Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que visitar em Caminha

Caminha surpreende qualquer turista. A região tem roteiros para quem quer montanha, praias marítimas e fluviais, além de atrações históricas e culturais. Nos arredores da vila ainda existem vestígios de civilizações outorgadas a épocas pré e proto-históricas, como gravuras rupestres, dólmens e castros. São muitas as áreas de lazer, monumentos históricos e miradouros para descobrir com panoramas belíssimos. Onde fica? Caminha está localizada na província do Minho (Norte de Portugal), no distrito de Viana do Castelo.  Seja uma escapadinha de fim de semana ou umas férias prolongadas, explore as nossas sugestões. Verifique neste artigo o que visitar em Caminha, quando ir, onde ficar a dormir e comer bem.

O que visitar em Caminha

Praia da Foz do Minho, eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das melhores praias da Europa

O que visitar em Caminha

Melhores praias de Caminha

O que visitar em Caminha

Praia de Moledo – Caminha, considerada por muitos como a melhor praia do Norte de Portugal

Localizadas a poucos minutos de carro do centro da vila, as praias de Caminha destacam-se entre as melhores praias do Norte de Portugal. E não são poucos os artistas e famosos que procuram aqui um reduto para curtir as suas férias de Verão. Também pudera, a região oferece praias de excelente qualidade, constituídas de areia dourada, águas cristalinas e paisagens naturais espetaculares.

A Praia da Foz do Minho, situada na fronteira natural entre Portugal e Espanha, foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das melhores praias da Europa. Os Apaixonados por surf, kitesurf e bodyboard, certamente vão adorar as praias do Camarido e Moledo (nossas preferidas em Caminha), Vila Praia de Âncora ou Forte do Cão.

Torre do Relógio

O que visitar em Caminha

Envolto num vasto património cultural, o centro antigo não deixa os visitantes indiferentes pelo seu “ar” medieval. Classificada como Monumento Nacional, a Torre do Relógio, torre principal das muralhas do século XII, dá acesso ao Centro Histórico de Caminha. Além disso, vale sempre a pena subir até ao topo para apreciar a vista panorâmica sobre a vila.

+ Saiba também: o que fazer na Póvoa de Varzim

Igreja Matriz de Caminha

O que visitar em Caminha

Trata-se de uma imponente edificação religiosa de estilo gótico, com detalhes manuelinos e renascentistas. Sua construção começou em 1488, sendo concluída em 1556. Em 1910, a Igreja Matriz de Caminha foi declarada Monumento Nacional. Situa-se dentro das muralhas, com vista encantadora para o rio Minho e para a vizinha cidade espanhola – a Guarda. Entrada gratuita!

Praça do Chafariz

A Praça Conselheiro Silva Torres é um largo histórico cheio de vida. Abriga um Chafariz renascentista da primeira metade do século XVI, além de uma variedade de cafés, confeitarias e restaurantes típicos. Aqui, também se realiza uma das melhores feiras medievais de Portugal. O evento acontece anualmente durante a última semana de Julho. Fique atento à programação no site oficial da cm-caminha.

+ Confira também: o que visitar em Viana do Castelo

Igreja da Misericordia

Localizada na Rua Direita (centro antigo da vila), a Igreja da Misericórdia destaca-se pelo portal renascentista. Seu interior acolhe a imagem de Santa Rita de Cássia. O altar é ricamente decorado com talha dourada em estilo barroco e rococó. Entrada gratuita!

Miradouro de Santo Antão

Situado numa das mais altas colinas de Caminha, o Miradouro de Santo Antão proporciona uma vista magnífica sobre a Mata Nacional do Camarido, o rio Minho, o mar e a cidade espanhola, a Guarda. Fica a pouco mais de 3 km do centro de Caminha e o acesso é feito tranquilamente de carro pelas Ruas Nossa Sra. da Graça e do Miradouro do Monte de Santo Antão. Veja o trajeto no Google Maps.

Miradouro Sino de Mouros

O Miradouro Sino de Mouros entrega a melhor vista da famosa Praia de Moledo, do Forte da Ínsua e do rio Minho abraçando o mar. Está localizado a 7 km do centro de Caminha e a 2,5 km da Praia de Moledo. Chega-se ao Miradouro facilmente de carro. Verifique o percurso no Google Maps. Além disso, o local conta com parque de merendas onde se pode descansar e efetuar agradáveis piqueniques. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Caminha? Salve o post nos favoritos!

Outros pontos de interesse na região de Caminha

Forte da Ínsua – encontra-se implantado num ilhéu rochoso, na foz do rio Minho. Foi ocupado por uma comunidade franciscana, no século XIV, mas a fortaleza tal como hoje a conhecemos data do século XVII, do reinado de D. João IV. Pode-se chegar a pé (durante o horário da maré baixa) ou através de passeios de barco.

Mosteiro S. João D’Arga – construção de estilo românica edificada durante o século XIII, na Freguesia de Arga de São João (15 km de Caminha).

Ponte românica de Vilar de Mouros – trata-se de uma ponte gótica sobre o rio Coura, classificada como Monumento Nacional desde 1910. Fica em Vilar de Mouros, a pouco mais de 5 km de Caminha. Mais adiante encontra-se a azenha de Vilar de Mouros, lugar excelente para quem procura alternativas à praia.

Miradouro do Cruzeiro da Independência – ponto histórico localizado na freguesia de Lanhelas. Oferece uma bela panorâmica sobre Caminha e a vizinha Espanha.

O Miradouro do Monte do Calvário, Vila Praia de Ancora – local privilegiado para admirar a paisagem sobre o vale do Rio Âncora e do mar.

Onde comer bem

Quem visita Caminha não pode deixar de experimentar as variadíssimas iguarias da região, marcadas pelos sabores do mar, do rio e da terra. Das encostas da Serra podemos saborear os pratos de carne como delicioso o Cabrito à Serra d’Arga. Dos seus rios e mar pode apreciar-se os mariscos, a truta, o salmão, a sardinha, o robalo e a lampreia. Para comer bem vá ao Restaurante Baptista Comidas E Bebidas, situado na Praça Conselheiro Silva Torres (Centro Histórico de Caminha).

+ Veja também: o que fazer em Vila do Conde

Quando ir

Pode-se conhecer a região em qualquer altura do ano. Porém, a melhor época para visitar Caminha é durante os meses mais quentes (Junho, Julho, Agosto e Setembro). O verão traz uma animação especial à vila. Lembre-se, com as temperaturas mais elevadas pode sempre curtir e aproveitar as magníficas praias marítimas e fluviais.

+ Verifique também: locais para visitar na Serra da Peneda

Onde dormir em Caminha

Se você está buscando informações sobre onde ficar a dormir em Caminha, siga as nossas dicas e sugestões para uma estada memorável. Os hotéis que selecionamos são confortáveis e oferecem acesso fácil a todos os lugares listados acima. Clique nos links do Booking para conferir e reservar.

Palacete Villa Idalina, um dos melhores hotéis de charme de Caminha


Rinoterra Minho – 1,9 km do centro
Hotel Porta do Sol Conference & SPA – 1,4 km do centro
Palacete Villa Idalina – 3 km do centro
Azenha do Tio Luís – 4,8km do centro
Design & Wine Hotel – 50 metros do centro
Prazer da Natureza Resort & Spa – 3,9km do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que visitar em Caminha? Compartilhe com seus amigos!

Tags::