Escreva para pesquisar

Compartilhar

Passeios: o que fazer em Arraial d’Ajuda – Bahia

Arraial d’Ajuda é uma das vilas turísticas mais bonitas do Litoral Sul da Bahia e encanta pelas praias e natureza preservada. O turismo na região vem crescendo a passos largos, tornando o destino cada vez mais famoso. Mas você sabe o que fazer em Arraial d’Ajuda? Quais os principais pontos turísticos a visitar? Se não sabe ou ainda está em dúvida, fique tranquilo, pois neste guia de viagem vai encontrar dicas de como aproveitar melhor os passeios nesse pedaço de paraíso, pertencente ao distrito de Porto Seguro. Lembrando, a localização privilegiada de Arraial também permite explorar facilmente outros destinos lindos e paradisíacos como: Trancoso (20 km), Praia do Espelho (50 km) e Caraíva (63 km). Veja a seguir os lugares para conhecer em Arraial d’Ajuda, onde ficar a dormir e comer bem, dentre outras dicas importantes. 

o que fazer em Arraial d’Ajuda
O que fazer em Arraial d'Ajuda - Pontos Turísticos em Arraial d'Ajuda - Melhores praias em Arraial d'Ajuda - Onde ficar em Arraial d'Ajuda - Bahia

Vale a pena conhecer Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é ideal para quem gosta de sol, mar, rio, natureza, cultura, boa gastronomia e dançar forró. Sem dúvida, um dos melhores destinos para férias na Costa do Descobrimento da Bahia. 

Além da rica culinária nordestina e das pousadas de charme, na região de Arraial d’Ajuda pode-se vislumbrar praias magníficas com paisagens naturais exuberantes! Por isso, na nossa opinião, vale muito a pena colocar Arraial na lista de viagem. 

Melhor época para visitar Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano.

Entre Dezembro e Fevereiro a vila fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém Arraial fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder!

Atrações turísticas de Arraial d’Ajuda: melhores passeios

Agora que você já sabe a melhor época para visitar Arraial d’Ajuda na Bahia, veja nesta página onde se hospedar e quais são os principais lugares para férias na região.  

Onde ficar a dormir em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda é desses destinos onde vale pesquisar bem para escolher uma pousada charmosa. Se pretende passar férias em Arraial d’Ajuda e quer ficar perto das praias, centro histórico, restaurantes, lojas de comércio local, cafés e vida noturna, aproveite e confira abaixo as hospedagens que se destacam pelo alto padrão de qualidade e serviço personalizado:

Hotéis confortáveis e bem localizados

O que fazer em Arraial d'Ajuda - Pontos Turísticos em Arraial d'Ajuda - Melhores praias em Arraial d'Ajuda - Onde ficar em Arraial d'Ajuda - Bahia

O que fazer em Arraial d'Ajuda - Pontos Turísticos em Arraial d'Ajuda - Melhores praias em Arraial d'Ajuda - Onde ficar em Arraial d'Ajuda - Bahia

Arraial D’ajuda Eco Resort: situado na Ponta do Apaga Fogo, o Arraial D’ajuda Eco Resort é um hotel 5 estrelas, com localização privilegiada à beira da praia. Apresenta suites confortáveis com vista para o mar, restaurante, amplas áreas de lazer com piscinas ao ar livre, jardim e um bar lounge. Excelente aposta!

Baixu Village: hospedagem 4 estrelas com boa localização perto dos melhores atrativos turísticos de Arraial d’Ajuda. O Baixu Village dispõe de acomodações aconchegantes e climatizadas, piscina com vista sobre o mar, terraço para banhos de sol e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária. Bom custo-benefício!

Pousada Cheiro Verde: hospedagem 4 estrelas, situada no centro de Arraial d’Ajuda, na Rua Mucugê e a 200 metros da praia. Disponibiliza quartos climatizados, piscina com deck, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Manacá Pousada Parque: pousada 4 estrelas, localizada a apenas 5 minutos de carro do centro de Arraial d’Ajuda e a 900 metros da praia. Apresenta acomodações confortáveis, piscina com vista para o mar, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. Excelente aposta!  

Art Hotel Aos Sinos Dos Anjos: hospedagem 4 estrelas, situada na região central de Arraial d’Ajuda,  a 70 metros da Rua Mucugê e a 300 metros da praia. Dispõe de acomodações rústicas, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. Costuma praticar preços simpáticos.   

Atenção: os hotéis em Arraial têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

Dicas: o que fazer em Arraial d’Ajuda – roteiro turístico

Arraial d’Ajuda está entre os locais turísticos mais lindos para férias na Bahia e no Brasil. A primeira dica da nossa lista com o que fazer é curtir as melhores praias da região (o grande atrativo do destino).

Além disso, se gosta de lugares históricos vale a pena explorar o centro antigo da vila, repleto de lojas e ateliers, cafés, monumentos, dentre outros espaços culturais.

Os passeios em Arraial d’Ajuda podem ser feitos por conta própria, utilizando carros alugados, transporte público, caminhada, bicicleta, ou por meio de agências de turismo que oferecem passeios guiados na região.

Melhores praias de Arraial d’Ajuda para férias

O que fazer em Arraial d'Ajuda - Pontos Turísticos em Arraial d'Ajuda - Melhores praias em Arraial d'Ajuda - Onde ficar em Arraial d'Ajuda - Bahia

As caminhadas na praia são o melhor programa em Arraial d’Ajuda. O município reúne cerca de 10 praias para todos os gostos.

Para os viajantes que gostam de praias tranquilas, desertas e selvagens (com ambientes mais exclusivos), recomenda-se uma visita às praias do Taípe, Lagoa Azul e Pitinga (eleita por muitos como uma das praias mais belas de Arraial).

Cercadas por falésias alaranjadas, mar azul, coqueiros e Mata Atlântica preservada, essas são as três praias imperdíveis para curtir na região. Não à toa elas são consideradas entre os melhores lugares para explorar em Arraial d’Ajuda. 

Acredite: Taípe, Lagoa Azul e Pitinga são os principais motivos que farão você visitar e querer voltar muitas vezes ao Sul da Bahia. A paisagem natural é linda e rende fotos incríveis!

Praias perto do centro de Arraial d’Ajuda

Próximas ao centro ficam as praias do Mucugê e do Parracho (pontos de encontro de jovens baladeiros). Ambas as praias, além de bonitas, oferecem piscinas naturais de água cristalina e boa infraestrutura turística, com restaurantes e bares à beira-mar.

Se gosta de ambientes e praias badaladas, pode (e deve!) incluí-las na lista. Na Praia do Mucugê, um dos espaços mais agradáveis para petiscar e tomar um drink, é o Zafferano Brasil (com boa estrutura de barracas de praia pé na areia). Fica a dica! 

Praia de Taípe

o que fazer em Arraial d’Ajuda

A Praia de Taípe é uma das praias mais encantadoras da região de Arraial d’Ajuda, localizada entre a Praia Lagoa Azul e a Praia do Rio da Barra, em Trancoso.

Taípe possui um areal extenso, banhado por águas cristalinas e cercado de falésias cobertas pela vegetação da Mata Atlântica.

Praticamente deserta o ano todo, esta praia é ideal para descansar e recuperar energias. O local conta com um restaurante/bar pé na areia e, além disso, há estacionamento privativo nas imediações. Vale a pena colocar na lista!

Praia de Pitinga 

É um dos lugares mais bonitos de Arraial d’Ajuda. Com clima paradisíaco, mar de cor azul e areia branquinha, a Praia de Pitinga tem tudo para garantir umas férias de sonho: piscinas naturais, pontos para mergulho e surf, além de ser cercada por falésias e vegetação nativa. 

Pitinga também acolhe alguns hotéis e barracas de praia à beira-mar, como as famosas Maré e a Flor de Sal.

A Praia de Pitinga fica a pouco mais de 20 minutos a pé do centro da vila, entre a Praia do Parracho e a Praia Lagoa Azul, no litoral Sul de Arraial. Imperdível! 

+ Veja também: onde ficar em Caraíva

Passeio pelo Centro Histórico de Arraial d’Ajuda

Onde ficar em Ilhéus - Onde se hospedar em Ilhéus - Melhores Hotéis em Ilhéus - Dicas de hospedagens em Ilhéus - Hotéis e Pousadas em Ilhéus - Bahia

O Centro Histórico é repleto de casinhas coloniais, lojas de souvenirs, bares e cafés. É no tradicional Largo d’Ajuda que fica a centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e o Mirante d’Ajuda – uns dos locais mais bonitos e conhecidos em Arraial.

Além da vista maravilhosa sobre o mar, no mirante, os turistas amarram as tradicionais fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim e fazem um pedido. Programa clássico na Bahia! Vai perder?

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !

O que fazer em Arraial d’Ajuda à noite

Um dos principais pontos de referência em Arraial é a Praça São Bráz, também chamada de Praça da Feira Hippie. O entorno é repleto de bons restaurantes e botecos que servem bebidas e comidas típicas da região – local perfeito para iniciar os trabalhos da noite! 

Rua do Mucugê

Onde ficar em Ilhéus - Onde se hospedar em Ilhéus - Melhores Hotéis em Ilhéus - Dicas de hospedagens em Ilhéus - Hotéis e Pousadas em Ilhéus - Bahia

Foto divulgação: Bistro d’Oliveira

Localizada a 5 minutos de caminhada da Praça São Bráz, a Rua de Mucugê é eleita uma das ruas mais charmosas do Brasil.

O local concentra restaurantes de gastronomia baiana, bares com música ao vivo, cafés e lojas de comércio regional.

Algumas das melhores opções de restaurantes na Rua do Mucugê e arredores são: Bistro d’Oliveira, Armazém da Praça, Marocha Club, Alecrim Dourado, Manguti o Pablo Pescador.

Para dançar, o lugar mais badalado é o Morocha Club, um bar dançante, que no fim da noite vira uma espécie de boate.

No Beco das Cores também há música ao vivo, mas, se você estiver em Arraial numa sexta-feira, não deixe de conhecer a Ilha dos Aquários – decoração especial e música diversificada são características do lugar.

Rua Broadway 

A 500 metros da Rua de Mucugê fica a Rua Broadway (Rua Bróduei, oficialmente Rua São Pedro). O local abriga diversas lojas de artesanato para você comprar lembrancinhas típicas de região, saborear uma cocada, um acarajé, dentre outras delícias da culinária baiana. O ambiente desta rua é bastante simples, mas muito agradável. 

Quantos dias ficar em Arraial d’ajuda

Se o objetivo da sua viagem a Arraial d’ajuda é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias completos para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias é perfeita. Veja as nossas sugestões de passeios para fazer perto de Arraial d’ajuda. Vale a pena!

Passeios bate e volta saindo de Arraial d’Ajuda 

Se optar por fazer os passeios por conta própria, saiba que a melhor forma de explorar as praias nos arredores de Arraial d’ajuda é de carro. Assim você não fica preso aos horários de ônibus e pode conhecer os lugares “escondidos” e menos turísticos aonde o transporte urbano não chega. 

Lembrando, uma vez em Arraial vale a pena reservar 3 ou 4 dias para explorar os melhores pontos de interesse de Trancoso, Curuípe e Caraíva.

Para facilitar a sua viagem, organizamos abaixo os destinos imperdíveis a visitar. Assim, você escolhe o que for mais prático para conhecer de acordo com o seu tempo disponível. Confira as nossas propostas dos melhores passeios bate e volta a partir de Arraial d’ajuda. 

Trancoso

Localizada a pouco mais de 20 km de Arraial d’ajuda, Trancoso continua sendo o destino preferido dos famosos para férias no litoral Sul da Bahia.

Conheça de seguida as praias e os atrativos a não perder num roteiro de 1 ou 2 dias em Trancoso:

Praça do Quadrado: situa-se em pleno coração do centro histórico de Trancoso.

Igreja de São João Batista: edificada pelo jesuítas durante o século 17, a Igreja de São João Batista, situada na Praça do Quadrado, é um dos principais cartões-postais de Trancoso. 

Mirante do Quadrado: localiza-se na Praça do Quadrado. Este mirante entrega uma vista linda das praias dos Nativos e Coqueiros. 

Praia dos Nativos: localizada a 10 minutos de caminhada do Centro Histórico de Trancoso, a Praia dos Nativos está entre os lugares mais conhecidos e badalados de Trancoso. O local tem tudo o que é preciso para manter uma família ocupada durante uma semana de férias.

Praia dos Coqueiros: vizinha à Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é uma das principais praias do centro de Trancoso, com acesso fácil a pé desde o Centro Histórico (10 minutos).

Praia do Rio da Barra: ponto de encontro do rio da Barra com o mar, a Praia do Rio da Barra é considerada uma das mais bonitas e exclusivas da região. O acesso à praia é feito pela portaria do Hotel Villa da Barra. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. Confira o artigo completo sobre o que fazer em Trancoso

Praia do Espelho – Curuípe

O que fazer em Arraial d’Ajuda

Ir de férias para a Costa do Descobrimento e não conhecer a Praia do Espelho, em Curuípe, é quase uma heresia. Eleita várias vezes como uma das praias mais belas do Brasil, a Praia do Espelho, é um dos melhores destinos perto de Trancoso.

A praia apresenta mar calmo, águas transparentes e mornas, piscinas naturais, mirantes incríveis, além de agradáveis restaurantes e pousadas de charme à beira-mar.

Para lá chegar você precisa encarar 20 km por uma estrada de terra batida, desde Trancoso, mas a paisagem natural e atmosfera única, valem a pena! Pode realizar o passeio por conta própria, ou através de agências de turismo. 

Vila de Caraíva

Caraíva é um pequeno vilarejo piscatório, cercado pelo rio Caraíva, pelo mar e pelo Parque Estadual do Monte Pascoal. 

Localizada a 56 km a Sul de Arraial d’ajuda, a vila faz parte do município de Porto Seguro. Caraíva é um daqueles lugares roots e simples, com natureza intocada e ruas de areia. Por ali não circulam carros e a única forma de chegar é de canoa.

Roteiro de 1 dia: caminhar pela vila e conhecer a praça da Igrejinha de Caraíva, tirar aquela foto clássica na casinha “Sorria você está em Caraíva”.

A seguir, tomar um banho refrescante e relaxar na Praia da Barra (local onde o rio Caraíva encontra com o mar), beber uma cervejinha gelada no Coco Brasil ou no Cores do Mar, comer o delicioso pastel no Boteco do Pará e degustar o famoso Doce Nega Maluca, no Cantinho da Dona Duca. 

Se sobrar tempo e energia você ainda pode fazer um passeio de buggy à Ponta do Corumbau (Prado) ou contratar um passeio de barco à Praia do Satu, um dos lugares paradisíacos e “secretos” de Caraíva (perfeito para praticar o isolamento social). Confira o post: melhores praias de Caraíva.

+ Dicas de lugares para conhecer

Conheça também algumas das melhores praias de Porto Seguro. Recentemente publicamos quanto custa viajar para Trancoso

E não vá embora sem descobrir alguns dos melhores lugares para conhecer na Bahia. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Arraial d’Ajuda / Passeios Arraial d’Ajuda? Compartilhe!

Tags::
Próximo Artigo

Você também vai gostar

Histórias relacionadas