Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Vila do Conde

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Vila do Conde – Portugal

Quer saber o que fazer em Vila do Conde? Quais são os melhores pontos de interesse turístico? A lista de atividades é extensa e você vai se surpreender com as belezas desta região que é cheia de praias encantadoras e locais históricos para visitar. Situada na Foz do rio Ave, Vila do Conde é uma das mais importantes estâncias balneares do Norte de Portugal. No entanto, o destino oferece bem mais do que sol e praia. Para facilitar a sua visita, elaboramos um roteiro de viagem prático com os passeios imperdíveis, melhores hotéis e restaurantes. Quantos dias ficar para conhecer a cidade? Tendo 2 ou 3 dias, você consegue explorar os principais pontos turísticos da cidade e da região. Verifique a seguir os lugares mais bonitos de Vila do Conde e arredores.

Saiba o que fazer em Vila do Conde. Aqui, um roteiro turístico com os principais locais a visitar, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes

Quando visitar Vila do Conde

Se a ideia é aproveitar o clima praiano da região, viaje durante os meses de primavera-verão. Se não puder ir durante essas estações, não se preocupe.

Existem várias atividades que podem ser feitas em Vila do Conde. A região tem muitos restaurantes regionais à beira-mar e diversos locais históricos para visitar numa escapadinha romântica de fim de semana ou numas férias prolongadas. 

Mas, claro, planejando a sua viagem a Vila do Conde nos meses de verão, você poderá aproveitar melhor as praias, dentre outros atrativos ao ar livre, que esse destino encantador tem a oferecer.

Roteiro de viagem: o que fazer em Vila do Conde – Portugal, dicas e locais a visitar

Para decidir o que visitar em Vila do Conde com calma, nada melhor do que fazer um bom planejamento de viagem, levando em conta a temporada mais recomendada para aproveitar a região, onde ficar a dormir e quais as melhores praias, museus, monumentos e locais históricos, restaurantes, etc.

E para organizar aquele roteiro dos seus sonhos, vamos ajudá-lo a preparar a sua viagem pela cidade e arredores. Verifique neste guia turístico todas as informações necessárias antes de fazer as malas!

1 – Igreja Matriz de Vila do Conde

o que fazer em Vila do Conde

Um dos ex-libris da cidade: a Igreja Matriz de Vila do Conde. Este templo foi edificado no século XVI.

No exterior chama a atenção o belo arco de entrada manuelino, pelas suas dimensões e riqueza decorativa.

O interior da igreja é majestoso e acolhe uma sacristia onde se encontra instalado o Museu de Arte Sacra de Vila do Conde. Situa-se na Rua 25 de Abril, em pleno Centro Histórico da cidade. Entrada gratuita!

+ Veja também: o que fazer na Póvoa de Varzim

2 – Museu das Rendas de Bilros

Visitar Vila do Conde: Museu das Rendas de Bilros

Durante a sua estada em Vila do Conde, visite o Museu das Rendas de Bilros. Instalado na Casa do Vinhal (típico solar urbano do século XVIII), o museu com exposição permanente, inclui peças das mais diversas origens e, para além disso, acolhe a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guinness World Records”.

O espaço também funciona como escola, onde se aprende a fazer uma das mais ricas tradições artesanais da região – as rendas de bilros.

O edifício encontra-se na Rua de São Bento, 70. Horário: de terça-feira à domingo, das 10h às 18h. Entrada: 2 euros. Grátis aos domingos e feriados!

+ Saiba também: onde ficar no Douro

3 – Miradouro de Santa Clara 

Uma das panorâmicas mais bonitas da cidade e da região de Vila do Conde podem ser vistas ao redor do Mosteiro de Santa Clara, localizado no Centro Histórico, numa das colinas mais altas da cidade.  

Do Miradouro de Santa Clara avista-se a paisagem verdejante que caracteriza a região Norte de Portugal, a Foz do rio Ave e a toda a cidade de Vila do Conde. É um dos melhores lugares para tirar fotografias em Vila do Conde.

Endereço: Largo Dom Afonso Sanches, 4480-754 Vila do Conde, Portugal.

4 – Aqueduto de Santa Clara

Visitar Vila do Conde: Aqueduto de Santa Clara

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Aqueduto de Santa Clara estende-se entre Terroso (Póvoa de Varzim), e o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde.

O Aqueduto é um marco histórico da região. Foi erguido no século XVIII com a finalidade de abastecer de água o Convento de Santa Clara.

A versão espanhola da revista National Geographic considerou o aqueduto de Santa Clara o 4.º mais belo aqueduto do mundo.

5 – Nau Quinhentista

Saiba o que fazer em Vila do Conde. Aqui, um roteiro turístico com os principais locais a visitar, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes

Trata-se de uma réplica das caravelas de 1500, e seu interior está bem decorado. Durante a visita, explore as salas que oferecem um vislumbre da vida marítima do século XVI.

A entrada para visitar a Nau Quinhentista custa cerca de 1,00€ e o ingresso pode ser adquirido no museu que fica na lateral da mesma (edifício amarelo).

Entrada gratuita aos domingos!

Endereço: Rua Cais da Alfândega, Vila do Conde, Portugal

6 – Capela de Nossa Senhora da Guia 

Localizada entre a Foz do rio Ave e a Praia Senhora da Guia com vista para o mar, a Capela de Nossa Senhora da Guia é uma construção com cerca de 1000 anos de história.

No seu interior destaca-se o teto em caixotões de madeira, pintado com cenas bíblicas e imagens de santos, assim como os azulejos das paredes da nave e capela-mor, dos séculos XVII e XVIII. 

7 – Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista também conhecido como Castelo de Vila do Conde e Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, é uma antiga construção do século XVII e, atualmente, está convertido em unidade hoteleira.

Localizado entre a Foz do rio Ave e o mar, seu interior acolhe um hotel de charme e um requintado restaurante, sendo utilizado também para organização de eventos e como discoteca.

Dica: mesmo ao lado do Forte e junto ao mar, existe uma rocha gigante com o formato de uma tartaruga. O cenário, além de lindo, ainda rende belas fotos! Vale a pena conhecer! 

Endereço: Avenida Brasil, Vila do Conde, Portugal

8 – Praias de Vila do Conde

O que fazer em Vila do Conde

A Praia de Vila Chã é considerada uma das melhores praias do Norte de Portugal

A costa do concelho de Vila do Conde é salpicada de praias e vilarejos antigos, construídos com base na indústria pesqueira.

Mesmo com as fortes nortadas e as águas do mar geladas, o litoral atrai centenas de turistas, principalmente nos meses de verão (Junho, Julho, Agosto, Setembro). Habitualmente, a época balnear inicia a 15 Junho e termina a 15 de Setembro.

Uma vez por ali, aproveite e faça um tour pelas melhores praias de Vila do Conde. A costa da região irá proporcionar-lhe uma experiência de viagem emocionante e relaxante.

Melhores praias do centro de Vila do Conde

Praia Senhora da Guia: É uma das praias mais famosas perto do centro da cidade de Vila do Conde. Espere encontrar uma pequena enseada com uma capela pitoresca e um obelisco assinalando a primeira tentativa de desembarque das tropas liberais. Nos arredores há diversos cafés e bons restaurantes de comida típica.

Praia Turismo: Praia urbana, frequentada por pessoas de todas as idades. Possui um belo miradouro nas rochas da praia. Para além disso, oferece aos banhistas um imenso areal e boas infraestruturas: aluguer de toldos, espreguiçadeiras, cafés, restaurantes e muita diversão noturna e diurna.

Praia da Azurara: É uma das praias mais populares do concelho de Vila do Conde. Apresenta um areal extenso e tem apoio de vigilância na época alta. A Azurara é bastante frequentada por surfistas, casais e famílias. Nesta praia realiza-se a famosa festa de Verão anual, Azurara Beach Party.

Melhores praias perto de Vila do Conde

 

Praia de Mindelo: Eleita uma das melhores praias do concelho de Vila do Conde, a Praia de Mindelo possui um areal de 2 km de extensão. Situa-se na freguesia de Mindelo, a 6km de Vila do Conde. A sua qualidade, principalmente ao nível paisagístico e a ótima infraestrutura turística, faz com que seja bastante procurada por surfistas, casais e famílias com crianças e bebés.

Praia da Vila Chã: É uma das enseadas mais charmosas e acolhedoras da região de Vila do Conde. Para além de aproveitar os banhos de sol e mar, nesta praia pode ficar a conhecer as típicas casas de pescadores e os tradicionais barcos com as velas ondulantes que visitam o portinho de mar onde, durante a manhã, se pode comprar marisco e peixe fresco.

Praia de Labruge: Localizada na freguesia de Labruge, a Praia de Labruge está entre as praias mais bonitas da região. Fica a 12km do centro de Vila do Conde e pode lá chegar tranquilamente de carro. O local mais indicado para ir a banhos fica junto à Foz do rio Onda. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol!

Praia do Castro de São Paio: situada em Labruge, esta praia é perfeita para quem quer curtir a natureza preservada e escapar do agito das praias movimentadas de Vila do Conde. Para além da beleza natural, a praia também acolhe o emblemático Castro de São Paio, antiga Aldeia fortificada do primeiro milénio a.C. que correspondia a uma fixação de povos do Noroeste Peninsular a que os romanos chamaram Calaicos. A não perder!

+ Veja também: melhores pontos turísticos do Porto

9 – Passeio de barco em Vila do Conde 

Navegar pelas águas do rio Ave, para conhecer as paisagens naturais da região, é um dos melhores passeios para se fazer em Vila do Conde.

O tour dura aproximadamente 1 hora, com parada para tirar fotos. As embarcações partem diariamente da Marina de Vila do Conde. Experiência imperdível!

Gastronomia de Vila do Conde

Ao visitar Vila do Conde saboreie os pratos tradicionais como a famosa “petinga à moda das Caxinas” e toda a variedade de peixes e mariscos, além do delicioso cabrito assado no forno a lenha.

A região baseia-se na alta qualidade e variedade dos produtos locais utilizados na preparação dos pratos. Os produtos agrícolas e marítimos são únicos em suas características e qualidade.

Há quem diga que é possível conquistar uma pessoa pelo estômago. Será? Os restaurantes que seleccionamos a seguir darão uma forcinha para a paixão. Confira:

10 – Salitre Restaurante

Saiba o que fazer em Vila do Conde. Aqui, um roteiro turístico com os principais locais a visitar, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes 

O afamado Salitre Restaurante está entre os melhores restaurantes do concelho de Vila do Conde. Trata-se de um lugar agradável para um almoço ou jantar a dois, em família ou com amigos.

Oferece deliciosos pratos de marisco e peixe fresco, carta de vinhos diversificada, serviço impecável e uma vista encantadora para a Praia de Vila Chã, um dos locais românticos de Vila do Conde. O que mais se pode desejar? 

Algumas especialidades da casa: Polvo Salitre, Sardinhas frescas, Rodovalho à bulhão pato, misto de peixes grelhados, bolinhos de bacalhau, alheira panada, tarteletes de chocolate com gelado de framboesa, folhados com morangos e doce de ovos. 

Endereço: Avenida dos Banhos, 10 4485-691 Vila Chã, Vila do Conde – Portugal

Contato para reservas: 22 928 29 18

11 – Villazur Restaurante

o que fazer em Vila do Conde. Aqui, um roteiro turístico com os principais locais a visitar, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes

O Villazur Restaurante é referência da boa gastronomia em Vila do Conde. O menu enxuto e consistente traz receitas clássicas da cozinha tradicional portuguesa.

Para além disso, o espaço é moderno, aconchegante e o atendimento simpático. Bom preço qualidade!

Algumas especialidades da casa: Arroz de Polvo malandrinho, Bacalhau com broa, Chocos fritos, Filetes de pescada com arroz de Amêijoas, Posta à Mirandesa com batata a murro.

Contato para reservas: 252 614 759

Endereço: Rua Junqueira, 325, Vila do Conde – Portugal

12 – Adega da Vila Restaurante

O Adega da Vila faz sucesso pela comida típica gostosa, atendimento personalizado e preço honesto. Espere encontrar um espaço com um ambiente tradicional e uma grande e rica variedade de tapas e petiscos regionais.

Esta casa tradicional portuguesa é uma boa pedida para escapar da dieta – e não do cronograma financeiro, acredite! Convém reservar antes. 

Algumas especialidades da casa: presunto Pata Negra, alheira de Mirandela, tábua mista de enchidos, pimento padron, Camarão, arroz de Tamboril, Bacalhau frito, pataniscas, rojões à minhota, Queijo da Serra, pudim Abade de Priscos. 

Endereço: Rua Comendador António Fernandes Costa, 57, Caxinas, Vila do Conde Portugal

Contato para reservas: 961 258 237

Onde ficar a dormir em Vila do Conde

Vai visitar Vila do Conde e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável.

Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil às atrações turísticas mencionadas acima. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Villa C Boutique Hotel – Design Hotels, um dos melhores alojamentos de Vila do Conde

Hotéis confortáveis e bem localizados

Villa C Boutique Hotel – Design Hotels: Hotel 4 estrelas a 900 metros do centro da cidade. Apresenta acomodações luxuosas, um spa completo, academia, salas de conferências, restaurante contemporâneo, bar, piscina aquecida, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Casa do Rio Charm Suites: Hotel de charme instalado num edifício histórico, a 400 metros do centro de Vila do Conde. Dispõe de suites luxuosas e climatizadas, terraço e bar com vista fantástica para o rio Ave, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Autor Guesthouse: Alojamento Local a apenas 100 metros do Centro Histórico de Vila do Conde. Disponibiliza quartos confortáveis e climatizados, jardim, Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária. Bom preço x qualidade!

Casa Mindela GuestHouse: Alojamento de Turismo Rural inserido numa propriedade histórica, a 6 km do centro da cidade de Vila do Conta e a 10 minutos de carro das principais praias da região. Apresenta acomodações aconchegantes, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Hotel Brazao: Hotel 3 estrelas no coração do Centro Histórico de Vila do Conde e a 900 metros da praia. Disponibiliza aos hóspedes acomodações amplas e climatizadas, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já descobriu o que fazer em Vila do Conde, aproveite e confira outros lugares lindos para visitar no Norte de Portugal.

+ O que fazer na Povoa de Varzim

+ Melhores cascatas do Gerês

+ Aldeias Históricas do Minho

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ O que visitar em Viana do Castelo

+ Melhores praias de Caminha

+ O que fazer em Braga

+ Melhores praias fluviais do Minho

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Melhores pontos turísticos do Porto

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila do Conde? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Próximo Artigo

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *