Cascatas e lagoas do Rio Homem
Compartilhar
Gerês: dicas para visitar as cascatas e lagoas do rio Homem
Procurando lugares maravilhosos para refrescar o corpo e a alma? Que tal uma visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês – magnífico cantinho no Norte de Portugal. Considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, o Gerês tem paisagens que não parecem de verdade: rios de montanha, cascatas e lagoas de água cristalina, bosques verdinhos e aldeias preservadas. O Parque Nacional é um verdadeiro santuário natural e destino de eleição do viajante aventureiro. Na pauta de hoje trazemos-lhe dicas e informações das cascatas e lagoas do rio Homem, um rio de montanha que nasce junto das Minas dos Carris (Serra do Gerês) e corre selvagem por entre as rochas e vegetação luxuriante.
Cascata da Portela do Homem
A Cascata da Portela do Homem está entre as atrações mais visitadas do Parque Nacional. A partir da vila do Gerês, siga por 12 km em direção ao parque de estacionamento da Portela do Homem (junto à fronteira com a Espanha).
Desde aí são apenas 10 minutos a pé até à cascata. Atravessando a ponte sobre o rio Homem, o acesso é relativamente fácil, contudo, recomenda-se cautela na descida para os banhos. Não conta com apoio de bares e restaurantes.
+ Saiba também: o que visitar em Soajo
Lagoa da Portela do Homem
A Lagoa da Portela do Homem é formada por águas cristalinas perfeitas para mergulho. O trilho que conduz ao local é o mesmo que liga a Portela do Homem às Minas dos Carris.
Desde a Cascata da Portela do Homem são pouco mais de 5 minutos de caminhada (leve) até à Lagoa. Não conta com apoio de restaurante-bar. Recanto mágico para relaxar a dois!
+ Veja também: o que visitar em Arcos de Valdevez
Cascatas da Mata da Albergaria
O trilho que conduz às Cascatas da Mata da Albergaria inicia no parque da Portela do Homem (junto à fronteira com a Espanha). No total são aproximadamente 4 km ida/volta, com grau de dificuldade fácil.
Não existe indicação para as cascatas, mas não se preocupe: vai descobri-las com facilidade ao longo do percurso.
Durante a caminhada vai passar por três pontes de madeira sobre o rio Homem, da qual se destaca a Ponte de São Miguel. Confira o artigo completo como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria.
Informações extras sobre as Cascatas e Lagoas do rio Homem
As cascatas precisam ser curtidas com muito sol. Portanto, planeje a visita para os meses de primavera-verão (de Maio a Setembro).
Como referido acima, as Cascatas e Lagoas do rio Homem não contam com apoio de bares e restaurantes. Por isso, recomendamos levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: calçado para trekking, chapéu, traje de banho e protetor solar.
Onde dormir no Gerês
Os melhores alojamentos próximos à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria e a outros pontos de interesse do Parque Nacional, encontram-se entre Vilar da Veiga e a Vila do Gerês.
Os hotéis que mais gostamos e recomendamos são: Pousada Mosteiro de Amares, Agrinho Suites & Spa Gerês e a Casa do Eido – sustainable living & nature experiences.
Viajantes econômicos com certeza vão adorar o Hotel S. Bento da Porta Aberta, a Quinta da Penela e a Beleza Serra Guide Hotel.
Nota: os hotéis no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante as férias escolares, fins de semana e feriados. Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.
+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas do rio Homem? Compartilhe!