Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro: cachoeiras em Cambará do Sul

As paisagens magníficas de Cambará do Sul estão entre as maiores riquezas naturais do Brasil. A região acolhe os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral – maior conjunto de cânions da América do Sul, uma cadeia de montanhas de 250 quilômetros de bordas de cânions, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região é maravilhosa, abrigando diversos rios cristalinos, imponentes quedas d’água e enormes paredões cobertos por araucárias, esculpidos ao longo de milhões de anos. Neste guia turístico vamos revelar quais são e onde ficam as melhores cachoeiras em Cambará do Sul, locais que não pode perder se gosta de natureza em estado puro. Veja as nossas dicas, e descubra a localização exata das cachoeiras mais bonitas para explorar durante a sua visita a Cambará do Sul. 

Cachoeiras em Cambará do Sul

Onde ficam as cachoeiras de Cambará do Sul 

Parte das cachoeiras que listamos aqui, estão localizadas nos Parques Nacionais de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho) e da Serra Geral (Cânion Fortaleza).

Se pretende conhecer as principais cachoeiras da região, a dica é montar base em Cambará do Sul, pequena cidade gaúcha, situada no nordeste do Rio Grande do Sul.

Preparado para descobrir as cachoeiras mais lindas de Cambará do Sul? Esperamos que sim, pois temos verdadeiras cachoeiras de sonho para lhe mostrar. Confira!

Cachoeira do Tigre Preto

Cachoeiras em Cambará do Sul

No Parque Nacional da Serra Geral (Cânion Fortaleza), esconde-se uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. Estamos falando da idílica Cachoeira do Tigre Preto, formada pelas águas cristalinas do Arroio Segredo. 

A cachoeira é esplendorosa, exibindo um cenário naturalmente belo entre os paredões do canyon. As águas despencam a 250 metros de altura, formando uma sequência de três quedas incríveis!

Como ir à Cachoeira do Tigre Preto

Estacione o carro na entrada do Cânion Fortaleza, e depois percorra a “Trilha do Tigre Preto” – percurso pedestre de 3 km de extensão (ida e volta), com grau de dificuldade fácil. 

Para visualizar o lado mais bonito e imponente da cachoeira, é preciso atravessar o rio com água pelos joelhos. A paisagem é simplesmente magnífica (de encher os olhos!) e a caminhada costuma levar cerca de 1 hora (ida e volta). Recomendável contratar guia credenciado. Imperdível!

Cascata das Andorinhas

Cachoeiras em Cambará do Sul

Alimentada pelas águas geladas do Arroio Perdizes, a Cascata das Andorinhas, com 200 metros de altura, está entre as mais belas atrações naturais do Cânion Itaimbezinho.

A queda d’água é deslumbrante e o local impressiona pela beleza de seus paredões verticais, com até 720 m de profundidade e 6 km de comprimento. Enquadramento paisagístico de tirar o fôlego!

Como ir à Cascata das Andorinhas

Estacione o carro na entrada do Parque Nacional de Aparados da Serra, e percorra a seguir a “Trilha do Vértice” – percurso pedestre bem sinalizado de 1,4 km de extensão. A caminhada rende pouco mais de 30 minutos (ida e volta) com grau de dificuldade fácil. Não precisa contratar guia. 

Cachoeira Braço Forte

Foto: Turismo de Cambará 

A Cachoeira Braço Forte fica escondida numa das gargantas do Cânion Itaimbezinho. A queda livre de 40 metros de altura, termina numa lagoa propícia a banhos refrescantes.

A atração faz parte do famoso percurso pedestre “Trilha do Rio do Boi”, uma das mais deslumbrantes trilhas brasileiras, por ser realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho, o mais vertical do país. 

Como ir à Cachoeira Braço Forte

Já avisamos: o trajeto para lá chegar é difícil, mas a paisagem envolvente compensa tudo! O percurso começa no posto de fiscalização do Parque Nacional dos Aparados da Serra e finaliza no ponto de alargamento do Rio do Boi. No total são 14 km de extensão (ida e volta), com grau de dificuldade elevado. Obrigatório contratar guia credenciado.

Cachoeira do Tio França

Foto: Turismo de Cambará

A Cachoeira do Tio França é mais um pedacinho do céu da região de Cambará do Sul. A queda livre com 12 metros de altura forma uma piscina natural deliciosa para mergulhos refrescantes, sobretudo nas tardes quentes de verão.

A cachoeira está localizada a menos de 3 km do centro de Cambará, numa propriedade particular chamada “Estância da Felicidade”. Além da natureza circundante, espere encontrar por aqui muita paz, sossego e tranquilidade.

O local ainda conta com um restaurante servindo comida típica gaúcha, feita na tradicional churrasqueira a lenha. Não deixe de experimentar a Parrilha Seu Carlos, com legumes da horta e a banana assada com doce de leite. Vai adorar!

Como ir à Cachoeira do Tio França

Siga a Estrada para o Lajeado da Margarida Zona Rural, e depois estacione o carro na entrada da Estância Felicidade. A partir daí basta seguir as placas que indicam o caminho para a cachoeira. A trilha é super fácil e a caminhada rende pouco mais de 15 minutos (ida e volta). Ideal para adultos e crianças. Não precisa contratar guia. 

Cascata dos Venâncios

Foto: Turismo de Cambará

Verdadeira obra-prima da natureza, a Cascata dos Venâncios tem lugar cativo na nossa lista das cascatas mais bonitas de Cambará do Sul.

Inserida na Fazenda Cachoeira (propriedade particular), as quatro quedas d’água da Cascata dos Venâncios são formadas pelo rio Camisas. No entorno há várias trilhas, além de mirantes naturais para contemplar a paisagem e tirar fotos lindas!

Como se isso não bastasse, aos fins de semana e feriados prolongados, ainda é possível se deliciar com o café da manhã colonial preparado pelos donos da fazenda. Um mimo!

Como chegar à Cascata dos Venâncios

Para chegar ao local visite a Fazenda Cascata dos Venâncios, um dos principais parques de ecoturismo da região, situado no município de Jaquirana (23 km de Cambará do Sul). Há várias placas na estrada indicando o caminho. Chega-se à cascata tranquilamente de carro. Acesso fácil. Não precisa contratar guia. 

O que levar quando visitar as cascatas

Quando visitar os parques das cachoeiras não se esqueça de levar:

Roupas adequadas para caminhadas ao ar livre e chapéu

Calçado confortável, apropriado para trekking

Uma mochila com lanche, água, protetor solar, repelente, traje de banho, máquina fotográfica, capa de chuva, documento de identificação e, claro, uma sacola para recolher o seu lixo!

Hotéis bem localizados em Cambará do Sul

Foto e divulgação: Parador Cambará do Sul

Reunimos as melhores dicas de hotéis para dormir em Cambará do Sul – as localizações mais convenientes para visitar as cachoeiras, dentre outras atrações imperdíveis na região.

Nota: reservando com antecedência você garante o seu quarto com até 50% desconto no Booking. Verifique a seguir as nossas sugestões:

Parador Cambará do Sul: inspirado em lodges africanos, o Parador Cambará do Sul é o hotel mais renomado da região. Apresenta acomodações românticas e climatizadas, com vista maravilhosa para a montanha. Vale a pena!

Aires de Patagonia: propriedade confortável com excelente localização. Disponibiliza quartos com vista, jardim, bicicletas para atividades ao ar livre, etc. Boa aposta!

Pousada Cardoso: propriedade simples com boa localização em Cambará. Oferece café da manhã no estilo continental ou buffet.  

Pousada Serra Geral: hospedagem aconchegante com excelente custo x benefício. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Cambará Eco Hotel: alojamento 3 estrelas com boa localização. Apresenta quartos confortáveis, piscina, restaurante e estacionamento privativo gratuito. 

Pousada Estrada do Lageado: Chalé Alpino acolhedor com vista para a montanha. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Center Hotel Cambará: alojamento padrão, situado na Avenida Getúlio Vargas – principal via da cidade. Dispõe de quartos amplos, estacionamento e WI-FI gratuitos. 

Dicas e informações úteis

Cambará do Sul é uma cidade pequena e segura, muito fácil de se deslocar a pé. O comércio em geral como: restaurantes, lojas regionais e agências de turismo, está concentrado na Avenida Getúlio Vargas – principal via da cidade.

Contudo, os melhores atrativos do destino ficam em área rural, a alguns quilômetros de Cambará. Para os viajantes independentes que querem fazer os passeios às cachoeiras e conhecer outros pontos de interesse da região, uma das melhores alternativas é visitar os locais de carro próprio ou alugado. 

Os aeroportos mais próximos de Cambará do Sul são: Aeroporto Regional de Caxias do Sul e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado na cidade de Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul). 

Dicas de outros lugares para visitar

Agora que você já tem em mãos a lista das cachoeiras mais famosas de Cambará do Sul, aproveite e confira outros roteiros turísticos de lugares fantásticos a visitar no Rio Grande do Sul. 

+ O que fazer em Gramado e Canela 

+ O que fazer em Cambará do Sul 

+ Melhores hotéis para lua de mel em Gramado  

+ O que fazer na Serra Gaúcha

+ Cachoeiras do Rio Grande do Sul

+ O que fazer no Cânion Fortaleza

+ O que fazer em Aparados da Serra 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou dos post sobre as cachoeiras em Cambará do Sul? Compartilhe com seus amigos!

Tags::
Artigo Anterior

Você também vai gostar