Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Praias mais bonitas de Faro

Compartilhar

Algarve: Praias mais bonitas de Faro

Quais as praias mais bonitas de Faro, no Algarve? Qual a melhor época para visitá-las? Onde ficar a dormir perto das praias de Faro? Neste post, vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Mas já avisamos: motivos não faltam para conhecer as praias de Faro, situadas em penínsulas e ilhas praticamente desertas. A capital do Algarve reúne enseadas preservadas e perfeitas para dar aquela desligada da rotina agitada. Topa visitar algumas delas na lista a seguir? Role a página e descubra as melhores faixas de areia para esticar a toalha e admirar o mar azul cristalino. 

Praias mais bonitas de Faro

Onde ficam as praias de Faro

As praias de Faro ficam na região do Sotavento Algarvio, em pleno Litoral Sul de Portugal.

Para quem não sabe, o concelho de Faro possui uma linha de costa, com mais de 25 km de extensão, inserida no Parque Natural da Ria Formosa, onde se encontram as Ilhas da Culatra e da Barreta e a Península do Ancão que abrigam praias de elevada qualidade com areias douradas e águas tranquilas e mornas, cuja temperatura ronda os 24.ºC, durante os meses de Verão.

Descubra a seguir as melhores praias de Faro, que oferecem recatados e amplos areais, onde reina a tranquilidade e a privacidade.

1 – Praia da Ilha Deserta – Ria

Para muitos, a definição do paraíso! Situada na Ilha da Barreta, mais conhecida por Ilha Deserta, a Praia da Ilha Deserta-Ria integra à lista das melhores praias de Faro.

Voltada para a Ria Formosa, esta praia oferece aos visitantes um ambiente tranquilo e águas mornas e calmas para banhos relaxantes. 

Praia excelente para casais e famílias com crianças. Não tem apoios. Logo, se lá pretende passar o dia, convém levar lanche, água e guarda-sol.

Como ir

A única forma de lá chegar é pelo mar. Pode apanhar o Ferry para a Ilha Deserta no Cais da Porta Nova, ou o barco particular na Marina de Faro.

2 – Praia da Ilha Deserta-Mar

Situada na Ilha da Barreta, a Praia da Ilha Deserta-Mar está voltada para o Oceano Atlântico. Possui um longo areal e água incrivelmente cristalina, na cor azul-esverdeada.

Para completar, a lista de serviços conta com o tradicional guarda-sol, cadeiras, salva-vidas durante a época balnear, WC e um restaurante (caro) nas imediações. 

Praia indicada para casais, famílias, surfistas e amigos. Saiba mais sobre esta praia no post completo: Ilha Deserta.

Como ir

O acesso à Ilha Deserta faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova ou da Marina de Faro.

3 – Praia do Farol-Ria

A Praia do Farol-Ria está localizada na Ilha da Culatra, uma das ilhas que formam a barreira arenosa entre o mar e a Ria Formosa, a poucas milhas náuticas da cidade de Faro.

Banhada pelas águas mornas da Ria Formosa, esta praia fica na extremidade oeste da Ilha da Culatra, provavelmente a ilha mais famosa e mais movimentada da região do Sotavento Algarvio. 

Apresenta um extenso areal, águas calmas e transparentes, e acolhe um tradicional vilarejo piscatório. Há ainda mini-mercados, restaurantes e cafés. 

Como ir

O acesso à Praia do Farol-Ria (Ilha da Culatra) é de barco. Pode fazer a travessia utilizando os Ferrys (carreiras de barco) que saem do Cais de Olhão ou do Cais da Porta Nova – Faro.

4 – Praia da Ilha da Culatra-Mar

passeio de barco pelas ilhas de faro preços

Do lado oposto ao pequeno vilarejo piscatório da Culatra, mais ou menos a meio da ilha, você vai encontrar a Praia da Ilha da Culatra-Mar.

Esta praia tem uma longa faixa de areia que se estende até à Barra Grande, onde se pode aproveitar as convidativas piscinas naturais formadas no horário da maré vazia. Convém levar lanche, água e guarda-sol. 

Como ir

O acesso à Ilha da Culatra faz-se via mar. Pode realizar a travessia utilizando os Ferrys (carreiras regulares de barco) que saem do Cais de Olhão ou do Cais da Porta Nova – Faro.

Após desembarque na Ilha da Culatra, você precisa atravessar a pé a pequena povoação da Culatra e a seguir caminhar por um passadiço em madeira (500 metros) sobre o sistema dunar até para à Praia da Ilha da Culatra-Mar. Fácil. 

5 – Praia da Barrinha

Praias mais bonitas de Faro - Melhores praias em Faro

Eu não conheço todas as praias de Portugal. Mas, as que conheço, garanto que a Praia da Barrinha está entre as mais bonitas que eu já vi.

A Barrinha é um espetáculo. Tem características selvagens, areias douradas e, na maré baixa, ganha piscinas naturais de águas mornas e cristalinas.  

Esta praia fica escondida na extremidade nascente da Península do Ancão, mesmo em frente à Ilha Deserta.

Tranquila durante todo o ano, é uma praia ideal para quem quer passar um dia sossegado longe das multidões.

Não tem apoios. Então, convém levar lanche, água e guarda-sol. Além disso, aconselha-se a visita no horário da maré vazia. Boa aposta para casais!

Como ir

Pode-se chegar à Praia da Barrinha de barco desde a Marina de Faro, ou a pé a partir a Praia de Faro. O passadiço em madeira que leva à Barrinha tem seu início na AV. Nascente da Praia de Faro (junto ao Nau Catrineta Café). A partir daí são aproximadamente 20 minutos de caminhada (leve), em meio ao belo cenário da Ria Formosa e das dunas.

6 – Praia de Faro

Praias mais bonitas de Faro

Localizada na Península do Ancão, a Praia de Faro está entre as praias mais famosas e movimentadas de todo o concelho de Faro.

Espere encontrar uma praia com uma longa faixa de areia, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre.

Há ainda boas infraestruturas de apoio: nadadores salvadores na época alta, aluguel de cadeiras de praia, guarda-sol e pranchas de surf, restaurantes, cafés e bares pé na areia, além de mini-mercados, alojamento com bom preço-qualidade, estacionamento gratuito nas imediações, dentre outros serviços. 

Como ir

A Praia de Faro ou Península do Ancão fica na parte ocidental da Ria Formosa, separando o sistema lagunar do Oceano Atlântico, a nordeste da Ilha Deserta.

Partindo do centro de Faro, pode chegar à Praia de Faro através de barco desde a Marina de Faro, ou de carro pela EM527-1 para a N125-10.

A seguir o acesso à Praia de Faro faz-se através de uma ponte, onde pode circular trânsito automóvel. A distância do centro de Faro à Península do Ancão é de apenas (9km). O GPS do Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

7 – Praia da Quinta do Lago

Praias mais bonitas de Faro

Em frente ao exclusivo empreendimento da Quinta do Lago, um dos maiores e melhores resorts de luxo de Portugal, encontra-se a Praia da Quinta do Lago, com o seu areal dourado onde pode relaxar ao sol, banhar-se e passear a pé junto ao mar.

É uma praia calma, com um extenso areal a perder de vista, e dispõe de equipamentos e serviços: restaurantes e café à beira-mar, aluguer de guarda-sóis e cadeiras, nadador-salvador e posto de vigia.

Como ir

A Praia da Quinta do Lago está localizada na Península do Ancão, a cerca de 9 km do centro de Faro.

Para lá chegar, você precisa dirigir-se ao empreendimento da Quinta do Lago (marque este nome no GPS). Aí vai encontrar um parque de estacionamento (pago) onde pode deixar o carro em segurança.

Após estacionar o carro siga pela ponte pedonal sobre a Ria Formosa em direção ao areal da praia (500 metros).

Melhores praias perto de Faro (arredores)

As melhores praias que se localizam perto de Faro são as da Ilha da Armona e as da Ilha de Tavira. Descubra o nome de cada uma delas e a maneira de lá chegar.

8 – Praia da Armona-Ria

Como chegar à Ilha da Armona - Como ir para a Ilha da Armona em Olhão - Horários e Preço do Barco - Passeio à Ilha da Armona - Pontos de Interesse em Olhão

Voltada para a Ria Formosa, a Praia da Armona-Ria fica na Ilha da Armona, a poucas milhas náuticas da cidade de Olhão.

É uma área de grande beleza natural, com um extenso areal e deliciosas lagunas de águas calmas e mornas.

Esta praia fica no extremo poente da ilha, próxima ao cais de embarque e ao pequeno povoado de pescadores da Armona. Nas imediações há cafés, restaurantes familiares e mini-mercados.

Praia com um ambiente muito tranquilo, excelente para casais e famílias com crianças. Acesse o post e saiba como chegar à Ilha da Armona

9 – Praia da Armona-Mar

Como chegar à Ilha da Armona - Como ir para a Ilha da Armona em Olhão - Horários e Preço do Barco - Passeio à Ilha da Armona - Pontos de Interesse em Olhão

Como o próprio nome indica, a Praia da Armona-Mar encontra-se na Ilha da Armona voltada para mar.

Esta praia apresenta um areal extenso e amplo, ideal para quem gosta de praticar atividades ao ar livre.

A água do mar normalmente é calma, mas convém ter em atenção às fortes correntes junto à Barra do Lavajo, sobretudo no horário da maré cheia.

Não tem vigilância balnear, mas tem um delicioso bar pé na areia que oferece petiscos algarvios e bebidas geladas.  

Como ir

Uma das maneiras mais fáceis e baratas de chegar à Ilha da Armona é de Ferry a partir do Porto Recreio de Olhão. 

A Praia da Armona-Mar encontra-se no lado oposto do cais de embarque da Ilha da Armona. Para lá chegar é preciso atravessar a pé a povoação da Armona e as dunas, numa extensão de aproximadamente 1,5 km (3 km ida e volta).

10 – Praia da Fuseta-Ria

Praias mais bonitas de Faro

Localizada na parte leste da Ilha da Armona, a Praia da Fuseta-Ria fica mesmo em frente à localidade da Fuseta, uma pequena vila piscatória mas em terra firme. 

Para além do fácil acesso, a Praia da Fuseta-Ria conta com boa infraestrutura de restaurantes e cafés, vigilância na época balnear, parque de campismo, estacionamento e diversos alojamentos nas proximidades.

Praia excelente para casais, jovens, famílias com crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Como ir

Dá para lá chegar de carro. Partindo das cidades de Olhão ou de Tavira são apenas 10 minutos pela N125.

11 – Praia da Fuseta-Mar ou Ilha da Fuseta

Com localização privilegiada, a Praia da Fuseta-Mar fica no lado nascente da Ilha da Armona, mesmo em frente à Praia da Fuseta-Ria e à pequena vila piscatória da Fuseta.

Esta praia possui uma atmosfera calma e selvagem, e tem um areal a perder de vista, banhado por águas azuis e transparentes. Durante a maré baixa, pequenas e grandes lagunas formam-se no areal e convidam a banhos tranquilos.

Para além dos mergulhos no mar e dos banhos de sol algarvios, é possível praticar atividades náuticas como canoagem, vela e windsurf.

A Praia da Fuseta-Mar não tem edificações nem infraestruturas viárias, mas tem um bar de apoio fincado na areia com uma magnífica vista sobre o mar.

Como ir

Pode-se chegar à Praia da Fuseta-Mar por meio de barco a partir do Cais da Fuseta, ou a pé desde a Praia da Armona-Mar (18km ida e volta). A caminhada é puxada, mas o esforço é plenamente compensado pela beleza da paisagem envolvente. 

12 – Praia do Homem Nú

Praias mais bonitas de Faro

É a nossa praia preferida da Ilha de Tavira. Numa zona de grande beleza natural, a Praia do Homem Nú é considerada uma das melhores praias naturistas do Algarve.

Trata-se de uma praia selvagem e intocada, com um areal que se estende por mais de 4km. O ambiente é muito tranquilo, perfeito para relaxar a dois. 

Além disso, esta praia ganha piscinas naturais durante a maré vazia, o que dá vontade de ficar a nadar o dia inteiro. Simplesmente imperdível para quem gosta de praias desertas. Não tem apoios.

Como ir

Como já referido, a Praia do Homem Nú está localizada na Ilha de Tavira, mesmo em frente à vila piscatória da Fuseta. Para lá chegar, você pode optar por ir de barco ou a pé.

De barco: Saídas do Cais da Fuseta

A pé: A partir da Praia do Barril (16km ida e volta), próxima ao aldeamento turístico Pedras d’El-Rei (Freguesia de Santa Luzia).

Conrad Algarve (Quinta do Lago)

O Conrad Algarve, um hotel de 5 estrelas a apenas 15 km do centro de Faro, é uma ótima escolha para casais e famílias onde poderão encontrar tudo o que precisam para desfrutar de umas férias memoráveis.

A unidade hoteleira dispõe de confortáveis acomodações de luxo decoradas a rigor. Há ainda piscina interior aquecida e piscinas exteriores, campos de golfe, 3 restaurantes e 3 bares, além de um Spa e centro de bem-estar para momentos de puro relaxamento, com massagens terapêuticas, tratamentos corporais e faciais, banheira de hidromassagem e sauna seca e úmida. Vai perder?

Dunas Douradas Beach Club

O Dunas Douradas Beach Club é um hotel de 5 estrelas situado a poucos metros da Praia do Garrão Poente.

Este hotel, localizado em Vale do Lobo, revela-se um bom ponto de partida para explorar Faro, Vilamoura e Albufeira.

A unidade apresenta luxuosas acomodações com varanda privativa e vista para o mar, 3 piscinas exteriores, uma das quais para crianças, bem como uma piscina interior aquecida, além de um Spa e centro de bem-estar com hammam (banho turco), sauna e banheira de hidromassagem.

Para completar, o Dunas Douradas conta com serviço de bar, restaurante à la carte e há ainda aluguer de bicicletas, Wi-Fi e estacionamento privativo no local. Boa aposta para casais e famílias!

Octant Vila Monte

Membro do grupo Design Hotels, o Octant Vila Monte é um hotel de 5 estrelas que tem uma localização privilegiada em Moncarapacho, a apenas 20 minutos de carro do centro de Faro.

A unidade apresenta uma arquitetura típica do Algarve, e dispõe de quartos amplos, elegantes e muito confortáveis.

Quem se hospeda neste hotel tem a sorte de acordar num quarto banhado pelo sol e desfrutar de uma bela vista panorâmica.

Envolvidas por lindos jardins, ciprestes e palmeiras imperiais, encontram-se as piscinas exteriores e os terraços com espreguiçadeiras.

Há ainda um delicioso restaurante para degustar iguarias algarvias, além de Wi-Fi e estacionamento privativo gratuito. Boa aposta para casais!

3HB Faro

Em plena Baixa de Faro, uma das áreas mais prestigiadas da cidade, encontra-se o 3HB Faro, um hotel de 5 estrelas chique e moderno, com piscina ao livre, lareira exterior e bar no Rooftop.

Os quartos deste hotel são modernos e bem equipados com cama king size e banheiro privativo com amenidades cortesia.

Para além disso, o relaxe está garantido graças ao Spa e centro de bem-estar com tratamentos de massagens, sauna e banho turco do hotel. Aposta excelente para casais!

Roots Hotel

Estrategicamente localizado no centro cidade de Faro, o Roots Hotel oferece acesso fácil às atrações do centro histórico, restaurantes, bares e Marina.

Os apartamentos apresentam uma decoração moderna e estão equipados com camas king size, banheiro privativo, varanda, área de estar com sofá, TV de ecrã plano e kitchenette.

Para completar, há uma piscina ao ar livre, terraço, Wi-Fi, café da manhã incluso no valor da diária e estacionamento privado disponível no local. Boa escolha para casais!

+ Alojamentos com bom preço-qualidade

Lemon Tree Stay: Dispõe de quartos confortáveis, cozinha compartilhada, estacionamento gratuito, dentre outras comodidades. Localiza-se no centro de Faro, e o café da manhã está incluso no valor da diária. 

Aqua Ria Boutique Hotel: Boa localização no centro de Faro! Dispõe de quartos climatizados com vista para a Marina, restaurante internacional e estacionamento nas proximidades. 

Sunlight House: Alojamento local confortável. Situa-se a apenas 2 minutos a pé do Cais da Porta Nova (local de onde partem os barco para a Ilha Deserta). Café da manhã incluso no valor da diária. 

Luxury Guest House_Opus One: Localização excelente no coração da cidade de Faro! Disponibiliza quartos amplos e climatizados, piscina exterior e terraço para banhos de sol. Café da manhã incluso no valor da diária.  

Dom Farus, Guest House: Alojamento local confortável com excelente preço qualidade! Oferece boa localização no centro da cidade de Faro, com acesso fácil à Ilha Deserta e a outros pontos de interesse da região.  

Casa Apollo Guesthouse: Apresenta acomodações climatizadas, piscina ao ar livre, jardim e terraço para banhos de sol. A localização desta Guesthouse também é ótima! Para além disso, o café da manhã está incluso no valor da diária.   

Senhor Gigi: Localização excelente no centro da cidade de Faro! Guesthouse simpática com café da manhã incluso no valor da diária. Dispõe de quartos amplos com varanda privativa e cozinha compartilhada. 

Demo House B&B: Disponibiliza quartos espaçosos com bastante luz natural, alguns dos quais com uma varanda privativa. Localização excelente no centro de Faro! Wi-Fi e café da manhã inclusos no valor da diária.

+ Dicas de locais a visitar no Algarve

Agora que você já sabe como chegar à Ilha Deserta, aproveite e descubra outros locais a visitar nos arredores de Faro. Clique nos links para conferir as dicas! Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário na caixinha abaixo que eu respondo todos. 

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ O que fazer em Faro

+ Como ir à Praia do Barril

+ Melhores praias de Albufeira

+ Melhores praias de Portimão

+ Praia da Arrifana

+ Como chegar à Ilha da Armona

+ O que fazer em Tavira

+ Melhores Ilhas do Algarve

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre as praias mais bonitas de Faro e arredores? Salve o post nos favoritos e compartilhe com os amigos!

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário na caixinha abaixo que eu respondo todos!

Tags:

Você também vai gostar