Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas de viagem: visitar Pitões das Júnias

Localizada no Concelho de Montalegre em Trás-os-Montes, Pitões é uma típica aldeia de montanha, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Se gosta de destinos rurais onde pode fazer percursos pedestres pela natureza, apreciar lindas paisagens e experimentar boa gastronomia regional, certamente vai adorar visitar Pitões das Júnias, uma das localidades mais isoladas e altas de Portugal, na cota dos 1100 metros. Além da aldeia propriamente dita, a zona envolvente oferece belas atrações para um roteiro de viagem de 1, 2 ou 3 dias. Durante as nossas visitas pela região fomos à procura dos lugares com mais encanto. Neste guia, combinamos uma lista dos melhores pontos de interesse que com certeza vão render boas memórias e fotos incríveis. Role a página e descubra o que Pitões têm de especial para explorar a dois, com a família ou até mesmo com amigos.

Visitar Pitões das Júnias

Guia turístico: locais a visitar em Pitões das Júnias

Rodeada de escarpas graníticas, Pitões é uma terra de gente aguerrida e hospitaleira, que preserva suas tradições e vive essencialmente da agricultura e do turismo. Se planeja conhecer a aldeia e os arredores, deixe-se inspirar e comece agora a sua viagem pelos locais mais bonitos a não perder na região:

Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Cascata de Pitões das Júnias

Miradouro de Pitões

Caldeiras do Pereira

Trilho de Pitões da Júnias

Ecomuseu – Corte do Boi

Visitar o Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Visitar Pitões das Júnias

Desativado há quase 200 anos, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias é um dos principais pontos turísticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O conjunto monástico do século XII, pertencente à ordem dos beneditinos, está implantado à margem do ribeiro de Campesino, onde o planalto da Mourela e a Serra do Gerês se encontram.

Atualmente a igreja é o único corpo preservado. Todos os anos, a 15 de Agosto, é ali que se celebra a invocação de Santa Maria das Júnias – famosa romaria da região do Barroso, a que ocorrem os habitantes de Pitões e das localidades vizinhas.

Escondidas num magnífico vale, as ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias são um tesouro no meio da natureza.  

Para lá chegar é preciso percorrer um trilho de aproximadamente 1km ida e volta. Mas não se preocupe, o grau de dificuldade é fácil, além disso, há placas indicativas para o Mosteiro. 

Visitar Pitões das Júnias

Visitar a Cascata de Pitões das Júnias 

Visitar Pitões das Júnias

A Cascata de Pitões das Júnias está inserida numa paisagem verdejante com vistas de cortar a respiração. O acesso ao miradouro da cascata é feito por um passadiço de madeira em meio à natureza.

O percurso para lá chegar não é longo (1km ida e volta), porém terá de descer e subir algumas centenas de degraus. Mas vale a pena!

Há setas de sinalização na aldeia indicando o caminho para a cascata, além de um parque de estacionamento nas imediações. O melhor horário para visitar o local é entre as 12h e as 14h. 

Visitar Pitões das Júnias

Atenção: não é possível descer até à base da cascata para ir a banhos, portanto não se aventure!  

Caldeiras do Pereira

Cascatas maravilhosas, alimentadas pelas águas puras e cristalinas da ribeira de Pitões. Visitamos as Caldeiras do Pereira durante a semana e, felizmente, podemos desfrutar das lagoas sempre sozinhos.

As Caldeiras do Pereira estão entre os lugares mais belos e “secretos” de Pitões, mas não há placas indicativas para lá chegar. A única forma de ir até ao local é a pé, sendo o destino certo para os visitantes mais aventureiros.

Como ir às Caldeiras do Pereira

O caminho que conduz às cascatas começa na Rua do Pátio da Raposeira, próxima ao Largo Eiró (centro de Pitões). Após passar a ponte de madeira, siga pelo caminho de pedras até ao parque de merendas. Passando o parque, vá pelo trilho à sua esquerda até encontrar o rio.

A partir daí só tem de percorrer o caminho que passa pela margem do rio. Durante o trajeto encontrará um abrigo para animais, desde aí são apenas 5 minutos de caminhada até à cascata.

Este trilho de montanha é de aproximadamente 8 km com grau de dificuldade médio. Não é um percurso pedestre dos mais fáceis, mas a paisagem envolvente compensa tudo!

Sem dúvida, ótima atração para quem gosta de praticar atividades ao ar livre. Confira no Google Maps a localização exata que dá acesso ao inicio do percurso. 

Melhor horário e o que levar

O melhor horário para visitar as Caldeiras do Pereira é das 12h às 15h. Recomendamos levar lanche e bebidas, calçado apropriado para trekking, chapéu, traje de banho, protetor solar e um saquinho para recolher o seu lixo. Reserve pelo menos 4 horas para este passeio. 

Trilho Miradouro de São João da Fraga

Situado a 1100 metros de altitude, o Miradouro de São João da Fraga é considerado por muitos o mais belo miradouro de Pitões das Júnias.

Além da vista fantástica sobre a serra e a Barragem de Paradela, pode ficar a conhecer a Capela São João de Fraga, que acolhe o santo protetor desta aldeia.

Não é possível chegar ao local de carro. O percurso pedestre de 10 km com grau de dificuldade elevado, inicia na Rua do Pátio da Raposeira, próxima ao Largo Eiró (centro de Pitões). Clique no link e saiba onde começa o percurso no Google Maps.

A melhor altura para realizar este trekking é no início da primavera (em dias ensolarados). Mas vá com disposição para caminhar! Reserve no mínimo 5 horas para este passeio.

Ecomuseu de Barroso – Corte do Boi

O pólo museológico, instalado na antiga “Corte do Boi”, é um pequeno museu no centro de Pitões que abriga um acervo que reconta a história da própria aldeia.

A partir dele pode conhecer os saberes e modos de vida dos antigos pitonenses ao longo dos tempos. 

Está localizado no centro do povoado, a dois passos do Largo Eiró. Funciona diariamente das 10:30-12:00 e das 15:00-17:00. Entrada: gratuita!

Onde dormir em Pitões das Júnias

Pretende fazer os passeios que listamos acima? Então reserve pelo menos 1 ou 2 noites em Pitões das Júnias. A seguir listamos os alojamentos com melhor preço-qualidade para ficar a dormir na região.

Nota: a oferta de hospedagens em Pitões é pequena e costuma lotar durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso garanta o seu quarto com antecedência!

Casa do Preto: alojamento local no centro da aldeia. Dispõe de quartos simples com café da manhã incluso, estacionamento, WI-FI e um restaurante próprio com uma boa oferta de pratos regionais. É uma boa aposta!

Cantinho Ti Carlos: casa ampla para férias em família, situada no coração da aldeia. Dispõe de 5 quartos confortáveis, cozinha equipada, sala de jantar e área verde com vista para a montanha.

Casa da Fonte: alojamento de turismo rural no centro de Pitões. Apresenta quartos confortáveis, cozinha compartilhada, estacionamento e Wi-Fi gratuitos!

Casa D’Campo Ferreira: casa acolhedora para férias em família, com localização excelente no centro da aldeia. Dispõe de quartos amplos e confortáveis, cozinha totalmente equipada, área para churrasco, WI-FI e estacionamento gratuitos!

Onde comer bem

 

Restaurante Casa do Preto 

Endereço: Largo Salgueiro 3, 5470-370 Pitões das Júnias

Restaurante Dom Pedro Pitões 

Endereço: Largo Toleiro 4, 5470-370 Pitões das Júnias

Padaria Pitões (melhor pão centeio do mundo)

Endereço: R. Outeiro 24, 5470-370, Pitões das Junias

Melhor época para ir

Situada em plena Serra do Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias mágicas mais famosas da região do Barroso. Já tivemos o privilégio de visitar o destino nas quatro estações e podemos afirmar: Pitões é naturalmente linda e permite momentos de grande descontração em qualquer altura do ano.

Mas se a ideia for explorar a pé os caminhos antigos, trilhos, miradouros e desfrutar das cascatas e lagoas da região, programe a sua visita para Maio, Junho ou Julho (melhores meses para conhecer o destino). 

Nota: se visitar Pitões no Inverno, vá bem agasalhado! Nessa altura as temperaturas chegam facilmente a graus negativos com possibilidade de neve, gelo, chuva e vento muito forte. 

Dicas de outros pontos de interesse

Agora que você já descobriu os sítios e lugares mais lindos para visitar em Pitões das Júnias, aproveite e confira outros destinos turísticos imperdíveis para explorar no Gerês.

+ Locais para visitar em Fafião

+ Como chegar ao Poço Verde

+ Locais para visitar em Cabril

+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre visitar Pitões da Júnias? Compartilhe com os amigos!


Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar