Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Vila do Conde

Situada na Foz do rio Ave, Vila do Conde é uma das mais importantes estâncias balneares do Norte de Portugal. No entanto, o destino oferece bem mais que sol e praia. Para facilitar a sua viagem, montamos um roteiro prático com as atrações imperdíveis, culinária típica, melhores hotéis e restaurantes. Lembrando, a cidade enche-se de gente nos meses de verão, mas bem merece ser visitada o ano inteiro. É possível combinar Vila do Conde com Póvoa de Varzim (cidade vizinha) na mesma viagem? Sim! Tendo 2 ou 3 dias, você consegue zanzar pelos principais pontos de interesse das duas cidades. Verifique a seguir o que fazer em Vila do Conde, onde ficar a dormir e comer bem.

o que fazer em Vila do Conde

Igreja Matriz de Vila do Conde

o que fazer em Vila do Conde

Um dos ex-libris da cidade: a Igreja Matriz de Vila do Conde. Este templo foi edificado no século XVI. No exterior chama a atenção o belo arco de entrada manuelino, pelas suas dimensões e riqueza decorativa. O interior da igreja é majestoso, tendo uma sacristia onde se encontra instalado o Museu de Arte Sacra de Vila do Conde. Situa-se na Rua 25 de Abril, em pleno Centro Histórico da cidade. Entrada gratuita!

+ Veja também: o que fazer na Póvoa de Varzim

Museu das Rendas de Bilros

Durante a sua estada em Vila do Conde, visite o Museu das Rendas de Bilros. Instalado na Casa do Vinhal (típico solar urbano do século XVIII), o Museu com exposição permanente, inclui peças das mais diversas origens e, além disso, acolhe a maior renda de bilros do mundo, certificada pelo “Guinness World Records”.

O espaço também funciona como escola, onde se aprende a fazer uma das mais ricas tradições artesanais da região – as rendas de bilros. O edifício encontra-se na Rua de São Bento, 70. Horário: de terça-feira à domingo, das 10h às 18h. Entrada: 2 euros. Grátis aos domingos e feriados!

+ Saiba também: onde ficar no Douro

Melhores praias de Vila do Conde

O que fazer em Vila do Conde

A tradicional praia de pescadores, em Vila Chã – considerada uma das melhores praias do Norte de Portugal

A costa do concelho é salpicada de praias e vilarejos antigos, construídos com base na indústria pesqueira. Mesmo com fortes nortadas e as águas do mar frias, o litoral atrai centenas de turistas nos meses de verão. Habitualmente, a época balnear inicia a 15 Junho e termina a 15 de Setembro.

Uma vez por ali, aproveite e faça um tour pelas melhores praias de Vila do Conde. A costa da região irá proporcionar-lhe uma experiência de viagem emocionante e relaxante. Anote aí alguns dos locais imperdíveis: Mindelo, Praia de Labruge, Praia Senhora da Guia, Azurara, Praia do Turismo, Vila Chã e Praia de Moreiró – Castro de São Paio (as duas últimas da lista estão entre as nossas preferidas de Vila do Conde).

Nau Quinhentista

Trata-se de uma réplica das caravelas de 1500, e seu interior está bem decorado. Durante a visita, explore as salas que oferecem um vislumbre da vida marítima do século XVI. O ingresso para visitar a Nau Quinhentista custa cerca de 1,00€ e pode ser adquirido no museu que fica na lateral da mesma (edifício amarelo). Entrada gratuita aos domingos! Endereço: Rua Cais da Alfândega.

+ Veja também: melhores pontos turísticos do Porto

Outros pontos turísticos em Vila do Conde

– Miradouro e Convento de Santa Clara  – Av. Figueiredo Faria, 18
– Capela de Nossa Senhora da Guia – localiza-se entre o rio Ave e a Praia Senhora da Guia
– Aqueduto de Santa Clara – estende-se entre Terroso (Póvoa de Varzim), e o Convento de Santa Clara.
– Forte de São João Baptista – Av. Brasil, Vila do Conde

Culinária típica – Melhores restaurantes


Ao visitar a Vila do Conde saboreie os pratos tradicionais como a famosa “petinga à moda das Caxinas” e toda a variedade de peixes e mariscos, além do delicioso cabrito assado no forno a lenha. A região baseia-se na alta qualidade e variedade dos produtos locais utilizados na preparação dos pratos. Os produtos rurais, agrícolas e marítimos são únicos em suas características e qualidade. Confira a seguir os melhores restaurantes para comer bem na cidade.

VILLAZUR

Endereço: Rua Junqueira, 325

Salitre

Endereço: Avenida dos Banhos, 10

Adega da Villa

Endereço: Rua Comendador Antonio Fernandes Costa, 57

Onde ficar a dormir em Vila do Conde

Vai visitar Vila do Conde e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil às atrações turísticas mencionadas acima. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Villa C Boutique Hotel – Design Hotels, um dos melhores alojamentos de Vila do Conde

Villa C Boutique Hotel – Design Hotels – 900 metros do centro
Casa do Rio Charm Suites – 400 metros do centro
Autor Guesthouse – 100 metros do centro
Lapa Vintage – 500 metros do centro
Casa Mindela GuestHouse – 6 km do centro
Hotel Brazao – 100 metros do cento

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila do Conde? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar