Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Como chegar à Ilha da Armona

Compartilhar

Sotavento Algarvio: Como chegar à Ilha da Armona – Olhão

Em pleno Sotavento Algarvio, a Ilha da Armona é considerada por muitos como um dos melhores destinos da costa portuguesa. E não é difícil entender o porquê. Repleta de recantos paradisíacos, ideais para descontrair, seja a dois, com amigos ou em família, a Ilha da Armona permite a escolha entre banhos de água salgada ou doce. Para completar, há grandes bancos de areia dourada e piscinas naturais de água cálidas, formadas na maré baixa, além de natureza selvagem composta por flora rica e aromática dos campos dunares. Aproveite que já está aqui no blog e venha daí connosco descobrir como chegar à Ilha da Armona, o que ver e fazer por lá, e onde ficar a dormir nas proximidades.

Onde fica a Ilha da Armona

Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Armona é uma das 5 ilhas-barreira que separam o mar da Ria.

Está localizada na região do Sotavento Algarvio, no Sul de Portugal, entre a Ilha da Culatra e a Ilha de Tavira, a aproximadamente 2 milhas da cidade de Olhão, no distrito de Faro.

Melhor época para visitar a Ilha da Armona: Quando ir

Como chegar à Ilha da Armona - Como ir para a Ilha da Armona em Olhão - Horários e Preço do Barco - Passeio à Ilha da Armona - Pontos de Interesse em Olhão

Pode visitar a Ilha da Armona em qualquer altura do ano. Mas a melhor época para aproveitar as praias é de maio a setembro.

Durante esses meses, o clima na região está quente com dias de céu limpos e os serviços turísticos estão abertos e os ferries operando de hora em hora.

Dica

Agora que já descobriu onde fica a Ilha da Armona e qual a melhor época para aproveitar as praias, confira a seguir quais são as formas de lá chegar.

Lembre-se: Seguindo as nossas dicas, você embarcará bem mais preparado e poderá curtir a Ilha da Armona sem perrengues. Bora lá!

Como chegar à Ilha da Armona – Olhão, Algarve – Portugal

A única maneira de chegar à Ilha da Armona é pelo mar, através de passeios exclusivos de lancha (barcos-táxi) ou por meio das carreiras regulares de barco que partem do cais de embarque da cidade de Olhão. 

O cais de embarque Porto de Recreio de Olhão está localizado na Av. 5 de Outubro, no centro da cidade, a 300 metros do Mercado Municipal de Olhão. 

Durante os meses de Julho e Agosto (alto-verão), o horário de funcionamento do Ferry Boat é de hora em hora, das 07h30 às 20h00.

O balcão da bilheteira que vende os bilhetes / ticks costuma abrir 30 minutos antes da partida. Saiba mais sobre os horários das carreiras regulares de barco para a Ilha da Armona, aqui.

Quanto custa o barco para a Ilha da Armona

Partindo do cais de embarque Porto de Recreio de Olhão, o trajeto feito no Ferry Boat dura cerca de 15 minutos e o desembarque faz-se no povoado da Armona, perto da Praia da Armona-Ria. O bilhete do Ferry Boat custa menos de €5,00 (ida / volta). Preço justo! 

Essa é uma das opções mais baratas para chegar à Ilha da Armona, no concelho de Olhão.

Os barcos-táxi para a Ilha da Armona encontram-se disponíveis 24h por dia, mas os preços são bem mais caros (€25,00 por pessoa). Requer agendamento prévio.

+ Veja também: Melhores praias da Costa Vicentina 

Ilha da Armona, um dos melhores destinos do Sotavento Algarvio

Entre o mar e a Ria Formosa, a Ilha da Armona é um verdadeiro paraíso, com um vasto areal quase deserto, banhado pelas águas salgadas do Oceano Atlântico e pelas águas doces da Ria.

O destino oferece belas enseadas para relaxar durante uma escapadinha de fim de semana ou férias de verão.

A Ilha da Armona acolhe uma pequena povoação designada por Armona, em que os habitantes se dedicam na sua maioria à pesca ou ao turismo.

A ter em atenção

A Ilha da Armona é um local isolado. Não há carros, nem estradas, nem hotéis. Há um pequeno vilarejo formado por casas particulares de pescadores e de veraneio, um Parque de Campismo da Orbitur, dois minimercados e três ou quatro cafés e restaurantes simples.

Dica

Para quem deseja passar o dia na Ilha da Armona (sem gastar muito dinheiro), o nosso conselho é ir prevenido com lanche, bebidas e guarda-sol. Não há sombras no areal da ilha e os preços das cadeiras e guarda-sóis para alugar costumam ser salgados.

Praias da Ilha da Armona

Como chegar à Ilha da Armona

Com cerca de 9 quilómetros de extensão, a Ilha da Armona é constituída por praias e lagunas na Ria Formosa e por praias voltadas para o mar. Descubra quais são a seguir:

Praia da Armona – Ria

Voltada para a Ria Formosa, a Praia da Armona-Ria é uma área de grande beleza natural, com um extenso areal e deliciosas lagunas de águas calmas e mornas.

Esta praia fica no extremo poente da Ilha da Armona, próxima ao cais de embarque e ao pequeno povoado de pescadores. Nas imediações há cafés, restaurantes familiares e minimercados.

Praia com um ambiente muito tranquilo, excelente para casais e famílias com crianças.

Praia da Armona – Mar

Como o próprio nome indica, a Praia da Armona-Mar encontra-se voltada para mar.

Esta praia apresenta um areal extenso e amplo, ideal para quem gosta de praticar atividades ao ar livre.

A água do mar normalmente é calma, mas convém ter em atenção às fortes correntes junto à Barra do Lavajo, sobretudo no horário da maré cheia.

A Praia da Armona-Mar encontra-se no lado oposto do cais de embarque da Ilha da Armona. Para lá chegar é preciso atravessar a pé a povoação da Armona e as dunas, numa extensão de aproximadamente 1,5 km (ida e volta 3 km).

Não tem vigilância balnear, mas tem um delicioso bar pé na areia que oferece petiscos algarvios e bebidas geladas.  

Praia da Fuseta – Ria

Localizada na parte leste da Ilha da Armona, a Praia da Fuseta-Ria fica mesmo em frente à localidade da Fuseta, uma pequena vila piscatória mas em terra firme. 

Dá para lá chegar de carro. Partindo das cidades de Olhão ou de Tavira são apenas 10 minutos pela N125.

Para além do fácil acesso, a Praia da Fuseta-Ria conta com boa infraestrutura de restaurantes e cafés, vigilância na época balnear, parque de campismo, estacionamento e diversos alojamentos nas proximidades.

Praia excelente para casais, jovens, famílias com crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Praia da Fuseta-Mar ou Ilha da Fuseta

Com localização privilegiada, a Praia da Fuseta-Mar fica no lado nascente da Ilha da Armona, mesmo em frente à Praia da Fuseta-Ria e à pequena vila piscatória da Fuseta.

Esta praia possui uma atmosfera calma e selvagem, com um areal a perder de vista, banhado por águas azuis e transparentes. Durante a maré baixa, pequenas e grandes lagunas formam-se no areal e convidam a banhos tranquilos.

Para além dos mergulhos no mar e dos banhos de sol algarvios, é possível praticar atividades náuticas como canoagem, vela e windsurf.

A Praia da Fuseta-Mar não tem edificações nem infraestruturas viárias, mas tem um bar de apoio fincado na areia com uma magnífica vista sobre o mar.

Pode-se chegar à Praia da Fuseta-Mar por meio de barco a partir do cais da Fuseta ou a pé desde a Praia da Armona-Mar (18km ida e volta). A caminhada é puxada, mas o esforço é plenamente compensado pela beleza da paisagem envolvente. 

Onde ficar a dormir perto da Ilha da Armona

Fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar perto da Ilha da Armona e de outros pontos de interesse integrados à região do Sotavento Algarvio. Confira as nossas sugestões. Você vai gostar!

Nota importante

Os hotéis que listamos a seguir têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, reserve com antecedência através site do Booking e garanta o seu quarto com até 50% desconto. 

Real Marina Hotel & Spa

Ilha da Armona

Real Marina Hotel & Spa / Divulgação

O Real Marina Hotel & Spa é uma hospedagem de 5 estrelas em Olhão, no Algarve. Está localizado em frente à Marina de Olhão e à Ria Formosa (eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal) e oferece acesso fácil à Ilha da Armona (15 minutos de barco).

As acomodações deste hotel são amplas e confortáveis, com uma decoração moderna e dispõem de uma varanda privativa com vista sobre a cidade e a Ria.

Há ainda uma piscina interior e uma piscina exterior semiolímpica, um spa e centro de bem-estar, dois restaurante e um lounge bar. Boa aposta para casais e famílias!

Localização do Real Marina Hotel & Spa

Endereço / Morada: Rua João Viana Cabrita, 8700-307, Olhão, Algarve – Portugal

Quinta dos Poetas Nature Hotel & Apartments

Ilha da Armona

Quinta dos Poetas Nature Hotel & Apartments / Divulgação

Situada a 7 quilómetros de distância do centro da cidade de Olhão, a Quinta dos Poetas Nature Hotel & Apartments é um hotel rural de 4 estrelas ideal para uma escapadinha a dois.

A unidade está cercada por um amplo jardim com lagos e árvores nativas da região, e disponibiliza quartos duplos ou twins e 9 apartamentos de tipologia T1 e T2.

O hotel também conta com uma piscina ao ar livre para se refrescar nos dias de maior calor,  além de um restaurante servindo uma variedade de pratos algarvios e mediterrâneos, feitos com produtos frescos provenientes do mercado local.

Para completar, o delicioso buffet de café da manhã está incluso no valor da diária. A Ilha da Armona fica a menos de 10 quilómetros. Wi-Fi e estacionamento privado gratuitos. 

Localização do Quinta dos Poetas, Nature Hotel & Apartments

Endereço / Morada: Sítio da Arretorta, Pechao, 8700-245 Olhão, Algarve – Portugal

Casa Modesta

Ilha da Armona

Casa Modesta / Divulgação

Com localização privilegiada na zona de Quatrim do Sul, mesmo junto à Ecovia Ria Formosa, a Casa Modesta é um turismo rural de traços modernos e contemporâneos.  

A propriedade dispõe de nove quartos exclusivos e agradáveis pátios privativos. Há ainda uma piscina exterior e um par de espreguiçadeiras para relaxar e desfrutar do sol algarvio, uma horta biológica, jardim e solário.

Conta com estacionamento, acesso Wi-Fi gratuito e no café da manhã diário inclui opções  continentais, vegetarianas, vegan e sem glúten.

Quem fica hospedado na Casa Modesta, poderá aproveitar facilmente as ilhas e praias do Sotavento Algarvio, dentre outros pontos de interesse na região. Boa aposta para casais!

Localização da Casa Modesta

Endereço / Morada: Quatrim do Sul s/n, 8700-128 Moncarapacho, Olhão, Algarve – Portugal

Pure Formosa Concept Hotel

Ilha da Armona

Pure Formosa Concept Hotel / Divulgação

O Pure Formosa Concept Hotel é um hotel de 3 estrelas, com acomodações confortáveis e uma decoração moderna e elegante.

Está localizado em plena Avenida da República, em Olhão, a 2,9 km da Praia da Armona-Ria (cerca de 15 minutos de barco).

Pensando no conforto e bem-estar dos seus hóspedes, todos os quartos possuem vidros duplos e estão equipados com banheiro privativo, amenidades cortesia, secador de cabelo, Wi-Fi, ar condicionado split, chaleira, frigo-bar e limpeza diária.

Como se isso não bastasse, no Pure Formosa Concept, você poderá relaxar numa fantástica piscina ar livre enquanto bebe um drink e contempla uma vista de 360º sobre a Ria Formosa. 

Importa mencionar que o café da manhã está incluso no valor da diária, e há estacionamento privado disponível no local. Excelente preço-qualidade. Boa aposta para casais e famílias! 

Localização do Pure Formosa Concept Hotel

Endereço / Morada: Avenida da República 34, 8700-310 Olhão, Algarve – Portugal

Casa do Chico

Ilha da Armona

Casa Chico / Divulgação

Situada numa zona privilegiada de Olhão, a Casa do Chico é um confortável apartamento com vista para o jardim e para a Ria Formosa, uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve.

Neste apartamento destacam-se a excelente localização, o espaçoso quarto duplo com banheiro privativo, a área de refeições e o amplo terraço, ideal para os banhos de sol.

O apartamento possui uma cozinha totalmente equipada com uma placa de fogão elétrica e forno, frigorífico/geladeira, louças, dentre outros utensílios essenciais.

Há ainda máquina de lavar roupa, comodidades para churrascos, roupa de cama, toalhas, uma televisão de ecrã plano e Wi-Fi gratuito. Boa aposta para casais!

Localização Casa do Chico

Endereço / Morada: Travessa Caldeira do Moínho nº 7, 8700-527 Olhão, Algarve – Portugal

Villas Marim

Ilha da Armona

Villas Marim / Divulgação

O Hotel Villas Marim é uma unidade hoteleira em Quelfes, composta por apartamentos tipo T1, T2, T3, T4, estúdios com até 2 quartos e Villas Deluxe.

A propriedade está localizada a 5 minutos de carro do centro da cidade de Olhão e a menos de 4 km da Ilha da Armona (15 minutos de barco).

A maioria dos apartamentos inclui uma cozinha totalmente equipada com placa de fogão e forno, máquina de café, máquina de lavar louça e um micro-ondas, além de confortáveis quartos com cama king size e banheiro privativo com amenities cortesia.

Também há uma piscina exterior, comodidades para churrascos, Wi-Fi gratuito, parque de estacionamento, salão partilhado e uma área de estar onde os hóspedes poderão relaxar e conviver ao ar livre.

Localização do Villas Marim

Endereço / Morada: EN125 332 Sitio de Marim CP 332-H, 8700-201 Olhão, Algarve – Portugal

Casa Rosa Villa with Pool in Olhao Centre

Casa Rosa Villa with Pool in Olhao Centre / Divulgação

A Casa Rosa Villa with Pool in Olhao Centre é um hotel com ambiente familiar e excelente localização no centro da cidade de Olhão (Avenida da República).

Perto da Casa Rosa, vai encontrar boas opções de restaurantes típicos para degustar comida regional algarvia, além de bares, lojas de comércio local, dentre outros serviços. A Ilha da Armona fica a apenas 15 minutos de barco.

Todos os quartos são aconchegantes e estão equipados com uma cama de casal king size, ar condicionado split e banheiro privativo com chuveiro e produtos de higiene gratuitos.

Para completar, o terraço, a piscina e as confortáveis espreguiçadeiras são um convite irrecusável para aproveitar o bom tempo e relaxar ao ar livre. Boa aposta para casais!

Localização da Casa Rosa Villa with Pool in Olhao Centre

Endereço / Morada: Avenida da República 27, 8700-308 Olhão, Algarve – Portugal

Hotel Cidade de Olhão

Ilha da Armona

Hotel Cidade de Olhão / Divulgação

No centro de Olhão, perto das melhores atrações da cidade, encontramos o Hotel Cidade de Olhão – uma hospedagem de 3 estrelas com ótimo custo-benefício para umas férias na região do Sotavento Algarvio.

A unidade apresenta comodidades modernas, e as suites têm tudo o que necessita para uma estadia confortável: Vidros duplos, cama de casal king size, ar condicionado, Wi-Fi cortesia, cafeteira para fazer chá, secador de cabelo, etc. Pode contar ainda com a gentileza dos funcionários e um bom café da manhã no estilo buffet.

Há também um agradável terraço e uma fantástica piscina exterior para banhos de sol intercalados com mergulhos refrescantes. Excelente escolha para casais e famílias. 

Localização do Hotel Cidade de Olhão

Endereço / Morada: Rua Gen. Humberto Delgado 33, 8700-473 Olhão, Algarve – Portugal

+ Dicas de locais a visitar no Algarve e no Alentejo

Agora que você já sabe como ir à Ilha da Armona, dentre outras dicas úteis para a sua viagem, aproveite e descubra novos locais para visitar nas regiões do Algarve e Alentejo. 

+ Praia da Arrifana

+ Melhores praias de Albufeira

+ O que fazer em Albufeira

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias em Lagos

+ Melhores praias de Vila do Bispo

+ Como ir à Ilha Deserta

+ Roteiro de 2 dias em Lagos

+ O que fazer em Tavira

+ O que fazer em Vila Nova de Milfontes

+ Melhores praias de Porto Covo

+ Praias da Zambujeira do Mar

+ Praias de Aljezur

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui

*Gostou das dicas sobre como chegar à Ilha da Armona, Algarve – Portugal? Salve o post nos favoritos e partilhe com os amigos!

Tags:

Você também vai gostar