Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer na Serra da Arrábida

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer na Serra da Arrábida

O que fazer na Serra da Arrábida? Neste roteiro de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. A Serra da Arrábida está localizada na península de Setúbal, a 45 km de Lisboa. A cordilheira da Arrábida tem seu início no rochedo do Castelo de Palmela, seguindo por 30 km, até ao famoso Cabo Espichel, na região oeste da vila de Sesimbra. A fauna e a flora do parque é riquíssima, repleta de espécies de animais e plantas únicas no país e até mesmo na Europa. O ponto mais elevado ultrapassa os 500 metros de altitude, oferecendo aos visitantes miradouros com vistas deslumbrantes de uma serra majestosa, que se debruça sobre o mar de águas azuis e cristalinas. Não há dúvida, a Arrábida está entre os destinos naturais mais extraordinários de Portugal. Descubra neste guia os lugares mais bonitos da Serra da Arrábida!

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

Onde fica a Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida ou o Parque Natural da Arrábida, está localizado perto da cidade de Setúbal, a apenas 45 km da capital Lisboa, no Sul de Portugal.

A região da Arrábida possui uma extensão territorial de aproximadamente 10.800 hectares e abrange os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal. 

Há quem não saiba, mas o Parque Natural da Arrábida, popularmente designado de Serra da Arrábida, é na verdade constituído por uma série de serras, entre elas a Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra de São Francisco e, claro, a própria Serra da Arrábida.

Onde ficar a dormir na Serra da Arrábida

Divulgação: Sesimbra Hotel & Spa

Em nossa opinião os melhores locais para ficar alojado quando visitar a Serra da Arrábida são as cidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Essas localidades apresentam boas ofertas de alojamentos e serviços turísticos da região. Para além disso, contam com bons acessos à maioria dos pontos de interesse do Parque Natural da Arrábida.

Hotéis confortáveis e bem localizados

SANA Sesimbra Hotel: Alojamento 4 estrelas com excelente localização no centro da cidade de Sesimbra. Oferece acesso fácil aos pontos turísticos da Serra da Arrábida. Apresenta acomodações confortáveis com vista para o mar, piscina aquecida, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Pousada Castelo de Palmela: Hotel de charme 4 estrelas inserido no Castelo de Palmela. Disponibiliza acomodações elegantes com vista panorâmica da paisagem rural de Palmela, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Vila De Sol: Alojamento Local situado a 3 km de Sesimbra. Dispõe de villas confortáveis, 2 piscinas ao ar livre, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Cerca da Vitoria II: Apartamentos modernos com boa localização no centro de Sesimbra. Todas as unidades incluem uma área de estar, sofás e televisão por satélite. A maioria possui uma cozinha equipada, enquanto outras têm uma kitchenette. Além disso, todos os apartamentos oferecem Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Sesimbra Hotel & Spa: Hotel 4 estrelas localizado no centro de Sesimbra. Apresenta acomodações confortáveis com vista para o mar. Para além das suites aconchegantes, as instalações incluem uma piscina de borda infinita, um spa completo, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Villa Oasis: Alojamento de luxo junto à Reserva Natural da Serra da Arrábida. Dispõe de suites confortáveis, piscina exterior, jardim, banheira de hidromassagem, sauna seca e húmida, bar e Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Nota importante: os hotéis que selecionamos têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins e semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

O que fazer na Serra da Arrábida: roteiro e locais a visitar

No nosso roteiro para visitar a Serra da Arrábida inclui como principais pontos de interesse turístico as melhores praias da região, trilhos, miradouros, locais históricos, restaurantes e confeitarias.

Lembrando que os passeios na Arrábida podem ser feitos por conta própria ou através de excursões guiadas com agências de turismo locais.

Como circular ou se locomover

Como já é de conhecimento de muitos, a circulação entre Setúbal e as principais praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro.

Portanto, se visitar algumas praias da Arrábida nos meses de verão, você terá de utilizar transportes públicos, tuks tuks e fazer algumas caminhadas para chegar às praias mais famosas da região. São elas: Galapos e Galapinhos, Portinho da Arrábida e a paradisíaca Praia dos Coelhos.

Nota: mas é importante referir que os transportes públicos não cobrem todos os pontos de interesse da Arrábida.

Assim sendo, se optar por fazer os passeios de forma independente, convém utilizar uma viatura própria para poder explorar alguns dos pontos turísticos mais isolados da Serra da Arrábida. 

Na verdade, visitar alguns dos sítios da Arrábida referidos neste guia sem carro ou sem recorrer a um tour é uma tarefa difícil de realizar. 

Se estiver sem carro próprio, o melhor mesmo é alugar um carro no Aeroporto ou numa loja em Lisboa, por exemplo. Agora descubra o que ver e fazer para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias na Serra da Arrábida!

Melhores praias da Arrábida 

As paradisíacas praias da Arrábida são uma obra de arte da natureza e um dos grandes atrativos e pontos turísticos do Parque Natural. Descubra a seguir as praias imperdíveis a visitar na região.

1 – Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha tem um ambiente tranquilo e as águas são calmas e rasas, o que faz desta uma praia preferencial para famílias com crianças e bebés.

Está localizada entre o Forte de Santiago do Outão e a Praia do Galapos. Para além dos acessos livres e fáceis, o local também dispõe de boa infraestrutura de bar e restaurante e oferece diferentes formas de desfrutar de desportos aquáticos.

Nas imediações há um estacionamento, apesar de ser pago nos meses de verão. Para quem não quer levar carro, a dica é pegar o Uber ou os transportes públicos a partir de Setúbal. 

2 – Praia dos Galapos

Vizinha à Praia da Figueirinha, a Praia dos Galapos está entre os principais locais a visitar na Serra da Arrábida. Esta bela enseada convida a passar os dias de verão deitado na areia fina e branquinha que lhe é caraterística. 

A água do mar é calma e transparente repleta de peixinhos coloridos. No local há uma estrutura de bar com mesas, cadeiras e guarda sol.

Para além disso, a Praia dos Galapos tem vigilância na época balnear. O acesso à praia é feito por um autocarro (ônibus) gratuito, tendo partida do parque SECIL. 

3 – Praia dos Galapinhos

Esta deslumbrante enseada situa-se mesmo ao lado da Praia dos Galapos e possui 600 metros de areia banhada pelo mar azul e cristalino no seu máximo esplendor.

Protegida pelas montanhas verdejantes da Serra da Arrábida, a Praia de Galapinhos é uma praia classificada como ‘semi-natural’. Em 2017 foi eleita a praia mais bonita da Europa pelo site European Best Destinations!

Esta praia é frequentada principalmente por jovens e casais. As águas são simplesmente incríveis e dignas de uma visita. O acesso ao areal é feito a pé por um pequeno trilho que começa junto à N10-4 (10 minutos). 

4 – Praia dos Coelhos 

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

A Praia dos Coelhos é um pequeno paraíso considerado por muitos como uma das praias mais belas da Serra da Arrábida.

Se gosta de lugares isolados e escondidos vai certamente adorar esta praia selvagem, ideal para namorar e relaxar a dois. As águas são azuis e as areias branquinhas. 

O acesso ao areal é feito a pé por um pequeno trilho que começa junto à N10-4 (15 minutos de caminhada). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. Não tem apoios! 

5 – Praia do Creiro

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

A Praia do Creiro é uma das praias mais famosas e visitadas do Parque Natural da Arrábida. O cartão postal desta praia é a emblemática Pedra da Anicha, uma pequena ilhota rochosa que fica em frente à praia. 

Da Praia do Creiro partem passeios de barco para outras praias da região. O local conta com vigilância, bandeira azul, e serviços como aluguer de toldos e estacionamento nas proximidades.

Esta praia é perfeita para ir com a família ou amigos. Ali perto fica um complexo de salga de peixe da época romana. Vale a pena conhecer! 

6 – Praia do Portinho da Arrábida

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

A Praia do Portinho é mais uma bela praia localizada no sopé da Serra da Arrábida. Prepare-se para se apaixonar por esta enseada paradisíaca, inserida num ambiente bonito e bucólico.

Além de ser um sítio precioso para visitar e descansar, as águas calmas e translúcidas da Praia do Portinho convidam à prática de mergulho e observação da vida marinha. 

Nesta praia também existem alguns restaurantes e quartos à beira-mar para alugar. Cartão de visita do Parque Natural da Arrábida, a Praia do Portinho da Arrábida é uma das “7 Maravilhas de Portugal”. Recomenda-se!

7 – Marginal ou orla da Vila de Sesimbra

O que visitar em Sesimbra - O que fazer em Sesimbra - Pontos Turísticos em Sesimbra - Pontos de Interesse em Sesimbra - Praias em Sesimbra

A marginal ou orla de Sesimbra é uma graça, de dia ou à noite. A Avenida leva os turistas até ao mar das praias urbanas da Califórnia e do Ouro. Além disso, o local é cheio de lojas tradicionais, bons restaurantes, cafés, gelaterias (sorveterias). 

Perto dali também se encontra a Fortaleza de Santiago, importante monumento histórico recém recuperado e que possibilita contemplar, de uma autêntica “varanda” sobre o oceano Atlântico, toda a Baía, desde a Praia da Califórnia até ao Porto de Abrigo. 

8 – Praia do Ribeiro do Cavalo

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

Emoldurada por imponentes arribas, a Praia do Ribeiro do Cavalo vai deixá-lo boquiaberto! Está localizada no concelho de Sesimbra e, para lá chegar, é preciso percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 40 minutos ida e volta. Mas a paisagem envolvente vale bem a pena o esforço!

Outra forma de ir à Praia do Ribeiro do Cavalo é através de um belo passeio de barco, com saída da Marina de Sesimbra. O preço do barco para adultos sai por €12,00 e crianças até 11 anos pagam €6,00. 

Se optar pela caminhada não se esqueça de levar calçado apropriado para trekking e uma pequena mochila com água e comida para passar o dia.

A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma das praias “secretas” mais bonitas de Portugal. A enseada é bastante aprazível e o mar tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas. Não tem apoios. O Google Maps ensina o caminho. 

9 – Praia dos Lagosteiros

O que visitar em Sesimbra - O que fazer em Sesimbra - Pontos Turísticos em Sesimbra - Pontos de Interesse em Sesimbra - Praias em Sesimbra

Localizada no concelho de Sesimbra, a Praia dos Lagosteiros não tem acesso fácil, nem qualquer tipo de infraestrutura, mas tem beleza natural de sobra. 

A praia está inserida no Monumento Natural dos Lagosteiros, onde se pode observar os trilhos de pegadas e rastos de cauda de dinossauros, saurópodes e terópodes, com cerca de 150 milhões de anos. 

Mas atenção: a enseada é selvagem e o mar bravo, muito pouco convidativo a banhos por conta das águas geladas e da forte ondulação. 

Quem não quiser percorrer o trilho até ao areal da praia, pode ficar a conhecê-la a partir do miradouro junto à Ermida da Memória, situada no complexo do Santuário do Cabo Espichel.

10 – Miradouro Portinho da Arrábida

Uma máquina fotográfica na mão e o destino certo na cabeça. O Miradouro do Portinho da Arrábida é um dos lugares mais bonitos para tirar fotos na Serra da Arrábida. 

O local é de fácil acesso, através da estrada N379. Ao longo do caminho existem vários lugares de parada obrigatória de onde se tem uma vista privilegiada do mar.

Chegando perto do miradouro vai avistar diversos carros estacionados à beira da estrada, esse é o local certo para bater a clássica foto nos estrados de madeira. 

Localizado num dos pontos mais altos da Serra, o belo miradouro entrega uma magnífica panorâmica das montanhas, das praias da região e da península de Tróia. Imagens fantásticas e inesquecíveis que você não pode perder. 

11 – Sétima Bataria 

A Sétima Bataria do Regimento de Artilharia de Costa de Outão (7ª Bataria) foi uma unidade de defesa da costa atlântica ao longo do litoral da península de Setúbal e da Linha do Estoril.

O complexo encerrou a sua atividade em 1998, e hoje a unidade encontra-se abandonada. Mesmo assim, vale a pena conhecer o local, que exibe uma espetacular panorâmica do Oceano Atlântico, de Setúbal e da encantadora península de Tróia.

Para lá chegar basta seguir pela mesma estrada (N379) do Miradouro do Portinho da Arrábida. Acredite que o visual, a experiência e o cliques serão inesquecíveis. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol! 

Locais históricos da Serra da Arrábida 

Dependendo do tempo que você planejou para a sua viagem na Serra da Arrábida, vale muito a pena incluir no roteiro uma visita aos locais históricos, principalmente se você gosta de passeios e atrações culturais. Confira os monumentos históricos mais importantes a visitar na região. 

12 – Visitar o Castelo de Sesimbra

o que fazer na Serra da Arrábida

Castelo de Sesimbra, um dos pontos turísticos mais visitados da Serra da Arrábida

Mas nem só de boa gastronomia, praias, fauna e flora, vive à Arrábida. Por ali, também existem várias atrações históricas e culturais.

Um dos pontos de interesse mais visitados da região, é o imponente Castelo de Sesimbra, com vista soberba para o vale e baía de Sesimbra.

A antiga fortificação com traça medieval, foi palco de várias lutas entre cristãos e mouros, sendo definitivamente conquistada aos Muçulmanos em 1200, no reinado de D. Sancho I.

O Castelo de Sesimbra encontra-se aberto ao público de segunda a domingo. Durante os meses de primavera-verão funciona das 07h às 20h. No outono-inverno abre às 08h e encerra às18h. Entrada  gratuita!

+ Busque hotéis com desconto através do Booking

13 – Estação arqueológica do Creiro

Construída no século I d.C, a Estação Arqueológica do Creiro é um complexo industrial de produção de salgas de peixe da época romana, com mais de dois mil anos de história. 

O complexo está localizado perto da Praia do Creiro, e conta com os vestígios das ruínas das fábricas, balneário e armazéns. Entrada gratuita!

14 – Convento da Arrábida

Localizado na parte mais elevada da serra e cercado de muito verde, o Convento da Arrábida faz parte de um magnífico grupo de conventos construídos pela Ordem Franciscana em pleno século XVI.

Durante a sua visita ao Convento vai ficar a conhecer o Santuário do Bom Jesus, as capelas e o jardim.

Com um belo aglomerado de casas branquinhas e vista privilegiada para o mar, o complexo parece uma pequena aldeia saída de um conto de fadas.  

A visita ao local é guiada e requer agendamento prévio para quartas, sábados e domingos. Pode consultar o site oficial aqui

15 – Lapa de Santa Margarida

Um tesouro em pleno Parque Natural: a Lapa de Santa Margarida. Está secretamente escondida dentro de uma gruta natural com vista para o mar azul turquesa da Serra da Arrábida. 

A Capela foi construída pelos frades da Ordem Franciscana no século XVIII, e acolheu em tempos as imagens de N. S. da Conceição, Santo António e Santa Margarida. 

O local já serviu de palco para o filme “O Convento” (1995), de Manoel de Oliveira, protagonizado por Catherine Deneuve e John Malkovich.

A cave e a capela estão localizadas a aproximadamente 500 metros a Sul da Praia do Portinho da Arrábida. O acesso é feito por um caminho afunilado com mais de 200 degraus que desce a colina até ao nível do mar. Sem dúvida, um local mágico e de entrada gratuita!

16 – Castelo de Palmela

Foto divulgação: Visitar Palmela

Localizado numa das colinas mais altas da Serra da Arrábida, o Castelo de Palmela é uma das fortificações medievais mais bonitas de Portugal.

No interior da fortaleza pode ficar a conhecer a imponente Torre de Menagem, as ruínas da Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, o Museu Municipal de Palmela e a renomada Pousada de Palmela, instalada no antigo Convento da Ordem de Santiago.

Mas se dentro das muralhas o património histórico encanta, o visual que se tem a partir da cidadela fascina qualquer um. A panorâmica é mesmo arrebatadora! 

Do Castelo de Palmela avista-se o mar azul turquesa da Arrábida, a cidade de Setúbal, o estuário do Tejo e do Sado, a península de Tróia, as planícies do Alentejo e vinhas da região e, mais ao longe a Serra de Sintra. 

17 – Moinhos Vivos de Palmela

Na região de Palmela também vale a pena explorar os tradicionais Moinhos de Vento da Serra do Louro. Se gosta de atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, realize o Trilho das Serras e Moinhos.

O percurso pedestre está bem sinalizado e não há nada que enganar. A rota tem uma extensão de 22 quilómetros e passa pela Serra do Louro, o Vale dos Barris e a Serra de São Luís. 

Pelo caminho, verá simpáticos Moinhos de Vento, a Estação Arqueológica de Chibanes, a Quinta do Anjo (Queijo de Azeitão e vinho) e as antigas sepulturas do Neolítico.

Dica: Durante a sua visita aos Moinhos de Palmela também poderá saborear os deliciosos almoços e pães que se fazem por lá. 

18 – Forte de São Filipe

Edificado em 1582, o Castelo ou Forte de São Filipe foi no passado uma importante fortaleza defensiva e de controlo da cidade de Setúbal.

Este forte possui uma localização estratégica, e realizou um papel tático de defesa da linha costeira portuguesa, invadida diversas vezes por piratas do Norte da Europa e de África.

Das suas muralhas vislumbra-se uma das panorâmicas mais fantásticas da cidade e da baía de Setúbal, do Estuário do Sado e da belíssima península de Tróia.

Para além do riquíssimo património histórico e cultural, a fortaleza ainda conta com o apoio de um Café e Bistrô super agradável e atendimento impecável. Imperdível no horário do pôr do sol. Entrada gratuita!

19 – Cabo Espichel

o que fazer na Serra da Arrábida

Vista incrível do Cabo Espichel

O Cabo Espichel é, acima de tudo, um dos miradouros mais fantásticos da costa portuguesa, situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra.

Além da impressionante vista, no local é possível conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel (edificado entre 1701-1707), o Farol e a Ermida da Memória, construída por volta de 1400.

O cenário com paisagem natural envolvente é simplesmente arrebatador! Prepare a máquina fotográfica para tirar fotos lindas! O Cabo Espichel está localizado a pouco mais de 10 km da vila de Sesimbra. Chega-se tranquilamente de carro. 

+ Busque hotéis com desconto através do Booking

Gastronomia e vinhos

A Península de Setúbal é rodeada pelo oceano Atlântico e pelos rios Tejo e Sado, ou seja, prepare-se para desembarcar em um território onde os peixes e mariscos são predominantes.

Para além disso, esta região sempre teve um lugar importante na história dos vinhos portugueses. Desde as grandes explorações distinguida pela casta Castelão até ao Moscatel, um dos vinhos fortificados ou generosos mais afamados de Portugal. 

20 – Mercado do Livramento

Com 142 anos de história, o tradicional Mercado do Livramento foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. 

O mercado oferece uma enorme variedade de peixe e marisco fresco, frutas e verduras, pão, queijos da serra, doçaria conventual e artesanato regional.

Na verdade, você vai encontrar por ali um pouco de tudo, num cenário aprazível com destaque para um enorme painel de azulejos que conta parte da História da cidade de Setúbal. As paredes estão forradas com 5700 azulejos portugueses, com belas ilustrações de pesca e de agricultura.

De terça a domingo moradores locais e turistas vão lá fazer compras, já que a maioria dos vendedores são também produtores da região. No Mercado do Livramento também foram rodadas várias cenas da novela Mar Salgado.

Endereço: Av. Luísa Todi, 163, Setúbal – Portugal

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo das 7h às 14h

21 – Pastelaria Regional Cego (Tortas de Azeitão)

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

Uma das melhores especialidades da região são as afamadas Tortas de Azeitão. Um doce regional que, inclusivamente, lembra muito o delicioso Bolo de Rolo de Pernambuco, no Brasil.

Porém, vale frisar: alguns ingredientes são diferentes, enquanto o Bolo de Rolo de Pernambuco é recheado com goiaba (fruto originário da América tropical), a Torta de Azeitão é enrolada com uma camada de doce de ovos.

Há muitas confeitarias que fabricam o doce tradicional. No entanto, nenhuma se compara à Pastelaria Regional Cego, localizada na Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão.

O espaço é pequeno, mas muito acolhedor. Para acompanhar a Torta de Azeitão peça um vinho Moscatel Roxo de Setúbal, da Adega Venâncio Costa Lima. Você vai adorar!

22 – Casa Mateus Restaurante

Para finalizar com chave de ouro a sua viagem à Serra da Arrábida, jante no tradicional Casa Mateus Restaurante, localizado no Largo Anselmo Braamcamp, em Sesimbra (próximo à orla da Praia da Califórnia).

As estrelas do cardápio são os deliciosos pratos à base de frutos do mar: amêijoa, lingueirão, sapateira recheada, polvo no forno, etc. Tudo no Casa Mateus é confeccionado com extrema maestria.

Para acompanhar os mariscos peça um vinho branco frutado da Adega Pegões (Colheita Selecionada 2016). Caso você prefira um vinho rosado, recomendamos o Serras de Azeitão Rosé 2015, da Adega Quinta da Bacalhôa.

Ambos os vinhos são produzidos na região vitivinícola da península de Setúbal. De sobremesa, sugiro a mousse de manjericão e o brownie de chocolate. Impossível resistir!

Quando visitar a Serra da Arrábida: melhor época

A melhor época do ano para visitar a Serra da Arrábida depende muito dos interesses de cada viajante. Para quem quer curtir banhos de sol e mar, obviamente, o verão é a melhor altura.

Se a ideia é realizar percursos pedestres de montanha, a primavera e o outono, com as suas temperaturas amenas, mostram-se como melhores escolhas. 

Estando numa zona costeira, o clima temperado permite passear prazerosamente até nos meses de dezembro e janeiro em que as máximas rondam os 17ºC.

Depois, durante os meses frios a chuva se faz mais presente, mas é sempre uma ótima desculpa para se resguardar numa cafeteria ou restaurante e degustar a comida típica e os bons vinhos da região. E olhe que se come e bebe muito bem na Serra da Arrábida!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe o que fazer na Serra da Arrábida, aproveite e confira outros destinos espetaculares a visitar na região de Lisboa. 

+ Melhores praias próximas a Lisboa

+ O que fazer em Cascais

+ Melhores praias próximas a Lisboa 

+ O que fazer em Sintra

+ O que visitar em Mafra

+ O que fazer em Queluz

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer na Serra da Arrábida? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra
o que fazer em Albufeira - roteiro turístico - pontos turísticos - melhores praias - passeios em Albufeira - pontos de interesse em Albufeira
o que fazer em Faro pontos turísticos em Faro Portugal