Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Penedo – AL

A cidade de Penedo, às margens do rio São Francisco, fica no extremo sul de Alagoas. Fundada pelos portugueses no século 16, Penedo foi o primeiro povoado do Estado, tida como o berço da cultura alagoana. A cidade abriga um rico patrimônio-cultural. Penedo é considerada por muitos como uma das cidades históricas mais bonitas de Alagoas. O destino acolhe em seu centro histórico lindas igrejas, museus e antigos casarões coloniais dos séculos 17 e 18. Confira o nosso roteiro de 1 dia com dicas imperdíveis sobre o que fazer em Penedo, onde ficar e comer bem, dentre outras informações importantes.

o que fazer em Penedo

Praça Doze de Abril

Cais do porto das balsas da cidade colonial de Penedo

Nós conhecemos Penedo no mesmo dia que visitamos a Foz do rio São Francisco, saindo de um passeio bate e volta a partir de Maceió.

A cidade está a pouco mais de 25 km (30 minutos de carro) da vila piscatória de Piaçabuçu, de onde partem centenas de barcos diariamente rumo à Foz. Aproveite e confira as dicas sobre o passeio de barco Foz do rio São Francisco

Rio São Francisco e seus encantos

O que fazer em Penedo

Onde ficar na região de Penedo e Piaçabuçu

Para quem busca uma hospedagem na região de Penedo e Piaçabuçu, (Foz do rio São Francisco) indico a Pousada Ecolodge Batel Alagoas, situada no Pontal de Coruripe – lugar lindo, emoldurado pelo mar e pelo rio Coruripe.

A propriedade dispõe de suítes confortáveis com vista para o mar. Local excelente para quem deseja relaxar e ficar em contato direto com a natureza. Saiba mais sobre a Pousada: Clique aqui! Continue lendo o roteiro de viagem a Penedo – Alagoas.

O que fazer em Penedo

Dicas das principais atrações a visitar – passeios

Agora que você já sabe onde se hospedar na região de Penedo, verifique as dicas dos melhores passeios e atrativos para conhecer no centro histórico, que concentra alguns dos lugares mais bonitos para visitar durante o seu roteiro de viagem.

Quanto tempo ficar em Penedo? Três ou quatro horas são suficientes para explorar os principais locais do centro da cidade. Vale a pena!

Igreja N.S. da Corrente

Trata-se de um dos lugares mais lindos de Penedo. A Igreja N.S. da Corrente, em belo estado de conservação, uma verdadeira obra de arte dos estilos barroco ao rococó.

Por dentro, as particularidades impressionam: a bela azulejaria portuguesa em policromia, juntamente com o altar-mor que possui lindos detalhes folheados a ouro, impactam os visitantes.

O que fazer em Penedo

Germain Renê Bazin, historiador de arte e diretor do museu do Louvre, considerou esta igreja “o mais belo templo do Brasil”.

Detalhes do incrível piso da Igreja N.S. da Corrente

A título de curiosidade, diz a história que o templo católico foi construído no ano de 1765 pela família Lemos, uma das famílias mais abastadas de Penedo. Na época do Brasil Colônia, ao que tudo indica, felizmente, os Lemos eram contra a escravidão. 

Quando construíram a igreja, a família Lemos resolveu fazer uma passagem secreta, junto ao altar-mor – local que servia de abrigo para escravos fugitivos, que aguardavam a tão desejada alforria.

A Igreja N.S. da Corrente, situada em pleno coração do centro histórico, às margens do “Velho Chico”, compõe um cenário encantador. Vale a pena conhecer! Entrada gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Visitar o Paço Imperial

O chamado Museu do Paço Imperial, também situado na Praça Doze de Abril, ao lado da Igreja N.S. da Corrente, guarda belas relíquias em seu interior, e conta a história da ilustre visita do Imperador Dom Pedro II, à cidade de Penedo. Visita indispensável para quem deseja conhecer a história da cidade.

Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos

O que fazer em Penedo

O Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos também está entre os melhores lugares turísticos para visitar em Penedo. Em pleno século 18 funcionava como escola de latim, francês e filosofia, para alunos de todo o Brasil.

Hoje, aberta ao público diariamente, a Igreja reúne belíssimas peças de arte sacra, pinturas e elementos decorativos de estilo barroco e afrescos no teto, em excelente estado de conservação.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Igreja Santa Maria dos Anjos

Penedo Alagoas o que fazer pontos turísticos história dicas de viagem passeios fotos turismo

*Dica

As principais atrações históricas como igrejas e museu encerram aos sábados. Por isso, se você deseja conhecer esses pontos turísticos, programe a visita a Penedo de segunda a sexta ou domingo.

Praias perto de Penedo – AL

Além dos monumentos históricos, na região de Penedo também existem praias. A mais concorrida e famosa é a do Peba, com lindas dunas douradas e coqueiros. O Peba fica a cerca de 30 km de Penedo. Boa parte do acesso à praia é feito pela areia, onde só é possível transitar veículos 4×4 ou buggys.

Para aqueles que desejam curtir um lindo pôr do sol, a dica é procurar o antigo Farol da Rocheira, à beira do “Velho Chico”. Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Penedo? Compartilhe!

Onde comer bem em Penedo

Carne de sol na chapa com queijo coalho

Oratório
Endereço: Praça Comendador Peixoto, 59

Forte da Rocheira

Endereço: Rua da Rocheira, 02 

Outras praias lindas e lugares para viajar

+ Melhores praias de Alagoas

+ Pontos turísticos de Alagoas

+ O que fazer em Maragogi

+ O que fazer em Maceió

+ Passeio de barco pelo Cânion do Xingó

+ Onde ficar na Praia do Patacho

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Penedo – AL? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar