Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Albufeira

Compartilhar

Roteiro turístico: O que fazer em Albufeira – Algarve

Albufeira está entre cidades mais badaladas da Costa Algarvia, no litoral Sul de Portugal. É um destino comum de férias para os europeus. O motivo? Praias paradisíacas emolduradas por falésias douradas, trilhos com cenários de cortar a respiração, clima agradável, localização estratégica, hotéis e resorts diversificados, um centrinho repleto de lojas, pubs e ótimos restaurantes de cozinha portuguesa e internacional. Em meio a tanta procura de turistas querendo saber o que fazer em Albufeira, resolvemos elaborar um roteiro de viagem com as melhores atrações para as suas férias num dos principais destinos do Algarve. Veja neste guia o que visitar em Albufeira, onde ficar a dormir e comer bem, melhor época para aproveitar as praias, dentre outras dicas essenciais. Você vai adorar!

o que fazer em Albufeira

O charme da Praia dos Arrifes, durante o horário da maré baixa

Onde fica e como ir para Albufeira

Albufeira pertence ao distrito de Faro e está localizada na região do Barlavento Algarvio, no litoral Sul de Portugal. 

Uma das maneiras mais fáceis de chegar a Albufeira é de carro próprio ou alugado, através da A22.

Mas a região dispõe de autocarros/ônibus e comboio/trem com ligação a Lisboa e a toda a zona do Algarve até ao Sul de Espanha. O Aeroporto de Faro fica a menos de 40 km.

Quando visitar Albufeira: melhor época

Albufeira é bastante ensolarada com temperaturas amenas durante todo o ano, por isso pode visitar a cidade em qualquer altura. 

Julho e agosto são os meses mais quentes mas também os mais concorridos para férias de verão. Aliás, nesses dois meses, Albufeira é fervilhante.

As praias da região estão quase sempre lotadas, e o centro da cidade atrai multidões ao anoitecer para deliciosos jantares e baladas.

Durante os meses de maio, junho, setembro e outubro o clima é igualmente agradável com temperaturas a rondar os 27ºC e pouca precipitação.

Portanto, se a ideia for aproveitar os banhos de sol e mar com mais tranquilidade, programe a sua viagem a Albufeira para maio, junho, setembro e outubro. Vale a pena!

Onde dormir em Albufeira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar em Albufeira.

E, avisamos: Albufeira tem uma estrutura de hotéis de alto nível – e não só na categoria mais luxuosa.

Vale referir que a região central de Albufeira possui a localização perfeita para os viajantes que desejam ficar próximos ao aglomerado de restaurantes, lojas comerciais, vida noturna e às praias mais populares e movimentadas da cidade. 

Nota importante: os hotéis em Albufeira têm uma taxa de ocupação alta de março a outubro. Logo, se pretende visitar o destino durante esses meses, garanta a sua reserva com antecedência através do Booking.

o que fazer em Albufeira

Divulgação: Pine Cliffs Hotel

Divulgação: Pine Cliffs Hotel

Hotéis confortáveis e bem localizados

Confira os alojamentos no centro de Albufeira com boa relação preço x qualidade! 

Cerro Da Marina Hotel: Alojamento 3 estrelas com excelente localização no centro de Albufeira. Dispõe de acomodações amplas e confortáveis, piscina exterior, salão de jogos, Spa e centro de bem-estar, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Vila Sao Vicente Boutique: Alojamento com boa localização no centro da cidade. Apresenta acomodações modernas e climatizadas com visita para o mar, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, bar e Wi-Fi gratuito. Pequeno-almoço incluso no valor da diária.

DLoft Downtown: Apartamento Alto Padrão com boa localização no centro de Albufeira. Disponibiliza acomodações modernas e confortáveis, cozinha totalmente equipada, terraço, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Excelente preço x qualidade!

Casa Algarvia Boutique & Suites: Alojamento Local com acesso fácil aos atrativos turísticos, bares, restaurantes, praias urbanas, etc. Apresenta acomodações a 500 metros da Praia dos Pescadores, Wi-Fi e estacionamento gratuito. 

Hotéis de luxo bem localizados

Se tem preferência por hotéis e resorts de luxo em locais e praias mais tranquilas e reservadas, opte pelos seguintes alojamentos:

São Rafael Atlântico: Hotel 5 estrelas com localização excelente na Praia de São Rafael, considerada uma das melhores praias de Albufeira. Dispõe de acomodações confortáveis com vista para o mar, piscina interior aquecida e piscina exterior, Spa e centro de bem-estar, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

PortoBay Falésia: Hotel 4 estrelas com excelente localização na Praia de Olhos D’àgua. Apresenta acomodações aconchegantes, piscina exterior com vista sobre o mar, restaurante, bar, Spa e centro de bem-estar, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Bom preço x benefício!

Falesia Hotel – Adults Only: Hotel 4 estrelas com boa localização na Praia da Falésia. Dispõe de suites amplas com varanda privativa, 2 piscinas, Spa e centro de bem-estar, 2 restaurantes, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Pine Cliffs Hotel: Hotel 5 estrelas com excelente localização na Praia da Falésia. Apresenta luxuososas acomodações com vista para o mar, piscina ao ar livre, jardim, restaurantes, bares, campos de ténis e de golfe, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente aposta!

Vila Joya: Hotel 5 estrelas com localização perfeita na Praia da Galé. Disponibiliza luxuosas acomodações com vista para o mar, piscina ao ar livre, jardim, restaurante internacional com 2 estrelas Michelin, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

EPIC SANA Algarve Hotel: Hotel 5 estrelas com localização privilegiada na Praia da Falésia. Apresenta acomodações modernas e luxuosas com vista para o mar, 2 piscinas ao ar livre, 4 restaurantes de cozinha internacional, Spa e centro de bem-estar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente aposta!

O que fazer em Albufeira: guia dos melhores pontos turísticos

Com uma costa recortada e cheia de belos cenários paradisíacos, Albufeira presenteia os visitantes com dezenas de praias, todas de características únicas.

Tudo regado a um constante sol que faz de Albufeira um belo destino de praia durante praticamente todo o ano. 

As praias são as principais atrações do destino, mas há muito mais para ver e fazer em Albufeira.

Além das belas praias, quem visita Albufeira poderá curtir intensamente hotéis maravilhosos, descobrir atrativos históricos, degustar a excelente gastronomia, comprar artesanato local em lojinhas irresistíveis, divertir-se em animadas baladas, fazer passeios de barco e deslumbrar-se com paisagens de sonho. 

Leia as nossas dicas de viagem a Albufeira para que possa preparar o seu roteiro turístico e ter umas férias inesquecíveis na região.

Miradouros em Albufeira

Albufeira é linda de todas as perspectivas! A partir dos melhores miradouros de Albufeira é possível vislumbrar algumas das mais fantásticas panorâmicas da cidade. Descubra os dois principais Miradouros para visitar em Albufeira.

1 – Miradouro do Pau da Bandeira – Albufeira

É um dos miradouros clássicos de Albufeira e a localização privilegiada, entre a Praia dos Pescadores e a Praia de Albufeira torna-o também um dos mais procurados.

Estamos a falar-lhe do  Miradouro do Pau da Bandeira, uma autêntica varanda sobre o centro histórico da cidade, feita de casario, céu e mar. Vale a pena conhecer quando visitar Albufeira!

2 – Elevador e Miradouro do Peneco

O Miradouro do Peneco apresenta uma panorâmica espetacular ou não estivesse ele num dos pontos mais altos da Cidade Velha.

Este Miradouro encontra-se no terraço do Elevador do Peneco, que faz a ligação entre a parte alta da zona antiga e a Praia do Peneco, facilitando o acesso ao areal, sobretudo a pessoas de mobilidade reduzida. É gratuito!

Centro Histórico de Albufeira (ou Cidade Velha)

Localizada no topo de uma imponente falésia, o Centro Histórico, também chamado de Cidade Velha, acolhe as principais atrações históricas e culturais de Albufeira.

Durante a sua visita ao centro antigo vai encontrar elementos da arquitetura tradicional algarvia e vários vestígios da presença árabe na região.

Tire uma tarde ou aproveite um dia nublado e visite a Igreja Matriz de Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco, a Rua 5 de Outubro e a imponente Torre do Relógio, um dos símbolos de Albufeira.

Na Cidade Velha, ou no Centro Antigo (como lhe queira chamar), também há uma grande oferta de bares, cafés e restaurantes, lojas com artesanato regional, etc.

3 – Igreja Matriz de Albufeira

Edificada no século XVIII, a singular Igreja Matriz, em estilo neoclássico, acolhe a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Albufeira.

No seu interior destaca-se a maravilhosa pintura da autoria do pintor Albufeirense Samora Barros que embeleza o altar-mor.

Endereço/Morada: Rua do Município 8201-863 Albufeira, Portugal.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h às 15h30.

Entrada: Gratuita!

4 – Torre do Relógio – Albufeira

Considerada um dos símbolos de Albufeira, a Torre do Relógio está inserida na antiga cadeia da comarca. Apresenta uma singular coroa de ferro forjado que sustenta o sino das horas.

É um dos principais atrativos para visitar no Centro Histórico da Cidade Velha. Do cimo da Torre obtém uma bela panorâmica sobre a cidade e Oceano Atlântico.

Endereço/Morada: Rua do Município, 8201-863 Albufeira, Portugal

5 – Rua 5 de Outubro

Um passeio por Albufeira não fica completo sem conhecer a Rua 5 de Outubro, uma rua lindíssima com o piso feito em calçada portuguesa e repleta de várias lojas de artesanato local e souvenires.

Localizada em pleno coração do Centro Histórico, é uma das mais movimentadas e famosas ruas de Albufeira, com acesso privilegiado à Praia do Peneco.

6 – Museu Municipal de Arqueologia

Se gosta e história e arqueologia, vai certamente adorar uma visita ao Museu Municipal de Arqueologia, local ideal para aprender um pouco desta bela cidade algarvia.

Instalado no antigo edifício dos Paços do Concelho, o espaço divide-se em quatro núcleos: Pré-História, Período Romano, Período Islâmico e Idade Moderna.

Endereço/Morada: Praça da República, n.º 1, 8200, Albufeira – Portugal

Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado das 9h30 às 17h30; feriados das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra aos domingos e segundas-feiras.

Entrada: 1€

Praias paradisíacas

Praia de São Rafael, uma das nossas praias preferidas em Albufeira

Com uma combinação perfeita de falésias douradas, mar azul-esverdeado e areia branquinha, as praias de Albufeira são realmente lindas, tanto que algumas estão na lista das melhores da Europa. Ou seja, são um prato cheio para quem quer curtir o sol e o mar.

O município possui aproximadamente 30 km de costa, divididos em 25 praias. Há praias para todos os gostos, das mais movimentadas e com melhor infraestrutura àquelas selvagens e praticamente desertas.

Para o ajudar a organizar os passeios, listamos de seguida as melhores praias de Albufeira. Confira! 

7 – Praia de São Rafael

Frequentada principalmente pelo público mais jovem, a Praia de São Rafael é eleita uma das melhores praias de Albufeira.

Está localizada na região das Sesmarias, entre as praias da Vigia e do Ninho de Andorinha. Cercada por belas formações rochosas, pinhais e arbustos, o acesso é feito por meio à Estrada do Aldeamento de São Rafael 117, Albufeira.

A praia possui um restaurante-bar e algumas instalações para ajudá-lo ainda mais a relaxar. Nos meses de época alta tem apoio de vigilância. Esta praia também é ideal para mergulhos livres e exploração da vida marinha. Simplesmente imperdível!

8 – Praia dos Arrifes

A belíssima Praia dos Arrifes, conhecida popularmente por Praia dos Três Penecos, é formada por pequenas enseadas paradisíacas e charmosas.

O clima selvagem fica por conta das falésias douradas, que cercam todo o espaço criando a sensação de privacidade.

Na maré baixa oferece aos visitantes piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, sendo uma praia ideal para famílias com crianças, já que o mar fica bastante calmo. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar!

9 – Praia da Coelha

Se vai de férias em família e procura uma praia recatada e bonita em Albufeira, escolha a Praia da Coelha.

Além da beleza natural, o local é de ótimo acesso, com areal amplo e boa estrutura de apoio ao turista.

Emoldurada por arribas douradas, a Praia da Coelha está entre as praias mais calmas de Albufeira, frequentada por gentes de todas as idades.

Além de ser uma das melhores praias de Albufeira para banho, a praia também reúne as condições necessárias para pessoas com mobilidade reduzida. Há um restaurante-bar e estacionamento nas imediações.

10 – Praia do Ninho de Andorinha

Bem isolada e bem diferente, a Praia do Ninho de Andorinha é uma das praias mais românticas de Albufeira para namorar e relaxar.

Esta praia fica escondida entre as praias da Ponta Grande e da Ponta Pequena. É possível lá chegar pelos trilhos, a partir das praias de São Rafael e da Coelha, ou através de passeios de barco.

Caso você prefira ir até à praia de carro, estacione próximo ao Hotel Baía Grande e depois siga pelo caminho paralelo à Rua de João Guita – em pouco mais de 2 minutos a pé, você chegará no topo da falésia que dá acesso ao areal.

Aninhada entre enormes rochedos cobertos por vegetação típica, a Praia do Ninho de Andorinha é uma das menores praias de Albufeira, o que lhe concede um charme totalmente irresistível. Vamos? 

11 – Praia da Ponta Grande

A paradisíaca Praia da Ponta Grande, mais conhecida entre os locais como Praia da Maré do Baraço, está localizada junto à Praia do Ninho de Andorinha.

É uma das praias mais selvagens e calmas dos arredores de Albufeira, mas para lá chegar só mesmo de barco. O areal é de pequenas dimensões, por isso convém estar atento à tábua das marés.

Há várias agências de turismo que organizam passeios de barco a esta praia, que oferece aos visitantes águas cristalinas e uma vista completamente deslumbrante.

12 – Praia do Castelo

A Praia do Castelo é um dos lugares mais bonitos de Albufeira. Fica escondida entre a Praia do Evaristo e a Praia da Coelha, na zona das Sesmarias. O mar por aqui tem uma coloração azul e a água é super cristalina.

Além disso, apresenta um areal branquinho e diversos pinheiros e palmeiras compõem o topo da arriba, deixando o cenário ainda mais encantador.

A praia dispõe de um restaurante com vista para o mar servindo marisco e peixe fresco, guarda-sóis, duchas, posto de primeiros socorros e algumas vagas de estacionamento nas imediações.

Com certeza, uma bela enseada para se sentar e aproveitar  o sol, com a brisa com que vem do mar.

13 – Praia da Balbina

Com um ambiente mais reservado, a Praia da Balbina é uma boa opção para os visitantes que querem sossego e tranquilidade.

As águas azuis-esverdeadas e as falésias tornam a paisagem ainda mais bonita. A praia fica na zona das Sesmarias, perto da luxuosa propriedade Vila Balbina Cv Villas.

Caminhando pelo trilho do lado direito da enseada da Balbina, você também chegará à famosa Praia do Manuel Lourenço.

A Praia da Balbina não tem vigilância, nem apoio de bares/restaurantes, mas tem beleza natural de sobra e estacionamento nas imediações. Imperdível!

14 – Praia do Barranco das Belharucas

Localizada na freguesia de Olhos d’Água, a Praia do Barranco das Belharucas é mais uma bela enseada paradisíaca do concelho de Albufeira.

O local é circundado por falésias avermelhadas, salpicadas por várias zonas verdes de pinheiros e arbustos que, em conjunto, cria uma espectacular paisagem natural na região costeira.

A areia é dourada e limpa e a água calma e transparente. Apresenta boa infraestrutura de apoios ao turista: restaurantes e bares à beira-mar, WC e vigilância na época balnear, além de aluguer de pranchas de stand up paddle e caiaques.

15 – Praia da Falésia

Localizada entre Olhos de Água e Vilamoura, a Praia da Falésia é formada por uma paisagem natural espetacular. 

Possui um vasto areal, inserido num trecho contínuo de areias avermelhadas com mais de 5 km de extensão. As falésias são o cartão de visita desta praia, eleita entre as melhores de Albufeira.

O mar é calmo e sem rochas, permitindo nadar com mais segurança e tranquilidade. É ideal para famílias e para levar as crianças e bebés.

Por ser uma das praias famosas de Albufeira, esta praia costuma ficar quase sempre lotada, principalmente nos meses de verão.

O local conta com bandeira azul, parque de estacionamento e o acesso ao areal faz-se por um passadiço de madeira em meio às arribas. Nas proximidades há hotéis de luxo e restaurantes estrelados!

16 – Passeio de barco

Detalhes da belíssima Praia da Ponta Grande

Uma das atrações imperdíveis para quem visita Albufeira, é o passeio de barco pela costa da região. As excursões por ali funcionam durante todo ano, com saídas da Marina de Albufeira.

O cais de onde partem as embarcações situa-se na Rua da Orada, somente a 4 km do centro da cidade.

Informe-se com o seu hotel e reserve um dia para desbravar as cavernas da região, observar os golfinhos e assistir ao pôr do sol em alto mar.

Em família ou com grupos de amigos, o passeio de barco é sempre um programa perfeito para todas as idades. Você vai amar!

17 – Passeio de caiaque

Para quem gosta de realizar atividades aquáticas, Albufeira oferece praias com águas calmas, perfeitas para remar.

O passeio de caiaque é uma ótima alternativa para explorar o interior das grutas e ir a enseadas isoladas e selvagens com toda a segurança.

Não é obrigatório ter experiência nem caiaque próprio. Há várias agências locais que organizam o passeio e contam com a colaboração de guias experientes.

O tour dura aproximadamente 3 horas com paradas estratégicas nas melhores praias da região para relaxar, nadar e praticar mergulho livre. 

18 – Quinta da Saudade Restaurante

Indiscutivelmente, as praias são o maior tesouro de Albufeira. Entretanto, a região também se destaca pelas suas especialidades culinárias. Os peixes e mariscos são as principais estrelas do cardápio.

Não vá embora sem experimentar os saberes e sabores do Quinta da Saudade Restaurante, referência em Albufeira por sua expertise em preparar os alimentos, servir e atender.

A casa apresenta uma decoração típica algarvia com ambiente agradável e familiar. No Quinta da Saudade pode experimentar pratos da cozinha tradicional lusa, baseada nos produtos frescos da região.

Entre os pedidos mais frequentes estão o Atum braseado, o Arroz de Tamboril com Gambas e o Polvo à Lagareiro. Vá sem pressa e aproveite a experiência!

Endereço/Morada: Quinta da Saudade, 8200-423, Guia, Albufeira – Portugal.

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 18h30 às 22h

Contato para reservas: 968 842 700

+ Veja também: melhores praias da Costa Vicentina

19 – Mirador Champagne Bar

Com vista para o mar, o Mirador Champagne Bar está localizado no topo da falésia, integrado num dos mais famosos resorts de luxo de Albufeira – O Pine Cliffs!

É considerado uma das vistas mais cobiçadas de Albufeira e guarda ambientes de tirar o fôlego.

Durante a sua visita pode desfrutar da agradável área externa para observar o pôr do sol na Praia da Falésia, enquanto toma um drinque com conforto e experimenta uma bela seleção de peixe e marisco fresco.

Endereço/Morada: Pine Cliffs, Praia da Falésia, 8200-912 Albufeira – Portugal.

Horário de funcionamento: Diariamente das 16h às 22h.

20 – Al Quimia Restaurante

Já reconhecido como um dos melhores restaurantes do Algarve, o Al Quimia Restaurante é referência em alta gastronomia.

Comandado pelo renomado Chef Luís Mourão, o menu enxuto e consistente traz receitas deliciosas combinando produtos regionais com uma diversidade de peixe e marisco fresco da costa portuguesa.

O restaurante tem grandes janelas abertas para o jardim do do conceituado Hotel EPIC SANA Algarve, localizado na Praia da Falésia. O ambiente é elegante e sofisticado, mas sem exageros. 

Aproveite para colocar o Al Quimia na sua wishlist e conhecer o espaço em sua próxima visita a Albufeira. Recomenda-se o menu degustação Maré Cheia.

Endereço/Morada: EPIC SANA Algarve, Pinhal do Concelho, Praia da Falésia, Olhos de Água, Albufeira – Portugal.

Contato para reservas: 289 104 300

O que fazer em Albufeira à noite

Divulgação: La Bamba

O centro de Albufeira ferve à noite, sobretudo durante os meses de Julho e Agosto (alta temporada).

Há balada para todos os gostos! A vida noturna acontece na Baixa Albufeirense (centro antigo da cidade) e na Av. Sá Carneiro, conhecida popularmente como Rua da Oura (Praia da Oura).

Antes de sair por aí caindo em qualquer pista de dança, veja o nome e o endereço dos três melhores pubs da cidade: Libertos Club (Edificio Libertos Club, Tv. Antero de Quental), La Bamba (Av. Sá Carneiro), Wild & Company (Av. Sá Carneiro) e o Sir Harry’s Bar (Largo Engenheiro Duarte Pacheco, no centro antigo da cidade).

Quantos dias ficar em Albufeira

Se o objetivo da sua viagem a Albufeira é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar as praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Albufeira, no Algarve? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Histórias relacionadas