. Além de você se surpreender com este povo simples e simpático, você ainda ajudará e muito a comunidade ribeirinha. Normalmente, o passeio direto com o pescador sai mais barato.

O ponto de partida dá-se através do cais de Piaçabuçu. Foi  lá que contratamos um barquinho e seguimos rumo ao encontro do rio com o mar.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

“O rio São Francisco vai bater no meio do mar”

O cenário é deslumbrante, e vai ganhando uma moldura de dunas douradas, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas azuis – verdadeiro espetáculo da mãe natureza.

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Dunas douradas de Piaçabuçu

O tour completo dura cerca de 3 horas – 1h e 30 min. curtindo o rio e as dunas + 1 h 30 min. de navegação pelo rio. O barqueiro sempre gentil e atencioso, aos poucos ele foi descrevendo e dando uma aula, sobre as curiosidades que cercam o lugar.

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Além das dunas, do rio e do mar, o visitante encontra também uma pequena estrutura com vários vendedores a postos, com seu lindo artesanato local, bolo de aipim e as deliciosas cocadas de frutas feitas pelo povo da região.

Artesanato à margem do “Velho Chico”

Foz do rio São Francisco Piaçabuçu passeio de barco Alagoas imagens fotos

Cocadas de vários sabores – doce típico da região

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Piaçabuçu fica a 130 km ao sul da capital Maceió. Distância de condução: 2 h e 10 min. Acesso pela AL-101 a partir da Praia do Francês – Marechal Deodoro. A Foz do rio São Francisco é uma área preservada. Por essa razão, não existem pousadas, hotéis e restaurantes.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio de barco Foz do rio São Francisco

Várias empresas de turismo fazem o passeio bate e volta à Foz, saindo de Maceió ou de Aracajú – SE. O tour dura o dia inteiro, com saída às 7h30 e retorno às 17h30. O pacote geralmente inclui o traslado, passeio de barco e o almoço. As bebidas são pagas à parte.

No entanto, como já mencionei acima, resolvemos ir por conta própria – fechamos um barquinho no cais de Piaçabuçu e adoramos! Se você gosta de viagens tranquilas e sem muvuca, opte pelo barco privado, o preço não difere tanto assim e no final vai valer a pena. Inclusive, você pode optar pelo horário das 14:00 e aproveitar o belo pôr do sol nas dunas (com o catamarã não existe essa possibilidade).

A maior concentração de barcos fica em frente ao Mercado Municipal de Piaçabuçu. Para quem tem interesse, deixo aqui o contato do nosso simpático barqueiro. Tel:  (82) 99 39 55 84 8. A cidade histórica de Penedo, (tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) está localizada a 25 minutos de carro de Piaçabuçu. Ver post completo sobre o que fazer em Penedo.

Quando ir

A melhor época para realizar o passeio de barco Foz do rio São Francisco é de setembro até março. Geralmente, de abril a agosto chove mais.

+ Veja também: o que fazer em Maceió

Informações úteis 

Piaçabuçu é um pequeno vilarejo com infra-estrutura básica. O local é carente de restaurantes e bares. Sendo assim, é bom levar lanche e água. Outros itens indispensáveis: traje de banho, chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Para finalizar, não esqueça de abastecer seu carro antes de sair de Maceió. No trajeto existem poucos postos de combustíveis. Bom passeio!

Onde ficar em Maceió

Os melhores hotéis cinco estrelas em Maceió são: Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA, Meridiano Hotel, Jatiúca SuítesBest Western Premier Maceió e o Jatiúca Resort.

Na lista dos melhores hotéis quatro estrelas estão: Ritz Suites Home Service, Salinas Maceió All Inclusive Resort, Hotel Brisa Mar, Hotel Brisa Tower, San Marino Suite HotelAcqua Suítes Maceió, Mercure Maceió Pajuçara.

Com bom custo-benefício: Hotel Refugio, Saint Patrick Praia Hotel, Hotel Praia Bonita Pajuçara, Amenit Hotel, Tropicais Slim, Holiday InnExpress Maceió. A Pousada Pérolas do Mar, Ritz Coralli Hotel e o Coqueiros Express Hotel. Clique nos links para reservar com até 50% desconto.

Nota: ficou com dúvidas? Gostou das dicas e sugestões? Deixe seu comentário abaixo!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui


Foz do Rio São Francisco from Partiu Pelo Mundo on Vimeo.

*Gostou do post? Compartilhe!


Tags::

Você também vai gostar