Escreva para pesquisar

Roteiro Salvador e Praia do Forte

Compartilhar

Dicas de viagem: roteiro Salvador e Praia do Forte

A Bahia tem uma magia especial. É inegável que muito dessa magia vem do mar, que inspira, que alimenta, que acolhe e, como diria Dorival Caymmi, que é bonito é bonito! Mais de mil quilômetros de praias paradisíacas, cidades coloniais, deliciosa gastronomia, hotéis de charme e eventos culturais dão o tom a um dos melhores destinos para férias no Brasil. Desta vez montamos um roteiro Salvador e Praia do Forte para quem quer explorar o melhor dos dois lugares em apenas 4 dias. Quando ir? Na primavera-verão chove menos e as temperaturas médias chegam a 27°C. Por isso, a melhor época para desfrutar dos passeios ao ar livre é entre os meses de Setembro e Março. Aproveite a seguir as nossas dicas essenciais para você viajar melhor.

roteiro Salvador e Praia do Forte

Roteiro Salvador e Praia do Forte

Dia 1 – Savador

Antiga capital do Brasil, Salvador é uma cidade pulsante, histórica e cultural. As atrações culturais imperdíveis da cidade estão, em sua maioria, no coração do Centro Antigo a curtas distâncias. De herança colonial, o famoso Pelourinho é um dos pontos mais expressivos do turismo baiano.

Por isso, para o seu primeiro dia preparamos um roteiro pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Salvador, dividindo os passeios em dois períodos, um circuito pela manhã e outro à tarde.

roteiro Salvador e Praia do Forte

Inicie o tour pelo Largo do Terreiro de Jesus, uma praça linda repleta de casarões coloridos. O local, é também um bom ponto de partida para conhecer a Igreja e Convento de São Francisco, uma das melhores expressões da arquitetura barroca no Brasil.

Depois, parta à descoberta de outros templos religiosos que se concentram por ali. Tais como: Catedral Basílica, Igreja São Pedro dos Clérigos e Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão.

Bateu aquela fome? Pare para almoçar no Restaurante Cuco Bistrô. À tarde visite a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Solar do Ferrão e o Museu Abelardo Rodrigues. Para terminar o dia, confira a vista do Elevador Lacerda sobre a Baía de Todos os Santos, um dos principais cartões postais de Salvador.

roteiro Salvador e Praia do Forte

+ Saiba também: o que fazer em Trancoso 

Dia 2 – Salvador

O segundo dia será menos corrido que o primeiro, porém precisará de deslocamentos maiores. Após o café da manhã, conheça a Igreja do Bonfim, a famosa igreja das fitinhas coloridas que todos trazem de lá como lembrança. Situa-se na Colina Sagrada – Largo do Bonfim, a 20 minutos do centro antigo da cidade. A melhor forma de chegar é de carro próprio, alugado ou UBER. Evite os transportes públicos.


roteiro Salvador e Praia do Forte

Após visitar a Igreja do Bonfim, siga em direção às praias do Porto e Farol da Barra. Este trecho do litoral baiano possui mar calmíssimo e água transparente (além do pôr do sol no mar!). Em ambas as praias há barraqueiros alugando cadeiras, guarda-sóis e vendendo petiscos e bebidas geladas. Não perca o horário do pôr do sol desde o Farol da Barra – o mais tradicional camarote para curtir o fim da tarde em Salvador.

À noite jante no Tereza Paim Restaurante, localizado em Rio Vermelho (10 minutos de carro do Farol da Barra). Ali, você vai degustar comida típica baiana, feita no maior capricho. Experimente as moquecas de frutos do mar, o acarajé com vatapá e a casquinha de siri com farofa de sururu. E, claro, os drinks típicos.

Rio Vermelho é o bairro boêmio de Salvador, concentrando algumas das melhores baladas da cidade. Para quem quer cair na pista de dança recomenda-se: Zen Salvador,  30 Segundos Bar e o Commons Studio Bar.

+ Veja também: o que fazer em Itacaré 

Onde dormir em Salvador

Abaixo listamos os melhores hotéis para dormir em Salvador com acesso fácil às atrações mencionadas acima. Assim, você terá mais comodidade no período que estiver visitando a capital baiana. Lembrando, as hospedagens na cidade têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

Foto: Hotel Villa Bahia, uma das melhores hospedagens da capital baiana 

Hotel Hotel Casa do Amarelindo – Centro Histórico
Bahiacafé Hotel – Centro Histórico
Hotel Villa Bahia – Centro Histórico
Hotel Catharina Paraguaçu – Rio Vermelho
Mercure Salvador – Rio Vermelho
Ibis Salvador – Rio Vermelho
Vila Galé Salvador – Ondina

Dia 3 – Praia do Forte

A Praia do Forte é um dos nossos destinos preferidos na Bahia. Está localizada no município de Mata de São João (litoral norte do Estado). O centro de Salvador e o Aeroporto Internacional ficam a pouco mais de 60 km. Após o check-in no hotel, parta à descoberta da charmosa Praça São Francisco à beira da Praia do Portinho.

roteiro Salvador e Praia do Forte

A seguir visite o Projeto Tamar, um espaço que atua na preservação das tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. O passeio dura até 3 horas e a entrada custa aproximadamente R$ 25 por pessoa. Estudantes pagam meia.

Depois, conheça as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila, considerado a primeira grande edificação portuguesa no país. A construção remonta à época das sesmarias e pertenceu ao administrador português que lhe dá o nome. Reza a lenda que ele era filho de Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil. Atualmente, o Castelo Garcia D’Ávila é um dos pontos turísticos mais visitados da região. Fica a pouco mais de 10 minutos de carro da Praia do Forte, e o ingresso para visitação pode ser adquirido no próprio local. Valor da entrada: R$10,00 por pessoa. Imperdível pra quem gosta de história, arquitetura e arqueologia.

Durante o seu terceiro dia na Praia do Forte, almoce no Donana Restaurante e jante no Papa Gente Restaurante.

+ Verifique também: o que fazer em Caraíva

Dia 4 – Praia do Forte


Dedique o quarto e último dia para curtir as praias e visitar o Instituto Baleia Jubarte. Um passeio bem legal para se fazer logo pela manhã é o mergulho com snorkel nas Piscinas Naturais do Papa Gente (durante o horário da maré baixa). Portanto, lembre-se de conferir a tábua das marés aqui. Quando a maré subir, aproveite para desfrutar das praias do Lord, Pedra do Chapéu e da Praia do Portinho de Baixo.

Seguindo o roteiro, visite o Instituto Baleia Jubarte, um espaço dedicado à proteção das baleias dessa espécie. De julho a outubro é possível realizar passeios de barco para avistar as baleias, que se encontram no litoral de Abrolhos (região norte da Bahia) para acasalar, dar à luz e amamentar os seus filhotes.

Durante o seu quarto dia na Praia do Forte, almoce no Xica’s Bistrô Restaurante e jante no Risoteria Terra Brasil.

Onde dormir na Praia do Forte

Foto: Refúgio da Vila, uma das melhores hospedagens da Praia do Forte

Foto: Refúgio da Vila

Abaixo listamos os melhores hotéis para dormir na Praia do Forte com acesso fácil às atrações mencionadas acima. Assim você terá mais comodidade no período que estiver visitando a região. Lembrando, as hospedagens na cidade têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

Refúgio da Vila – 300 metros do centro
Pousada Rosa dos Ventos – 50 metros do centro
Tivoli Ecoresort Praia do Forte – 800 metros do centro
Pousada Paraíso do Forte – 350 metros do centro
Porto da Lua Boutique Hotel – 600 metros do centro
Pousada Farol das Tartarugas – 500 metros do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do roteiro Salvador e Praia do Forte? Compartilhe com seus amigos!

Tags::

Você pode gostar também