Escreva para pesquisar

Melhores Praias Fluviais do Minho

Compartilhar

Visitar as melhores praias fluviais do Minho

O Minho é uma região rica em belezas naturais e que, além do litoral com o mar, tem boas opções de praias fluviais para passar férias em família, a dois ou até mesmo com amigos. Neste guia turístico, reunimos alguns dos principais lugares que têm estes verdadeiros refúgios de calmaria para quem quer curtir dias quentes de verão, no Norte de Portugal. Além de naturalmente lindas, as zonas balneares que selecionamos são banhadas por águas limpas e cristalinas, excelentes para banho e seguras para a prática de esportes náuticos. Para mais, os destinos que listamos contam com bons espaços para piquenique, descanso e atividades de lazer ao ar livre. Quer saber quais são e onde ficam as melhores praias fluviais do Minho com Bandeira Azul? Leia este roteiro até o fim! A seguir dicas e sugestões para desfrutar das praias fluviais mais bonitas da região.        

Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas

melhores praias fluviais do Minho

Se gosta de praias desertas com ambiente calmo onde ninguém o incomode, visite a Praia de Vilarinho das Furnas, uma das praias fluviais mais selvagens do Minho. 

Banhada pelas águas puras e límpidas do rio Homem, a Praia de Vilarinho das Furnas está localizada na freguesia do Campo do Gerês, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Neste local também fica a aldeia submersa pela Barragem de Vilarinho das Furnas, atribuindo a esta praia características únicas e peculiares. 

Cercada pelas serras da Amarela e do Gerês, o local conta com uma ampla zona de lazer que permite bons momentos de diversão e possibilita à prática de aventura e caminhadas. Não tem apoio de bar ou restaurante, mas há estacionamento nas proximidades. Vale a pena!

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto para dormir no Gerês

Praia Fluvial das Azenhas

melhores praias fluviais do Minho

Localizada na pequena freguesia de Vilar de Mouros (concelho de Caminha), a Praia Fluvial das Azenhas é uma das praias mais bonitas e românticas do Minho. Esta praia distingue-se pela boa qualidade das águas cristalinas do rio Coura e pela excelente infraestrutura de apoio aos visitantes. 

A praia tem um extenso relvado, rodeado de árvores e natureza. Além da zona de lazer para atividades ao ar livre, o local possui um parque de merendas, estacionamento próprio e um café snack-bar com vista para o rio. A não perder!

Praia da Ilha do Gerês

melhores praias fluviais do Minho

A Praia da Ilha do Gerês, conhecida também por Praia de Ipanema, está localizada em Vilar da Veiga, em pleno coração da Serra do Gerês. O local é belíssimo e presenteia os seus visitantes com várias enseadas charmosas, banhadas pelas águas límpidas do rio Cávado.

Além dos mergulhos refrescantes, nesta praia é possível alugar caiaques, gaivotas, dentre outros equipamentos. O entorno está bem servido de hotéis, restaurantes e cafés. Acesso fácil. Vale a pena!

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto para dormir no Gerês

Praia Fluvial do México

melhores praias fluviais do Minho

A paradisíaca Praia Fluvial do México faz as delícias de quem a visita. Alimentada pelo rio Cávado, esta praia fica escondida na pequena freguesia de Cova, relativamente próxima às vilas do Gerês e Vilar da Veiga. 

É uma das praias fluviais mais bonitas e sossegadas do Minho, com uma paisagem marcada por imponentes montanhas verdes.

A Praia do México disponibiliza todas as condições para um dia bem passado a dois ou em família. Além disso, o local possibilita à prática de canoagem, canyoning e stand paddle. Tem apoio de um bar simples nas imediações.  

Praia Fluvial de Estorãos

A Praia Fluvial de Estorãos é uma das mais pitorescas praias fluviais do Minho, localizada no sopé da Serra d’Arga, a 8 km de Ponte de Lima. A praia é banhada pelo rio Estorãos e as acessibilidades são ótimas. 

O local é caracterizado pelo aspecto rural serrano, rodeado por típicas casas minhotas, uma Ponte Românica sobre o rio Estorãos e uma antiga azenha, que serve hoje de alojamento para turismo rural. Há apoio de um café snack-bar com esplanada e vagas de estacionamento nas proximidades.

Praia Fluvial da Barca

Se procura um refúgio na montanha para descansar, a Praia Fluvial da Barca pode ser uma excelente opção. Quando o calor aperta, esta é uma das melhores praias do Minho para ir com crianças e bebês, por conta das águas rasas do rio.

Além disso, o cenário natural é deslumbrante, com águas azuis límpidas e a vegetação encantadora. Tem zona própria para piqueniques, estacionamento e restaurantes nas imediações.

A Praia Fluvial da Barca está localizada na pequena freguesia de Rio Caldo (Terras de Bouro), perto do famoso Santuário de São Bento da Porta Aberta. 

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto para dormir no Gerês

Praia Fluvial do Alqueirão

A Praia do Alqueirão é uma das praias fluviais mais famosas do Minho. Fica em Vilar da Veiga, às margens dos rios Caldo e Cávado, cercada pelas montanhas verdejantes da Serra do Gerês.

Aqui a animação é garantida e pode ir a banhos sem maiores preocupações. Esta praia com qualidade de ouro, é vigiada e possibilita a prática de esportes aquáticos como: passeios de barco e de gaivota, jet ski, canoagem, stand paddle, dentre outros.

Vale referir também que a Praia do Alqueirão é uma das melhores praias fluviais para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Com um extenso areal, o local dispõe ainda de restaurantes e bares pé na areia e de um parque de estacionamento mesmo ao lado. Além disso, a zona envolvente tem muito para conhecer!

Praia Fluvial do Adaúfe

 

A Praia de Adaúfe é perfeita para um dia de verão com amigos ou família. Galardoada com Bandeira Azul, o local é banhado pelas águas do magnífico rio Cávado e destaca-se pela excelente infraestrutura de apoio aos visitantes, com estacionamento próprio e um o parque de merendas à beira-rio para piquenicar à sombra. 

Está localizada na região de Braga e possui um extenso relvado recortado por percursos pedonais. Além disso, a Praia de Adaúfe é vigiada durante a época balnear e tem apoio de um restaurante-bar com vista para rio.

No local também é possível praticar vários desportos náuticos, alugar gaivotas, etc. Não deixe de visitar e fotografar os seus antigos moinhos de água, que rendem fotos e momentos lindos!

Dicas de outros locais a visitar

Agora que você já descobriu as melhores praias fluviais do Minho para férias, aproveite e confira dicas de outros sítios e destinos fantásticos para visitar durante a sua estadia na região.

+ Cascatas e lagoas do Soajo

+ Aldeias históricas do Minho

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que visitar em Lindoso

+ O que visitar em Arcos de Valdevez

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre as melhores praias fluviais do Minho? Compartilhe com os amigos!

Tags::

Você também vai gostar