Escreva para pesquisar

Cascatas de Trás-os-Montes

Compartilhar

Top 8 cascatas de Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes há refúgios que escondem autênticos tesouros naturais por descobrir. A região é perfeita para quem procura relaxar na natureza, fazer percursos pedestres, conhecer belos rios, cascatas e lagoas paradisíacas para ir a banhos nos dias de maior calor. Neste guia de viagem, vamos mostrar-lhe a localização exata das nossas cascatas de Trás-os-Montes preferidas e dar-lhe todas as dicas e informações necessárias de como ir até elas. Muitas têm acesso mais complicado enquanto outras são mais fáceis de alcançar. Mas quase todas exigem disposição para trilhos. Por isso, se gosta de viajar para destinos montanhosos onde há quedas d’água e piscinas naturais para tomar uma ducha energizante, confira a nossa seleção das cascatas mais bonitas e aproveite as férias de verão ou uma escapadinha de fim de semana para conhecê-las. Prepare-se para descobrir onde ficam e quais são as cascatas que esperam pela sua visita. Vale a pena!

Cascata Cela Cavalos

cascatas de Trás-os-Montes

Protegida dentro do Parque Nacional da Peneda – Gerês, a Cascata Cela Cavalos é um dos locais mais bonitos que vai querer conhecer na região do Barroso, em Trás-os-Montes. Em dias de calor é quase irresistível dar um mergulho na piscina natural. Além disso, o cenário é deslumbrante e rende fotos lindas!

Como ir

A Cascata Cela Cavalos localiza-se no concelho de Montalegre. A não ser que tenha um 4×4, moto ou bicicleta, o melhor é estacionar o carro na aldeia de Lapela e depois caminhar durante 2 km até à cascata. Verifique o post como ir à Cascata Cela Cavalos e saiba mais. 

7 Lagoas de Cabril

cascatas de Trás-os-Montes

Inseridas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, as famosas 7 Lagoas de Cabril servem de refúgio ao calor transmontano para casais, amigos e famílias com crianças. Formadas por pequenas quedas d’água cristalinas, frescas e tranquilas, estas lagoas são alimentadas pelo rio Cabril. Todas as piscinas naturais têm a sua beleza peculiar e diferente uma da outra. Escolha a que mais lhe agradar! 

Como chegar 

As 7 Lagoas de Cabril ou do Gerês ficam próximas à aldeia de Xertelo, no concelho de Montalegre. A partir da aldeia o percurso é feito por uma estrada de terra batida com 12 km de extensão ida e volta.

Dá para chegar ao local de 4×4, moto, bicicleta ou a pé. Leia o nosso artigo completo e saiba como ir às 7 Lagoas do Gerês, o que levar e onde ficar a dormir nas proximidades.  

Cascata de Pincães

cascatas de Trás-os-Montes

A Cascata de Pincães é uma das mais belas cachoeiras de Trás-os-Montes de fácil acesso. Possui uma queda d’água alta e a piscina natural que a cerca é de um verde esmeralda que enche os olhos de quem a visita. O melhor horário para ir banhos é das 11h às 14 h. Imperdível! 

Como chegar

A Cascata de Pincães está localizada no concelho de Montalegre. A maneira mais fácil de lá chegar é viajar de carro até ao pequeno povoado de Pincães.

Uma vez na aldeia, só tem de estacionar o carro e seguir a pé pelo trilho bem sinalizado. O percurso é de aproximadamente 4 km ida e volta com nível de dificuldade fácil. Confira o post completo de como ir à Cascata de Pincães

Poço Verde de Fafião

cascatas de Trás-os-Montes

O Poço Verde de Fafião é um verdadeiro aquário natural, que permite aos visitantes banharem-se em suas águas cristalinas enquanto observam os peixes coloridos. Esta lagoa encontra-se escondida em meio às montanhas transmontanas, sendo abastecida pelo rio Toco. Recomendamos visitar o local na primavera-verão em dias ensolarados.

Como ir

O Poço Verde de Fafião situa-se no concelho de Montalegre e a única forma de lá chegar é a pé. Depois de estacionar o carro junto ao parque de merendas da aldeia de Fafião, siga pelo trilho de acesso à lagoa durante 2,5 km. Aproveite e saiba mais no guia completo como chegar ao Poço Verde de Fafião, o que levar e onde pernoitar nas proximidades. 

Cascata da Faia d’Água Alta

Cercada por enormes paredões rochosos, a queda d’água da Cascata da Faia d’Água Alta impressiona quem a vê de perto! Exuberante, ela é abastecida pelas águas da Ribeira de Lamoso, que despencam a mais de 35 metros de altura, fazendo dela uma das cascatas mais altas de Trás-os-Montes e de Portugal Continental. 

Como ir

A Cascata da Faia d’Água Alta, também conhecida popularmente por Cascata de Lamoso, está protegida pelo Parque Natural do Douro Internacional, situado mesmo ao lado da fronteira com a Espanha.

Do povoado de Lamoso, na freguesia de Bemposta (concelho de Mogadouro), são apenas 4 km a pé ida e volta. O trilho que dá acesso ao local é bem sinalizado com grau de dificuldade fácil. A não perder!

Coordenadas GPS 

Alta Latitude: 41°18’24.1″N

Longitude: 6°31’21.3″W

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto !

Cascata das Fisgas de Ermelo

Destino recomendado para aqueles que gostam de fazer trilhos e deslumbrar uma bela cascata. Alimentada pelas águas do rio Olo, a Cascata das Fisgas de Ermelo é uma das maiores quedas d’água do continente europeu e o eu enquadramento paisagístico é de tirar o fôlego! O local é excelente para desfrutar de bons momentos de lazer a dois, com amigos ou em família. 

Como ir

Localizada em pleno Parque Natural do Alvão, a Cascata das Fisgas de Ermelo fica na região da pequena freguesia de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto.

O acesso a esta cascata pode ser feito de 4×4, moto, bicicleta ou a pé. Aproveite e conheça mais do destino acessando ao nosso guia: como chegar às Fisgas de Ermelo

Cascata de Pitões das Júnias

Inserida numa paisagem verdejante com vistas de cortar a respiração, a Cascata de Pitões das Júnias é uma das cascatas mais visitadas de Trás-os-Montes, localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O acesso ao miradouro da cascata é feito por um passadiço de madeira em meio à natureza. O percurso para lá chegar não é longo (1km ida e volta), porém terá de descer e subir algumas centenas de degraus. Mas vale a pena! Confira o nosso post: visitar Pitões das Júnias

Como chegar

A aldeia de Pitões das Júnias, situada no concelho de Montalegre, é o ponto de partida para conhecer esta cascata. Há setas de sinalização na aldeia indicando o caminho para a cascata, além de um parque de estacionamento nas imediações. Não tem erro! O melhor horário para visitar o local é entre as 12h e as 14h. 

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto !

Cascata Caldeiras do Pereira

Pequeno paraíso para quem procura um refúgio na montanha com águas transparentes que convidam a mergulhos refrescantes. Esta é mais uma das cascatas de Trás-os-Montes cujo acesso de carro não é possível. Logo espera-o mais uma bela caminhada. Mas o que é isso quando o espera um dos locais mais mágicos de Trás-os-Montes.

Como ir 

As Caldeiras do Pereira ficam na aldeia de Pitões das Júnias (concelho de Montalegre). O caminho que conduz à cascata começa na Rua do Pátio da Raposeira, próxima ao Largo Eiró (centro de Pitões).

Após passar a ponte de madeira, siga pelo caminho de pedras até ao parque de merendas. Passando o parque, vá pelo trilho à sua esquerda até encontrar o rio.

A partir daí só tem de percorrer o caminho que passa pela margem do rio. Durante o trajeto encontrará um abrigo para animais, desde aí são apenas 5 minutos de caminhada até à cascata.

O trilho de acesso é de aproximadamente 8 km com grau de dificuldade médio. Não é um percurso pedestre dos mais fáceis, mas a paisagem envolvente compensa tudo!

Sem dúvida, ótima atração para quem gosta de praticar atividades ao ar livre. Confira no Google Maps a localização exata do início do percurso. 

Dicas de outros locais a visitar

Agora que você já sabe quais são as melhores cascatas de Trás-os-Montes para visitar, aproveite e descubra outros sítios e destinos lindos para viajar na região Nordeste de Portugal. 

+  O que fazer em Bragança

+ O que visitar em Miranda do Douro

+ Onde dormir em Miranda do Douro

+ O que fazer em Chaves

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas de Trás-os-Montes? Compartilhe com seus amigos!


Tags::