Escreva para pesquisar

Roteiro de Arraial e Trancoso

Compartilhar

Bahia: roteiro de Arraial e Trancoso

As praias paradisíacas são as principais atrações de Arraial d’Ajuda e Trancoso – dois distritos praianos, pertencentes ao município de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia. Aliás, vale frisar que a região da Costa do Descobrimento possui um litoral maravilhoso, abrigando mais de 85 km de praias irresistíveis. Por isso e muito mais, Arraial e Trancoso estão entre os destinos mais escolhidos para férias no Brasil. Para quem não sabe, o aeroporto de Porto Seguro serve o litoral sul baiano. A partir dali, uma das maneiras mais práticas e confortáveis de se deslocar é de carro próprio ou alugado. No segmento hoteleiro, ambos os vilarejos dispõem de boas opções de alojamentos. Neste artigo, apresentamos-lhe o melhor roteiro de Arraial e Trancoso.

Cenário apaixonante da Praia dos Nativos, em Trancoso – litoral sul da Bahia

Roteiro de Arraial e Trancoso

Dias 1 e 2: Arraial d’Ajuda

As praias de Arraial d’Ajuda são a principal atração do vilarejo. Segue a lista: Taípe, Pitinga, Mucugê, Parracho, Araçaípe, Pescadores/Delegado, Apaga-Fogo e a Lagoa Azul. Próximo ao centrinho de Arraial, encontram-se as praias populares: Mucugê e Parracho, ambas com opções de barracas de praia e restaurantes. Caso você tenha preferência por recantos sossegados com paisagens de sonho, aproveite as praias de Taípe e Pitinga. Garantimos, vai se apaixonar!

Durante os dois dias em Arraial, reserve algumas horas para visitar o Centro Histórico. Por ali, pode conhecer a centenária Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1550. Ademais, nas traseiras da igreja fica o Mirante de Arraial d’Ajuda – local estratégico que oferece aos visitantes uma visão belíssima da Mata Atlântica e do encontro do rio Buranhém com o mar.

Além disso, a panorâmica ganha um colorido especial com as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim penduradas na grade do mirante – um clássico da Bahia. Tombado pelo IPHAN, o centro antigo abriga dezenas de casas coloridas, onde estão inseridas lojas de souvenirs, restaurantes e sorveterias.

Com ambiente rústico-moderno a Rua do Mucugê (conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”), concentra o maior número de restaurantes, cafés e bares descolados. Veja o post completo sobre Arraial d’Ajuda (aqui). Saiba mais sobre o roteiro de Arraial e Trancoso no texto abaixo!

Para dormir em Arraial d’Ajuda sugerimos: Arraial D’ajuda Eco Resort, Baixu VillagePousada Cheiro VerdeArt Hotel Aos Sinos Dos AnjosSagui Boutique Hotel, Estalagem D’Ajuda e a Pousada Fragata.

Dias 3 e 4: Trancoso

Adaptou-se à vibe de Arraial d’Ajuda? Então, chegou a hora de desfrutar das belezas do vilarejo mais rústico-chic do sul da Bahia: Trancoso. Após o café da manhã, faça um passeio por uma das praças históricas mais encantadoras e mágicas do país – o Quadrado!

É no Quadrado que fica a pitoresca Igreja São João Batista (erguida em 1656) e o Mirante de Trancoso, com vista descortinada para as belíssimas praias dos Nativos e Coqueiros. As casinhas coloridas abrigam lojas de grife e restaurantes cheios de charme – ambiente perfeito para um jantar romântico em boa companhia.

Roteiro de Arraial e Trancoso

Detalhes do Quadrado, uma das praças históricas mais encantadoras e mágicas do Brasil

Oito praias paradisíacas enfeitam a paisagem de Trancoso. Anote aí o nome de cada uma delas: Praia dos Nativos, Coqueiros, Rio da Barra, Itapororoca, Patimirim, Rio Verde, Itaquena e Barra do Rio dos Frades. A partir do centro da vila, basta uma caminhada de 10 minutos e chega-se às praias dos Nativos e Coqueiros. Ambas maravilhosas, com boas opções de barracas e restaurantes charmosos.

Gosta de lugares mais reservados e “selvagens”? Se a resposta for sim, realize uma caminhada e vá descobrindo as outras praias listadas acima. Você vai amar! Saiba mais sobre a vila e a região no post completo (aqui). Está gostando do roteiro de Arraial e Trancoso? Salve nos favoritos!

Hotéis com bom custo benefício em Trancoso

 Pousada Pandoro (450 metros do centro). Pousada Jardim das Margaridas (10 minutos a pé da Praia dos Coqueiros e a 400 metros da Praça do Quadrado).

Pousada Calypso (5 minutos de caminhada da Praia dos Coqueiros). Pousada Hibisco (500 metros das Praia dos Nativos. Pousada Jequitibá (50 metros da Praça do Quadrado e a 400 metros a pé da praia). Canto Do Quadrado (5 minutos de caminhada da praia).

+ Veja também: melhores hotéis para lua de mel na Bahia

Dia 5: Praia do Espelho

Roteiro de Arraial e Trancoso

Praia do Espelho, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil

Dedique o último dia para conhecer um dos lugares mais bonitos do sul da Bahia – a Praia do Espelho. Escondida entre as vilas de Trancoso e Caraíva, esta praia encanta os olhos de qualquer um. Melhor dizendo, a Praia do Espelho está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil.

A paisagem reúne falésias coloridas cobertas pela Mata Atlântica, piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, riachos e coqueirais. Para sentir melhor o astral do lugar, faça um pernoite por lá. Ademais, a praia abriga algumas pousadas pé na areia, oferecendo um excelente atendimento, acomodações confortáveis e hospitalidade de sobra.

Os alojamentos perfeitos para dormir e acordar com o barulhinho do mar são: Pousada Bendito Seja (nossa preferida), Hotel Fazenda Calá & Divino e a Pousada Enseada do Espelho. Descubra mais sobre a Praia do Espelho no post completo.

A praia encontra-se no povoado de Curuípe, a 22 km ao sul de Trancoso. Para chegar até lá, é preciso encarar a uma estrada de terra batida. Caso esteja chovendo e o seu carro não seja um 4×4 deixe a visita para outro dia. Aproveite e salve nos favoritos o roteiro de Arraial e Trancoso.

*Nota

Os hotéis referidos acima têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, se você pretende viajar nesses dias faça a sua reserva com antecedência através do Booking.

*Dicas extras

Clique nos links e descubra alguns dos melhores destinos para conhecer na Bahia. 

+ O que fazer em Caraiva

+ O que fazer na Praia do Forte 

+ Quantos dias ficar no Sul da Bahia

+ O que fazer em Ilhéus

+ O que fazer em Itacaré 

+ Melhores praias de Porto Seguro 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do roteiro de Arraial e Trancoso? Compartilhe com os amigos!


Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas