Escreva para pesquisar

Pontal da Barra em Maceió – Alagoas

Compartilhar

Roteiro turístico: pontal da Barra em Maceió – Alagoas

No Pontal da Barra em Maceió, assim como em outras partes do mundo, o artesanato regional é sempre motivo de orgulho e ao mesmo tempo, um chamariz para turistas e visitantes. Uma interessante fonte de renda, para populações simples e distantes das mazelas da cidade grande. Nos altiplanos bolivianos e peruanos, entre vilarejos de tradição secular no México, nas regiões mais altas e frias do Himalaia ou até mesmo nas ilhas do quente Mediterrâneo – tecelões e costureiros em pequenas vilas, desenvolvem tradições e técnicas, produzindo peças únicas e de inestimável valor cultural.

Pontal da Barra Maceió

Bem pertinho da badalada Maceió – Alagoas, rendeiras habilidosas se especializaram, na produção de um estilo único de bordado: o filé. O lugar é o Pontal da Barra, um pequeno e tranquilo bairro de pescadores, encravado entre o mar e a lagoa.

Pontal da Barra em Maceió – Alagoas

Não faça pouco das rendeiras do Pontal da Barra. Seu trabalho e técnica de renda, desenvolvido e aprimorado desde o século XVIII, ainda é praticado pela maioria das rendeiras da região, as chamadas “filanzeiras”.

Com um ponto e bordado sofisticado, muitas cores e uma aparência única, peças de todo tipo ganharam não apenas todo o território brasileiro, mas também o exterior.

As humildes filanzeiras do Pontal, produzem de tudo à mão. Passadeiras, toalhas de mesa, colchas, saídas de praia e cangas, chapéus, xales, blusas, entre outros. Mais do que um simples artesanato, como souvenirs ou lembrancinhas de viagem – as peças em filé, são um dos pontos altos da tradição alagoana.

+ Confira também: melhores praias de Alagoas

 Ambiente rústico e simples

Há pouca estrutura por ali, o que torna a praia uma experiência realmente contrastante em relação a outros bairros e praias de Maceió. O Pontal da Barra é para quem gosta do original, do único e de um ambiente rústico e simples.

Tão perto e tão distante

Poesia à parte, é preciso lembrar que o Pontal da Barra é, acima de tudo, um bairro de Maceió. Areias finas, água cristalina e mar excelente para esportes náuticos, atraindo muitos surfistas para a região.

Pontal da Barra Maceió

Com a praia de um lado e a Lagoa Mundaú de outro, é o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol. É também do Pontal da Barra, que partem os passeios de barco para conhecer as 9 Ilhas.

+ Veja também: o que fazer na Praia da Gunga e Roteiro de 3 dias em Maceió

Como chegar ao Pontal da Barra

Chegar ao Pontal da Barra, não consome muito tempo para quem está no centro de Maceió. Sem trânsito, o percurso leva no máximo 10 ou 15 minutos de carro. O trajeto desde a zona sul até o Pontal, é de aproximadamente 10km. Para quem vem do sul de Alagoas, ou  Sergipe, basta seguir pela AL-101, cruzando a Ponte Divaldo Suruagy e encontrando o Pontal, logo em seguida.

Maceió Alagoas Pontal da Barra artesanato

O pôr do sol no Pontal da Barra, é considerado um dos mais bonitos da região de Maceió

Onde ficar em Maceió

Melhores hotéis cinco estrelas em Maceió são: Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA, Meridiano Hotel, Jatiúca SuítesBest Western Premier Maceió e o Jatiúca Resort.

Melhores hotéis quatro estrelas em Maceió: Ritz Suites Home Service, Salinas Maceió All Inclusive Resort, Hotel Brisa MarHotel Brisa Tower, San Marino Suite HotelAcqua Suítes Maceió, Mercure Maceió Pajuçara.

Hotéis com bom custo-benefício: Hotel Refugio, Saint Patrick Praia Hotel. Hotel Praia Bonita Pajuçara, Amenit Hotel, Tropicais Slim, Holiday InnExpress Maceió. A Pousada Pérolas do Mar, Ritz Coralli Hotel e o Coqueiros Express Hotel.

Nota importante: os hotéis na região de Maceió têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis de Maceió – segundo o Booking.com

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o Pontal da Barra em Maceió – Alagoas ? Salve nos favoritos e compartilhe com amigos!


Tags::

Você também vai gostar