Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra da Peneda

Inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte de Portugal), a Serra da Peneda/Soajo abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. A região atrai cada vez mais visitantes que se deixam encantar pelas paisagens de sonho, tradições ancestrais e pela culinária típica. Na pauta de hoje, mostramos os melhores locais para visitar na Serra da Peneda. Se desejar conhecer as atrações listadas abaixo, escolha dormir duas noites em Soajo e uma noite em Castro Laboreiro, por exemplo. Assim, você diminui as idas e vindas na estrada, ganhando mais tempo para curtir os passeios. Veja em detalhes cada um dos principais lugares turísticos para uma escapadinha de fim de semana.

Dicas de viagem: locais para visitar na Serra da Peneda

De seguida, descubra os sítios mais bonitos e lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem. Como nós, prepare-se para se apaixonar pela região.

Visitar o Santuário N. S. da Peneda

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um monumento majestoso do século XVIII, inserido numa paisagem deslumbrante. O local possui um ambiente calmo e bucólico que convida à meditação. Está entre os pontos de interesse mais visitados da Serra da Peneda/Soajo.

Situa-se no Lugar da Peneda – Freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço. As festas da Nossa Senhora da Peneda são consideradas uma das maiores romarias da região do Minho, atraindo milhares de peregrinos todos os anos durante a primeira semana de setembro.

Lagoa dos Druidas

Locais para visitar na Serra da Peneda

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos recantos mais místicos e secretos da Serra da Peneda em pleno Parque do Gerês.

A maneira mais prática de chegar é percorrendo o trilho que inicia na aldeia de Tibo. São cerca de 6 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Confira o artigo completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço Negro

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Poço Negro encanta a quem o visita. Está localizado à beira da estrada (M530), a cerca de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez). Verifique a localização exata no Google Maps.

Este poço é um dos locais mais bonitos da Serra da Peneda. Apresenta uma deliciosa lagoa para banho, bastante procurada na época de veraneio.

O acesso é feito por uma escadaria até ao nível do rio. Não conta com serviço de bar-restaurante. Veja preços de hotéis na Serra do Soajo

Castelo de Castro Laboreiro

Locais para visitar na Serra da Peneda

Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Castro Laboreiro é um dos principais locais históricos a visitar na Serra da Peneda. Foi edificado pelos mouros durante o século XIII.

Encontra-se a 1033 metros de altitude, exigindo trilhar uma subida íngreme de mais de 30 minutos a pé. Mas, garantimos: a recompensa chega em forma de uma magnífica paisagem sobre a vila e as imponentes montanhas que a rodeiam. Cenário digno de Games of Thrones!

Existem dois caminhos bem trilhados que conduzem à antiga fortificação medieval. A subida mais fácil é pelo lado norte (Porta da Traição ou do Sapo), depois recomenda-se a descida pelo lado sul (Porta do Sol).

A entrada para os trilhos inicia aqui. Atenção: evite a visita ao local em dias chuvosos e nublados. Imprescindível levar calçado apropriado para trekking!

+ Veja também: o que fazer em Castro Laboreiro

Poço do Bento

O Poço do Bento fica escondido em um vale do rio Adrão, somente a 2 km da vila de Soajo. É um refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor.

Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga o Soajo a Cunhas. Veja a localização no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Espigueiros do Soajo

Localizado na vila de Soajo, o famoso conjunto dos Espigueiros compõem uma eira comunitária formada por vinte e quatro espigueiros. Estão assentes numa elevação rochosa, com vista fantástica para as montanhas verdejantes.

Classificados como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

+ Confira também: o que visitar em Arcos de Valdevez

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento.  Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas.

Local deslumbrante, composto por uma enorme lagoa de águas cristalinas e jacuzzis naturais. Recomenda-se atenção redobrada na descida para os banhos. O horário ideal para visitar e curtir a cascata é entre as 12h e as 16h.

Miradouro de Tibo

Panorâmica da beleza magnífica da Serra da Peneda, o Miradouro de Tibo, no concelho de Arcos de Valdevez, está situado a cerca de 800 metros de altitude.

Este é um dos locais mais famosos da serra e, uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê.

Visão perfeita e ampla, abrangendo o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, inserido num vale profundo em meio às montanhas verdes. Confira a localização exata no Google Maps.

Ponte Nova

A Ponte Nova ou da Cava Velha, é uma construção de origem romana classificada como Monumento Nacional. Ergue-se sobre o rio Laboreiro, a pouco mais de 3 km da vila de Castro Laboreiro.

Foi originalmente edificada por volta do século I e alterada no período medieval, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos.

Distingue-se pela singularidade das suas características arquitetônicas e por um notável enquadramento paisagístico.

A maneira mais fácil de chegar, é estacionando o carro junto à Capela de São Brás, e depois caminhar cerca de 300 metros até à ponte. Veja a localização no Google Maps.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Está localizada na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo.

A paz reina por ali, sendo o destino perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Saiba também: o que fazer em Ponte da Barca

Ponte da Ladeira

Durante a sua estada na Serra da Peneda, explore o trilho Caminho da Ladeira. O circuito é pequeno (esforço físico baixo) e a paisagem compensa. A caminhada pelas margens do rio Adrão passa pela Ponte Medieval da Ladeira, pelo Moinho, dentre outros locais interessantes.

O percurso inicia junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira” (próximo aos Espigueiros da vila do Soajo). Aconselhamos fazer o trilho durante os meses de primavera-verão (em dias ensolarados).

Pelourinho do Soajo

O Pelourinho de Soajo está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Localiza-se no Largo de Eiró, em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho (vila de Soajo). Não se sabe ao certo a sua origem, contudo há quem afirme que terá surgido durante a época da ocupação Romana.

Onde dormir na Serra da Peneda

Fomos à procura dos melhores alojamentos para dormir na Serra da Peneda. A seguir listamos os hotéis que oferecem boa relação preço-qualidade e acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Clique nos links abaixo para conferir e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – Vila de Soajo

Casa da Gandarela – Vila de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – Vila de Soajo

Casa de Pereiró – Vila de Soajo

Rautau Casa – Vila de Soajo

Casa da Eira – Castro Laboreiro

Casa da Forja – Castro Laboreiro

Moinhos do Poço Verde – Castro Laboreiro

Outros pontos de interesse

Agora que você já conhece os melhores sítios a visitar na Serra da Peneda, aproveite as nossas dicas e descubra outros locais fantásticos na região do Gerês.  

+ Como ir às 7 Lagoas do Gerês

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Como ir à Cascata de Pincães

+ Cascatas em Arcos de Valdevez

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra da Peneda? Compartilhe!


Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas