Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Praias da Zambujeira do Mar

Compartilhar

10 Melhores Praias da Zambujeira do Mar e arredores

Localizada em plena Costa Alentejana, Zambujeira do Mar é um dos vilarejos mais encantadores do litoral português. O destino oferece de tudo um pouco: areais paradisíacos para quem procura tranquilidade e também para quem quer agito, ondas tubulares perfeitas para prática de surf, bons restaurantes para degustar peixe fresco e marisco ou uma boa carne, cafés tradicionais e belos miradouros com vista para o mar. Além disso, um dos grandes atrativos da Zambujeira é a realização do Festival do Sudoeste. O evento decorre normalmente em agosto, na Herdade da Casa Branca, e vem recebendo ao longo dos anos a visita de milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Veja como viabilizar sua visita com as dicas deste roteiro prático das melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores.

Praias da Zambujeira do Mar

Onde fica a Zambujeira do Mar 

Situada no Concelho de Odemira, Zambujeira do Mar é uma vila de origem alentejana, e um destino de férias muito famoso pelas praias paradisíacas localizadas entre as falésias.

Construída ao redor da Praia da Zambujeira do Mar, a vila abre-se para o mar e oferece uma panorâmica fantástica das arribas.

A região é bonita por natureza e está integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. 

Se partir de Lisboa no seu carro vai precisar de aproximadamente 2h30 para percorrer os 218 quilómetros que separam os dois destinos.

Quando ir: Melhor época para visitar Zambujeira do Mar

Praias da Zambujeira do Mar

A melhor época para visitar a Zambujeira do Mar são os meses de primavera – verão. A partir de maio a setembro cada mês é bom para uma visita.

Nos meses de verão, em que as temperaturas estão constantemente acima de 30ºC, os turistas aproveitam as praias e o clima quente para se divertirem e explorarem este belo trecho da Costa Alentejana.

As atividades náuticas por ali são constantes. Quanto à temperatura da água, entre os meses de julho e setembro situa-se pelos 20ºC! Continue lendo as nossas dicas e descubra os melhores hotéis para dormir perto das praias da Zambujeira do Mar.

Onde ficar a dormir em Zambujeira do Mar

Herdade Do Touril (Foto/divulgação)

Escolher onde ficar na Zambujeira do Mar pode parecer tarefa difícil, principalmente para quem visita o destino pela primeira vez. Mas não é tão complicado quanto parece.

Se está a planear uma viagem à Zambujeira, aproveite e confira nesta página a nossa seleção de alojamentos para dormir na região.

Além de confortáveis, as hospedagens que indicamos a seguir apresentam a melhor relação preço x qualidade para dormir perto das melhores praias da Zambujeira do Mar. 

Nota importante: os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência! Clique nos nomes dos hotéis para conferir os preços e fazer a sua reserva online com até 50% desconto através dos links do Booking!

Hotéis confortáveis e bem localizados 

Herdade Do Touril: Alojamento de Turismo Rural com excelente localização em Zambujeira do Mar. Apresenta acomodações amplas e confortáveis, piscina ao ar livre, bar, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos! O pequeno almoço incluso no valor da diária é servido nos estilos continental, vegetariano, vegano, americano e buffet. Boa aposta!

Monte Soalheiro: Alojamento de Turismo Rural com localização privilegiada em Zambujeira do Mar. Dispõe de acomodações charmosas, piscina exterior, jardim, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos! Pequeno almoço incluso no valor da diária. Bom preço x qualidade!

Herdade do Kuanza: Alojamento de Turismo Rural com boa localização em Zambujeira do Mar. Disponibiliza acomodações confortáveis, piscina ao ar livre terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária. 

Monte do Papa Leguas: Alojamento de Turismo Rural, a apenas 2 km do centro da Praia da Zambujeira do Mar. Dispõe de acomodações aconchegantes e climatizadas, piscina ao ar livre, bar, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária. 

Herdade Amália: Alojamento de Charme com excelente localização na Praia da Amália. Apresenta acomodações confortáveis com vista para o mar, piscina exterior, jardim, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos. Animais de estimação admitidos. Pequeno almoço incluso no valor da diária. 

Dicas: Melhores praias de Zambujeira do Mar

As praias são, sem dúvida, a grande atração de umas férias na Zambujeira do Mar. Fique com as nossas sugestões das melhores praias da região. Segue-se o nome de cada praia e a localização exata dos areais mais bonitos para bons momentos de lazer e tranquilidade. 

1 – Praia de Nossa Senhora

Praias da Zambujeira do Mar

Localizada na região central da Zambujeira do Mar, a Praia de Nossa Senhora é frequentada na maioria das vezes por jovens, casais e famílias.

O acesso é feito através de uma escadaria do lado sul da praia e os carros chegam próximos à faixa de areia. Quando a maré baixa possibilita uma bela caminhada até à Praia da Pedra da Bica.

Nas imediações da praia vai encontrar todo o tipo de serviços, que garantem um dia de praia com todo o conforto. Dá para chegar tranquilamente a pé desde o centro da vila da Zambujeira do Mar. 

2 – Praia da Zambujeira do Mar

A Praia da Zambujeira do Mar situa-se mesmo em frente ao centro da vila de Zambujeira do Mar e caracteriza-se por um belo areal cercado por falésias imponentes. 

Por estar localizada na região central da Zambujeira, é muito fácil encontrar alojamentos, bares e restaurantes próximos da praia, onde pode fazer uma pausa para recarregar energias entre mergulhos!

Nesta zona também poderá fazer algumas compras, uma vez que existem vários supermercados e lojas de comércio local e artesanato.

A Praia da Zambujeira do Mar é frequentada por jovens, famílias com crianças, tal como por surfistas devido à qualidade das suas ondas para a prática de surf e bodyboard. Acesso fácil a todos! 

3 – Praia dos Alteirinhos

A Praia dos Alteirinhos é considerada uma das praias mais emblemáticas da Costa Alentejana. Quando a maré baixa forma deliciosas piscinas naturais de águas cristalinas, que apresentam tons de azul-turquesa que são verdadeiramente impressionantes.

Além disso, a praia está circundada por falésias altas, de onde se pode apreciar uma magnífica vista sobre o mar, que rende fotos lindas, especialmente em dias ensolarados!

Está localizada a 5 minutos de carro do centro da Zambujeira e o acesso é bem identificado. Há uma escadaria segura para chegar ao areal, além de nadadores salvadores e um parque de estacionamento gratuito nas imediações. Imperdível!

4 – Praia das Costas do Lajão

Vizinha à Praia dos Alteirinhos, a Praia das Costas do Lajão é um local calmo e reservado, normalmente frequentado por naturistas. 

A enseada insere-se num belo cenário, com uma faixa de areia pequena, mas cercada de falésias douradas.

Durante a fase de lua cheia e nos dias ensolarados, sem vento, o mar transforma-se em uma enorme piscina fluorescente e cristalina.

Pode chegar à Praia das Costas do Lajão caminhando pela areia da Praia dos Alteirinhos (5 minutos), no horário da maré baixa, ou através de passeios de barco (45€ por pessoa). Está gostando das dicas das praias da Zambujeira do Mar? Salve o roteiro nos favoritos!

5 – Praia do Alvorião

Se procura uma praia deserta para curtir o mar a dois, visite a Praia do Alvorião, um refúgio paradisíaco para descansar e namorar. A Praia do Alvorião fica perto da Praia do Carvalhal, uma das mais conhecidas da região.

Para lá chegar rapidamente faça assim: dirija-se até à zona onde fica o Alojamento Turístico Quinta da Altavista do Carvalhal (3 km do centro da Zambujeira do Mar), e depois estacione o carro por aí e faça o restante do trajeto a pé até à praia (5 minutos).

A descida para o areal faz-se pela arriba, sendo por isso aconselhável o uso de calçado apropriado para trekking. A praia é selvagem e não tem apoios!

6 – Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal exibe uma paisagem naturalmente bela, caracterizada por um vale profundo, cercado por falésias dramáticas e recortado por um pequeno riacho que atravessa o areal e vai desaguar no mar.

Está localizada a pouco mais de 3 km a Sul da Zambujeira do Mar, e as indicações para lá chegar de carro estão disponíveis no Google Maps. 

A Praia do Carvalhal é Galardoada com Bandeira Azul e, além disso, oferece boas infraestruturas de apoio: Restaurante/bar, vigilância na época balnear, Parque de Campismo, WC, estacionamento, etc. Praia indicada para famílias com crianças e pessoas de mobilidade reduzida. Acesso fácil!

7 – Praia dos Machados

Enseada deserta com um cenário ímpar, fruto de milhões de anos de erosão provocada pela força da natureza.

A Praia dos Machados é considerada uma das melhores praias perto da Zambujeira do Mar. Espere encontrar uma praia com o ambiente tranquilo, areal espaçoso e um mar calmo e translúcido. 

Fica na Freguesia de São Teotónio, a Sul da Zambujeira do Mar, pertinho da Praia do Carvalhal. É alcançada por um caminho de terra batida. Estacione o carro aqui e depois faça o restante do percurso a pé até ao topo da falésia (10 minutos).

Importa ainda referir que o acesso ao areal é de média dificuldade e a descida faz-se pela arriba escarpada. Leve botas de trekking e fique atento ao caminho! Praia indicada para casais aventureiros. Não tem apoios! 

8 – Praia da Amália 

Praias da Zambujeira do Mar

A Praia do Brejão, também chamada popularmente como Praia da Amália (por aqui se localizar a casa de férias da eterna fadista Amália Rodrigues), apresenta uma paisagem natural magnífica e peculiar.

No lado sul da enseada, a falésia surge escavada por um pequeno e cristalino riacho que corre em cascata para a praia.  

Situa-se na Freguesia de São Teotónio (5 km da Praia da Zambujeira do Mar) e o acesso ao areal faz-se por um túnel formado pela vegetação.

O trilho da Praia da Amália começa junto ao Alojamento Turístico Herdade da Amália (10 minutos a pé). Praia não vigiada. O GPS ensina o caminho!

9 – Praia do Cavaleiro

Praias da Zambujeira do Mar

Enseada linda e acolhedora, um cenário único, o paraíso! É esta a descrição perfeita para a Praia do Cavaleiro, um recanto excelente para quem quer relaxar longe da confusão.

Mas, ainda que maravilhosa, esta praia não ajuda muito no quesito bronzeado: os enormes paredões rochosos fazem sombra durante boa parte do dia. Por isso, se puder vá durante a manhã, altura em que os raios de sol iluminam completamente a areia da praia. 

Vale ainda salientar que a Praia do Cavaleiro foi eleita pela Condé Nast Traveler como uma das praias mais deslumbrantes de Portugal. 

Está localizada a poucos quilómetros a Norte da Zambujeira do Mar (20 minutos de carro). Saindo do centro da Zambujeira, o acesso faz-se pelas estradas CM1124 e M502, em direção à pequena aldeia de Cavaleiro (São Teotónio), localizada perto do Farol do Cabo Sardão.

Antes da descida para o areal, percorra os miradouros naturais da falésia. A panorâmica é incrível e rende fotos fantásticas! Há estacionamento nas imediações e passadiços de madeira para aceder ao areal. Não tem apoios!

10 – Praia de Almograve

Praias da Zambujeira do Mar

A Praia de Almograve é um bom destino para viajar a dois ou com a família, as crianças certamente vão adorar brincar nas piscinas naturais desta praia, eleita entre as melhores praias da Costa Alentejana. 

No local há um parque de estacionamento, passadiços de madeira, dentre outras infraestruturas de apoio aos turistas, com bares e restaurantes na marginal, onde se pode beber uns drinks e saborear bons petiscos alentejanos, com vista para o mar.

A Praia de Almograve está localizada na pequena Freguesia de Almograve (Odemira). O acesso a partir de Zambujeira do Mar faz-se pelas estradas CM1124 e M502 (cerca de 20 minutos de carro). 

Quantos dias ficar na Zambujeira do Mar?

Se o objetivo da sua viagem a Zambujeira do Mar é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

E você, já conhece as praias da Zambujeira do Mar? Não? Então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar este paraíso também!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe quais são as melhores praias da Zambujeira do Mar aproveite e descubra outros destinos interessantes a visitar em Portugal. 

+ Praias da Costa Vicentina

+ Praias do Alentejo

+ O que fazer em Albufeira

+ Visitar o Carvoeiro

+ Visitar Sagres

+ Praias de Vila do Bispo

+ Praias de Porto Covo

+ O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do guia das melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores? Salve nos favoritos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *