Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: locais para visitar na Serra da Peneda

Inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte de Portugal), a Serra da Peneda/Soajo abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção. A região atrai cada vez mais visitantes que se deixam encantar pelas paisagens de sonho, tradições ancestrais e pela culinária típica. Na pauta de hoje, mostramos os melhores locais para visitar na Serra da Peneda. Se desejar conhecer as atrações listadas abaixo, escolha dormir duas noites em Soajo e uma noite em Castro Laboreiro, por exemplo. Assim, você diminui as idas e vindas na estrada, ganhando mais tempo para curtir os passeios. Veja em detalhes cada um dos principais lugares turísticos para uma escapadinha de fim de semana.

Locais para visitar na Serra da Peneda

Santuário N. S. da Peneda

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um monumento majestoso do século XVIII, inserido numa paisagem deslumbrante. O local possui um ambiente calmo e bucólico que convida à meditação. Está entre os pontos de interesse mais visitados da Serra da Peneda/Soajo.

Situa-se no Lugar da Peneda – Freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço. As festas da Nossa Senhora da Peneda são consideradas uma das maiores romarias da região do Minho, atraindo milhares de peregrinos todos os anos durante a primeira semana de setembro.

Lagoa dos Druidas

Locais para visitar na Serra da Peneda

As quedas d’água do rio da Peneda dão uma forma serena à Lagoa dos Druidas – um dos recantos mais místicos e secretos da Serra da Peneda em pleno Parque do Gerês. A maneira mais prática de chegar é percorrendo o trilho que inicia na aldeia de Tibo. São cerca de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil.

A título de curiosidade: o local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Confira o artigo completo de como chegar à Lagoa dos Druidas.

Poço Negro

Locais para visitar na Serra da Peneda

O Poço Negro encanta a quem o visita. Está localizado à beira da estrada (M530), a cerca de 1 km da vila de Soajo (concelho de Arcos de Valdevez). Verifique a localização exata no Google Maps. Apresenta uma deliciosa lagoa para banho, bastante procurada na época de veraneio. O acesso é feito por uma escadaria até ao nível do rio. Não conta com serviço de bar-restaurante. Veja preços de hotéis na Serra do Soajo

Castelo de Castro Laboreiro

Locais para visitar na Serra da Peneda

Classificado como Monumento Nacional, o Castelo de Castro Laboreiro é uma das atrações mais bonitas da Serra da Peneda. Foi edificado pelos mouros durante o século XIII. Encontra-se a 1033 metros de altitude, exigindo trilhar uma subida íngreme de mais de 30 minutos a pé. Mas, garantimos: a recompensa chega em forma de uma magnífica paisagem sobre a vila e as imponentes montanhas que a rodeiam. Cenário digno de Games of Thrones!

Existem dois caminhos bem trilhados que conduzem à antiga fortificação medieval. A subida mais fácil é pelo lado norte (Porta da Traição ou do Sapo), depois recomenda-se a descida pelo lado sul (Porta do Sol). A entrada para os trilhos inicia aqui. Atenção: evite a visita ao local em dias chuvosos e nublados. Imprescindível levar calçado apropriado para trekking!

+ Veja também: o que fazer em Castro Laboreiro

Poço do Bento

O Poço do Bento fica escondido em um vale do rio Adrão, somente a 2 km da vila de Soajo. É um refúgio aprazível com águas cristalinas para se banhar em plenos dias de calor. Para lá chegar terá de percorrer um trilho leve (20 minutos a pé), que começa junto à ponte que liga o Soajo a Cunhas. Veja a localização no Google Maps. Não conta com serviço de bar-restaurante.

Espigueiros do Soajo

Localizado na vila de Soajo, o famoso conjunto dos Espigueiros compõem uma eira comunitária formada por vinte e quatro espigueiros. Estão assentes numa elevação rochosa, com vista fantástica para as montanhas verdejantes.

Classificados como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

+ Confira também: o que visitar em Arcos de Valdevez

Poço das Canejas

O caminho para chegar ao Poço das Canejas é o mesmo que conduz ao Poço do Bento.  Aliás, o Poço do Bento é vizinho ao Poço das Canejas. Local deslumbrante, composto por uma enorme lagoa de águas cristalinas e jacuzzis naturais. Recomenda-se atenção redobrada na descida para os banhos. O horário ideal para visitar e curtir a cascata é entre as 12h e as 15h.

Miradouro de Tibo

Panorâmica da beleza magnífica da Serra da Peneda, o Miradouro de Tibo, no concelho de Arcos de Valdevez, está situado a cerca de 800 metros de altitude. Este é um dos locais mais famosos da serra e, uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê. Visão perfeita e ampla, abrangendo o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, inserido num vale profundo em meio às montanhas verdes. Confira a localização exata no Google Maps.

Ponte Nova

A Ponte Nova ou da Cava Velha, é uma construção de origem romana classificada como Monumento Nacional. Ergue-se sobre o rio Laboreiro, a pouco mais de 3 km da vila de Castro Laboreiro. Foi originalmente edificada por volta do século I e alterada no período medieval, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos.

Distingue-se pela singularidade das suas características arquitetônicas e por um notável enquadramento paisagístico. A maneira mais fácil de chegar, é estacionando o carro junto à Capela de São Brás, e depois caminhar cerca de 300 metros até à ponte. Veja a localização no Google Maps.

Cascata do Soajo

A Cascata do Soajo forma várias lagoas, tornando o cenário digno de ser aproveitado nos meses quentes de verão. Está localizada na parte superior aos poços do Bento e Canejas, a 2 km do centro de Soajo. A paz reina por ali, sendo o destino perfeito para relaxar a dois, com amigos ou em família. A água, embora fria, é pura e cristalina. Não conta com serviço de bar-restaurante.

+ Saiba também: o que fazer em Ponte da Barca

Ponte da Ladeira

Durante a sua estada na Serra da Peneda, explore o trilho Caminho da Ladeira. O circuito é pequeno (esforço físico baixo) e a paisagem compensa. A caminhada pelas margens do rio Adrão passa pela Ponte Medieval da Ladeira, pelo Moinho, dentre outros locais interessantes. O percurso inicia junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira” (próximo aos Espigueiros da vila de Soajo). Aconselhamos fazer o trilho durante os meses de primavera-verão (em dias ensolarados).

Pelourinho do Soajo

O Pelourinho de Soajo está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Localiza-se no Largo de Eiró, em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho (vila de Soajo). Não se sabe ao certo a sua origem, contudo há quem afirme que terá surgido durante a época da ocupação Romana.

Onde dormir na Serra da Peneda

Fomos à procura dos melhores alojamentos para dormir na Serra da Peneda. A seguir listamos os hotéis que oferecem boa relação preço-qualidade e acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima. Clique nos links abaixo para conferir e reservar!

Turismo Rural Casa Do Adro – Vila de Soajo

Casa da Gandarela – Vila de Soajo

Casas do Cavaleiro Eira – Vila de Soajo

Casa de Pereiró – Vila de Soajo

Casa Rautau – Vila de Soajo

Casa da Eira – Castro Laboreiro
Casa da Forja – Castro Laboreiro
Moinhos do Poço Verde – Castro Laboreiro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre os locais para visitar na Serra da Peneda? Compartilhe!

Tags::