?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Pontos de interesse no Gerês

Compartilhar

Roteiro turístico: os melhores pontos de interesse no Gerês

Eleito pelo jornal Britânico The Guardian como um dos melhores Parques Naturais Alternativos da Europa (ver aqui), o Parque Nacional da Peneda-Gerês, é um convite irrecusável para os amantes da natureza. Com aproximadamente setenta mil hectares de território protegido, a Serra do Gerês, é um dos maiores tesouros de Portugal. A época ideal para passeios ao ar livre é, obviamente, nos meses de primavera-verão. Para descobrir os recantos idílicos e mágicos da serra, é preciso embrenhar-se por entre as matas dos bosques e percorrer as seculares trilhas dos pastores. Está preparado? Então, aproveite as nossas informações sobre os pontos de interesse no Gerês e vá fundo nessa aventura. Você vai adorar!

Miradouro da Pedra Bela

Um dos pontos de interesse no Gerês mais visitados, é o Miradouro da Pedra Bela. Está localizado em Terras de Bouro, a mais de 800 metros de altitude. Oferece aos turistas uma das panorâmicas mais bonitas e privilegiadas do Parque Nacional.

Do alto, é possível avistar a Albufeira da Caniçada com suas inúmeras enseadas nos sopés das montanhas, os vilarejos e os rios contornando a serra. Não tem apoio de restaurante/bar. Chega-se tranquilamente de carro. Imperdível!

Cascata do Arado

Foto: casasnogeresparaalugar

Em pleno coração do Gerês, a famosa Cascata do Arado, é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da Serra. O melhor horário para visitá-la, é entre as 12h e as 14h. É possível chegar por uma estrada de terra batida, que inicia a pouco mais de 2 km a norte da aldeia de Ermida.

Não tem apoio de restaurante/bar. No local, existe um miradouro onde você pode contemplar as quedas d’água que despencam a 900 metros de altura. Veja preços de hotéis no Gerês com até 50% desconto.

Cascata Tahiti

A paradisíaca Cascata Fecha de Barjas, conhecida popularmente como Cascata Tahiti, situa-se a 12 km das Caldas do Gerês – na estrada que liga Fafião/Cabril à Ermida. A paisagem é incrivelmente bela.

Oferece aos visitantes várias quedas d’água com piscinas naturais que convidam a mergulhos refrescantes. Não tem apoio de restaurante/bar. Chega-se tranquilamente até ao início da cascata de carro. No entanto, a descida é sinuosa e escorregadia, por isso, recomenda-se muita cautela e atenção. Imperdível!

Cascata do Rio do Homem

A Cascata do Rio Homem ou Cascata da Portela do Homem, é uma das mais fascinantes atrações naturais do Gerês. Para chegar a partir da Vila do Gerês, por exemplo, são 18 km subindo a Serra – no caminho há um posto de controle, onde é cobrado um valor simbólico de 2 euros por carro.

O acesso é relativamente fácil. Contudo, há necessidade de cuidados especiais na descida para os banhos. Não tem apoio de restaurante/bar. Veja preços de hotéis no Gerês com até 50% desconto. Continue lendo as dicas sobre os melhores pontos de interesse no Gerês.

Ponte da Misarela

Edificada na Idade Média, a Ponte Misarela, apresenta um dos cenários mais idílicos e mágicos da região. Localiza-se num vale profundo sobre o rio Rabagão, na freguesia de Ferral – concelho de Montalegre. É conhecida popularmente como a Ponte do Diabo. Segundo a lenda local, esta ponte foi construída pelo próprio Diabo. Bem, se é verdade ou mentira não sabemos… O que é certo, é que foi palco de lutas e combates entre os Portugueses e as tropas Francesas de Soult.

Para chegar até lá, desde o estacionamento, é necessário percorrer um caminho de terra de aproximadamente 20 minutos de caminhada (esforço fisico médio). Está gostando das dicas sobre os pontos de interesse no Gerês? Salve este post nos favoritos!

7 Lagoas

Próximo a Cabril (Montalegre), existe um conjunto de sete cascatas denominado de 7 Lagoas. Um vale paradisíaco com um cenário deslumbrante. No entanto, chegar até lá pode não ser tarefa fácil. A partir da pequena localidade de Xertelo, é necessário percorrer 6 km por uma estrada de terra com pedregulhos. O caminho pode ser feito a pé, ou com um carro 4×4.

É possível fazer o trajeto em carro normal? Bem, nós percorremos a distância em carro normal – a maior parte do percurso sempre em 1ª marcha, desviando das pedras e com muita paciência. Se você optar pela caminhada, considere que são 12 km ida/volta (esforço físico pesado). Não tem apoio de restaurante/bar. O passeio às 7 Lagoas é destinado a pessoas que gostam de desafios.

Cascata de Pincães

pontos de interesse no Gerês

Na localidade de Pincães, situa-se a cinematográfica Cascata de Pincães. A partir do estacionamento do largo da vila, o percurso é feito por uma trilha de aproximadamente 15 minutos de caminhada (esforço físico médio).

Nos meses de primavera/verão, a incidência de luz solar nesta cascata tem seu melhor horário entre as 11:00 e as 13:00 – momento ideal para banhos e fotografias sem a interferências de sombras. Não tem apoio de restaurante/bar. A queda d’água e o poço raso e cristalino da Cascata de Pincães, é um dos cartões-postais mais bonitos do Parque. Veja preços de hotéis no Gerês com até 50% desconto.

Santuário de N. S. da Peneda

pontos de interesse no Gerês

Foto: wikimedia

Um dos monumentos mais bonitos do Gerês, é o Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Fica incrustado em um dos picos mais elevados do Parque, no Lugar de Peneda – Gavieira, em Arcos de Valdevez. A natureza ao redor é surpreendente! O monumento religioso do século XVII, lembra bastante os Santuários do Bom Jesus, em Braga e Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.

Este local é o centro da Romaria da Senhora da Peneda, que se realiza anualmente na primeira semana de Setembro. Além do Santuário, o complexo também acolhe 20 Capelas históricas com cenas da vida de Cristo.

Praias fluviais

pontos de interesse no Gerês

Além das belíssimas cascatas, o Gerês ainda acolhe diversas praias fluviais magníficas. Dentre as melhores destacam-se: a Praia Fluvial de Ipanema, Praia Fluvial do Ermal, Praia Fluvial do Rio Caldo e a Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas.

As águas transparentes e mansas convidam a mergulhos relaxantes. É possível praticar actividades aquáticas como: sky, canoagem, pedalinho e stand up paddle. Veja preços de hotéis no Gerês com até 50% desconto.

*Dicas extras

E se sobrar tempo e energia, para além dos pontos de interesse mencionados acima, você ainda pode conhecer o Poço Azul e a Cascata Cela Cavalos.

Santuário de São Bento da Porta Aberta (Rio Caldo) e Vilarinho das Furnas (São João do Campo). Outras aldeias e vilas turísticas que valem a visita são: Soajo (Arcos de Valdevez), Lindoso (Ponte da Barca) Pitões das Júnias (Montalegre), Brufe (Serra Amarela) e Castro Laboreiro (Melgaço).

Se você é um trilheiro de plantão e busca o lado mais selvagem do Gerês, acesse o site da ADERE e descubra outros percursos pedestres. Gostou do post sobre os pontos de interesse no Gerês? Compartilhe!

Distancias do Gerês a:

Lisboa – (415 km) através da A1
Porto – (89 km) através da A3 e N103
Braga – (43 km) através da N 103

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel para visitar Gerês? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os pontos de interesse no Gerês / Roteiro turístico? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar