Principais pontos turísticos em Veneza
Compartilhar
Roteiro turístico: principais pontos Turísticos em Veneza
É impossível pensar em Veneza sem imaginar, imediatamente, um casal passeando romanticamente por entre as centenas de canais da cidade, em uma das muitas gôndolas que ali trafegam. Mais do que simplesmente uma atração para turistas, no entanto, as gôndolas sempre tiveram importância crucial para a economia da cidade. Típico transporte de mercadorias e movimentação dos moradores, em meio às apertadas ruas e vielas que cobrem toda a área urbana. Para orientar o seu passeio pelos melhores pontos de interesse, criamos uma lista com os principais pontos turísticos em Veneza. Siga as nossas dicas, você vai gostar!
Onde ficar em Veneza
Para dormir próximo aos melhores restaurantes e principais pontos turísticos em Veneza, a boa dica é ficar em San Marco. As opções luxo por ali são: The Gritti Palace, A Luxury, Baglioni Hotel Luna. The Westin Europa & Regina, PalazzinaG e o Bauer Palazzo.
Para os viajantes que procuram ofertas com bom custo benefício sugerimos: San Samuele, Domus Ciliota, Hotel Montecarlo. Casa Sul Molo, Ca’ Leon D’Oro, Bel Sito & Berlino, Lanterna Di Marco Polo, 40.17 SAN MARCO e o Hotel Orion.
Atenção: os hotéis em Veneza têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.
Curiosidades
Veneza é historicamente uma das mais importantes cidades da Itália, tendo exercido um papel vital no desenvolvimento da economia local, na formação do estado nacional italiano, assim como antes disso nas grandes navegações, estabelecimento de rotas comerciais da seda e especiarias, além de produtos africanos, como ébano e margim, e claro, palco de grandes tramas políticas e eclesiásticas, além de morada de muitos mecenas das belas artes do Renascimento.
Mas história não é o único ponto alto de Veneza. A cidade transpira um misto de cultura e mistério… Em muitos aspectos, parece uma cidade que parou no que havia de melhor e mais exuberante na Idade Moderna. As festas e tradições venezianas influenciaram o mundo todo, de óperas famosas até o nosso tão amado Carnaval.
Inevitável Passeio
Ir a Veneza e não passear em uma das muitas gôndolas que percorrem os canais da cidade é praticamente o mesmo que visitar o Rio de Janeiro e não caminhar pelas praias. Contudo, prepare-se: famosas no mundo inteiro, as gôndolas venezianas cobram pequenas fortunas por passeio de 30 ou 40 minutos de duração.
Os valores podem chegar a 80 ou 100 euros. Locais como os arredores da Piazza San Marco, são melhores para iniciar os passeios, que são feitos por profissionais devidamente credenciados. Outra alternativa mais “histórica” de se atravessar o Grande Canal, é através da Ponte de Rialto. A curiosa ponte, que em seu lado interno lembra mais uma escadaria de templo do que uma passarela, foi inicialmente construída em madeira. No entanto, seu aspecto atual, em pedra, foi construído a partir do Descobrimento.
Turísticos em Veneza – Palácio Ca’ d’Oro
Quem passar por ali deve também visitar, às margens do Grande Canal, o impressionante Palácio Ca’ d’Oro. Hoje isado como museu, o palácio foi erguido no século XV a pedido de um milionário mercador veneziano. Para quem observa a construção de sua fachada, é impossível não ter a impressão de que o prédio está inundado, de tão rente que seus portais permanecem em relação à água – uma visão para ótimas fotos. Saiba mais (aqui).
Basílica de San Giorgio Maggiore
Outra construção similar em termos de proximidade com o nível da água é a Basílica de San Giorgio Maggiore. Como em San Marco, o campanário fora construído em tijolos, porém ostenta um teto em formato cônico. A enorme igreja está situada na pequena ilha que leva seu nome.
Igrejas de São Roque e Santa Maria
Há muitas outras igrejas e catedrais na cidade, com destaque para a Igreja de São Roque. Um destaque pelas várias obras do pintor Tintoretto em seu interior. A Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari, um destaque por sua impressionante iluminação interna.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Lembra daquele filme?
A pergunta é a primeira que virá à mente assim que você adentrar o recinto da Piazza San Marco. Talvez um dos pontos do mundo mais filmados, juntamente com os Champs Elysee de Paris e a Times Square, em Nova Iorque, a praça é um cenário familiar para praticamente todo e qualquer visitante.
Todos se lembram do imenso pátio retangular, com muito movimento e, é claro, pombos que não acabam mais. Na praça ergue-se o famoso Palácio Ducal, uma obra-prima do período gótico, construído nos séculos XIV e XV como sede dos poderosos “doges” de Veneza.
O governo local era comandado pelos doges, uma espécie de arquiduque. Muitos deles foram responsáveis pela memorável expansão comercial da cidade. Já um importante porto do Mediterrâneo desde os romanos – empreendendo viagens e financiando aventuras mundo afora.
Pontos turísticos em Veneza – Basílica de São Marco
Ainda na Piazza San Marco está localizada a impressionante Basílica de São Marco (ver aqui). A obra em si já pode ser considerada uma das mais bonitas igrejas de toda a Itália. Contudo, o que realmente chama à atenção é a torre do Campanário de San Marco, um enorme edifício de 50 metros de altura, erguido em tijolos e com um telhado único em estilo piramidal.
Cultura e Riqueza
Veneza é uma capital cultural nos dias de hoje. A cidade abriga um grande Festival de Cinema, uma impressionante Bienal de Artes e o Carnaval de Veneza, algo muito diferente do que estamos acostumados a ver.
Teatro La Fenice
O poder cultural da cidade não vêm dos dias de hoje. Prova disso é o espetacular Teatro La Fenice. Esta casa de óperas construída no final do século XVIII, é palco de uma importante temporada de óperas, apreciada e assistida por amantes do gênero vindos de todos os cantos da Europa. Experiência sensacional! Saiba mais (aqui).
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Fundação Guggenheim
Para os que buscam um acervo cultural mais eclético, a dica é a Coleção Peggy Guggenheim, um museu local da Fundação Guggenheim. A pequena coleção abrange pintores modernistas de todo o mundo, incluindo obras de Picasso, Dalí, Magritte, Brancusi, Pollock e outros. Saiba mais (aqui). Gostou das dicas sobre os principais pontos turísticos em Veneza? Compartilhe!
Onde comer bem em Veneza
Dal Moro’s – Fresh Pasta To Go
Endereço: Calle de la Casseleria, 5324
Bacareto Da Lele
Endereço: Campo dei Tolentini 183 – Santa Croce
Bistrot de Venise
Endereço: Calle dei Fabbri, 4685 – San Marco
Informações úteis
Melhor época para visitar Veneza: de novembro à abril o clima é muito frio. Se você tem preferência pelo verão, escolha os meses de maio a setembro.
Idioma: Italiano
Moeda: Euro
Dicas extras
Acesse ao artigo completo e confira as nossas dicas sobre os melhores pontos turísticos de Milão. Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre os principais pontos turísticos em Veneza? Compartilhe com seus amigos!