Escreva para pesquisar

Compartilhar

Dicas para visitar as 30 melhores praias da Costa Vicentina

A Costa Vicentina é um espanto, salpicada de praias exóticas e selvagens com uma personalidade própria, que se revela em paisagens de uma grandiosidade magnífica. O destino reserva enseadas perfeitas para desfrutar durante as altas temperaturas do verão português. Há praias movimentadas, desertas, com boas ondas para surfar ou com piscinas naturais para relaxar. Independentemente do seu gosto, com certeza encontrará aquela praia paradisíaca que lhe proporcionará dias de férias muito agradáveis em família ou a dois. Conhecemos a região como a palma da nossa mão, e neste guia de viagem partilhamos dicas e sugestões para visitar as melhores praias da Costa Vicentina. Descubra quais são!

Melhores praias da Costa Vicentina

Onde fica a Costa Vicentina

A Costa Vicentina está caprichosamente localizada no litoral entre Odeceixe e Burgau. As praias da região fazem parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, inserida nos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo, em território algarvio.

Espere encontrar admiráveis paisagens compostas por altas arribas, areais cercados pelo verde das serras e um clima mediterrânico de influência marítima. Vale referir que o litoral da região é um dos mais bem preservados da Europa, abrigando dezenas de quilómetros de praias a perder de vista e nenhuma desaponta o visitante. Acredite em nós! 

Quais são as praias mais bonitas da Costa Vicentina

Melhores praias da Costa Vicentina

Todas as praias da Costa Vicentina são belas e maravilhosas. Cercadas por dunas douradas e arribas imponentes, as águas surpreendem pelas nuances que apresentam as quais vão do verde-claro ao azul-turquesa.

Prepare-se: não vai ser nada fácil escolher qual praia visitar primeiro, mas a gente dá uma ajudinha. Leia este roteiro até ao fim e descubra as praias mais bonitas para incluir no seu guia de viagem.

Abaixo reunimos dicas práticas e informações úteis de onde ficam, quais são e como ir às melhores praias da Costa Vicentina. Aproveite e confira também no mapa a localização exata de cada uma delas, incluindo onde ficar a dormir.

Nota: as fotos das praias que apresentamos nesta lista, foram tiradas em várias viagens de carro pela Costa Vicentina. 

Melhores praias da Costa Vicentina (Aljezur)

Veja a seguir as dicas das melhores praias da Costa Vicentina, do concelho de Aljezur no Algarve, situadas nas freguesias de Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.

1 – Praia de Odeceixe

Melhores praias da Costa Vicentina

Frequentemente listada entre as praias mais bonitas da Costa Vicentina, a Praia de Odeceixe está localizada no extremo Norte do concelho de Aljezur, na pequena freguesia de Odeceixe.

A paisagem digna de cartão-postal, inclui praia de mar e rio, protegida por magníficas arribas negras e douradas. Na maré baixa forma dezenas de lagunas naturais de água doce e salgada.

Tem apoio de restaurantes regionais à beira-mar, vigilância durante a época balnear, alojamentos charmosos para alugar no Booking, além de um comboio turístico entre a vila e a Praia de Odeceixe. Vale a pena conhecer!

Como ir à Praia de Odeceixe

Pode chegar à praia facilmente de carro. Se vem do Norte pela EN120 (Odemira-Aljezur), logo à saída da ponte sobre a ribeira de Seixe, vire à direita, entrando na Variante de Odeceixe.

A partir daí, só tem de seguir por essa estrada municipal que ao longo de 3 km leva-o em direção à Praia de Odeceixe. Acesso fácil. 

Onde dormir na Praia de Odeceixe: Casas do Moinho Turismo de Aldeia, Sol Mar, Casa Morais, Altinho B&B – Quartos – Rooms – Odeceixe, Horta do Vale – Nature e a Bohemian Antique Guesthouse. Recomendamos fazer pelo menos um pernoite nesta praia! 

2 – Praia das Adegas

Melhores praias da Costa Vicentina

Quem busca tranquilidade deve incluir a Praia das Adegas em seu roteiro, uma das enseadas escondidas mais sossegadas da Costa Vicentina, perfeita para casais de namorados.

A Praia das Adegas é vizinha à Praia de Odeceixe e dá para conhecer as duas em um passeio só. Há cafés e restaurantes nas redondezas e tem apoio de vigilância na época alta. O acesso ao areal faz-se por uma escadaria segura em madeira. 

Como ir à Praia das Adegas

A Praia das Adegas está colada com a Praia de Odeceixe, a escassos metros do Restaurante Dorita. A entrada para a praia fica próxima ao parque de estacionamento da Praia de Odeceixe. O caminho não tem nada que enganar. 

3 – Praia do Vale dos Homens

Melhores praias da Costa Vicentina

Envolvida pela deslumbrante paisagem da Costa Vicentina, a Praia do Vale dos Homens é uma verdadeira relíquia de beleza natural e de completa tranquilidade. 

A entrada para a praia faz-se através de um passadiço, uma vez que a enseada está cercada por altas falésias de xisto. Tem vigilância nos meses de verão e estacionamento nas imediações. 

Como ir à Praia do Vale dos Homens

A Praia do Vale dos Homens fica perto da localidade de Rogil, no concelho de Aljezur. A partir de Rogil vai encontrar placas indicando o caminho até à estrada que leva à praia. O trajeto não dura mais que 5 minutos de carro.

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

4 – Praia da Carriagem

Verdadeiro oásis de sossego, a Praia da Carriagem é uma das praias mais bonitas da Costa Vicentina. Quando a maré baixa, forma dezenas de piscinas de águas límpidas, cercadas por um curioso anfiteatro natural, talhado em xisto negro. 

Para admirar toda a sua beleza, visite a praia no horário da maré baixa. O local não tem vigilância, nem apoios de cafés, mas tem uma escadaria segura até à areia, além de um bom espaço para atividades ao ar livre. 

Como ir à Praia da Carriagem

A Praia da Carriagem está localizada a pouco mais de 10 minutos de carro da localidade de Rogil – a terra do famoso pão do Rogil. O caminho para chegar à praia é de terra batida, feito pela Estrada da Carriagem (4 km). 

5 – Praia da Amoreira

Melhores praias da Costa Vicentina

Maravilhosa praia com um areal a perder de vista, que convida a caminhadas e à descoberta dos seus encantos e recantos. A Praia da Amoreira é palco de encontro da ribeira de Aljezur com o mar.

Quando a maré baixa forma várias lagunas apetecíveis e seguras para crianças e adultos. Esta praia é galardoada com Bandeira Azul, tem apoio de vigilância nos meses de verão, além de um restaurante à beira-mar, servindo pratos de peixe e mariscos. 

Como ir à Praia da Amoreira

Saindo de Aljezur em direção à Praia da Amoreira são aproximadamente 8 km pela estrada N120. A paisagem ao longo do caminho é maravilhosa, com o Vale D. Sancho e a ribeira de Aljezur como pano de fundo. Acesso fácil a todos!

6 – Praia de Monte Clérigo

Melhores praias da Costa Vicentina

Vizinha à Praia da Amoreira, a Praia de Monte Clérigo possui um vasto areal para norte e uma curiosa formação rochosa no canto sul, onde na maré baixa é possível observar piscinas naturais repletas de organismos marinhos, como mexilhões, lapas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões e caranguejos.

A praia também conta com apoio de bares e restaurantes. Não deixe de provar os deliciosos petiscos algarvios à beira-mar. É galardoada com Bandeira Azul e tem vigilância durante a época balnear. Acesso fácil para pessoas com mobilidade reduzida. 

Como ir à Praia de Monte Clérigo

A praia fica junto à aldeia piscatória de Monte Clérigo. Partindo de Aljezur, o trajeto feito pela estrada EM1003-1 não dura mais que 10 minutos de carro. O caminho não tem nada que enganar!

7 – Praia da Fateixa

Melhores praias da Costa Vicentina

Praia deserta deslumbrante, cercada de natureza intocada, onde só se ouve o barulho do mar e dos passarinhos. É resguardada do vento, graças às altas arribas de xisto.

Nos rochedos no mar, se for cedo e a maré estiver seca, dá para apanhar mexilhões e ainda relaxar nas inúmeras piscinas naturais de águas azuis e cristalinas. Não tem apoios. 

Como ir à Praia da Fateixa

A Praia da Fateixa situa-se a pouco mais de 1 km a sul da Praia de Monte Clérigo. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. O acesso ao areal faz-se num caminho à Indiana Jones. Desça com cautela e leve calçado adequado a caminhadas.

8 – Praia da Arrifana

Melhores praias da Costa Vicentina 

Localizada em pleno coração da Costa Vicentina, a Praia da Arrifana apresenta cenários dignos de Game of Thrones! É uma das praias mais famosas da região e o ponto de encontro de gente jovem, bonita, sarada e descolada. 

Está entre as praias mais deslumbrantes da Europa, na categoria de praias com penhascos. Quem se hospeda na região pode explorar facilmente algumas das melhores praias da Costa Vicentina, situadas no concelho de Aljezur. 

Nos arredores da praia há uma boa oferta de alojamentos com excelente preço-qualidade, restaurantes de gastronomia local e bares gostosos com clima de lounge. A Fortaleza da Arrifana é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol. 

Na praia também encontrará vários tipos de ambientes para se divertir durante o dia e à noite, sobretudo nos meses quentes de verão. Por isso, super recomendo montar base na região e depois fazer os passeios bate e volta pelo concelho de Aljezur. 

Como ir à Praia da Arrifana

Tendo como referência Aljezur, siga pela estrada EM1003-1 por cerca de 10 km. O percurso não demora mais que 10 minutos de carro. Há placas indicando o caminho. 

Onde ficar a dormir na Praia da Arrifana: Herdade Monte do Sol, Anchor House Portugal, Utopia Guest House, HI Arrifana Destination Hostel, Aljezur Villas

Nota: a Praia da Arrifana é uma das melhores praias da Costa Vicentina para férias. Por isso, reserve pelo menos 5 noites na região para aproveitar com calma as praias dos arredores, dentre outros pontos de interesse do concelho de Aljezur. 

9 – Praia do Vale Figueiras

Melhores praias da Costa Vicentina

Destino perfeito para os amantes da natureza que buscam o sossego e o isolamento social. A Praia do Vale Figueiras, além de linda, tem um areal extenso e a ondulação do mar convida à prática de surf. 

Quando a maré baixa permite a entrada para a Praia do Canal, uma das praias selvagens da Costa Vicentina. Uma vez que não existem infraestruturas a nível de cafés ou restaurantes, aconselhamos a que leve consigo uma mochila com lanche e água. 

Como ir à Praia do Vale Figueiras

A Praia do Vale Figueiras está localizada na região das Alfambras, a pouco mais de 10 km a sul da Praia da Arrifana. Após deixar a estrada EM1003-1, o acesso faz-se por um caminho de terra batida ao longo de aproximadamente 5 km. Mas fique tranquilo, o trajeto é fácil e o Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

10 – Praia da Bordeira

Melhores praias da Costa Vicentina

É impossível falar da Costa Vicentina e não citar um dos seus cartões de visita mais bonitos: a Praia da Bordeira. Foi distinguida pela CNN como uma das melhores praias para fazer surf em todo o mundo.

Como se isso não bastasse, na praia também desagua a ribeira da Bordeira, que dependendo da maré, forma várias lagunas de águas mornas muito apreciadas pelas famílias com crianças.

O local é vigiado na época balnear, tem um estacionamento próprio e conta com apoio de restaurantes e bares nas imediações. A não perder!

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

Como ir à Praia da Bordeira

A Praia da Bordeira fica perto do Pontal da Carrapateira. Tendo como referência a localidade da Bordeira, siga pela estrada via N268 por cerca de 5 Km até à entrada da aldeia da Carrapateira. Aí volte na primeira bifurcação à direita e siga por essa estrada até à Praia da Bordeira. Acesso fácil. 

11 – Praia do Amado

Melhores praias da Costa Vicentina

Protegida por enormes falésias rosadas que dão um chame especial à paisagem, a Praia do Amado, no concelho de Aljezur, é um dos maiores tesouros da Costa Vicentina. Antes de iniciar a descida para o areal aprecie o visual que é magnífico.

Palco de diversas competições de esportes aquáticos nacionais e internacionais, a Praia do Amado é considerada uma das melhores praias para surf na Europa. Tem apoio de bar e vigilância durante os meses de verão. 

Como ir à Praia do Amado

A Praia do Amado fica próxima à Praia da Bordeira. Para lá chegar siga na direção Carrapateira-Sagres. Pelo caminho vai encontrar um desvio à direita para a Praia do Amado. Siga as placas por essa estrada asfaltada por cerca de 3 Km.

Melhores praias da Costa Vicentina (Vila do Bispo)

Veja a seguir as dicas das melhores praias da Costa Vicentina, do concelho de Vila do Bispo, situadas nas freguesias de Sagres, Raposeira, Budens e Vila do Bispo. 

Nota importante: considere montar base em Vila do Bispo e depois fazer os passeios bate e volta pelas praias da região. Reserve pelo menos 7 noites. 

Alojamentos para dormir em Vila do Bispo: Pure Flor de Esteva B&B, Pure Fonte Velha B&B, Hotel Mira Sagres, Monte de Santo Antonio – Turismo, Casa Flora T1 – Vila do Bispo, Abrigo das Nortadas, Lilas’ Private Accommodation, Aldeia da Pedralva – Nature & Village Experience.  

12 – Praia da Murração

Melhores praias da Costa Vicentina

Uma das nossas enseadas favoritas, a idílica Praia da Murração, chamada de “Joia Vicentina”, é um dos segredos mais bem guardados da região. 

A praia é basicamente um areal recortado nas falésias, criando ambientes quase íntimos. Excelente refúgio para desfrutar a dois!

Para completar o cenário místico, no lado sul da praia, a parede rochosa surge escavada por uma límpida linha de água que corre em cascata para a praia. Impossível não se apaixonar!

Por ser uma das praias isoladas da Costa Vicentina, o local não tem qualquer tipo de apoio aos visitantes. Portanto, recomenda-se que leve consigo todos os mantimentos de que pense vir a necessitar. 

Como ir à Praia da Murração

Partindo de Vila do Bispo, siga para norte pela estrada N268 até à Lagoa Fundo (4km). Aí vire à esquerda e continue pelo caminho de terra batida em direção do mar (5 km).

A não ser que o seu veículo seja um 4×4, devido às más condições na parte final do estradão, estacione o carro no início da descida para o areal e depois faça o restante do caminho a pé (800 metros). 

13 – Praia da Cordoama

Dona de uma beleza selvagem e irresistível, a Praia da Cordoama, no concelho de Vila de Bispo, está entre as melhores praias da Costa Vicentina para a prática de surf e bodyboard.

Apresenta um vasto areal e belos miradouros naturais com panorâmicas espetaculares, que irão render belas fotos para enfeitar o seu Facebook e Instagram.

Quando a maré baixa, permite acesso fácil às praias do Castelejo e da Barriga, uma das praias escondidas e desconhecidas da Costa Vicentina. Além disso, a famosa Praia da Cordoama é galardoada com Bandeira Azul, tem apoio de vigilância e restaurante-bar. 

Como ir à Praia da Cordoama

Tendo como referência Vila do Bispo, siga para norte pela estrada EM1265 por cerca de 5 km. Ao longo da estrada pavimentada vai encontrar várias placas indicando o caminho. Não tem erro!

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

14 – Praia do Castelejo

Com boas ondas para o surf, a Praia do Castelejo é o destino perfeito para os praticantes do esporte. A praia é galardoada com Bandeira azul e tem tudo para agradar todos os gostos.

Está rodeada por altas arribas xistosas de cor negra, conferindo-lhe uma beleza única. Além disso, tem boas infraestruturas de apoio aos turistas: vigilância, parque de estacionamento e um restaurante-bar pé na areia. 

Como ir à Praia do Castelejo

Chega-se tranquilamente de carro. A estrada que conduz à Praia do Castelejo é a mesma que dá acesso à Praia da Cordoama (via EM1265). Ao longo do percurso vai encontrar placas a indicar o caminho. Acesso fácil. 

15 – Praia da Ponta Ruiva

A Praia da Ponta Ruiva, no concelho de Vila do Bispo, deve o seu nome ao enorme rochedo avermelhado que existe no canto direito da praia, contrastando fortemente com o negro das arribas escarpadas que circundam a praia.

É perfeita para quem gosta de praias com características selvagens e não se importa com grandes ondulações, como os praticantes de surf e bodyboard. O acesso não é dos mais fáceis, mas a paisagem envolvente vale bem a visita. Não tem apoios. 

Como ir à Praia da Ponta Ruiva

Um dos percursos mais fáceis para ir à Praia da Ponta Ruiva, é a partir de Sagres e de Vila do Bispo (6km). Porém, o trajeto é feito por uma estrada de terra batida e a descida para a praia é algo complicado.

A não ser que tenha um 4×4, aconselhamos a que deixe o carro pelo menos 1 km antes e depois faça o restante do caminho a pé. Não há placas de sinalização, mas o Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

16 – Praia do Telheiro

Gosta de aventuras e paisagens surreais? Então visite a Praia do Telheiro, um lugar com um ambiente mágico, que esconde mistérios ainda por revelar.

Relativamente próxima à Praia da Ponta Ruiva, a Praia do Telheiro, no concelho de Vila do Bispo, é a última praia a ocidente antes do Cabo de São Vicente.

O local encanta os visitantes principalmente pela beleza e diversidade das suas formações rochosas. É uma praia tranquila o ano todo, ideal para tomar banhos de sol e de mar, caminhar ou praticar esportes aquáticos. 

Como ir à Praia do Telheiro

A enseada do Telheiro fica escondida a 8 km da vila de Sagres. Partindo de Sagres, siga na direção da Praia do Beliche pela estrada N268.

Passando a Praia do Beliche, vire na primeira à direita e siga por essa estrada até chegar numa zona deserta com algumas casas em ruínas.

A partir daí, vire à esquerda e continue pelo caminho de terra batida durante 1,5km. Pare o carro (aqui) e faça o restante do caminho a pé (500 metros). Atenção: muita cautela na descida para o areal. 

17 – Praia do Beliche

Na lista das mais icônicas praias da Costa Vicentina, a Praia do Beliche merece um lugar de destaque. Situada no concelho de Vila do Bispo, o destino é um dos melhores pontos de surf e bodyboard da região. 

Com falésias circundantes e várias cavernas, a praia deve o seu nome à Fortaleza do Beliche, que se encontra na sua proximidade e está integrada na Reserva Biogenética do Conselho da Europa desde 1988. 

Espere encontrar uma bela enseada, com boas infraestruturas de apoio aos veraneantes: estacionamento gratuito, vigilância nos meses de verão e um restaurante-bar de praia. 

Como ir à Praia do Beliche

Siga pela EN 268, que liga a vila de Sagres ao Cabo de São Vicente. A descida para o areal é feita por uma escada segura na falésia. 

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

18 – Praia do Tonel

Vai passar férias em Sagres em busca da onda perfeita? Então visite a Praia do Tonel, uma das praias populares entre os surfistas que visitam a região.

Situada na enseada entre a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente, o acesso pedonal para a praia faz-se por uma rampa esculpida na falésia. Tem vigilância na época balnear e estacionamento gratuito nas imediações. 

Como ir à Praia do Tonel

Partindo de Sagres, siga na direção da Fortaleza de Sagres pela via N268 durante 1,5 km. Acesso fácil. 

19 – Praia da Mareta

A Praia da Mareta está na lista da Quercus em Praia de Ouro. É a primeira praia da costa meridional. Tem características urbanas, e é muito frequentada por famílias com crianças.

A Praia da Mareta também é uma das praias mais abrigadas do vento, próxima ao centrinho de Sagres. Há estacionamento e restaurantes típicos nas imediações. 

Como ir à Praia da Mareta 

Acesso fácil de carro, desde o núcleo urbano de Sagres. A partir daí, siga pela estrada N268 por cerca de 2km. Estacione próximo ao restaurante Telheiro do Infante, junto à praia.

20 – Praia do Martinhal

Longe das multidões habituais do Algarve no pico de verão, a Praia do Martinhal apresenta um vasto areal banhado por águas límpidas, que convidam à prática de windsurf, stand up paddle e de mergulho. 

Localizada na vila de Sagres, a praia tem vigilância, restaurantes regionais, escola de windsurf, aluguer de gaivotas e de caiaques, boas ofertas de hotéis nos arredores, dentre outros serviços. 

Como ir à Praia do Martinhal 

Vizinha à Praia da Baleeira, a Praia do Martinhal fica a 2 km do centro de Sagres e a 9 km de Vila do Bispo. Chega-se ao local tranquilamente de carro. Acesso fácil. 

21 – Praia do Barranco

Se gosta de descobrir praias “secretas”, vai certamente adorar conhecer a Praia do Barranco, uma das melhores praias para ir a banhos na Costa Vicentina.

A vista do alto da praia impressiona. A cor do mar é linda! Além do extenso areal, as águas azuis são cercadas por falésias escarpadas. Não tem apoios. 

Como ir à Praia do Barranco

É possível chegar de carro, mas recomendo visitar a praia a pé, através do trilho que começa na Praia da Ingrina. A caminhada é leve e o trajeto não demora mais de 15 minutos. 

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

22 – Praia de João Vaz

Fica numa pequena enseada, protegida por altas arribas, numa das zonas mais bonitas da costa meridional. A Praia de João Vaz faz parte do famoso percurso pedestre “Pelas Encostas da Raposeira”.

A paisagem da região é linda, repleta de belos miradouros naturais com vistas incríveis. Já a descida para a praia não é nada fácil, mas vai agradecer que assim seja. A calma que encontra nesta praia compensa todo e qualquer esforço. 

Dica: fique atento à tábua das marés, uma vez que o areal é de pequenas dimensões, com a maré alta a praia costuma desaparecer. Não tem apoios. 

Como ir à Praia de João Vaz

Pode visitar a Praia de João Vaz de caique, barco, stand up paddle ou a pé, pelo trilho que começa na Praia da Ingrina. O percurso é super fácil e rende pouco mais que 10 minutos de caminhada. 

23 – Praia da Ingrina

A Praia da Ingrina é uma das mais belas praias paradisíacas da Costa Vicentina. O destino é muito apreciado pelas famílias, nomeadamente pela calmaria do mar, pois oferece alguma tranquilidade a quem faz praia com crianças.

Além disso, apresenta excelentes condições para a prática de mergulho. A praia também dispõe de estacionamento gratuito, restaurante com vista para o mar, vigilância nos meses de verão, dentre outros serviços. 

Como ir à Praia da Ingrina

A Praia da Ingrina fica a 7 km de Vila do Bispo e pode lá chegar facilmente de carro. A partir da pequena localidade da Raposeira, siga as indicações para a praia (4 km). 

24 – Praia do Zavial

A Praia do Zavial é um paraíso à parte e reúne todas as condições para atrair até o visitante mais exigente. Nesta praia raramente encontrará multidões, mesmo nos meses de alta temporada. 

Além da bela paisagem, a praia também é conhecida por ser um dos locais preferidos entre os surfistas e bodyboarders que frequentam a região. É galardoada com Baldeira Azul, e conta com serviço de restaurante-bar.

Como ir à Praia do Zavial  

Saindo da pequena localidade da Raposeira pela estrada EN125), siga na direção do Zavial durante aproximadamente 4 km.

25 – Praia das Furnas

A Praia das Furnas é uma verdadeira maravilha da natureza, em estado quase puro. Além do areal macio banhado pela água azul turquesa, nesta praia vai descobrir belas grutas escavadas nas arribas durante milhares de anos pelo mar.

A praia é toda linda e nela também desagua uma pequena ribeira de água doce. Não tem bares de praia, nem apoio de vigilância. Há estacionamento nas proximidades.  

Como ir à Praia das Furnas

A Praia das Furnas fica no concelho de Vila do Bispo. O acesso faz-se por um caminho de terra batida, a partir da povoação da Figueira (cerca de 3 Km). 

+ Reservar hotel no Booking com até 50% desconto 

26 – Praia da Figueira

É uma das melhores praias desertas da Costa Vicentina. A Praia da Figueira tem particularidades que agradam bastante aos adeptos do nudismo ou não fosse esta uma praia recatada.

Junto à acolhedora Praia da Figueira, também se encontram as ruínas duma antiga Fortaleza do século XVII – O Forte de Vera Cruz. A praia não tem apoios e o acesso é pedonal (500 metros desde o estacionamento). 

Como ir à Praia da Figueira

A Praia da Figueira fica no concelho de Vila do Bispo. O acesso faz-se por um caminho de terra batida, a partir da povoação da Figueira (cerca de 2 Km). 

27 – Praia da Santa

Autêntico recanto de tranquilidade, a Praia da Santa é amor à primeira vista. A enseada de águas azuis em formato de concha, está entre as praias mais românticas da Costa Vicentina, sendo um destino atraente para relaxar a dois. 

O local permite aos seus visitantes desfrutar em pleno não só das suas águas cristalinas, mas também da natureza envolvente. O areal não é, contudo, muito extenso. Por isso, recomendamos a visita na maré baixa. Não tem vigilância, nem apoios de cafés. 

Como ir à Praia da Santa

A Praia da Santa fica na freguesia de Budens (Vila do Bispo). O caminho até à praia é pedonal. A forma mais rápida de lá chegar é através do pequeno trilho que começa no canto esquerdo da Praia da Figueira. Fácil, fácil.

28 – Praia da Salema

A Praia da Salema, junto à aldeia piscatória que lhe dá o nome, foi considerada pelo jornal The Guardian como uma das 50 praias mais belas do mundo.

Além das belezas naturais, o destino ainda acolhe as ruínas de uma vila romana e de uma antiga fábrica de conserva de peixe e pegadas de dinossauros com 140 milhões de anos nas paredes rochosas das falésias. Vai perder?

Como ir à Praia da Salema

Chegar à Praia da Salema é canja! A partir da aldeia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, siga as placas em direção à praia. 

29 – Praia da Boca do Rio

Esta praia localiza-se na boca de um grande vale, onde desagua uma pequena ribeira de água doce. É uma bela praia recatada com um extenso areal.

Nas falésias para nascente (Ponta de Almádena), é possível visitar o antigo Forte de Almádena e usufruir de uma vista magnífica sobre a linha costeira da região. Não tem apoios. Há estacionamento e um parque de merendas nas imediações.

Como ir à Praia da Boca do Rio

A Praia da Boca do Rio fica no concelho de Vila do Bispo, a 5 km de distância da freguesia de Budens. Siga pela estrada N125 em direção à praia. 

30 – Praia do Burgau

A Praia do Burgau, junto à aldeia do Burgau, marca a sul o início da Costa Vicentina. Encaixada entre as altas arribas, é uma praia protegida do vento, com boas condições para a prática de surf.

Apresenta caraterísticas urbanas, com bons acessos, restaurantes tradicionais algarvios, cafés e bares com vista sobre o mar. Além disso, nos arredores da praia há uma boa oferta de alojamentos com excelente preço-qualidade. 

Como ir à Praia do Burgau

A partir de Budens, siga pelas estradas N125 e EM537-2 por cerca de 6 km. Fácil. 

Dicas sobre a Rota Vicentina

Grande parte das praias listadas neste guia das melhores praias da Costa Vicentina, fazem parte da chamada Rota Vicentina, um dos percursos pedestres mais bonitos e famosos da Europa.

Para quem não sabe, a Rota Vicentina oferece uma rede de 740 km de trilhos pedestres, incluindo uma seleção de 24 Percursos Circulares que complementam o emblemático Trilho dos Pescadores e o Caminho Histórico. 

Com opções de trilhos para diversos níveis, a oferta da Rota Vicentina vai desde uma hora a vários dias de caminhada. Fica a dica para os trilheiros de plantão!

Melhor época para visitar a Costa Vicentina

A energia da primavera-verão é essencial para curtir e aproveitar bem a Costa Vicentina. Por isso, programe a sua viagem pelo litoral de Maio a Setembro. Durante esses meses as vilas e aldeias algarvias têm vida e o céu azul é constante, tornando a paisagem ainda mais apaixonante.

Como se deslocar para conhecer as melhores praias da Costa Vicentina

As praias da região são carentes de transportes públicos. Por isso, a Costa Vicentina é perfeita para visitar de carro próprio ou alugado. Assim, você tem autonomia para montar o seu próprio roteiro turístico e visitar as praias que quiser, sem depender de corridas caras de táxi, Uber, passeios ou excursões guiadas.

Há quem visite as praias a pé ou até mesmo à boleia, mas esta última não é muito recomendável nestes tempos de Covid-19. Portanto, vamos viajar com segurança e evitar riscos desnecessários na pandemia. Certo?

Mapa das melhores praias da Costa Vicentina

Clique no canto superior esquerdo e veja no mapa a localização das melhores praias da Costa Vicentina. 

Dicas de outros locais a visitar

Agora que você já descobriu as melhores praias da Costa Vicentina, aproveite e confira outros lugares lindos para visitar na região do Algarve. 

+ Melhores praias em Lagos

+ Melhores praias de Albufeira

+ O que fazer em Portimão

+ O que visitar no Carvoeiro

+ Melhores praias de Portimão

+ Paraísos escondidos no Algarve

+ Como chegar à Ilha da Armona

+ O que fazer em Albufeira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre as melhores praias da Costa Vicentina? Compartilhe!

Tags::
Artigo Anterior

Você também vai gostar