Escreva para pesquisar

Compartilhar

Algarve: o que fazer em Albufeira –

 Albufeira é um destino comum de férias para os europeus. A cidade está entre as mais badaladas de toda a Costa Algarvia, no Sul de Portugal. O motivo? Praias paradisíacas emolduradas por falésias douradas, localização estratégica, clima agradável, hotéis diversificados, um centrinho repleto de lojas, pubs e ótimos restaurantes. Durante a alta temporada, a cidade recebe muita gente. Isso pode tirar um pouco do prazer dos passeios. Por essa razão, se puder, evite os meses de Julho e Agosto. Nós já visitamos Albufeira inúmeras vezes e afirmamos: os meses ideais para curtir o destino são Julho e Setembro. Além disso, viajar de carro próprio ou alugado é a melhor forma de se deslocar e desbravar as atrações da região. Siga o nosso roteiro turístico e aproveite o melhor do destino. Veja a seguir o que fazer em Albufeira, dentre outras informações primordiais.

o que fazer em Albufeira

O charme da Praia dos Arrifes, durante o horário da maré baixa

Onde dormir em Albufeira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar em Albufeira. E, avisamos: Albufeira tem uma estrutura de hotéis de alto nível – e não só na categoria mais luxuosa.

A região central possui a localização perfeita para os viajantes que desejam ficar próximos ao aglomerado de restaurantes, lojas comerciais, vida noturna, etc. Além disso, as praias mais populares também se encontram por ali.

o que fazer em Albufeira

Divulgação: Pine Cliffs Hotel

Divulgação: Pine Cliffs Hotel

Contudo, os recantos paradisíacos situam-se a 6 km do centro. Entretanto, se você estiver de carro esse não será um problema. Os alojamentos centrais com boa relação preço x qualidade são: Cerro Da Marina HotelVila Sao Vicente BoutiqueCasa MitchellDLoft Downtown e o Casa Algarvia Boutique & Suites.

No entanto, se você tem preferência por locais mais sossegados e hotéis mais exclusivos, opte pelos seguintes alojamentos: São Rafael Atlântico,  PortoBay Falésia, Falesia Hotel – Adults Only, Pine Cliffs Hotel, Vila Joya, EPIC SANA Algarve Hotel.

Nota: os hotéis em Albufeira têm uma taxa de ocupação alta de Março a Outubro. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses meses, garanta a sua reserva com antecedência através do Booking.

Praias paradisíacas

As praias são a grande atração de Albufeira. O município possui aproximadamente 30 km de costa, divididos em 25 praias. Dentre as mais populares estão as praias da Falésia, Pescadores, Oura, Peneco, Inatel, Olhos de Água e Galé. Contudo, esses locais estão longe de ser os melhores (nossa opinião). Na verdade, as praias UAU de Albufeira encontram-se na região de Sesmarias, a 6 km ao norte da cidade.

Praia de São Rafael, uma das nossas praias preferidas em Albufeira

Em Sesmarias, os banhistas que não querem badalação divertem-se em prainhas lindas, tranquilas e bem preservadas. Preparado para descobrir as praias cinematográficas de Albufeira? Então, anote aí: Praia de Arrifes, São Rafael, Praia dos Piratas, Coelha, Ninho de Andorinha e a Praia da Ponta Grande. Confira os detalhes de cada uma delas no post completo (aqui).

Passeio de barco

Detalhes da belíssima Praia da Ponta Grande

Uma das atrações imperdíveis para quem visita Albufeira, é o passeio de barco pela costa da região. As excursões por ali funcionam durante todo ano, com saídas da Marina de Albufeira. O cais dos barcos localiza-se na Rua da Orada, somente a 4 km do centro da cidade.

Informe-se com o seu hotel e reserve um dia para desbravar as cavernas da região, observar os golfinhos e assistir ao pôr do sol em alto mar. Em família ou com grupos de amigos, o passeio de barco é sempre um programa perfeito para todas as idades. Garantimos, você vai adorar!

Atrações históricas e culturais

As atrações históricas e culturais situam-se no centro antigo de Albufeira. Tire uma tarde ou aproveite um dia nublado e visite a Igreja de São Sebastião, o Museu Municipal de Arqueologia, a Capela da Misericórdia e a Igreja Matriz – monumento religioso do século XVIII, que abriga a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

Nas proximidades também se encontra o famoso Miradouro do Pau da Bandeira, local privilegiado com vista fantástica sobre a Praia dos Pescadores. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Albufeira? Salve o roteiro nos favoritos!

Gastronomia regional

Indiscutivelmente, as praias são o maior tesouro da Costa Algarvia. Entretanto, a região também se destaca pelas suas especialidades culinárias. Os peixes e mariscos são as principais estrelas do cardápio algarvio.

Não vá embora sem experimentar as sardinhas assadas, o arroz de lingueirão, polvo grelhado e a famosa cataplana. Outras especialidades: açorda de marisco, bifes de atum ao estilo algarvio, carapau marinado e as percebes de Vila do Bispo.

Em Albufeira, os endereços certos para os viajantes de paladar exigente são os restaurantes Al Quimia, Dom Carlos, Vila Joya e o Quinta da Saudade. Fica a dica!

Albufeira à noite

Divulgação: La Bamba

O centro de Albufeira ferve à noite, sobretudo durante os meses de Julho e Agosto (alta temporada). Há balada para todos os gostos! A vida noturna acontece na Baixa Albufeirense (centro antigo da cidade) e na Av. Sá Carneiro, conhecida popularmente como Rua da Oura (Praia da Oura).

Antes de sair por aí caindo em qualquer pista de dança, veja o nome e o endereço de três dos melhores pubs da cidade: La Bamba (Av. Sá Carneiro), Wild & Company (Av. Sá Carneiro) e o Sir Harry’s Bar (Largo Engenheiro Duarte Pacheco, no centro antigo da cidade).

*Informações extras

Como referido no texto acima, Albufeira é das cidades turísticas com a melhor localização da Costa Algarvia. O destino encontra-se apenas a 40 km do Aeroporto Internacional de Faro, a 55 km de Lagos, a 35 km de Portimão e a 25 km de Lagoa.

Quantos dias ficar em Albufeira? Uma semana completa seria o tempo ideal para esquadrilhar e aproveitar não só as atrações locais, mas também as dos municípios vizinhos como: Lagoa, Portimão e Lagos.

De qualquer maneira, acreditamos que 3 dias são suficientes para curtir e desfrutar dos principais pontos turísticos de Albufeira. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Albufeira, no Algarve? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas