Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Sintra

Compartilhar

Roteiro turístico: O que fazer em Sintra e arredores

Localizada entre a serra e o mar, Sintra é uma encantadora vila que parece ter saído de um conto de fadas. O destino é tão especial que se tornou Património Mundial pela UNESCO desde 1995, e vem atraindo milhares de turistas pelo seu romantismo e arquitetura. A vila é conhecida pelo seu castelo medieval, majestosos palácios e mansões, belas florestas e jardins exóticos, doces regionais e pelo clima bucólico que ronda o Centro Histórico. Contudo, há muitas mais atrações para visitar no concelho de Sintra. Este roteiro irá prepará-lo para uma fascinante viagem por Sintra com alguns dos melhores pontos turísticos para visitar na região. Descubra o que fazer em Sintra e arredores, onde ficar a dormir e comer bem, dentre outras dicas essenciais para uma escapadinha de fim de semana ou umas férias prolongadas.

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra

Onde fica Sintra

Sintra fica na região Sul de Portugal, a apenas 28 quilómetros da cidade de Lisboa e próxima a outros locais famosos, como Cascais, Cabo da Roca, Azenhas do Mar, Praia do Guincho e Ericeira.

Partindo de carro de Lisboa, dá para chegar à vila em menos de 40 minutos. Essa é a dica perfeita para quem quer esticar a viagem.

Como chegar a Sintra

De carro próprio ou alugado: é a melhor opção para quem busca conforto e autonomia para ir e vir. Partindo de Lisboa são apenas 30 minutos percorridos pela A37, N117 e IC15.

De comboio/trem: Existem duas ligações por comboio/trem entre a capital Lisboa e a vila de Sintra.

Você pode escolher partir da Estação do Rossio, no centro de Lisboa (40 minutos) ou da Estação do Oriente (47 minutos), localizada próxima da estação de metro do Aeroporto Humberto Delgado (ótima solução para quem vem do estrangeiro e chega a Lisboa de avião). 

Como se deslocar em Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra: O que fazer dicas passeios Portugal pontos turísticos

Quinta da Regaleira, Sintra – Portugal

Os principais atrativos em Sintra, fora do Centro Histórico, encontram-se no topo da montanha, distribuídos por uma área extensa da Serra e com desníveis consideráveis. Lembre-se: As distâncias a percorrer a pé demoram muito tempo e são bastante penosas!

Assim sendo, para conhecer algumas das principais atrações turísticas, como o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Santuário da Peninha, dentre outros, as melhores alternativas são deslocar-se por esses pontos de interesse de carro, tuk-tuk ou utilizar a rede de transportes urbanos, fornecida pela empresa Scotturb.

O autocarro/ônibus mais útil da empresa Scotturb é o 434 – Circuito da Pena, e está incluído no Sintra Green Card. Preço do bilhete: 6,90€

Onde ficar em Sintra

Visitar Sintra /Divulgação

Alguns turistas visitam Sintra num passeio bate e volta a partir de Lisboa, acreditando que os atrativos de Sintra se resumem apenas ao Palácio Nacional da Pena, ao Castelo dos Mouros e à Quinta da Regaleira. Ledo engano!

Sintra é um tesouro nacional com inúmeras atrações para descobrir. A região merece (e muito!) alguns pernoites. Ao longo deste guia de viagem vamos mostrar-lhe locais fantásticos a visitar em Sintra. 

E, para além do património histórico, natural e gastronómico, Sintra também oferece hotéis luxuosos, boutique hotéis, pousadas, antigas casas senhoriais de charme e guesthouses de grande qualidade e a preços aceitáveis.

Se a ideia for conhecer as atrações da vila e arredores, a dica é hospedar-se na região do Centro Histórico de Sintra.

Para que pernoite descansado nesta vila de conto de fadas, listamos a seguir os melhores alojamentos para dormir em Sintra. Confira!

Hotéis de luxo em Sintra

Visitar Sintra /Divulgação: Tivoli Palácio de Seteais – The Leading Hotels of the World

Penha Longa Resort: luxuosa propriedade de estilo palaciano, inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais. O Hotel 5 estrelas disponibiliza acomodações amplas e confortáveis com varanda privativa, um Spa completo, 9 restaurantes (3 deles com estrelas Michelin), campo de golfe profissional, piscinas interiores e exteriores, campos de ténis e de squash, equitação, parque infantil, um clube infantil, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Boa aposta!

Tivoli Palácio de Seteais: inserido num antigo palácio do século XVIII, o Tivoli Palácio de Seteais irá proporcionar-lhe uma estadia de sonho no coração de Sintra. O hotel 5 estrelas apresenta acomodações luxuosas e aconchegantes com vista para o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e para o mar de Sintra. Além disso, dispõe de uma piscina exterior, campos de ténis, centro equestre, Spa e centro de bem-estar, salões de bailes, restaurante de cozinha internacional, bar, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Excelente escolha!

Casa Holstein Quinta de Sao Sebastiao Sintra: Alojamento de charme 5 estrelas com excelente localização no Centro Histórico de Sintra. Dispõe de acomodações de luxo, piscina ao ar livre e terraço para banhos de sol, jardim, Wi-Fi e estacionamento. Pequeno-almoço servido no estilo buffet. Boa aposta!

Alojamentos em Sintra com bom preço-qualidade

Visitar Sintra /Divulgação: Chalet Saudade

Chalet Saudade: Alojamento romântico em pleno coração do Centro Histórico de Sintra. Dispõe de suites aconchegantes e climatizadas, salas de estar com frescos trompe l’oeil, belos jardins com lagos e fontes antigas. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente escolha!

Casa da Estefanea Boutique: Guest House inserida num edifício com uma arquitetura de estilo romântico. Apresenta acomodações espaçosas e confortáveis, a poucos minutos de caminhada das atrações da vila de Sintra. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Ótima aposta!

Águamel Sintra Boutique: Guest House instalada num edifício do século XIX. Disponibiliza acomodações confortáveis, a poucos metros dos atrativos de Sintra.  Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Chá e bolo caseiro 24H. Boa escolha!

CasAzulApartments: Apartamento confortável com localização privilegiada no centro de Sintra. Apresenta suites confortáveis e climatizadas com casa de banho privativa, sala e cozinha totalmente equipada, terraço com vista e Wi-Fi gratuito! 

Happy Sintra GuestHouse by Casa do Preto: Alojamento Local com bom preço-qualidade no centro de Sintra. Dispõe de acomodações simpáticas com vista para o jardim, Wi-Fi e parque de estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária.  

Alojamentos em Sintra perto das melhores praias

Visitar Sintra /Divulgação: Chalet O Amorzinho Sintra Praia

Chalet O Amorzinho Sintra Praia: Hotel de charme com excelente localização nas Azenhas do Mar. Apresenta acomodações de luxo com vista para o mar, piscina exterior sazonal, terraço, jardim, salão partilhado, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa aposta!

Arribas Sintra: Hotel 4 estrelas com excelente localização na Praia Grande, uma das melhores praias de Sintra. Dispõe de acomodações amplas e confortáveis com vista para o mar, piscinas de água salgada, terraço e espreguiçadeiras, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Boa escolha!

Azenhas do Mar West Coast Design and Surf Villas: Apartamentos confortáveis com boa localização nas Azenhas do Mar. Todas as unidades disponibilizam terraço com vista para o mar, quartos com ar condicionado, cozinha totalmente equipada, uma sala de estar com um sofá, Wi-Fi gratuito, dentre outras comodidades. 

Chez Nous: Alojamento Local com acesso fácil às praias das Azenhas do Mar e das Maçãs (800 metros). Dispõe de acomodações simpáticas, jardim, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária.

Visitar Sintra – Portugal: Vale a pena conhecer

A região exibe cenários fascinantes e únicos. Seja pelo seu património cultural, natural ou gastronómico, Sintra reserva momentos especiais para aqueles que a visitam. Um destino absolutamente imperdível!

Guia de viagem: O que fazer em Sintra – Locais a visitar

Se anda à procura de um destino romântico em Portugal, inspire-se neste guia de viagem sobre o que fazer em Sintra e arredores.

Leia as nossas dicas com atenção e descubra os melhores locais a visitar em Sintra, com passeios imperdíveis, paisagens maravilhosas, muita história para contar e uma gastronomia de dar água na boca. 

1 – Centro Histórico de Sintra

Centro Histórico de Sintra – Portugal

Passear a pé pelo Centro Histórico da vila é um verdadeiro prazer. Então, quando visitar Sintra, não deixe de perambular pelo encantador centrinho e apreciar com calma as fachadas lindíssimas do casario típico.

Para além disso, encontrará igrejas, palácios, museus, lojas de artesanato, cafés e agradáveis esplanadas, bons restaurantes regionais, a Casa Piriquita e até o Cantinho Gourmet, onde pode experimentar a Ginjinha, um licor famoso português que é servido em copinhos de chocolate. 

Se estiver com tempo, aproveite para descansar num dos bancos do Largo Rainha Dona Amélia, em frente ao Palácio Nacional. Observe as pessoas e ouça Sintra. Entre num café e converse com os locais. Pergunte como é viver ali.

Dica importante: O Centro Histórico é pequeno, mas recomendamos levar calçado confortável, para que possa caminhar pelas ruas e praças, admirando a arquitetura da pitoresca vila.

2 – Palácio Nacional da Pena

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra

É um dos melhores pontos de interesse turístico para conhecer em Sintra. O majestoso e imponente Palácio da Pena foi eleito pela European Best Destinations 2015 como o mais belo “castelo” do Velho Continente.

Está localizado dentro do Parque da Pena, no topo da mais alta montanha da Serra de Sintra, a 27 km da capital Lisboa e a apenas 2 km do Centro Histórico de Sintra.

É o palácio mais famoso e visitado do país, considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal desde 2007. 

Como chegar a partir do centro de Sintra: Pode chegar ao Palácio da Pena facilmente de carro, tuk-tuk ou através do autocarro/ônibus 434 da Scotturb (preço do 6,90€). 

Preço da visita: 8€.

+ Veja o roteiro completo: Como visitar o  Palácio da Pena

3 – Chalet e Jardins da Condessa d’Edla

Visitar Sintra /Divulgação

Construído a mando do rei D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler e Condessa d’Edla, entre 1864 e 1869, o Chalet da Condessa d’Edla é uma construção romântica, inspirada nos chalets alpinos.

O interior acolhe um relevante acervo de mobiliário, belas peças decorativas e diversos objetos usados no dia a dia do rei D. Fernando II e da sua esposa Condessa d’Edla.  

Além do charmoso edifício, o espaço circundante é maravilhoso, repleto de árvores e plantas exóticas de todas as partes do mundo.

Localizados dentro do Parque da Pena, a 1,5 km do emblemático Palácio da Pena, o Jardim e Chalet da Condessa d’Edla foram classificados como Imóvel de Interesse Público, integrando-se na Paisagem Cultural de Sintra, eleita pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Preço de entrada: 9€.

4 – Castelo dos Mouros

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra

O Castelo dos Mouros é outro belo atrativo a não perder quando visitar Sintra. Foi edificado no século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica.

A fortaleza medieval irá dar-lhe a conhecer não só a história da região, mas também uma panorâmica fantástica sobre vários pontos da área circundante.

A partir das muralhas, você será recompensado por uma vista incrível que vai desde a vila de Sintra até ao Oceano Atlântico. 

O Castelo localiza-se no topo de uma escarpa que é um dos pontos mais elevados da Serra de Sintra, a aproximadamente 2 km do Centro Histórico e a 800 metros do Palácio da Pena. Rende belas fotos!

Como chegar ao Castelo dos Mouros: Através de carro, tuk-tuk ou autocarro/ônibus 434 da Scotturb (custo de 6,90€). 

Preço da visita: 8€.

5 – Palácio Nacional de Sintra

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, é o palácio mais antigo de Portugal e um dos monumentos mais importantes pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico.

Está localizado no Largo Rainha Dona Amélia, em pleno coração do Centro Histórico de Sintra. Apresenta uma arquitetura única, unindo os estilos gótico, manuelino, mouro, mudéjar e renascentista.

Para quem não sabe, neste palácio viveu a Família Real Portuguesa, desde o século XII até o fim da monarquia. Hoje, é o 5º monumento mais visitado do país. Simplesmente imperdível!

Preço da visita: 10€. 

5 – Quinta da Regaleira

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra

Talvez, poucos palácios no mundo sejam tão misteriosos e inexplicáveis em alguns aspectos quanto a Quinta da Regaleira, um dos maiores tesouros de Sintra.

A Quinta da Regaleira é um local mágico e genuinamente encantador! Foi construída na primeira década do século XX, e apresenta traços góticos e renascentistas.

Está rodeada por magníficos jardins, terraços lúdicos, cavernas, lagos e acolhe uma espécie de torre invertida – o chamado Poço Iniciático, que dizem ter sido inspirado no Inferno de Dante.

Para este passeio, reserve pelo menos 3 horas do seu dia, e conheça com calma o interior do palácio, o Patamar dos Deuses, a Capela da Santíssima Trindade, a Torre, os bosques e, claro, o famoso Poço Iniciático (principal cartão de visita da Quinta da Regaleira).

Como chegar à Quinta da Regaleira: Localiza-se na R. Barbosa du Bocage, 5. A partir do Centro Histórico de Sintra são pouco mais de 5 minutos a pé. 

Preço da visita: 8€.

7 – Tivoli Palácio de Seteais

Visitar Sintra /Divulgação

Em pleno coração da Serra de Sintra, o Palácio de Seteais é um lugar de conto de fadas com vista para o mar, para a montanha do Palácio Nacional da Pena e do Castelo dos Mouros.

Este imponente edifício foi mandado construir por um cônsul holandês no século XVIII, em um terreno cedido pelo Marquês de Pombal, uma das figuras mais importantes da história de Portugal.

Transformado em hotel de luxo em 1953, o Tivoli Palácio de Seteais oferece ao visitante uma  experiência única de se hospedar num verdadeiro palácio real, considerado como um dos melhores hotéis históricos do mundo.

Apresenta uma arquitetura neoclássica, com destaque para o magnífico Arco Triunfal. É membro da prestigiada cadeia internacional Worldhotels. Faça a sua reserva aqui.

8 – Palácio de Monserrate

Com influências góticas, indianas e mouriscas – o Palácio de Monserrate, como seu “primo”, o Palácio da Pena, representam o ponto mais alto da suntuosa arquitetura romântica portuguesa.

Este fascinante palácio é fruto da obra de Francis Cook, um milionário inglês que se apaixonou pela Serra de Sintra e que ali viveu por anos.

A propriedade, repleta de obras de arte, era bastante frequentada pela elite inglesa do século XIX, incluindo Lord Byron, o famoso poeta inglês, que mencionou a casa em seu poema “A Peregrinação de Childe Harold”.

Dentro do palácio destaca-se a Sala de Música, as Salas de Recepção, a Sala de Jantar, a Sala de Estar Indiana e a Biblioteca.

No exterior do palácio, vale a pena descobrir os caminhos enigmáticos que percorrem lagos, pequenas cascatas e ruínas.

Para além disso, os jardins de Monserrate são uma atração à parte, repletos de espécies espontâneas portuguesas como servem de exemplo os medronheiros ou sobreiros.

No entanto, encontrará muito mais neste local, na verdade são mais de 2500 espécies provenientes de todas as partes do planeta.

Como ir ao Palácio de Monserrate: Localiza-se a 7km do Centro Histórico de Sintra, e você pode lá chegar de carro, tuk-tuk ou por meio do autocarro/ônibus 435 da Scotturb (custo de 5€).

Preço da visita: 8€. 

9 – Santuário da Peninha

Edificado no final do século XVII, o Santuário da Peninha ou Capela de Nossa Senhora da Penha, é um lugar de culto com localização privilegiada na Serra de Sintra.

Sua arquitetura é marcada pelo estilo barroco, com belíssimos azulejos portugueses do século XVIII que retratam a vida da Virgem Maria.

Além da visita ao Santuário, vai certamente adorar a vista do miradouro. Lá do alto da colina, a 488 metros de altitude, podemos ver das Berlengas até ao Cabo Espichel. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol!

Como ir ao Santuário da Peninha: Localiza-se no extremo Oeste da Serra de Sintra, e pode lá chegar de carro pela EN 247. 

Entrada: Gratuita!

10 – Fonte Mourisca

Visitar Sintra /Divulgação

É um dos cartões-postais de Sintra. A Fonte Mourisca está localizada na chamada Volta do Duche (antiga Estrada Real), a 5 minutos a pé do Centro Histórico da vila.

A obra de 1922, elaborada pelo escultor José da Fonseca, apresenta estilo neoislâmico, com azulejos de friso decorado com motivos de inspiração mudéjar. 

Ao centro, a bica de bronze desponta de um florão e a água da fonte cai num tanque em cantaria com bordo concheado. 

11 – Casa Piriquita – Travesseiros e Queijadas de Sintra

Fundada em 1862, a Casa Piriquita é a confeitaria histórica mais famosa de Sintra, onde são produzidas aquelas que dizem ser as melhores Queijadas e Travesseiros de Portugal.

O Travesseiro é feito com uma massa folhada e sequinha, recheado com um delicioso creme de ovos e um toque de amêndoa.

Já a Queijada (doce famoso de Sintra, que era muito apreciado por D. Carlos I), é feita à base de queijo fresco perfumado à baunilha, doce de ovos, canela e uma massa estaladiça.

Não deixe de provar essas e outras iguarias quando visitar Sintra!

Dica: Há duas lojas da Casa da Piriquita em Sintra, ambas situadas na Rua das Padarias nº 18, em pleno Centro Histórico (2 minutos a pé do Largo Rainha Dona Amélia). Vale a pena a visita!

12 – Tascantiga Restaurante

Visitar Sintra /Divulgação

Se gosta de iguarias à portuguesa, cheias de bom tempero e sempre fiéis às nossas raízes gastronómicas, visite a Tascantiga, uma petiscaria contemporânea no Centro Histórico de Sintra, que conta com três salas e uma esplanada super agradável.

Além das Tapas tradicionais apresentadas de forma moderna, a decoração é charmosa, o ambiente aconchegante e o atendimento impecável. Bom preço-qualidade! 

Morada/Endereço: Escadinhas da Fonte da Pipa, 2, Sintra – Portugal.

Contato para reservas: + 351 21 924 3242

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 12h00 às 18h00; sábado, até às 22h00. Encerra ao domingo.

13 – Metamorphosis Restaurante

De todos os restaurantes em Sintra: cada um tem as suas características próprias e não há dois espaços iguais.

Dito isto, a pouco mais de 10 minutos a pé do Largo Rainha Dona Amélia, vá conhecer o Metamorphosis Restaurante, um espaço amplo e familiar, onde pode degustar comida regional portuguesa. 

No Metamorphosis, os pratos fortes são o Polvo à Lagareiro, o Bife em manteiga de alecrim e cogumelos frescos e a Tábua de enchidos e queijos da serra, brindados por uma carta rica em vinhos portugueses, claro está! 

Morada/Endereço: Rua João de Deus 43, 2710-580, Sintra – Portugal

Contato para reservas: + 351 21 924 4573

Horário de Funcionamento: De segunda à domingo das 12h00 às 22h30.

Locais a visitar perto de Sintra (arredores)

Se anda à procura de belos locais para visitar perto de Sintra, veio ao blog certo! A menos de 30 minutos de carro é possível encontrar verdadeiros recantos de sonho perfeitos para uma escapadinha romântica ou para um bate-volta a partir de Sintra. Role a página e confira!

14 – Palácio Nacional de Queluz e Jardins

Palácio de Queluz o que fazer em Queluz palácios em Portugal pontos turísticos passeios dicas férias viagem

Quando visitar Sintra, não deixe de conhecer um dos mais belos e emblemáticos palácios de Portugal – o encantador Palácio de Queluz, com quase 250 anos de história, foi residência de verão da Família Real Portuguesa.

O imponente edifício do século XVIII foi mandado construir entre 1747 e 1786 pelo infante D. Pedro, futuro D. Pedro III, e exibe cenários de sonhos e estilos da época, passando pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo.

É um dos maiores tesouros de Portugal e guarda mistérios e preciosidades que vale a pena descobrir. Está localizado na cidade de Queluz, a 15 km do centro de Sintra.

15 – Cabo da Roca

O famoso Cabo da Roca, também conhecido por Promontório da Lua, é o ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa Continental.

Diz a história que, sobre o Cabo da Roca, o poeta Luís Vaz de Camões terá dito: “Aqui onde a terra se acaba e o mar começa”.

Inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais, o Cabo da Roca é composto por um enorme paredão rochoso que avança sobre o mar a 140 metros de altura.

Está entre os locais mais bonitos e visitados do país, pelo magnífico cenário que oferece.

As vistas para a Serra e para o Oceano Atlântico são absolutamente arrebatadoras. Prepare a máquina fotográfica! O visual rende fotos incríveis!

O Cabo da Roca fica na freguesia de Colares (concelho de Sintra). Pode lá chegar facilmente de carro, Uber, autocarro/ônibus, ou através de agências de turismo que organizam passeios guiados na região.

Além da beleza natural, no local há um antigo Farol de 1758 (mandado construir pelo Marquês de Pombal), um Posto de Turismo, um restaurante/café, uma loja de souvenirs e um estacionamento amplo e gratuito. 

Dica importante: Quando visitar o Cabo da Roca não se esqueça de levar calçado adequado para caminhadas. O chão é bastante irregular com pedras soltas e, além disso, é íngreme e por vezes escorregadio.

16 – Praia da Ursa

Na lista das mais belas praias do mundo, a fascinante Praia da Ursa é uma jóia da natureza!

Está localizada na zona costeira de Sintra, e é considerada a praia mais ocidental da Europa Continental.

O mar aqui costuma ser bravo e o areal é praticamente dominado pelas enormes formações rochosas da Ursa e Gigante.

Mesmo estando a poucos minutos de caminhada do Cabo da Roca, um dos locais mais visitados de Portugal, a Praia da Ursa está entre as praias mais preservadas do país. 

Isso porque o acesso ao areal é feito somente através de uma exigente caminhada a pé. Aliás, são poucos os que topam o desafio de descer até à Praia da Ursa, mas aventura vale tanto a pena! 

Dica importante: Visitar a praia no horário da maré baixa (em dias ensolarados), levar calçado apropriado para trekking e água. 

17 – Praia da Aroeira

A Praia da Aroeira, na zona costeira de Sintra, é uma praia selvagem e deserta, inacessível por terra. Contudo, a vista do topo da falésia é belíssima e rende fotos espetaculares!

Para avistar a Praia da Aroeira você precisa percorrer o trilho junto à costa. O miradouro natural está localizado entre o Cabo da Roca e a Praia da Ursa.

Dica importante: Leve sapatilhas confortáveis para a caminhada, água, e tenha atenção à sinalização que indica a possibilidade de deslizamento de pedras.

18 – Miradouro do Louriçal

A partir do Miradouro do Louriçal, junto ao Cabo da Roca e à Praia de Assentiz, pode desfrutar de uma agradável panorâmica sobre o mar.

Além disso, o local também permite uma vista linda para a Praia do Louriçal, uma bela enseada selvagem e quase inacessível por terra e por mar. Paisagem espetacular!

19 – Praia do Abano

O que fazer em Sintra

Protegida pelas montanhas da Serra de Sintra, a Praia do Abano é uma enseada selvagem e escondida. Faz parte das nossas praias preferidas no Parque Natural de Sintra-Cascais, quer pela sua beleza, quer pelo sossego.

Está localizada na freguesia de Alcabideche, a pouco mais de 1 km da Praia Pequena do Guincho. Ao lado desta praia encontram-se as ruínas do antigo Forte do Guincho ou Forte das Velas.

Chega-se à praia facilmente de carro. Há placas indicando o caminho e estacionamento nas imediações. Acesso fácil ao areal. Não tem apoios.

20 – Praia do Guincho

A Praia do Guincho é uma das praias mais famosas do Parque Natural Sintra-Cascais. Meca do surf e bodyboard, o local é bastante frequentado pelos amantes de esportes radicais.

A Praia do Guincho apresenta uma paisagem incrível! Já foi palco para as gravações de um dos filmes de 007, “Ao Serviço de Sua Majestade”, o sexto filme da popular saga de James Bond.

Espere encontrar uma praia extensa, com trechos cercados por falésias e dunas douradas, ondas perfeitas e uma vista idílica para a Serra de Sintra.

Ao longo da praia há também bons restaurantes, bares pé na areia, espreguiçadeiras e toldos para alugar, vigilância durante a época balnear, duchas e estacionamento gratuito nas proximidades.

Para mais, a Praia do Guincho também acolhe o renomado Fortaleza do Guincho Relais & Châteaux, um hotel de luxo, inserido num forte do século XVII. Oferece um serviço de 5 estrelas com vista para o mar e um restaurante com 1 Estrela no guia Michelin. Faça a sua reserva aqui.

21 – Praia da Adraga

O que fazer em Sintra

Praia com atmosfera calma e espaço amplo e agradável. A Praia da Adraga já foi considerada uma das 20 melhores praias europeias. 

Localiza-se na zona costeira de Sintra, perto das freguesia de Colares e de Almoçageme.

A enseada em que a praia se insere, está cercada por imponentes arribas que providenciam algum abrigo do vento.

As águas do mar são agitadas e muito procuradas por surfistas e praticantes de bodyboard. No horário da maré baixa oferece acesso fácil à Praia do Cavalo.

O local também conta com o apoio de um restaurante-bar que serve petiscos regionais e bebidas geladas, além de um estacionamento gratuito nas imediações.

Dica: Se gosta de aventuras e atividades ao ar livre, suba a falésia e descubra a Pedra de Alvidrar e o Fojo da Adraga (ou dos Morcegos), uma impressionante gruta esculpida pelos ventos e pelas ondas do mar. A vista do todo do penhasco é de cortar a respiração!

22 – Praia Grande

Com características urbanas, a Praia Grande é uma das praias mais visitadas da zona costeira de Sintra. As ondas fortes fazem desta praia um lugar perfeito para o surf. Não à toa, está entre os melhores destinos do país para a prática de surf e bodyboard.

O areal é longo e no extremo norte da praia, vai encontrar uma das maiores piscinas de água salgada da Europa, com 100 metros de comprimento, pertencente ao Hotel das Arribas.

Outro belo atrativo são os vestígios dos dinossauros marcados nas arribas da praia, totalizando mais de 60 pegadas de animais bípedes, com cerca de 110 milhões de anos.

A Praia Grande situa-se na freguesia de Colares, e pode lá chegar facilmente de carro. Se lhe apetecer petiscar, almoçar ou jantar com vista para o mar, vá ao Restaurante Bar do Fundo.

23 – Praia das Maçãs

Visitar Sintra /Divulgação

Contam os locais que o nome desta praia teve origem nas maçãs dos pomares da região. Depois de madura, a fruta caía na água e era levada pelas correntes da Ribeira de Colares que vem desaguar nesta praia. Daí o nome Praia das Maçãs

A praia é bastante movimentada, principalmente nos meses de verão, quer por casais e famílias com crianças, quer por amantes do surf.

Dispõe de um amplo areal, casas de veraneio, restaurantes típicos e cafés. Está localizada na freguesia de Colares, e pode lá chegar de carro, ou por meio do elétrico tradicional (um clássico na região com mais de 100 anos de história!).

O elétrico parte da Vila Alda – Casa do Elétrico de Sintra, que fica na Avenida General Roçadas, Sintra.

O percurso Sintra – Praia das Maçãs é feito entre a serra e o mar, sem paradas pelo caminho, e dura cerca de 30 minutos. Fica a dica!

24 – Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é um dos vilarejos mais encantadores da costa portuguesa. Pertence ao concelho de Sintra, e é um verdadeiro cartão-postal de uma aldeia saída de um conto de fadas.

As casinhas brancas incrustadas em cima do penhasco, com vista para o mar e para a praia com piscina oceânica, são um destino aprazível nos meses de verão.

É mesmo um local de parada obrigatória em qualquer roteiro de viagem a Sintra. Não se arrependerá! 

Azenhas do Mar está localizada na freguesia de Colares, a apenas 1 km da Praia das Maçãs e a 9 km do Centro Histórico de Sintra.

Junto da estrada nacional e em frente à pequena localidade costeira, há um belo Miradouro que oferece uma vista panorâmica linda das casinhas debruçadas sobre o mar e das ondas batendo na falésia. Cenário idílico!

Para além disso, mesmo com sua estrutura de uma pequena aldeia, Azenhas do Mar é capaz de conquistar fãs pelo estômago.

Sapateira recheada, amêijoas à bulhão pato, lavagante, camarão e peixe fresco são facilmente oferecidos nos restaurantes locais e geralmente têm preços mais em conta comparados aos restaurantes da capital. Fica a dica!

25 – Praia da Aguda

O que fazer em Sintra

A Praia da Aguda apresenta características selvagens e oferece diversos trilhos e miradouros naturais com vistas espetaculares sobre o mar.

Abrigada por falésias, a enseada conta com um areal de pequenas dimensões e o ambiente é calmo e acolhedor. Ideal para casais aventureiros que buscam encontros românticos.

Está localizada entre a aldeia das Azenhas do Mar e a Praia do Magoito, na zona costeira de Sintra.

O acesso à praia é feito pela localidade de Fontanelas, seguindo a Estrada para Oeste.

Para aceder ao areal, terá de descer por uma escadaria íngreme encravada na fenda do penhasco.

Não tem apoios, mas tem beleza natural de sobra e algumas vagas de estacionamento no topo da arriba. Programe a visita no horário da maré baixa.

26 – Praia do Magoito

O que fazer em Sintra

A Praia do Magoito é uma das praias mais famosas do concelho de Sintra. Fica a seguir à Praia da Aguda, pertinho da vila piscatória de Magoito.

Espere encontrar uma praia com águas cristalinas e um areal a perder de vista, circundado por altas arribas negras que se erguem imponentes direcionando o nosso olhar ao longo do litoral até ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental.

No local há belos miradouros, nadadores salvadores que asseguram a vigilância na época balnear, restaurantes regionais, cafés com esplanada para petiscar, tomar um drink e assistir ao pôr-do-sol, estacionamento nas imediações e acesso facilitado a quem tem mobilidade reduzida.

27 – Praia da Samarra

Visitar Sintra /Divulgação

A Praia da Samarra é um dos maiores tesouros da zona costeira de Sintra. Está localizada perto da chamada Lomba dos Pianos, entre a Praia da Vigia e a Praia do Giribeto, em São João das Lampas.

Pouco conhecida pelos turistas, a enseada da Samarra fica numa estreita passagem entre dois paredões rochosos, num cenário idílico e apaixonante, onde desagua a Ribeira da Samarra.

É um dos lugares mais bonitos da região, e uma das nossas praias preferidas do concelho de Sintra, quer pela beleza natural, quer pela tranquilidade. Refúgio perfeito para namorar e relaxar a dois!

Como ir à Praia da Samarra? Partindo de Sintra, dirija até à pequena localidade de São João das Lampas, a seguir passe pelo Parque Multiusos e siga o caminho até chegar à Estrada da Samarra, a partir daí terá de percorrer cerca de 1 km por uma estrada de terra batida, mas acessível a qualquer veículo. O GPS do Google Maps ensina o caminho. Praia não vigiada.

28 – Praia de São Julião

O que fazer em Sintra

Praia de São Julião é uma das praias mais românticas entre os concelhos de Sintra e Mafra.

A água do mar apresenta uma tonalidade azul e grande parte da praia encontra-se protegida por falésias douradas.

O areal largo e as ondas perfeitas convidam a atividades ao ar livre. Nesta praia é praticado surf e bodyboard durante todo o ano.

Aqui existe um apoio de praia e vigilância nos meses de verão, até porque as águas cristalinas convidam a mergulhos refrescantes.

A maré baixa é o período ideal para poder aproveitar as piscinas naturais, que fazem as delícias das crianças e adultos.

Há também bares à beira da praia, estacionamento amplo e um percurso pedestre maravilhoso, entre São Julião e a foz do rio Lizandro pela parte de cima dos penhascos. Paisagem de tirar o fôlego!

Como se isso não bastasse, a 500 metros da Praia de São Julião, seguindo para norte, encontra-se um pequeno aglomerado de casinhas típicas de pescadores que circundam a antiga Ermida de São Julião, edificada no século XVIII.

Da capela destacam-se as paredes revestidas por azulejos portugueses que narram a vida de São Julião e o relógio de sol datado de 1754. Junto à Ermida também fica o antigo cruzeiro do povoado de São Julião e um belo miradouro com vista sobre o mar. Lindo demais!

A Praia de São Julião está localizada num vale onde desagua o rio Falcão, pertinho da Praia da Samarra e da vila piscatória da Ericeira. A não perder!

29 – Palácio Nacional de Mafra

o que visitar em Mafra, pontos turísticos em mafra, o que fazer em mafra, passeios em mafra, palácio nacional de mafra

O Palácio Nacional de Mafra é uma magnífica obra do reinado de D. João V e o mais importante símbolo da arquitetura Barroca em Portugal.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi finalista da eleição das Sete Maravilhas de Portugal em 2007 e, em 2019 ganhou o título de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A construção do século XVIII fascina os visitantes pela sua riqueza e grandiosidade. São mais de 40.000 m2 e 1200 divisões da qual fazem parte ambientes e objectos decorativos únicos no mundo.

Para quem não sabe, o Palácio Nacional foi nada mais, nada menos que a residência de verão da Família Real. Seu interior é composto por várias coleções de origem portuguesa, italiana e francesa, idealizada por encomenda real.

O Palácio situa-se no centro de Mafra – na praça homónima ao rei que o mandou edificar, sendo o único Monumento Nacional que engloba um Paço Real, uma Basílica e um Convento.

Não à toa, o Palácio Nacional de Mafra está entre as atrações mais afamadas do distrito de Lisboa e a visita é uma verdadeira aula de história e arquitetura.

Está localizado na vila de Mafra, a apenas 20 minutos de carro de Sintra. O trajeto mais rápido para lá chegar é feito pela N247. Não há nada que enganar: peça ajuda ao GPS.

Horários e preços de visita: a visita ao Palácio Nacional de Mafra pode ser feita todos os dias, excepto às terças, das 9h30 às 17 h30.

A basílica funciona diariamente das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. O preço bilhete/ingresso custa 6,00€ e crianças menores de 12 anos não pagam. A visita apenas ao convento, basílica e arte sacra custa 2,00€.

30 – Adega Vadia

O que fazer em Sintra

O Adega Vadia é uma escolha excelente para um jantar com fado no sopé da Serra de Sintra.

Espere encontrar um espaço típico português onde a cozinha regional, tem o papel principal.

Está localizado perto da Praia da Adraga, e oferece um ambiente rústico e aconchegante.

É um dos melhores restaurantes do concelho de Sintra para se comer uma refeição com bom preço-qualidade que inclui atendimento cordial, conforto e comida gostosa.

Algumas das referências da casa são o Polvo à Lagareiro, o Bife à Vadia, a tábua de queijos e enchidos, o Bacalhau assado no forno com batatas a murro e as bolinhas de Alheira com molho de mostarda e mel.

Durante a nossa visita ao Restaurante Adega Vadia fomos muito bem recebidos e super recomendamos a todos os amigos e viajantes. Convém reservar mesa.

Morada/Endereço: Largo Das Casas Novas 1 Colares, 2705-177, Sintra – Portugal

Horário de Funcionamento: De segunda a domingo das 12h30 às 16h00; e das 19h30 às 23h00. 

Contato para reserva: +351 21 826 5866

Sintra – Portugal: clima e quando ir

Palácio da Pena - Sintra: O que fazer pontos turísticos dicas passeios Portugal palácios

Tritão: “Pórtico Alegórico da criação do Mundo” – uma das imagens enigmáticas do Palácio da Pena

Sintra pode ser visitada em qualquer altura do ano. Mas obviamente, os dias ensolarados são sempre os melhores para curtir sua viagem. A alta temporada acontece entre os meses de maio e setembro.

Nessa altura, a chance de você aproveitar os passeios é maior, pois é a temporada que chove menos e os dias são mais longos e agradáveis, perfeitos para atividades ao ar livre e para aproveitar as belas praias da região. 

Caso planeje visitar Sintra entre outubro e abril não se esqueça de colocar roupa quentinha na mala e ter um guarda-chuva sempre por perto. 

Quantos dias ficar em Sintra

Se o objetivo da sua viagem a Sintra é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar a fundo os pontos turísticos da região, como palácios, museus, castelos, praias, restaurantes, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.

Sintra: bate e volta a partir de Lisboa

Se fará um bate-volta a partir de Lisboa e tem apenas um roteiro de 1 dia em Sintra, terá que escolher com cautela o que explorar por lá, ok? Veja a seguir as nossas sugestões para um roteiro de 1 dia em Sintra.

Roteiro de 1 dia em Sintra: o que fazer 

A nossa sugestão é reservar, pelo menos, a parte da manhã para conhecer o Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros.

No período da tarde, visite a Quinta da Regaleira, a Casa Piriquita, o Centro Histórico de Sintra e, se ainda sobrar tempo e energia, no caminho de volta para Lisboa faça uma parada na cidade de Queluz para conhecer o Palácio Nacional de Queluz e Jardins. Vale muito a pena! Acorde cedo para aproveitar bem os passeios!

+ Dicas de locais a visitar 

Agora que você já sabe o que fazer em Sintra, aproveite e descubra outros sítios e locais a visitar na região sul de Portugal. 

+ Melhores lugares a visitar em Lisboa

+ O que visitar em Mafra

+ O que fazer em Cascais

+ O que visitar em Tomar

+ Melhores praias de Setúbal

+ O que visitar em Sesimbra

+ O que fazer na Serra da Arrábida

+ Melhores praias do Alentejo

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ Praias da Zambujeira do Mar

+ Praias de Aljezur

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui

*Gostou do post sobre o que fazer em Sintra? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar