Escreva para pesquisar

O que fazer no Pelourinho, em Salvador – Bahia

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer no Pelourinho, em Salvador – Bahia

Todos já ouviram falar, mas o que poucos sabem, é que o Centro Histórico de Salvador constitui o maior conjunto e estrutura de arquitetura barroca, fora do continente europeu. Nem mesmo cidades coloniais tombadas pela UNESCO, como Cartagena, na Colômbia, excedem o esplendor deste bairro histórico baiano. O Pelourinho, não é apenas um passeio – ele é parte da cultura artística, teatral, literária e musical da Bahia. Romances inteiros se passam nas famosas ladeiras soteropolitanas. A região é palco até hoje de eventos culturais e musicais que reúnem milhares de pessoas anualmente. Aqui, um guia com os melhores programas, pontos turísticos, dicas e informações importantes sobre o que fazer no Pelourinho.

Todo o encanto do Pelourinho, local mais visitado do Centro Histórico de Salvador

Principais atrações a visitar no centro histórico 

O Centro Histórico de Salvador é um dos melhores lugares para conhecer e conviver de perto com a cultura baiana. Os passeios às principais atrações podem ser feitos por conta própria ou com o auxílio de guias locais credenciados. Verifique os pontos de parada obrigatórios para incluir no seu roteiro de viagem e as atividades imperdíveis para fazer.

Visitar a Fundação Casa de Jorge Amado

Fundação Casa de Jorge Amado – Largo do Pelourinho

Quem visita o Pelourinho precisa conhecer a Fundação Casa de Jorge Amado – famoso escritor brasileiro, que foi um dos maiores entusiastas do centro antigo de Salvador. A casa fica de frente para o Largo do Pelourinho, uma das praças históricas mais bonitas da cidade. 

Lá, ocorrem eventos, cursos, palestras, lançamentos culturais e todo tipo de evento artístico. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10:00 às 18:00. Aos sábados das 10:00 às 16:00. Entrada: R$ 5,00 (grátis para crianças até 5 anos). Às quartas-feiras a entrada é gratuita a todos!

+ Veja também: onde ficar em SalvadorBahia

Igreja N.S. do Rosário dos Pretos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Preto – Largo do Pelourinho

Ainda no Largo do Pelourinho, a dois passos da Fundação Casa de Jorge Amado, encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um dos pontos de interesse mais visitados do Centro Histórico de Salvador. 

Todas as terças-feiras, por volta das 18:00, é celebrada uma missa ao som de instrumentos africanos, como atabaques, agogôs, tamborins e repiques. Além de incenso perfumando o ambiente, fiéis também dançam passos do candomblé e distribuem pães benzidos aos presentes. Entrada gratuita!

Visitar a Igreja de São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco

Eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a majestosa Igreja e Convento de São Francisco, é um dos pontos altos da arquitetura barroca, no Centro Histórico de Salvador. 

Situa-se no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Horário de funcionamento: segunda-feira das 9:00 às 17:30. Terça – feira, das 9:00 às 16:00. De quarta a sábado, das 9:00 às 17:30. Domingo, das 10:00 às 15:00. Entrada: R$ 5,00.

+ Veja também: o que fazer em Salvador

Outros pontos turísticos que valem a pena

Seguindo com o que fazer de dia no Centro Histórico de Salvador, conheça também a Praça Terreiro de Jesus, a Catedral Basílica e a Praça da Sé. Além da Igreja do Carmo, Casa do Olodum, Monumento da Cruz Caída, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Elevador Lacerda. Gostou das dicas sobre o que fazer no Pelourinho? Compartilhe!

O que fazer no Pelourinho - Pontos Turísticos no Pelourinho - O que fazer no centro histórico de Salvador - Pontos de interesse no Pelourinho - BA

Vista maravilhosa a partir do Elevador Lacerda, Salvador – Bahia

Visitar o Pelourinho (centro histórico) é perigoso?

A resposta é simples: sim e não. Todos sabemos que a segurança pública é um problema comum a praticamente todos os grandes centros urbanos no mundo. Embora o local seja bem policiado, é sempre bom ficar alerta. Mas acredite: com cuidado e atenção, a visita ao Centro Histórico de Salvador pode ser uma das viagens mais lindas da sua vida! 

Agora preste atenção às dicas de segurança: não carregue muito dinheiro e objetos de valor, evite ao máximo andar por áreas desertas e ruas perigosas à noite e “não dar pinta de turista”, são dicas válidas para uma visita ao centro antigo de Salvador. Olho vivo! 

*Nota

Para conhecer os atrativos e lugares turísticos mencionados acima, recomenda-se fazer pelo menos um pernoite no Centro Antigo de Salvador. Caso você esteja de carro, estacione no Master Park, na Baixa dos Sapateiros, próximo à Loja Ricardo Eletro. A partir dali, dá para fazer todos os passeios tranquilamente a pé. Leve calçado confortável e fuja das horas de calor intenso. 

+ Verifique também: roteiro Salvador e Praia do Forte

Onde ficar no Pelourinho

O que fazer no Pelourinho - Pontos Turísticos no Pelourinho - O que fazer no centro histórico de Salvador - Pontos de interesse no Pelourinho - BA

Foto divulgação: Hotel Villa Bahia

Uma das hospedagens mais charmosas e exclusivas é o Hotel Villa Bahia, situado no coração do Centro Histórico, com vista panorâmica para o Largo do Pelourinho.

Casa Do Amarelindo, inserida numa mansão colonial do século XIX, também possui localização privilegiada.

Outra opção luxuosa e muito confortável é o Hotel Convento Pestana, a pouco mais de 600 metros da Igreja de São Francisco. Para fazer reserva, ou conferir as promoções clique nos links.

O que fazer no Pelourinho - Pontos Turísticos no Pelourinho - O que fazer no centro histórico de Salvador - Pontos de interesse no Pelourinho - BA

Foto divulgação: Hotel Convento Pestana

Para os viajantes que procuram hotéis e pousadas com preços baratos, sugerimos o BahiaCafé Hotel, localizado ao lado da Praça da Sé. A Pousada Solar dos Deuses também é uma boa escolha e fica próxima ao Elevador Lacerda e a Igreja de São Francisco.

O Hotel Pousada da Mangueira e a Pousada e Hostel Pedacinho da Bahia, costumam praticar tarifas simpáticas. 

Querendo pagar menos, dê uma olhada nos Hostels Laranjeiras e Galeria 13. Para fazer reserva, ou conferir as promoções do Booking clique nos links acima.

Nota importante: os hotéis no pelourinho têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Onde comer bem no Pelourinho

O que fazer no Pelourinho - Pontos Turísticos no Pelourinho - O que fazer no centro histórico de Salvador - Pontos de interesse no Pelourinho - BAO que fazer no Pelourinho - Pontos Turísticos no Pelourinho - O que fazer no centro histórico de Salvador - Pontos de interesse no Pelourinho - BA

Carne de sol com purê – Restaurante Cuco Bistrô

A nossa melhor experiência gastronômica no Centro Histórico de Salvador foi, sem dúvida, no Restaurante Cuco Bistrô, com localização privilegiada no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Recomendamos a todos os amigos e viajantes!

Dicas extras

Planejando conhecer a Bahia? Então, confira os nossos artigos sobre o que fazer em Itacaré e o que fazer na Praia do Forte. Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer no Pelourinho? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você também vai gostar