Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Vila Nova de Milfontes – Alentejo

O que fazer em Vila Nova de Milfontes? Quais as melhores praias da região? Neste roteiro de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Vila Nova de Milfontes está localizada na margem Norte da foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A “Princesa do Alentejo” (como é conhecida), é o destino certo para os viajantes que querem passar umas férias na praia, escapando do agito das grandes cidades. Com belezas naturais surpreendentes, a região acolhe algumas das mais belas praias da Costa Alentejana. Para além disso, o coração da vila é uma graça, repleto de casas branquinhas e uma Fortaleza no centro – descortinando uma vista fantástica para o rio Mira e para a Praia das Furnas. Leia as dicas deste guia turístico até ao fim e descubra os lugares mais bonitos de Vila Nova de Milfontes, no Alentejo. 

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Onde fica Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes está localizada no litoral do Alentejo (Sul de Portugal), no concelho de Odemira, e integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A vila situa-se a 2h30 de distância do aeroporto da Portela em Lisboa (223 km) e a 1h 50 do aeroporto de Faro no Algarve (135 km).

Como chegar

A maneira mais rápida de chegar a Vila Nova de Milfontes é de carro próprio ou alugado. Os transportes públicos que ligam Milfontes às principais cidades portuguesas são os ônibus (autocarros) da empresa Rede Expressos. Não existe ligação de comboio/trem.

Quando visitar Vila Nova de Milfontes

Já visitamos Vila Nova de Milfontes diversas vezes e garantimos, qualquer altura é boa para conhecer a região.

Mas se a ideia for curtir banhos de sol e mar, a melhor época para passar férias na região acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas começam a subir e as chuvas diminuem bastante. 

Durante os meses de primavera – verão e com os dias ensolarados, a Vila fica ainda mais bonita e a temperatura super agradável para realizar passeios e atividades ao ar livre.

Locais a visitar nos arredores (perto) de Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Há muitas atividades para fazer e diversos locais para visitar perto de Vila Nova de Milfontes. Neste guia turístico, deixamos-lhe 5 sugestões de recantos inspiradores para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão prolongadas. Vale a pena!

1 – Pego das Pias

Para os viajantes que adoram turismo de aventura pela natureza, recomenda-se uma visita à Praia Fluvial do Pego das Pias, onde a Ribeira do Torgal passa pela garganta estreita formada pelas rochas graníticas.

Lembrando que pode visitar o local por conta própria ou através das agências que fazem o tour em veículo todo-o-terreno.

Para chegar ao Pego das Pias siga em direção à Serra de Odemira e de seguida percorra a estrada N120 em direção a S. Luís, até chegar a uma ponte que passa sobre a ribeira do Torgal.

Depois, junto à ponte encontrará um caminho de terra batida que deverá seguir até ao fim, encontrando logo a seguir o Pego das Pias. São aproximadamente 2 km de percurso, ida e volta. Acesso fácil!

Coordenadas GPS: 37°38’40.0″N 8°37’07.8″W

2 – Praia do Brejo Largo

Exuberantes rochedos escarpados, dunas verdejantes, areia dourada e piscinas naturais, formam a Praia do Brejo Largo, uma das mais belas praias isoladas perto de Milfontes (11 km).

Além da beleza natural, esta praia também faz parte da Rota Vicentina, um dos mais famosos percursos pedestres da Europa. 

E por falar em Rota Vicentina, a mesma é composta por vários percursos ao longo da Costa Sudoeste de Portugal.

No total soma 400 quilómetros de trilhos sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém (Alentejo) e o Cabo de São Vicente (Algarve). Fica a dica para os trilheiros de plantão!

O acesso mais fácil para chegar à Praia do Brejo Largo é pela estrada N393 em direção ao lugar de Nascedios. Desde aí terá de percorrer uma estrada de terra batida e depois estacionar o carro aqui.

A partir daí, só precisa seguir a pé pelo trilho à esquerda e de seguida atravessar as dunas (15 minutos de caminhada). 

3 – Praia de Almograve

A Praia de Almograve é um bom destino para viajar a dois ou com a família, as crianças certamente vão adorar brincar nas piscinas naturais desta praia, eleita entre as melhores praias do Alentejo. 

Na praia há um parque de estacionamento, passadiços de madeira, dentre outras infraestruturas de apoio aos turistas, com bares e restaurantes na marginal, onde pode saborear petiscos alentejanos, com vista sobre o mar.

A Praia de Almograve fica na pequena freguesia de Almograve (Odemira). Acesso fácil desde Vila Nova de Milfontes (14km) ou da Zambujeira do Mar (16km). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

Onde dormir na Praia de Almograve: Almograve Beach House, AL Casa das Andorinhas, Al Casa Paquito, Ergobeach House, Vicentina Rooms by

4 – Praia do Cavaleiro

Enseada linda e acolhedora, uma paisagem única, o paraíso! É esta a descrição perfeita para a Praia do Cavaleiro, um refúgio excelente para quem quer relaxar longe da confusão.

Mas, ainda que maravilhosa, esta praia não ajuda muito no quesito bronzeado: os enormes paredões rochosos fazem sombra durante boa parte do dia.

Por isso, se puder vá durante a manhã, altura em que os raios de sol iluminam completamente a água do mar e a areia da praia. 

A Praia do Cavaleiro foi eleita pela Condé Nast Traveler como uma das praias mais deslumbrantes de Portugal. 

Está localizada entre a Zambujeira do Mar e a Praia de Almograve. Saindo de Vila Nova de Milfontes o acesso faz-se pela N393, em direção à pequena aldeia de Cavaleiro (São Teotónio), perto do Farol do Cabo Sardão.

Antes da descida para o areal não deixe de conferir a vista dos miradouros naturais das falésias. A panorâmica rende fotos fantásticas!

Há estacionamento nas imediações e passadiços de madeira para aceder ao areal. Não tem qualquer tipo de apoio aos visitantes. 

5 – Praia da Ilha do Pessegueiro

Localizada na região de Porto Covo, a Praia da Ilha do Pessegueiro é um belo destino para visitar perto de Vila Nova de Milfontes.

Além das fantásticas enseadas que o irão surpreender, a Praia da Ilha do Pessegueiro também possui um parque de estacionamento e um restaurante para petiscar a gastronomia regional.

A praia fica em frente à ilha que lhe dá o nome. A famosa ilha, imortalizada pela canção de Rui Veloso, intitulada “Porto Covo”, quem não se lembra? A ilha pode ser visitada através de passeios de barco durante os meses de primavera-verão. 

A Praia da Ilha do Pessegueiro situa-se a 20 km de Vila Nova de Milfontes. Pode chegar à praia tranquilamente de carro. O acesso faz-se pela via CM1072. Siga as placas.

Melhores praias de Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Deseja conhecer quais são as praias de Vila Nova de Milfontes mais indicadas para banho? Ou para uma boa caminhada, ou para surfar?

As praias de Milfontes são o motivo da visita de uma parte considerável dos turistas, e até de alguns residentes. Venha conosco descobrir as melhores e mais bonitas praias de Vila Nova de Milfontes.

6 – Praia do Malhão

Praia do Malhão, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

A rainha absoluta das praias de Milfontes é a Praia do Malhão, situada a 10 km a Norte do centro da vila.

É uma praia extensa que impressiona pelo seu cenário de águas azuis e formações rochosas, criando ambientes selvagens e ao mesmo tempo íntimos.

A ondulação (sobretudo na maré alta) permite à prática de surf. Não conta com apoios e o acesso à praia é feito por um estradão de terra batida, mas há estacionamento e um parque de campismo nas proximidades. 

7 – Praia da Franquia

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Praia Fluvial da Franquia, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes 

A Praia Fluvial da Franquia (junto ao povoado), é uma bela praia fluvial de águas tranquilas e cristalinas, perfeitas para casais e famílias com crianças e bebés.

Para quem gosta de adrenalina, o local convida à prática de esportes náuticos como o windsurf, canoagem e stand-up paddle.

Além disso, durante os meses de verão é possível alugar canoas ou ter aulas de surf em diversas empresas que operam na avenida marginal.

No entorno existe uma boa oferta de alojamentos, restaurantes e cafés. A praia também conta com apoio de bares e esplanadas viradas para o rio Mira.

8 – Praia do Farol

Praia do Farol, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

Vizinha à Praia da Franquia, a Praia do Farol é palco de encontro do rio Mira com mar. Possui um extenso areal que circunda toda a ponta terrestre do lado Norte da barra natural do rio.

Na Praia do Farol, os turistas podem escolher entre tomar banho de água doce ou salgada. O local, além de naturalmente belo, ainda conta com um restaurante localizado na beira da praia e tem mesas na zona interior e na esplanada. 

Na parte mais alta das arribas está instalado o Miradouro do Farol de Vila Nova de Milfontes. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol! 

9 – Praia das Furnas

Praia das Furnas, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

A Praia das Furnas está localizada na margem sul do rio Mira, tendo como cenário de fundo a Praia Fluvial da Franquia, a Praia do Farol e o Forte de São Clemente. 

Em 2012 foi Eleita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal. O nome desta praia deve-se às enormes cavidades esculpidas na base da falésia, formações rochosas também chamadas de furnas ou grutas com uma beleza natural única.

O areal desta praia é extenso, banhado pelas águas do mar e do rio Mira. Esta é uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes e dispõe de boa infraestrutura turística: bares pé na areia, estacionamento, parques de campismo e merendas, churrasqueira, nadador salvador, bandeira azul, duchas e WC. 

Para lá chegar desde o centro da vila há dois percursos possíveis: pela ponte sobre o Mira ou através de uma embarcação que, durante os meses de alta temporada, garante a ligação entre as duas margens. 

10 – Praia do Carreiro das Fazendas

A Praia do Carreiro das Fazendas fica a 800 metros da Praia do Farol e a 2 km do centro da vila. Não tem vigilância, nem qualquer tipo de infraestrutura, mas tem beleza natural de sobra.

Para lá chegar é preciso percorrer-se a pé um caminho de areia. Esta praia é rodeada por um vasto sistema dunar e apresenta formações rochosas junto à linha da água. Quando a maré baixa o areal fica inundado de algas e seixos. 

A Praia do Carreiro das Fazendas é frequentada por viajantes aventureiros, que procuram um lugar tranquilo para dar um mergulho e assistir ao pôr do sol em Milfontes. De resto, é uma praia selvagem no seu melhor. 

11 – Praia do Patacho

Localizada a Norte da Praia do Carreiro das Fazendas e a 2 km do centro da vila, a Praia do Patacho é famosa pelo navio holandês naufragado ali há mais de duas décadas.

A praia é bonita, mas bastante perigosa para ir a banhos, por conta do cascalho e das rochas que a cercam. No entanto, vale a pena visitar o local e tirar umas fotos giras! Se puder vá no final da tarde. Não tem vigilância! 

12 – Praia Angra da Cerva

Saiba o que fazer em Vila Nova de Milfontes. Aqui, um roteiro turístico com os melhores pontos de interesse, restaurantes e hotéis.

Visitar Vila Nova de Milfontes: Praia Angra da Cerca

Pequena enseada paradisíaca entre o Porto das Barcas e a Praia do Malhão. A Praia Angra da Cerca é um dos locais “secretos” e escondidos de Vila Nova de Mil Fontes. 

Com apenas 50 metros de extensão e uma areia fina e dourada, esta praia é o paraíso para quem gosta de sítios isolados para relaxar sozinho ou acompanhado.

A praia não tem apoios, e para lá chegar é preciso caminhar por um trilho de cerca de 15 minutos, que começa no final da Estrada do Canal, junto ao Porto das Barcas. Vale a aventura!

13 – Praia dos Aivados

Visitar Vila Nova de Milfontes: Praia dos Aivados

Praia dos Aivados, também conhecida pelos locais por Praia do Buzinheiro, é aquele destino que encanta os surfistas e amantes da natureza que buscam calmaria e sossego.

Isolada e de características selvagens, a Praia dos Aivados apresenta um extenso areal e o mar costuma ser agitado. Por isso, preste atenção na hora de ir a banhos. 

Esta é uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes. Fica a Norte da famosa Praia do Malhão e a 2 km da Ribeira da Azenha. Para lá chegar é necessário percorrer algumas estradas de terra batida de difícil acesso.

Vale ressaltar que não existe nenhuma infraestrutura no local, então é indicado levar água e lanche e sempre recolher seu lixo, ok? 

O acesso faz-se saindo da Estrada Nacional 390 na direção da aldeia de Ribeira da Azenha. Porém, o caminho que conduz à praia é de terra batida coberto de cascalho e pedras rolantes. 

Por conta disso, recomendamos fazer o percurso em um veículo 4×4 ou a pé pela areia da Praia do Malhão. Não arrisque a fazer o trajeto com um carro normal. 

Mapa das Melhores Praias Vila Nova de Mil Fontes

 

+ Veja também: melhores praias de Porto Covo

14 – Passeio de barco pelo rio Mira

O passeio de barco pelo rio Mira leva os turistas a conhecer melhor a região. No geral, as excursões de barco partem do Cais da Fateixa, em Vila Nova de Milfontes.

Durante o passeio, o guia vai dando uma aula sobre o valor cultural do rio Mira, a cultura ribeirinha, o património linguístico e toponímico e a biodiversidade marinha existente.

Duração do tour: 5 horas. Os preços variam entre 15,00 € (crianças dos 6 aos 12 anos) e 25,00€ (adultos), sendo gratuito para crianças com idades até aos 5 anos.

Está gostando das dicas sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes? Salve o post nos favoritos!

15 – Visitar o Centro Histórico

Visitar Vila Nova de Milfontes: Igreja Nossa Senhora da Graça

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

A simplicidade da vila surpreende e encanta ao primeiro olhar. No Centro Histórico destaca-se o Forte de São Clemente, conhecido na região como “Castelo de Milfontes” (construído entre 1599 e 1602 para defesa contra os ataques de pirataria) e a Igreja Nossa Senhora da Graça (século XV).

Além das construções históricas e das lojas de comércio tradicional, vale salientar que o centrinho de Vila Nova de Milfontes é um lugar dedicado a petiscos feitos com bons produtos regionais alentejanos.

Aliás, restaurantes de qualidade não faltam por ali… Lembrando que os atrativos estão bem próximos uns dos outros e você pode fazer tudo tranquilamente a pé.

Gastronomia regional

Todos sabem que o Alentejo não é só rico em praias paradisíacas, atrações históricas e vinhos premiados. Para além disso, a culinária da região também é uma surpresa de sabores.

Quando visitar Vila Nova de Milfontes, não deixe de experimentar o marisco e peixe fresco da costa que são os reis do cardápio. Confira a seguir os melhores restaurantes para comer bem na região. 

16 – Restaurante Tasca do Celso

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Um dos melhores restaurantes tradicionais de Milfontes está escondido em pleno coração do Centro Histórico da vila.

Estamos falando do Tasca do Celso, um dos mais afamados restaurantes da região, que alegra os paladares dos moradores locais e dos turistas desde 1999. 

Sempre acompanhados por um bom vinho, no Tasca do Celso pode experimentar alguns dos melhores pratos da cozinha regional alentejana confecionados com maestria.

Além da comida deliciosa e do atendimento impecável, neste restaurante reúne-se ainda a música e a arte, com shows ao vivo e exposições permanentes.

Algumas especialidades da casa: Arroz de tamboril, Camarão gigante com açorda, Cataplana de peixe, Arroz de amêijoa, Pica-pau de porco preto, Mexilhão à Tasca, Plumas de porco preto, Costeletas de cordeiro na brasa. 

Endereço: Rua dos Aviadores 34, 7645-225, Centro Histórico, Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Nota importante: obrigatório reservar mesa com antecedência!

17 – Restaurante Porto das Barcas

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Localizado a poucos metros do portinho do Canal, onde chegam diariamente os barcos da região carregados de peixe fresco, o Restaurante Porto das Barcas alia a criatividade gastronómica à cozinha tradicional alentejana. 

O Porto das Barcas é, indubitavelmente, um dos nossos restaurantes preferidos de Milfontes. Ajuda o facto de o peixe e o marisco terem sempre primazia à nossa mesa e o Porto das Barcas de o servir ambos de forma impecável.

Algumas especialidades da casa: Polvo da Costa na frigideira com batata doce, Gambas à Brás, Massinha de peixe com hortelã, Robalo grelhado, Mousse de chocolate com flor de sal e azeite do Alentejo, Sericaia com ameixas de Elvas. 

Endereço: Estrada do Canal S/N, 7645-000 Vila Nova de Milfontes – Alentejo

18 – Restaurante O Amândio

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

A cozinha do Restaurante “O Amândio” é das casas mais acolhedoras da região de Milfontes. O ambiente é simples e familiar, e o menú curto, porém consistente com os paladares típicos alentejanos.

Nesta casa pode saborear deliciosos grelhados de carne e peixe, a bom preço/qualidade! A somar a isto, uma excelente carta de vinhos do Alentejo e temos uma mão cheia de bons motivos para ir a Vila Nova de Milfontes. 

Algumas especialidades da casa: Sardinhas na brasa, Costeletão de vitela grelhado, Pargo assado, Mista de Carnes com fruta, Bife 5 pimentas, Presunto de porco preto, Toucinho do Céu de Santa Clara.  

Endereço: Ribeira da Azenha, 7645-065, Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Onde dormir em Vila Nova de Milfontes

As nossas últimas férias em Vila Nova de Milfontes resultaram numa excelente estadia na Herdade do Amarelo, um dos melhores alojamentos da região, localizado a 10 km do Centro Histórico da vila. Adoramos a experiência e recomendamos a todos os amigos e viajantes!

Mas Vila Nova de Milfontes oferece outras hospedagens igualmente boas. Se ainda não sabe onde dormir na região sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre o económico e luxo. Veja a seguir uma seleção de hotéis que irá corresponder às suas expectativas.

Nota importante: os alojamentos em Vila Nova de Milfontes têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!

Divulgação: Herdade do Amarelo, um dos melhores alojamentos de Vila Nova de Milfontes

Alojamentos confortáveis e bem localizados

– Herdade Do Freixial: Alojamento de Turismo Rural localizado a 3 km de distância do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Apresenta acomodações confortáveis, piscina de borda infinita com vista para o rio Mira, terraço para banhos de sol, jardim, spa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Selina Milfontes: Hostel com bom preço qualidade, a 200 metros do Centro Histórico e da Praia da Franquia, um dos principais pontos turísticos de Vila Nova de Milfontes. Disponibiliza quartos individuais ou partilhados, cozinha equipada e Wi-Fi gratuito!

Guarda Rios: Alojamento Local com excelente localização no Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Fica a poucos minutos de caminhada da Praia da Franquia e da Praia do Farol. Dispõe de quartos confortáveis com varanda privativa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Herdade do Amarelo : Alojamento de Turismo Rural. A Herdade do Amarelo fica a 10 km do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Apresenta acomodações luxuosas, um spa e centro de bem-estar, 2 piscinas ao ar livre, terraço para banhos de sol, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Raminhos Guest House: Alojamento Local a apenas 450 metros do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes e a 1 km da Praia da Franquia. Dispõe de acomodações aconchegantes e climatizadas, jardim e Wi-Fi gratuito.  

Quantos dias ficar em Vila Nova de Milfontes

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Visitar Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Se o objetivo da sua viagem é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros pontos de interesse da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.

Caso você resolva visitar o norte do país, e goste de rios e cascatas incríveis, temos algumas sugestões imperdíveis no Gerês , Cascata do Arado e também na Serra d’ArgaCascata do Pincho.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

+ Dicas de lugares a visitar: pontos de interesse turístico

Agora que você já sabe o que visitar em Vila Nova de Milfontes, aproveite e descubra outros locais lindos para conhecer no Alentejo e Algarve. Clique nos links e leia os nossos roteiros de viagem.  

+ Melhores praias do Alentejo

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ O que fazer em Porto Covo

+ Melhores praias de Porto Covo

+ O que fazer em Évora

+ O que fazer em Monsaraz

+ Melhores praias em Lagos

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias de Albufeira

+ Melhores praias de Portimão

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes – Alentejo? Compartilhe!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *