Comidas típicas do Nordeste
Compartilhar
10 Comidas típicas do Nordeste
Dos pratos rústicos aos mais elaborados, a rica e variada culinária nordestina revela aromas e sabores autênticos. Os peixes e mariscos capturados na imensa costa, são largamente utilizados na gastronomia regional. Temperos fortes como azeite de dendê e a pimenta malagueta, estão sempre presentes na boa mesa. Na cozinha sertaneja: Carne de Sol com pirão de coalho, Sarapatel, Café com Rapadura e Cuscus, nunca faltam! Destaque também para as deliciosas frutas da região. Algumas das mais exóticas e perfumadas são: Caju, Manga-rosa, Umbu-cajá, Pitanga, Coco e Carambola. Aqui, 10 deliciosas comidas típicas do Nordeste.
Principais comidas típicas – o que comer no Nordeste brasileiro
Delicie-se com a lista que preparei das principais comidas típicas do Nordeste e não deixe de prová-las em sua visita pela região.
1 – Carne de Sol com Feijão-de-Corda
Carro-chefe da gastronomia nordestina, a Carne de Sol é provavelmente a comida mais disseminada da região. Ligeiramente salgada, é servida com aipim ou macaxeira frita, queijo coalho, arroz branco e o tradicional feijão-de-corda. Com certeza, agrada a maioria dos viajantes.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
2 – Tapioca
Extraída a partir da fécula da mandioca, a Tapioca é uma das principais iguarias da cozinha nordestina. Gostosa e saudável, pode ser servida no café da manhã, lanche da tarde, pré-treino e até de sobremesa! Dá para adicionar vários recheios doces ou salgados. Ninguém resiste!
3 – Bobó de Camarão
Seu roteiro de viagens precisa fazer escala em um tradicional e delicioso Bobó de Camarão. Prato típico da culinária afro-brasileira, o Bobó de Camarão é de consistência cremosa.
Alguns dos ingredientes que compõem a receita são: camarão, leite de coco, mandioca, tomate, azeite de dendê, castanhas de caju moídas e, por fim, tempero verde (salsinha, cebolinha ou coentro a gosto). Com certeza essa é uma das comidas mais famosas do Nordeste. Um deleite!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
4 – Vai um Acarajé, meu Rei?
Na lista das comidas típicas do Nordeste, não poderia faltar o Acarajé, denominado de acará na língua iorubá. Típico da culinária baiana, o Acarajé é feito com uma espécie de massa de feijão-fradinho, cebola e sal – frito no azeite de dendê.
É no geral recheado de camarão seco, vatapá, caruru e aquela famosa “pimentinha” baiana. Com certeza essa é uma das iguarias mais pedidas no Nordeste.
5 – Moqueca de Peixe com dendê
Trata-se de uma espécie de caldeirada à base de peixes ou mariscos. A influência africana prevalece neste prato: leite de coco e dendê tornaram-se ingredientes indispensáveis – dourado, badejo e robalo são os peixes mais utilizados na receita.
A Moqueca de Peixe é frequentemente servida com arroz branco e pirão, uma mistura de farinha de mandioca feita com o caldo do cozimento dos mariscos.
6 – Vatapá baiano
O tradicional Vatapá baiano é muito consumido com acarajé e caruru, principalmente nos almoços da Semana Santa. A receita original é feita com peixe ou camarão, fubá (farinha fina feita com milho ou arroz moído), azeite de dendê e pimenta malagueta. Pode levar ainda castanha de caju, gengibre, amendoim e coco ralado. Vale a pena experimentar!
7 – Carne-seca na Abóbora
A Carne-seca na Abóbora ou “Jabá com Jerimum” é um das receitas mais gostosas da cozinha nordestina. A origem deste prato, acredita-se, é uma mescla das culinárias indígena, portuguesa e africana. A mistura da Carne-seca com a Abóbora fica com um sabor incrível, capaz de surpreender os paladares mais exigentes.
8 – Caldinho de Sururu
Os nordestinos são apaixonados pelo delicioso Caldinho de Sururu (e eu também!). A receita é referência nas cozinhas Baiana, Alagoana, Pernambucana, Sergipana e Maranhense.
Para quem não sabe, o Sururu é uma espécie de molusco da família dos Mexilhões. Nas crendices populares, este caldo afirma-se como um afrodisíaco natural, capaz de “despertar desejos e paixões”.
9 – Doce Cartola
O Doce Cartola é uma das mais tradicionais sobremesas do Nordeste do Brasil, considerado Patrimônio Imaterial de Pernambuco. A receita tem origem nas casas-grandes dos engenhos de açúcar do século XVI. A sobremesa é feita com fatias grossas de queijo coalho, bananas, manteiga e canela em pó a gosto.
10 – Bolo de Rolo
A história deste doce, assim como tantos outros no Brasil, vem de Portugal. O Bolo de Rolo, caracteriza-se por finas camadas de massa enrolada e recheada com goiabada – daí o nome.
A receita é praticamente a mesma em todo o Nordeste brasileiro. Mas Pernambuco tem uma maneira especial de tratá-lo – tanto que é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. Com certeza, um dos meus doces preferidos!
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre as comidas típicas do Nordeste? Compartilhe com seus amigos!