Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Melhores praias em Lagos

Compartilhar

Visitar as melhores praias em Lagos, no Algarve

Lagos é sinónimo de praia. A linha costeira da região ainda guarda recantos naturais de uma beleza quase intocada. Não é difícil encontrar praias deslumbrantes, difícil é decidir qual será a favorita. Graças à nossa longa temporada no Algarve, selecionamos neste guia as melhores praias em Lagos. Entre as praias famosas e conhecidas, com melhor infraestrutura de hotéis e restaurantes destacam-se: Porto de Mós, Meia Praia, Dona Ana, Batata, Estudantes, Pinhão e, por fim, a Praia da Luz. Próxima a Vila do Bispo, AlbufeiraPortimão e Lagoa, Lagos é talvez a estância balnear algarvia que mais reúne jovens portugueses e estrangeiros (sobretudo ingleses) em busca de praias paradisíacas e muita diversão noturna. Confira as dicas abaixo e descubra onde ficam, quais são e como ir às praias mais bonitas de Lagos, para um fim de semana romântico ou umas férias de verão em família, com amigos, ou a dois.

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Quais são as melhores praias de Lagos, Algarve – Portugal

A combinação das águas de tons verdes e azuis, com a fina areia branca cercada por enormes falésias douradas, dão às praias de Lagos um cenário magnífico difícil de igualar.

Para auxiliar na jornada, listamos de seguida as praias mais lindas para visitar e desfrutar durante as altas temperaturas do verão algarvio.

Veja a localização exata e comece agora mesmo a planear o seu roteiro turístico pelas melhores praias de Lagos e arredores. 

Melhor época para visitar as praias em Lagos

Amelhor época para aproveitar as praias em Lagos acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas em todo o país começam a subir e as chuvas diminuem bastante.

Nessa época, Lagos fica linda com dias ensolarados, temperaturas super agradáveis e muitos turistas nacionais e estrangeiros curtindo banhos de sol e mar. Uma delícia!

1 – Praia do Camilo

Melhores praias em Lagos, Praias mais bonitas de Lagos

Com duas enseadas de pequenas dimensões, a Praia do Camilo é tida como uma das melhores praias em Lagos.

Para descer ao areal é preciso encarar uma escadaria de madeira, mas todo e qualquer esforço é compensado pelas águas calmas e cristalinas, além da atmosfera mágica do lugar.

A Praia do Camilo conta com salva-vidas durante a época balnear. Por ser uma das praias mais procuradas durante a alta estação em Lagos, com uma mistura de grupos de jovens e famílias com crianças, recomendamos visitar o local durante a semana. 

Esta é também uma das principais praias na zona de Lagos para experimentar desportos aquáticos, tais como stand up paddle, canoagem, snorkel, dentre outros.

Pode chegar à praia de carro ou a pé pelos trilhos selvagens das arribas, com início no Miradouro da Praia do Batata, perto do centro de Lagos.

Uma vez por ali, aproveite o dia de praia e finalize com um jantar romântico no tradicional Restaurante O Camilo.

2 – Praia Dona Ana

Foto: visitar Lagos

Considerada uma das melhores praias do mundo, a Praia Dona Ana faz parte do grupo de magníficas praias e enseadas de Lagos, que se estendem até à Praia de Burgau.

É popular durante os meses de primavera-verão, cercada por imponentes falésias douradas e com parque de estacionamento e bons restaurantes nas imediações.

A enseada é bastante acolhedora com formações de algares ao redor. Dona Ana oferece um ambiente tranquilo e a água do mar é calma e cristalina.

Para além disso, há um bar de praia vendendo comida, bebidas, sorvetes (gelados) e aluguel de cadeiras/guarda-sol por (14€). O acesso ao areal é facilitado através de uma escadaria de madeira. 

3 – Praia dos Estudantes

A Praia dos Estudantes está localizada perto do Centro Histórico de Lagos e da Praia Dona Ana. É um lugar lindo para passar o dia e admirar a bela paisagem, seja sozinho, a dois, com amigos ou em família.

Esta bela enseada é abrigada do vento e tem alguns serviços à disposição nas proximidades: alojamentos, bares, restaurantes típicos, etc.

O acesso à Praia dos Estudantes é feito por uma escadaria improvisada na falésia ou por uma fenda na rocha da Praia da Batata, a praia mais popular de Lagos, local de onde partem os passeios de barco para a Ponta da Piedade. 

4 – Ponta da Piedade

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Cercada por belíssimas formações rochosas, a famosa Ponta da Piedade é um dos locais mais fantásticos de Lagos.

Está repleta de grutas secretas e enseadas de águas limpas e transparentes, acessíveis através de passeios de barco, que partem diariamente da Marina da cidade. Por isso, reserve pelo menos 1 hora do seu dia para esse passeio. Vale a pena!

Além disso, no topo da falésia, os turistas ainda podem avistar o mais belo pôr-do-sol de Lagos.

Se gosta de caminhadas e atividades ao ar livre, vale a pena explorar os trilhos das arribas repletos de magníficos miradouros naturais com vista paradisíaca sobre o mar. 

Há também recifes de coral, o que torna o local num destino perfeito para fazer snorkeling. Situada na chamada Costa d’Oiro, a Ponta da Piedade fica a pouco mais de 2 km do centro da cidade.

5 – Praia dos Pinheiros

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Gosta de praias “secretas”? Então vai adorar conhecer a Praia dos Pinheiros, um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Escondida numa pequena baía rochosa, esta praia é uma boa alternativa às praias mais populares de Lagos. 

Longe das grandes multidões, é o destino perfeito para casais que gostam de recantos de natureza no seu estado mais puro. Esta praia fica a 150 metros da Praia do Camilo e a pouco mais de 2 km do centro da cidade. O local não tem serviços de apoio.

Portanto, restaurantes e bares não existem por ali. Quem pretende passar o dia na Praia dos Pinheiros deve levar lanche, bebidas e saquinho para recolher o seu lixo. O acesso ao areal é feito por um trilho curto em meio às arribas.

6 – Praia do Barranco do Martinho

Na lista das melhores praias em Lagos, não poderia faltar a charmosíssima Praia do Barranco do Martinho, situada a 200 metros da Ponta da Piedade, na chamada região de Santa Maria.

Esta praia é um recanto do paraíso e esta predileção deve-se ao seu isolamento. A praia não é vigiada, além disso não conta com apoio de restaurantes, cafés, vendedores ambulantes, etc.

Protegida por enormes falésias avermelhadas, as águas calmas e cristalinas da Praia do Barranco do Martinho são um convite a mergulhos refrescantes nas tardes quentes de verão.

O local apresenta um areal de pequenas dimensões que no horário da maré alta quase desaparece. Deserta praticamente o ano todo, é uma das praias mais românticas de Lagos para relaxar a dois. 

7 – Praia da Balança

A Praia da Balança, conhecida popularmente como Praia Grande, é uma das praias mais tranquilas de Lagos para umas férias sossegadas na região.

Está localizada entre a Praia dos Pinheiros e a Ponta da Piedade. Com um areal de pequenas dimensões, deve ser frequentada somente no horário da maré baixa.

O acesso faz-se por entre as arribas, por isso recomenda-se cautela na descida para os banhos. Não tem apoio de restaurante-bar. Recanto ideal para descansar e apreciar o melhor da natureza. A não perder!

8 – Praia do Canavial

A Praia do Canavial é uma das praias escondidas de Lagos. Como fica mais isolada, esta enseada é perfeita para quem procura uma praia sossegada para namorar e relaxar a dois.

Rodeada por altas arribas e abrigada do vento, a Praia do Canavial passa despercebida aos mais distraídos. A água do mar é calma e cristalina, ideal para a prática de snorkeling. No areal também é possível que encontre alguns naturistas.

Se não sabe como ir, nós explicamos: a praia pode ser acessada através de passeios de barco que partem da Praia da Batata ou a pé, pela areia da Praia do Porto de Mós, durante o horário da maré baixa. Assim sendo, se optar pela caminhada fique atento à Tábua das Marés. 

9 – Praia do Porto de Mós

Em formato de meio círculo, a Praia do Porto de Mós é uma das melhores praias de Lagos para ir a banhos, protegida por diversas falésias douradas. 

Podem-se observar vistas deslumbrantes para o mar, a partir dos miradouros naturais do alto das arribas. Na praia, há um extenso areal para estender a toalha ou fazer uma bela caminhada ao ar livre. 

A Praia do Porto de Mós é uma ótima dica para famílias com crianças e bebés, por oferecer diversos serviços como: restaurantes, cafés, duchas, salva vidas, bandeira azul, estacionamento grátis e acesso fácil às suas areias. 

10 – Meia Praia

Foto: visitar Lagos

Com 5 km de extensão de areia entre a Marina e a Ria de Alvor (Portimão), a Meia Praia é a maior praia do concelho de Lagos. A temperatura média da água do mar no verão é de 23 ºC. 

Situada perto da Estação do Caminho-de-ferro, esta praia possui bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida, assim como outras infraestruturas de apoio ao turista.

A Meia Praia também é propícia para a prática de desportos náuticos, como o windsurf, esqui aquático e vela. Para além disso, tem um areal amplo, perfeito para caminhadas e para jogos de voleibol e futebol de praia. 

Depois, há serviços e boas instalações: aluguer de guarda-sol e cadeiras, estacionamento gratuito, restaurantes com vista para o mar, WC, e nadador salvador durante os meses de verão.

Onde ficar em Lagos

A região de Lagos tem uma estrutura de hotéis de ótimo nível – e não só na categoria luxo! Fomos à procura das melhores hospedagens e descobrimos que a oferta de alojamento na cidade é bastante variada.

O destino oferece alojamentos desde o ambiente romântico ao familiar, do all inclusive ao apartamento independente, da pousada de juventude ao hotel 5 estrelas. Abaixo listamos os hotéis que mais nos agradaram. 

Atenção: os hotéis na cidade têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar Lagos durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

Divulgação: Cascade Wellness Resort – Lagos

Hotéis para dormir perto das praias de Lagos

Villas D. Dinis: Hospedagem com excelente localização, a apenas 5 minutos a pé da Praia Dona Ana e a 1,5 km do Centro Histórico de Lagos. Apresenta villas tradicionais com terraços privados, piscina exterior, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Costa d’Oiro Ambiance Village: Hotel 4 estrelas com localização privilegiada em Lagos. Fica a 300 metros da Praia Dona Ana e 1,5 km do Centro Histórico da cidade. Dispõe de acomodações confortáveis e climatizadas, 2 piscinas ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Boutique Hotel Vivenda Miranda: Hotel 4 estrelas com vista para o mar. Disponibiliza acomodações aconchegantes com varandas ou terraços privados, piscina exterior, banheira de hidromassagem, sauna, serviço de massagem, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Cascade Wellness & Lifestyle Resort: Hotel de luxo 5 estrelas com vista privilegiada sobre o mar. As villas e os apartamentos incluem áreas amplas com uma cozinha moderna totalmente equipada. Para além disso, dispõe de um spa com 4 salas de tratamento e piscina exterior aquecida, ginásio, clube infantil, 2 campos de futebol, 2 campos de ténis, salão de jogos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Uma Casa a Beira Sol: Alojamento confortável com excelente localização em Lagos. Fica a pouco mais de 500 metros da Praia Dona Ana e a 1 km do Centro Histórico da cidade. Disponibiliza acomodações aconchegantes, piscina ao ar livre, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Vivenda Solmar: Alojamento com localização privilegiada na Praia do Porto de Mós. O Centro Histórico de Lagos fica a apenas 5 minutos de carro. Apresenta acomodações confortáveis com kitchenette e banheiro privado, piscina com vista para o mar, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Como ir às praias de Lagos – Algarve

O Aeroporto que serve a região de Lagos fica na capital Faro. A cidade de Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às principais cidades da Europa, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs EasyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP. Chegando em Faro pode alugar um carro no próprio Aeroporto, contratar um transfer ou apanhar o comboio (trem), ônibus (auto-carro) para Lagos.

Mas a melhor maneira de chegar em Lagos e circular pelas praias e outros locais de interesse é de carro próprio ou alugado. Além do todo o conforto, liberdade e praticidade, estando de carro não precisará gastar dinheiro com corridas caras de táxi ou Uber.

Nós quase sempre vamos às praias de Lagos de carro por conta própria, embora na região haja uma vasta oferta de excursões guiadas. Inclusive diversas agências oferecem passeios de barco pelas praias de Lagos. Se tiver interesse nos passeios de barco, peça informações no o seu hotel.

Dicas para visitar as praias de Lagos

Preste atenção ao visitar as praias de Lagos, sobretudo quando for fotografar de cima das falésias, lembre-se que as arribas são instáveis e há risco de desabamentos. 

O mar em Lagos geralmente é calmo e cristalino. A temperatura da água do mar chega a 25°C nos meses de verão. Mas vale mencionar, dependendo das correntes e dos ventos, a água mesmo nos meses de verão pode ficar mais fria.

As temperaturas da água do mar atingem os valores mais baixos do ano nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março com 15°C.

Para horários dos trens ligando Lisboa ao Algarve, visite o site da Comboios de Portugal. Para horário dos autocarros (ônibus) de Lisboa para o Algarve, visite o site da Rede Expressos. Para horários e preços dos autocarros (ônibus) em Lagos, clique aqui

Quantos dias ficar em Lagos

Se o objetivo da sua viagem a Lagos é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outras praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Dicas de outras praias a visitar

Agora que você já descobriu as melhores praias a visitar em Lagos – Algarve, aproveite e confira os nossos roteiros recheados de belos locais para explorar na costa algarvia. 

+ O que fazer em Burgau

+ Melhores praias de Vila do Bispo

+ Melhores praias de Albufeira

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias de Portimão

+ Roteiro de 7 dias no Algarve

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

*Gostou do post sobre as melhores praias em Lagos – Algarve? Compartilhe com os amigos! 

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

Tags:

Você também vai gostar