Escreva para pesquisar

Bahia DESTINOS NACIONAIS

Melhores lugares para conhecer na Bahia

Compartilhar

Os 10 melhores lugares para conhecer na Bahia

A Bahia está entre os melhores destinos para férias no Brasil. É o maior estado do Nordeste brasileiro, oferecendo aos visitantes mais de mil quilômetros de praias paradisíacas, grutas, cachoeiras, sítios arqueológicos, montanhas e cidades históricas. Além da excelente gastronomia, noites com muita folia e o carnaval mais animado do mundo. A terra de Jorge Amado e de outros personagens marcantes, encanta ano após ano turistas nacionais e estrangeiros. Neste guia, listamos alguns dos melhores lugares para conhecer na Bahia. Descubra pontos turísticos imperdíveis, que pode incluir no seu roteiro de viagem. 

Quais são os principais lugares para viajar na Bahia

As paisagens deslumbrantes e belezas naturais são algumas das grandes atrações turísticas da Bahia. Os locais que selecionamos são perfeitos para viajar com a família, amigos ou a dois, durante as férias, feriados ou até mesmo num rápido final de semana. Confira os destinos e passeios que agradam a todas as idades, gostos e bolsos.

1 – Trancoso

Trancoso localiza-se na Costa do Descobrimento, a 35 km de Porto Seguro. A vila de Trancoso está entre os lugares mais visitados na Bahia e turismo é a principal atividade econômica do destino.

A região oferece aos visitantes belas paisagens naturais, enquanto o centro da vila mistura muito charme e simplicidade.

Os principais atrativos para visitar são o Quadrado (uma praça histórica repleta de casinhas coloridas) e as praias dos Coqueiros e dos Nativos. Trancoso também está entre os melhores lugares para casar e passar a lua de mel na Bahia. Acesse o post e confira as dicas sobre o que fazer em Trancoso.

+ Veja preços de hotéis em Trancoso no Booking

2 – Praia do Espelho

Praia do Espelho, um dos melhores lugares para conhecer na Bahia

Trata-se de uma das praias mais lindas e famosas da Bahia. Se gosta de lugares românticos, inclua a Praia do Espelho no seu roteiro. Onde fica? Situa-se no litoral sul do estado, a poucos quilômetros das vilas de Trancoso e Caraíva.

Considerada uma das praias mais famosas da região de Porto Seguro, o local também está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil.

Uma das principais características desta praia são os corais, que formam uma paisagem única, com várias piscinas naturais no horário da maré baixa. A vista das falésias é incrível e o ambiente muito tranquilo. Seguramente, um dos melhores lugares para relaxar na Bahia.

Veja preços de hotéis na Praia do Espelho no Booking

3 – Praia do Forte

melhores lugares para conhecer na Bahia

Se procura um lugar paradisíaco na Bahia, com boa infraestrutura turística, e de fácil acesso a partir de Salvador, seu destino é a Praia do Forte, localizada no litoral Norte baiano (conhecido como Costa dos Coqueiros). 

Repleta de piscinas naturais cheias de peixes coloridos, a Praia do Forte espera por você no município de Mata de São João, a menos de 60 km do Aeroporto Internacional de Salvador.

Não à toa, esta praia está entre os lugares mais visitados da Bahia. O destino conta com diversos hotéis e pousadas de charme, restaurantes, lojas de souvenirs, dentre outros serviços. Verifique o post completo e saiba o que fazer na Praia do Forte.

4 – Taipu de Fora

melhores lugares para conhecer na Bahia

Foto divulgação: lanacion.com.ar

Localizada na Costa do Dendê, Taipu de Fora (Barra Grande), é considerada a praia mais bonita da Península de Maraú. O acesso à praia não é tão simples, mas a natureza compensa!

A grande atração do local são as famosas piscinas naturais – um autêntico paraíso para os praticantes de mergulho!

Para aproveitar ao máximo os mergulhos em meio aos peixes coloridos, lembre-se de levar snorkel. A atividade deve ser feita durante a maré baixa, especialmente em épocas de lua cheia ou lua nova.

+ Veja preços de hotéis em Taipu de Fora no Booking

5 – Chapada Diamantina

Foto divulgação: Itamar Gomes 

A Chapada Diamantina é um dos lugares imperdíveis para visitar na Bahia. Fica a 462 km de Salvador, sendo possível chegar ao destino de carro próprio, alugado, avião ou ônibus.

O município de Lençóis, antiga cidade de extração de diamantes na Bahia, é um dos melhores pontos de apoio para realizar diversos passeios na Chapada Diamantina.

A região serrana é imensa, abrangendo 24 municípios numa área de aproximadamente 70 mil quilômetros quadrados.

O Parque Nacional reserva belas paisagens escondidas, cercadas pela mata nativa preservada, rios, cachoeiras, trilhas e mirantes espetaculares. Destino perfeito para quem de gosta de aventura e trekking junto à natureza!

Os principais locais de interesse para conhecer são o Morro do Pai Inácio, a Gruta da Lapa Doce, o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado e a Gruta da Pratinha.  

+ Veja preços de hotéis na Chapada Diamantina no Booking

6 – Ilha de Boipeba

melhores lugares para conhecer na Bahia

Foto divulgação: carlotastockar

Seguindo com as dicas dos lugares mais lindos e famosos para viajar na Bahia, não poderia faltar a paradisíaca Ilha de Boipeba. Já foi eleita pelo TripAdvisor como a melhor ilha do Brasil.

Boipeba, alcançou ainda o segundo lugar na lista das melhores ilhas da América do Sul, perdendo apenas para a Ilha de Páscoa no Chile.

Mas afinal, o que é que a Ilha de Boipeba tem? O destino atrai principalmente pelas praias selvagens e desertas, cheias de coqueiros e piscinas naturais de águas calmas, mornas e cristalinas.

A paz reina em Boipeba! Além do sossego, do astral maravilhoso, a ilha encanta pela natureza intocada. Sem dúvida, um dos melhores lugares para viajar e explorar a dois na Bahia. A partir de Boipeba também pode realizar passeios de barco para Morro de São Paulo, ao norte da Ilha de Tinharé. Vamos?

+ Veja preços de hotéis na Ilha de Boipeba no Booking

7 – Caraíva 

Localizada no distrito de Porto Seguro, Caraíva está entre os lugares mais roots para ir na Bahia. O destino, embora seja de difícil acesso, atrai cada vez mais turistas aventureiros.

Caraíva é também muito conhecida pelas aldeias indígenas e paisagens pitorescas. A península cercada de rio e mar, é acessível somente por barco – o que faz do local ainda mais paradisíaco.

É de lá que partem os passeios para a Ponta do Corumbau e Praia do Satu, dois dos melhores lugares turísticos para ir na região. Além disso, o lazer noturno é ponto de destaque na vila de Caraíva. Verifique o artigo completo e saiba o que fazer em Caraíva

8 – Arraial d’Ajuda 

Arraial d’Ajuda, um dos melhores lugares para conhecer na Bahia

Com atrações históricas e praias de encantar, Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro, possui uma atmosfera única. O turismo da região mantém-se firme e forte graças às belas praias de Taípe, Pitinga e Lagoa Azul.

Arraial está entre os lugares mais baratos para viajar na Bahia. O destino também combina com Trancoso, Porto Seguro, Praia do Espelho e Caraíva. A orla é repleta de bares e restaurantes pé na areia. Além disso, oferece uma boa variedade de hotéis e pousadas de charme que encantam os casais. A visita vale muito a pena!

9 – Ponta do Corumbau

Se gosta de lugares “desconhecidos”, certamente vai adorar a Ponta do Corumbau, um dos locais mais bonitos e isolados para férias na Bahia.

Este refúgio escondido fica na Costa do Descobrimento, próximo ao emblemático Monte Pascoal, aquele mesmo avistado por Cabral em 22 de Abril de 1500.

Os fãs de lugares paradisíacos vão amar a praia e o mar de Corumbau, com diferentes tonalidades de azul, lembra muito as praias do Caribe. As águas calmas e mornas são perfeitas para entrar, inclusive com crianças.

Recomendo visitar o local através de passeios bate e volta com saídas da vila de Caraíva, como já referido no tópico acima.

+ Melhores Praias de Caraíva

10 – Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador é o local mais autêntico para conhecer e conviver de perto com a legítima cultura baiana.

A parte antiga da cidade é declarada Patrimônio da Humanidade, e concentra igrejas dos séculos XVII e XVIII, além de casarões coloniais que acolhem ateliês, museus, centros culturais, bares, restaurantes típicos e pousadas.

À noite, o Terreiro de Jesus é o melhor lugar para sentar e desfrutar do clima local. Geralmente, às terças-feiras (19h), há música ao vivo na Escadaria do Passo (Ladeira do Carmo).

Se der sorte, pode assistir a uma apresentação de capoeira ou a um ensaio da Banda Olodum, no famoso Largo do Pelourinho (informe-se no seu hotel ou no posto da Bahiatursa, na Rua das Laranjeiras).

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

*Gostou do post sobre os melhores lugares para conhecer na Bahia? Compartilhe com seus amigos!

+ Roteiro Salvador e Praia do Forte

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

Tags:

Você também vai gostar