Escreva para pesquisar

Pontal da Barra em Maceió – Alagoas

Compartilhar

Roteiro turístico: pontal da Barra em Maceió – Alagoas

No Pontal da Barra em Maceió, assim como em outras partes do mundo, o artesanato regional é sempre motivo de orgulho e ao mesmo tempo, um chamariz para turistas e visitantes. Uma interessante fonte de renda, para populações simples e distantes das mazelas da cidade grande. Veja abaixo dicas das melhores e principais atrações para conhecer e visitar, além do Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú. Vale a pena!

Pontal da Barra Maceió

O que fazer no Pontal da Barra em Maceió

O Pontal da Barra, um pequeno e tranquilo bairro de pescadores, encravado entre o mar e a lagoa, reúne algumas das melhores lojas para comprar artesanato em Maceió. Além disso, durante a sua visita pode curtir o pôr do sol mais bonito de Maceió e fazer o passeio de barco às 9 Ilhas. 

Visitar as lojas de artesanato no Pontal da Barra em Maceió – Alagoas

As rendeiras habilidosas do Pontal da Barra se especializaram na produção de um estilo único de bordado: o filé. Seu trabalho e técnica de renda, desenvolvido e aprimorado desde o século XVIII, ainda é praticado pela maioria das rendeiras da região, as chamadas “filanzeiras”.

Com um ponto e bordado sofisticado, muitas cores e uma aparência única, peças de todo tipo ganharam não apenas todo o território brasileiro, mas também o exterior.

As humildes filanzeiras do Pontal, produzem de tudo à mão. Passadeiras, toalhas de mesa, colchas, saídas de praia e cangas, chapéus, xales, blusas, entre outros. Mais do que um simples artesanato, como souvenirs ou lembrancinhas de viagem – as peças em filé, são um dos pontos altos da tradição alagoana. 

+ Confira também: melhores praias de Alagoas

 Ambiente rústico e simples

Há pouca estrutura por ali, o que torna o lugar uma experiência realmente contrastante em relação a outros bairros e praias de Maceió. O Pontal da Barra é para quem gosta do original, do único e de um ambiente rústico e simples.

Pôr do sol no Pontal da Barra, vale a pena!

Poesia à parte, é preciso lembrar que o Pontal da Barra é, acima de tudo, um bairro de Maceió. Com a praia de um lado e a Lagoa Mundaú de outro, é o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol na região de Maceió. É também do Pontal da Barra, que partem os passeios de barco para conhecer as 9 Ilhas, como já referido acima. 

+ Veja também: o que fazer na Praia da Gunga e Roteiro de 3 dias em Maceió

Pontal da Barra Maceió

Como chegar ao Pontal da Barra

Chegar ao Pontal da Barra não consome muito tempo para quem está no centro de Maceió. Sem trânsito, o percurso leva no máximo 10 ou 15 minutos de carro. O trajeto desde a zona sul até o Pontal, é de aproximadamente 10km. Para quem vem do sul de Alagoas, ou  Sergipe, basta seguir pela AL-101, cruzando a Ponte Divaldo Suruagy, encontrando o Pontal, logo em seguida.

Maceió Alagoas Pontal da Barra artesanato

Pôr do sol no Pontal da Barra, considerado um dos mais bonitos da região de Maceió

Onde ficar em Maceió

Melhores hotéis cinco estrelas em Maceió são: Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA, Meridiano Hotel, Jatiúca SuítesBest Western Premier Maceió e o Jatiúca Resort.

Melhores hotéis quatro estrelas em Maceió: Ritz Suites Home Service, Salinas Maceió All Inclusive Resort, Hotel Brisa MarHotel Brisa Tower, San Marino Suite HotelAcqua Suítes Maceió, Mercure Maceió Pajuçara.

Hotéis com bom custo-benefício: Hotel Refugio, Saint Patrick Praia Hotel. Hotel Praia Bonita Pajuçara, Amenit Hotel, Tropicais Slim, Holiday InnExpress Maceió. A Pousada Pérolas do Mar, Ritz Coralli Hotel e o Coqueiros Express Hotel.

Nota importante: os hotéis na região de Maceió têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis de Maceió – segundo o Booking.com

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o Pontal da Barra em Maceió – Alagoas ? Salve nos favoritos e compartilhe com amigos!

Tags::

Você também vai gostar