Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que visitar em Lindoso

A história, o património, a tradição ancestral e a natureza, fazem da aldeia de Lindoso uma referência nacional e uma visita obrigatória. Tem como principais atributos: um Castelo medieval e o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. O povoado típico de montanha está localizado na fronteira com Espanha, em plena Serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Com menos de 500 habitantes, a freguesia pertence ao concelho de Ponte da Barca, na Província do Minho. Possui um ambiente rural com charme pitoresco, sendo considerada por muitos como uma das aldeias mais bonitas do Gerês. Aqui, mostramos os melhores pontos de interesse para você compor os seus dias na região. Veja a seguir o que visitar em Lindoso.

O que visitar em Lindoso

Castelo de Lindoso

O que visitar em Lindoso

Foto: 7 Maravilhas de Portugal


O que visitar em Lindoso

O Castelo de Lindoso assumiu um papel importante na defesa da fronteira portuguesa. É um exemplar notável da arquitetura medieval do século XIII, edificado durante o reinado de D. Afonso III. Localiza-se no topo da freguesia, com vista maravilhosa para as Serras Amarela, do Soajo e para o majestoso rio Lima.

Encontra-se em bom estado de conservação, acolhendo em sua Torre de Menagem um museu com uma exposição que retrata a ocupação humana do território de Lindoso, desde o período Neolítico até aos nossos dias. A entrada para o Núcleo Museológico custa a módica quantia de 1,50€. O acesso às muralhas é gratuito.

+ Confira também: locais para visitar na Serra da Peneda

Espigueiros do Lindoso

O que visitar em Lindoso

Trata-se do maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica, classificado como Imóvel de Interesse Público (IGESPAR). A típica eira dos Espigueiros de Lindoso, está implantada aos pés do Castelo medieval e abriga 60 espigueiros do século XVIII. O largo forma um dos cenários mais peculiares da província do Minho, na região Norte de Portugal. Totalmente em granito, os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

Igreja Matriz de São Mamede

Seguindo com as dicas sobre o que visitar em Lindoso, a poucos metros do Cruzeiro do Largo do Destro e do conjunto de Espigueiros, encontra-se a Igreja Matriz de São Mamede. É um templo católico de fachada em granito e torre sineira central. Entrada gratuita!

+Veja também: o que fazer em Castro Laboreiro 

 Poço da Gola


O que visitar em Lindoso

Poço da Gola, um dos exemplos da beleza natural da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês

É paraíso que você quer? Então, não saia da região sem visitar o Poço da Gola, um dos exemplos da beleza natural da Serra Amarela, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A queda d’água fica no lugar de Parada, a menos de 3 km da aldeia de Lindoso. O local não conta com serviço de bares e restaurantes. Portanto, se pretende passar o dia por ali, recomendamos levar lanche e bebidas. Localização e acesso fácil! Confira no Google Maps.

Melhor época

Lindoso está sempre de braços abertos para receber os visitantes em qualquer altura do ano. No entanto, a melhor época para caminhadas ao ar livre vai de Maio a Setembro. Esses meses também são os mais propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas do rio.

+ Saiba também: o que visitar em Caminha

Festas de Lindoso

“Enterro do Pai Velho”, considerado um dos mais tradicionais Entrudos de Portugal / Foto: olhares sapo

As festas típicas atraem anualmente centenas de turistas à aldeia de Lindoso. As mais famosas são: a “Malhada Tradicional” em Agosto, e o emblemático “Enterro do Pai Velho” – um cerimonial ancestral que representa a despedida do inverno e as boas vindas à primavera. A não perder!

Gastronomia

A gastronomia regional é simples, mas de grande qualidade. Nos pratos típicos característicos da região destacam-se o tradicional caldo verde, o chouriço assado, a posta de cachena, o cobiçado cabrito no forno a lenha, a truta e a lampreia. Tudo, como se deve, acompanhados pelo excelente vinho verde da região.

Onde ficar a dormir em Lindoso

Ainda não sabe onde ficar a dormir na região de Lindoso? Se está à procura dos melhores alojamentos, veio ao lugar certo! Aproveite as nossas sugestões para uma estada memorável. As hospedagens que listamos abaixo além de confortáveis, oferecem acesso fácil aos pontos turísticos mencionados acima.

Foto: RH Casas de Campo Design


RH Casas de Campo Design – 900 metros do centro de Lindoso e 500 metros do Poço da Gola
Casa do Charco – 1,200 metros do centro de Lindoso e 150 metros do Poço da Gola
Casa do Pomar – 900 metros do centro de Lindoso e 500 metros do Poço da Gola
Casa da Fecha – 1 km do centro de Lindoso e 400 metros do Poço da Gola

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Lindoso? Compartilhe com seus amigos!

Tags::