Escreva para pesquisar

O que fazer em Salvador – Bahia

Compartilhar

Bahia: dicas sobre o que fazer em Salvador

Parece um pouco clichê falar dessa maneira, mas Salvador, a capital baiana, é uma cidade de contrastes. Com uma população que já excede 2 milhões de habitantes, Salvador é uma cidade com problemas como qualquer outra metrópole: sujeira, falhas de administração, carência em habitação e transporte, ausência de saneamento em algumas áreas e muito mais. Salvador parece, em alguns aspectos, vítima de seu próprio tamanho. Mas nem tudo é problema na capital baiana – muito pelo contrário. Para cada mazela do desenvolvimento, Salvador possui um ponto de interesse ou histórico que compensa, e muito, as agruras de seu cotidiano. Para orientar o seu passeio, criamos uma lista com os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer em Salvador, dentre outras dicas.

“Mas afinal, o que é que a baiana tem? Tem saia rodada tem, tem torso de seda tem, tem cores brilhantes tem e mistério como ninguém…”

Largo do Cruzeiro de São Francisco, Salvador – Bahia

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

“Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá…”

Hotéis bem localizados em Salvador

Em Salvador ficamos hospedados no Hotel Casa do Amarelindo. Esta bela propriedade do século XIX, está localizada no Pelourinho e oferece um visual maravilhoso para a Bahia de Todos os Santos.

Os quartos, além de confortáveis e arejados, dispõem de TV a Cabo, ar-condicionado e WI-FI gratuito. Contudo, existem ofertas mais econômicas. Veja o post completo onde ficar em Salvador e confira as melhores opções de hotéis aqui. Você vai gostar!

O que fazer em Salvador em 3 dias

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

O encantador e fotogênico Largo do Pelourinho

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

“Toda menina baiana tem um santo que Deus dá…”

Todos já ouviram falar, mas o que poucos sabem é que o Pelourinho, as famosas ladeiras soteropolitanas, na verdade constitui o maior conjunto e estrutura de arquitetura barroca, fora do continente europeu. Nem mesmo cidades inteiras tombadas, como Cartagena, na Colômbia, excedem o esplendor deste bairro histórico baiano.

Vai um Acarajé meu Rei?

O Pelourinho não é apenas um passeio – ele é parte da cultura artística, teatral, literária e musical da Bahia. Romances inteiros se passam nas ladeiras do Pelourinho e a região, é palco até hoje de eventos culturais e musicais que reúnem milhares de pessoas.

Olho – vivo

Não esqueça os problemas da metrópole: o Pelourinho, apesar de ser bem policiado, assaltos e furtos também acontecem por ali. Fique atento!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Salvador, é segunda cidade do Brasil mais visitada por turistas nacionais e internacionais

O que fazer no Centro Histórico de Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado

Fundação Casa de Jorge Amado

Seguindo com o que fazer em Salvador, não deixe de visitar a Fundação Casa de Jorge Amado – escritor que foi um dos entusiastas do centro velho de Salvador – fica de frente para o Largo do Pelourinho. Ali ocorrem eventos, cursos, palestras, lançamentos culturais e todo tipo de evento artístico.

Melhores lugares para conhecer no Centro Histórico de Salvador

Visita a Igreja e Convento de São Francisco 

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

Igreja e Convento de São Francisco de Assis, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho

Salvador abriga 365 igrejas – uma para cada dia do ano. Contudo, para quem visita o Pelourinho, não pode deixar de conhecer a majestosa Igreja e Convento de São Francisco, um dos pontos mais altos da arquitetura barroca, no Centro Histórico de Salvador.

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

Interior da majestosa Igreja de São Francisco Assis – eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo

A igreja, com algumas das mais trabalhadas capelas internas do Brasil, foi inaugurada pelos portugueses, em 1585, embora a reconstrução e a obra que persiste até os dias de hoje, tenha começado em 1686. A visita à Igreja e Convento de São Francisco em Salvador custa R$ 5,00 por pessoa.  Continue lendo as nossas dicas sobre o que fazer em Salvador.

Visita a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

Outro templo no Centro Histórico que merece atenção, é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A igreja, fundada em 1685, recebia comunidades negras no Brasil Colônia, uma das primeiras igrejas do país a atender uma classe de devotos, constituída basicamente de escravos.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Dica: Todas as terças-feiras, às 18 hs, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, é celebrada uma missa ao som de instrumentos africanos, como atabaques, agogôs, tamborins e repiques.

Além de incenso perfumando o ambiente, fiéis também dançam passos do candomblé e distribuem pães benzidos aos presentes.

Coisas da Bahia… Apresentação de músicos locais – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Olodum

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

O Pelourinho é sede dos grupos Afoxé Filhos de Gandhy e do Olodum

E mais uma dica: se você estiver “pela tampa” de monumentos e construções históricas, procure aqui e ali por apresentações da internacionalmente famosa Banda e Bloco Olodum.

Existente desde 1979, o Olodum é um marco na música brasileira e une moradores da região central da cidade por meio de uma ONG, que ensina jovens e crianças a lidar com instrumentos de percussão, mantendo viva a tradição da música baiana.

Elevador Lacerda

Situada no bonito litoral baiano, Salvador é uma capital, cujo Centro Histórico fica no topo dos morros. A descida até a parte baixa da cidade, sempre foi trabalhosa e tortuosa, e pior ainda a viagem de subida no regresso.

o que fazer em Salvador, melhores pontos turísticos

O famoso Elevador Lacerda, inaugurado em 1873, atualmente transporta mais de 900 mil pessoas por mês

Daí surgiu o primeiro elevador coletivo e urbano do mundo – o Elevador Lacerda. Com 63 metros de altura, o elevador era o mais alto do mundo desse tipo, quando foi fundado, em 1873.

O estado de conservação da estrutura em si, é muito bom, funcionando em condições até os dias de hoje. O Elevador Lacerda, é ponto de visita obrigatório em Salvador.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio ao Mercado Modelo em Salvador

o que fazer em Salvador

Berimbau – instrumento típico da Bahia – Mercado Modelo

Chegando no nível do mar, os pontos turísticos multiplicam-se. Para quem busca artesanato e produtos típicos baianos, a recomendação é o Mercado Modelo, um dos maiores do Brasil em produtos locais. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Salvador? Compartilhe com seus amigos!

+ Veja também: o que fazer em Caraíva 

Visita à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

E, claro, uma vez em Salvador, deixar de visitar a célebre Igreja d0 Nosso Senhor do Bonfim, é uma heresia. Sempre movimentada, a igreja e suas escadarias estão entre um dos pontos de visitação mais famosos de todo o país.

Ali, distribuem-se as famosas Fitinhas do Bonfim, que vemos nos pulsos das pessoas em qualquer lugar do Brasil, e até no exterior.

o que fazer em Salvador

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, é o maior símbolo da religiosidade baiana

E caso a sua viagem seja em janeiro, não perca a sensacional e típica Festa do Bonfim, um marco do sincretismo de religiões no Brasil e a conhecida “Lavagem do Bonfim”, um ritual onde fiéis despejam água de cheiro nos degraus da igreja, sob o som de cânticos africanos.

o que fazer em Salvador

Interior da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, com decoração neoclássica 

Melhores praias próximas a Salvador

As praias mais famosas de Salvador são: ItapuãPorto da BarraAmaralina e Flamengo. Bem, mas sinceramente? Salvador vale mesmo pela sua tradição cultural.

Caso sua preferência recaia sobre “praias”, a dica é “fugir” para os arredores. O litoral da Bahia é incrível e possui mais de 1 mil km de extensão. Confira o nome de algumas das melhores praias próximas a Salvador.

Praia do Forte (60 Km ao norte de Salvador – abriga Projeto Tamar) Arembepe (aldeia hippie a 50 Km, ao norte de Salvador) e Imbassaí (90 km ao norte de Salvador) e a Costa do Sauípe (115km de Salvador).

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

o que fazer em Salvador

Praia do Porto da Barra – Salvador

+ Confira também: melhores praias de Porto Seguro

Pôr do sol mais bonito de Salvador – Farol da Barra

O Farol da Barra, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital baiana

O passeio no litoral soteropolitano, contudo, não seria completo sem uma visita ao Farol de Santo Antônio, popularmente conhecido como Farol da Barra. O farol era orientação para o movimentado porto local no século XVII, um dos principais pontos do comércio exterior brasileiro na época. *Dica: excelente local para assistir ao pôr do sol. 

+ Saiba também: o que fazer em Itacaré

Praia da Barra

Pôr do sol na Praia da Barra, com visual a partir do Farol da Barra

Depois da visita ao Farol, não deixe de apreciar o maravilhoso pôr-do-sol – uma memorável forma de terminar o dia pela costa da cidade. Gostou das dicas sobre os pontos turísticos de Salvador? Salve este artigo nos favoritos!

Onde comer bem em Salvador

Creme de Abóbora, com Robalo em crosta de Tapioca – Restaurante Cuco Bistrô

Coco Bambu Bahia
Endereço: Av Prof Magalhaes Neto, 1273 – Lot Aquárius, Pituba – Salvador

Tereza Paim
Endereço: Rua Odilon Santos 45, Rio Vermelho – Salvador

Cuco Bistrô
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, N. 6, (Pelourinho) – Salvador

Quantos dias ficar em Salvador

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Salvador. Bem, para aproveitar os principais pontos de interesse da cidade e da região, sugerimos ficar no mínimo 3 dias completos.

Caso você tenha dias sobrando inclua no roteiro uma visita à famosa Praia do Forte (60 km de Salvador). Veja o que fazer na Praia do Forte e onde se hospedar na Praia do Forte

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Salvador – Bahia? Compartilhe!


Tags::
Próximo Artigo

Você também vai gostar