Escreva para pesquisar

Bahia DESTINOS NACIONAIS

O que fazer em Caraíva – Bahia

Compartilhar

Dicas de viagem: o que fazer em Caraíva – Bahia

O que fazer em Caraíva? Quais as melhores praias, passeios e pontos turísticos? Neste guia de viagem vou revelar o nosso roteiro turístico para um dos principais destinos de praia do Nordeste brasileiro. Durante a nossa viagem de carro pela Costa do Descobrimento, incluímos Caraíva no roteiro – para nós, uma grata surpresa! Localizada em uma península do litoral Sul da Bahia, a vila piscatória, habitada por índios, hippies e alguns turistas estrangeiros, é um bom refúgio para quem procura paz, tranquilidade e contato direto com a natureza. A região está repleta de belas praias paradisíacas e atrativos para visitar. A maior parte dos turistas chegam à Caraíva através do Aeroporto de Porto Seguro (cerca de 90 km de distância). Se está a planejar passar férias no litoral baiano, aproveite as nossas dicas e sugestões e descubra os melhores lugares para conhecer em Caraíva. 

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Caraíva, Bahia – Brasil

Vale a pena conhecer Caraíva – BA? 

Caraíva é rodeada pelo rio Caraíva, pelo mar e pelo Parque Nacional do Monte Pascoal.

Se você está procurando um destino belo por natureza, rústico e isolado para se desconectar 100% da tecnologia e fugir do tumulto das grandes cidades, então, inclua Caraíva no seu roteiro de férias.

Mas vá ciente que: a infraestrutura em Caraíva é carente, as casas são simples, as ruas de areia e não existem hotéis de luxo. Além disso, o sinal de celular é fraco e a maioria das pousadas e restaurantes possui internet (Wi-Fi) muito lenta. 

Em suma: se a ideia é viver em perfeita comunhão com a natureza, praticar o desapego, curtir o clima roots pé na areia e aproveitar ao máximo os banhos de sol, de rio e de mar, separe o chinelinho de dedo e boa viagem!

caraiva-porto-seguro-bahia

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Maneira mais fácil de ir para Caraíva – Bahia

Uma das maneiras mais fáceis de chegar em Caraíva é contratando um transfer, após desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro (litoral Sul da Bahia). Obviamente, não é o modo mais barato de ir à Caraíva, mas é uma das formas mais práticas, rápidas e confortáveis.  

O transfer pega você no aeroporto, atravessa a balsa em Porto Seguro e segue pela antiga estrada de terra entre Arraial d’Ajuda e Trancoso (65 km).

Quanto tempo dura o percurso de transfer? Devido à má conservação da estrada, o percurso entre o Aeroporto de Porto Seguro e Caraíva demora entre 2 e 3 horas.

É possível chegar à Caraíva de ônibus (maneira mais barata) desde Arraial d’Ajuda, com a empresa Águia Azul. Confira os horários e preços diretamente no site oficial: Águia Azul

De carro próprio ou alugado: siga pela antiga estrada de terra entre Arraial d’Ajuda e Trancoso (65 km). Como os veículos motorizados não circulam em Caraíva, a dica é deixar o carro estacionado no Parque em Nova Caraíva (localizado à margem do rio) e depois fazer a travessia de canoa (R$5,00). O trajeto dura menos de 5 minutos. Embora pequena, a canoa é segura e comporta algumas malas. 

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Como circular em Caraíva – Bahia

Como já dito no tópico anterior, não circulam carros dentro da vila de Caraíva. O único meio de transporte por ali são as charretes dos nativos, que fazem o translado até às pousadas. Assim sendo, vá com disposição para caminhar!

Mas não se preocupe, a vila é pequena e os principais pontos de interesse, restaurantes e bares, estão quase todos concentrados na Rua dos Navegantes (principal rua da vila), à margem do rio Caraíva. Dá para fazer praticamente tudo a pé!

Como as ruas são de areia, a sandália havaiana é o calçado ideal para caminhar em Caraíva. Sapatos de salto não funcionam por ali! Além disso, evite levar malas pesadas com rodinhas.

Hotéis bem localizados em Caraíva

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

A oferta hoteleira em Caraíva não é grande, mas o centro e o entorno da vila concentra algumas pousadas bem localizadas à beira-mar e com bom custo benefício.

Para conseguir os melhores preços, não se esqueça de reservar o seu quarto com alguma antecedência, ok? 

Clique nos links e conheça mais sobre cada hotel. Veja fotos e confira as informações e preços no Booking:

Pousadas confortáveis e bem localizadas

Pousada Thaynã: hospedagem 3 estrelas, situada a 10 metros da Praia de Caraíva. Dispõe de acomodações aconchegantes com vista para o mar, restaurante e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária!

Pousada Vila do Mar: pousada de charme, localizada à beira-mar e a 300 metros do centro de Caraíva. Disponibiliza suites românticas com banheira de hidromassagem, piscina, restaurante e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária!

Caraíva Guest House: hospedagem simpática, a apenas 50 metros da praia e a 150 metros do centro da vila. Dispõe de quartos climatizados com varanda, jardim e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária!

Canto do Sabiá Caraíva: pousada confortável com boa localização no centro da vila, perto do rio e do mar. Dispõe de acomodações rústicas, área verde e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária! 

Casinhas da Bahia: hospedagem aconchegante, localizada a 300 metros da Praia de Caraíva. Apresenta suites confortáveis e climatizadas, jardim Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária! 

Estalagem Zen: pousada 3 estrelas, situada no centro da vila, a poucos metros da praia de rio e do mar. Disponibiliza bangalôs rústicos com varanda, jardim e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária! 

Pousada Nativa: hospedagem 3 estrelas, localizada em pleno coração da vila, a poucos metros do rio e do mar. Apresenta suites com vista para o jardim, bar e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária! 

Atenção: os hotéis da região têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Roteiro de viagem: principais atrações a visitar (melhores passeios)

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Como é óbvio, as praias são a grande atração de Caraíva. Por isso, prepare a sandália havaiana, o biquini, o protetor solar e o chapéu!

Neste guia de viagem, vou compartilhar dicas dos principais lugares para passear e curtir ao máximo a sua estadia a dois, com amigos ou família.

O que fazer em Caraíva? Aproveitar os banhos no rio Caraíva, o pôr do sol, o forró, a boa comida típica e, claro, realizar os passeios mais famosos pelas praias da região. Vou falar de cada um deles a seguir: 

Praia de Caraíva

Situada no coração da península, a Praia de Caraíva é o ponto mais central da vila, sendo uma das melhores praias para se hospedar na região.

A praia fica no lado oposto do rio e oferece uma longa faixa de areia com sombras e áreas para relaxar a dois ou em família.

Um dos melhores pontos de encontro por ali é o Bar da Praia. Além do ambiente agradável e do atendimento personalizado, o espaço serve pratos típicos da região, drinks à beira da piscina com vista paradisíaca sobre o mar e oferece música ao vivo. 

A praia é tranquila e acolhe algumas das melhores pousadas de Caraíva, com excelente custo benefício e acesso fácil às atrações turísticas, bares, restaurantes, supermercados, lojas de artesanato, dentre outros serviços. 

Praia da Barra Velha 

rio-caraiva

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

A encantadora Praia da Barra Velha de Caraíva é a praia mais famosa e visitada da península, concentrando o burburinho da alta temporada.

O local beneficia de duas realidades: a praia de mar e a praia de rio. É verdade! Na foz do rio Caraíva, os visitantes podem tomar deliciosos banhos de rio à beira-mar. 

No rio também é possível praticar Stand Up Paddle e fazer passeios de boia cross e caiaque. 

A praia ainda dispõe de cadeiras com guarda-sol e quiosques pé na areia, que servem bebidas geladas e petiscos baianos.

Portanto, só precisa escolher a sua cadeira e relaxar, seja na água doce ou salgada. Além disso, esta praia oferece a melhor vista do pôr do sol em Caraíva. Vai perder?

Como ir à Praia da Barra de Caraíva

Acesso fácil, desde o centro da Vila de Caraíva são apenas 5 minutos a pé. Dá para chegar pela areia da Praia de Caraíva ou pela margem do rio.

+ Veja também: onde ficar em Caraíva

Passeio de buggy à Praia do Corumbau

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

A Praia de Corumbau está localizada no município de Prado. É um dos lugares mais remotos do litoral Sul da Bahia. Mas a beleza natural da praia compensa tudo!

A Ponta do Corumbau está entre os lugares mais bonitos e visitados perto de Caraíva. A água do mar é azul cristalina, e na maré baixa forma piscinas naturais incríveis – excelente pedida para ir com crianças.

Não deixe de conhecer o lado norte, onde acontece o espetacular encontro do rio Corumbau com o mar.

Lembrando, também dá para ir até à Praia do Corumbau caminhando, mas saiba que desde Caraíva são 28 km ida/volta – haja disposição, viu?!

Na orla da praia há alguns bares e restaurantes simples à beira-mar, que servem pratos e petiscos regionais.

Nota: se gosta de ambientes calmos e praia vazia, faça o passeio durante a semana, pois aos sábados, domingos e feriados, o local costuma ser bastante concorrido.

 

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Praia da Ponta do Corumbau, Prado – Bahia

Quanto custa o passeio?

O passeio de buggy à Praia da Ponta do Corumbau tem duração de mais ou menos 6 horas e custa em torno de R$ 250,00 para até 4 pessoas.

O percurso passa pela Aldeia Indígena Pataxó e segue pela orla da praia, até à margem do rio Corumbau.

Chegando lá, é obrigatório fazer a travessia de canoa (duração de 3 minutos). O preço da travessia é 10 reais por pessoa ida/volta.

Depois, só tem de caminhar 10 minutos pela areia da praia e chega à famosa Ponta do Corumbau. Este é um dos melhores passeios bate-volta saindo de Caraíva. Reserve pelo menos 1 dia. 

Caminhada à Praia do Satu

Se gosta de caminhadas e atividades ao ar livre, reserve um dia para conhecer a paradisíaca Praia do Satu, um dos locais mais bonitos próximos à Caraíva. 

Escondida a 3 km da península de Caraíva, a Praia do Satu surge num dos trechos mais incríveis do litoral Sul da Bahia.

Para lá chegar a pé você precisa cruzar o rio de canoa (R$ 5,00) e depois caminhar por cerca de uma hora na beira da praia. A paisagem é maravilhosa e rende fotos lindas! 

Espere encontrar uma praia com características selvagens, mar azul, piscinas naturais repletas de peixes coloridos, duas lagoas de água doce, coqueiros, além de falésias revestidas pela Mata Atlântica preservada.

O local conta com alguns quiosques servindo petiscos baianos, cerveja e água de coco gelada. Vale a pena! 

Nota: recomendo a visita no horário da maré baixa, momento em que a praia fica ainda mais bonita. Informe-se com o seu hotel sobre a tábua das marés ou acesse o site oficial. 

Passeio de barco (lancha) à Praia do Satu

Os passeios de lancha para a Praia do Satu partem do cais da vila de Caraíva, quase em frente ao restaurante Patioba, por volta das 9h e retornam às 15h.

A embarcação faz uma parada para prática de mergulho com snorkel no recife Tatuaçu e depois segue para a Praia do Satu.

O passeio tem duração de aproximadamente 6 horas e custa cerca de R$ 120,00 por pessoa. 

Sorria, você está em Caraíva

Uma das atrações mais fotografadas é a casa com a pintura “Sorria você está em Caraíva! ”. Nos meses de verão tem até fila de turistas para tirar foto da fachada. Ninguém resiste aos encantos e cenários pitorescos de Caraíva!

Passeio de barco à Praia do Espelho

Algumas agências de turismo em Caraíva organizam passeios de barco à Praia do Espelho, uma das praias mais belas do litoral Sul da Bahia e do Brasil.

Os barcos e lanchas partem do cais de Caraíva, localizado na Rua dos Navegantes. Os preços custam a partir de R$ 100,00 por pessoa. Caso tenha interesse, vale a pena reservar o passeio um dia antes.

Melhor vista do pôr do sol

Onde assistir ao pôr do sol? A Praia da Barra Velha é o ponto certo para ver o pôr do sol em Caraíva.

O ambiente é super agradável e o local conta com apoio de várias “tendas” para sentar e aproveitar bem o fim de tarde à beira do rio. Simplesmente imperdível!

Centro da vila de Caraíva

No centro da vila, onde quase tudo acontece, vai encontrar algumas lojas de artesanato, mini-mercados, padarias rústicas, além de bares e restaurantes charmosos à beira do rio. Lembrando, em Caraíva não há bancos ou caixa eletrônico.

Aliás, os caixas eletrônicos mais próximos ficam na vila de Trancoso, a 45 km de Caraíva (Itaú, no Quadrado, Bradesco e o Banco do Brasil, na Praça da Independência).

Por isso, vá prevenido com dinheiro em espécie, já que em alguns lugares não aceitam pagamentos com cartão de crédito.  

O que fazer em Caraíva à noite

A vida noturna em Caraíva é bem animada, principalmente na alta temporada e no mês de junho (época de São João no Nordeste).

Depois da meia-noite, as casas tradicionais (para dançar) como o Ouriço e o Bar do Pelé ficam lotadas de turistas nacionais e estrangeiros. 

Nos bares da Lagoa e do Porto (pontos mais badalados) sempre rola MPB e um bom samba reggae.

Os luaus e festas na praia são muito comuns nos meses de verão. Na noite de Caraíva sempre se encontra gente bonita, sarada e descolada.

Onde comer bem 

Pasta de frutos do mar – delícias da Cachaçaria Caraíva

Cachaçaria Caraíva

Endereço: Av. dos Navegantes, No 52

Boteco do Pará

Endereço: Beira-rio,

Cantinho da Duca

Endereço: Rua da Praia, s/n

Quanto tempo ficar em Caraíva – BA?

Separe ao menos 2 ou 3 dias completos para explorar e curtir os melhores pontos turísticos da vila e da região, repleta de belas paisagens naturais.

Nota: Caraíva também combina com Arraial d’Ajuda, Porto Seguro e Trancoso, os três destinos turísticos mais visitados da Costa do Descobrimento.

Caso você tenha uma semana de férias, e esteja planejando uma viagem pelo litoral Sul da Bahia, inclua essas cidades no seu roteiro.

+ Veja também: onde ficar em Caraíva – Bahia

Melhor época para conhecer Caraíva

o que fazer em Caraíva Bahia onde ficar passeios praias como chegar dicas turismo Porto Seguro

Qualquer época é boa para visitar Caraíva. O calor por ali rola o ano todo! Os meses mais calmos vão de abril a outubro.

A época das chuvas geralmente começa em junho e termina no final de agosto, mas ainda assim dá para aproveitar a praia. A água do mar e do rio é sempre quentinha!

Além disso, durante os meses de baixa temporada, os preços das pousadas e das passagens aéreas costumam ser mais baratos.

Já a temporada alta vai de dezembro até ao final do Carnaval e tende a ser mais cara. Essa também é a época mais movimentada e animada da região. 

+ Dicas de lugares para viajar

Confira os roteiros sobre o que fazer em Trancoso, o que fazer em Arraial d’Ajuda e melhores praias de Porto Seguro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem para Caraíva Bahia. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Caraiva Bahia? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar