Escreva para pesquisar

Pontos turísticos em Olinda

Compartilhar

Dicas de viagem: conheça os melhores pontos turísticos em Olinda

“Daqui se vê o mundo, o nosso pequeno mundo, aquele que o fidalgo português Duarte Coelho, descobriu num dia de feliz aventura, dizendo: “Oh, linda situação para fundar uma vila”. E eis aqui, Olinda! Do alto da cidade antiga, o povo se surpreende ao avistar o Recife, ainda mais belo do que é visto de baixo. As praias do sul e do norte, o horto dos manguinhos logo abaixo, os altos de Casa Amarela, as curvas do rio Capibaribe, o Campo Grande, a Casa Forte, a Boa Viagem – de longe tudo é mais belo. Mas vemos principalmente Olinda, pela perspectiva de seus telhados e pelos mistérios do traçado das ruas, dos becos, dos quintais, das igrejas, dos sítios e do antigo casario.”(Raul Córdula). Neste guia completo, listamos os melhores pontos turísticos em Olinda, onde comer bem, dentre outras dicas essenciais. Confira os passeios imperdíveis para fazer na cidade. 

Centro historico Olinda Pernambuco

Vista do Alto da Sé, com o porto de Recife e praia de Boa viagem ao fundo

Um pouco da história de Olinda

Olinda cidade histórica Pernambuco Brasil

No ano de 1534, a Coroa Portuguesa instituiu o regime de Capitanias Hereditárias no Brasil. Duarte Coelho, recebeu a Capitania de Pernambuco e desembarcou por aqui, em março de 1535. Durante sua busca por um local estratégico para se instalar, acabou encontrando uma aldeia chamada Marim, no alto das colinas e decidiu fixar-se na região, que futuramente, viria a ser conhecida como a cidade de Olinda.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Olinda pontos turísticos no centro historico

Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Olinda ainda foi eleita em 2005, a primeira Capital Brasileira da Cultura. Este título garantiu à cidade, o posto de principal destino turístico-cultural em 2006 – recebendo visitantes do mundo todo. Após esta data, Olinda continua sendo um dos locais turísticos mais visitados do Brasil.

Casa Mauricio de Nassau Olinda Pernambuco Brasil centro histórico colonial

Casa Maurício de Nassau

Carnaval em Olinda

Durante os oito dias de festa, são mais de 500 blocos carnavalescos, diversas atrações e shows, desfiles de agremiações, bonecos e até programações como; oficinas de dança, brincadeiras e rodas de história.

Melhor carnaval do Brasil carnaval de Olinda Pernambuco

O Carnaval de Olinda é tão importante para a cidade, que existe um Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Olinda, destinado apenas às atividades que acontecem nessa época do ano. Logo será possível encontrar por lá, a programação para o próximo Carnaval. Fique de olho aqui.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Melhor carnaval do Brasil Olinda Recife frevo

Pontos turísticos em Olinda

Passeios em Olinda Recife Pontos turísticos

Mas, Olinda, não é feita só de Carnaval. Existem muitas atrações interessantes e que valem uma visita como: museus, igrejas, praças, lojas de artesanato, bares e alguns variados restaurantes com rica comida típica do Nordeste.

Onde comer bem em Olinda
No Alto da Sé, não deixe de saborear as delíciosas Tapiocas da Vovó, feitas na brasa. É considerada a melhor tapioca de Olinda e há diversos sabores doces e salgados. 

+ Veja também: onde ficar na Praia de Boa Viagem

Onde comprar artesanato em Olinda

O mercado de Artesanato da Sé é um dos melhores lugares para comprar lembrancinhas de viagem. Há uma variedade enorme de produtos e artigos regionais de Pernambuco e do Nordeste.

Por ali vai encontrar um pouco de tudo: sandálias e outros artigos de couro de boa qualidade, peças de cerâmica, chapéus e bolsas de palha, camisetas da cidade, sombrinha de frevo, plantas medicinais e até ervas contra o mau olhado! 

Pontos turísticos de Olinda Pernambuco

Artesanato Olinda Pernambuco Nordeste Brasil

Olinda centro histórico cidade colonial Brasil

Artesanato regional – Alto da Sé, Olinda – PE

Melhores pontos turísticos em Olinda

Visita à Igreja Matriz de São Salvador do Mundo

No Alto da Sé, um dos lugares mais românticos em Olinda, também se encontra a Matriz de São Salvador do Mundo, popularmente conhecida como Igreja da Sé. Esta igreja está entre os monumentos históricos mais visitados e antigos da cidade. Foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537. Funciona todos os dias das 9h-17h. Entrada gratuita! 

Igreja em Olinda Pernambuco centro histórico viagem

Igreja Matriz de São Salvador do Mundo, Olinda – PE

Convento de São Francisco, um dos monumentos mais importantes de Olinda

Convento de São Francisco Olinda Pernambuco Brasil

Convento de São Francisco

Trata-se de um dos monumentos históricos mais importantes e bonitos da cidade. Localizado em pleno Centro Histórico, o Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 – é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII.

Cidade histórica Olinda Pernambuco potos turísticos dicas de viagem

Anexo ao convento, está a Igreja Nossa Senhora das Neves, a Capela de Sant’Ana e a Capela de São Roque (a mais antiga Capela da Ordem Terceira Secular do país).

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Olinda Pernambuco pontos turísticos lugares para visitar no centro antigo de Olinda

Viagem Olinda Pernambuco passeios pontos turísticos cidade histórica

O Convento situa-se na Rua de São Francisco, 280 – Carmo. Funciona de segunda à sábado das 9h-12h:30 e das 14h-17:30. Está gostando do nosso roteiro turístico de Olinda? Guarde nos favoritos!

Igreja e Mosteiro de São Bento 

O que fazer em Olinda pontos turísticos Pernambuco

Mosteiro de São Bento

Durante o seu roteiro de 1 ou 2 dias em Olinda, visite o Mosteiro de São Bento – um dos monumentos mais visitados de Olinda, datado de 1586. A igreja de origem barroca, é considerada a mais rica da cidade. Possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro.

Aos domingos acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges – a Missa Cantada, geralmente começa por volta das 10h. 

Endereço: Rua de São Bento – Horário: todos os dias, das 9h-11:45 e das 14h-17h.

Igreja do Carmo 

Igreja do Carmo com vista a partir do Alto da Sé

Igreja do Carmo, com vista a partir do Alto da Sé

A Igreja do Carmo está entre as igrejas mais antigas da cidade, construída em 1580, como Capela de Santo Antonio e São Gonçalo. Para visitá-la, dirija-se à Praça do Carmo. Aberto diariamente das 9h-12h e das 14h-17h.

+ Descubra também: lugares para conhecer em Recife

Alto da Sé – melhor vista de Olinda

Olinda Recife passeios dicas de viagem centro histórico

Panorâmica do Alto da Sé, melhor visita de Olinda

A melhor visita de Olinda é do Alto da Sé. Desde ali os turistas podem apreciar o casario com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa – o lindo oceano, com tons de azul turquesa e verde esmeralda e, mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem em Recife.

A vista do Alto da Sé é perfeita para assistir ao pôr do sol mais bonito da região. Aproveite e leve a sua máquina fotográfica, pois este é um dos melhores locais para tirar fotos. Gostou das nossas dicas sobre os melhores pontos turísticos e lugares para conhecer em Olinda? Compartilhe!

+ Veja também: o que fazer em Pernambuco

Onde comer bem em Olinda

Onde comer bem em Olinda restaurantes passeios pontos turísticos

Quer degustar uma deliciosa comida típica nordestina? Vá ao Beijupirá. O restaurante é super agradável, com um ambiente descontraído e bem decorado. Existem outras opções como: Oficina do Sabor e o Maison do Bonfim.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

 

 

Como ir de Recife a Olinda

A cidade antiga de Olinda fica localizada, a 20 km da Praia de Boa Viagem – apenas a 7 km do Recife Antigo, o que por si só, já é um belo atrativo.

Chegando pelo Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife/Jaboatão dos Guararapes, existe sempre a alternativa do uber ou do táxi. Outra boa opção, é alugar um carro para fazer o percurso.

O metrô do Recife não vai até Olinda. É possível ir da Estação do Aeroporto até ao centro do Recife, e de lá, você pode pegar um ônibus ou táxi/uber para Olinda. No entanto, se você tem apenas uma manhã, ou tarde para conhecer Olinda, evite o transporte público.

+ Confira também: roteiro de 5 dias em Porto de Galinhas e o que fazer na Praia dos Carneiros

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

*Gostou do post sobre os melhores pontos turísticos em Olinda? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar