Escreva para pesquisar

O que fazer em Itacaré – Bahia

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Itacaré – Bahia

Nossa pauta de hoje é sobre Itacaré, um dos principais centros turísticos do litoral Sul do estado da Bahia. Itacaré situa-se a cerca de 250 km da capital Salvador, na encantadora região da Costa do Cacau. A região apresenta morros cobertos por Mata Atlântica, boas ondas e praias paradisíacas. Por isso e muito mais, Itacaré está entre os destinos preferidos dos surfistas no Brasil. Aqui, apresentamos-lhe as melhores dicas e sugestões sobre o que fazer em Itacaré, onde ficar e comer bem, dentre outras informações essenciais. Descubra no roteiro abaixo os principais pontos turísticos para umas férias inesquecíveis. Veja a seguir os melhores lugares para conhecer em Itacaré.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Praia do Resende – um dos points preferidos dos surfistas

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Hotéis bem localizados em Itacaré

Já falamos que adoramos lugares tranquilos em meio à natureza. Pois bem, em Itacaré tivemos uma ótima experiência no Aldeia da Mata Eco – Lodge e super indicamos a todos! Com apenas doze luxuosos bangalôs, o Aldeia da Mata encontra-se num jardim tropical de Mata Atlântica, com vista para a quase deserta Praia de Serra Grande ver aqui.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

No Aldeia da Mata é só escolher a rede ou espreguiçadeira e curtir a tranquilidade da Praia de Serra Grande

No entanto, existem outras excelentes ofertas de alojamentos em Itacaré. Os hotéis estrelados próximos ao centro são: Txai Resort, Vila Barracuda Boutique Hotel, Pousada Vila do Dengo e a Pousada Villa Maeva.

Com bom custo-benefício existe: Pousada Abaré, Pousada Bambu, Porto dos Casais, Pousada Galeão e a Pousada Burundanga. Acesse o site do Booking e reserve seu hotel com desconto.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Bangalô dos sonhos – Aldeia da Mata Eco- Lodge

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Gostoso café da manhã – Aldeia da Mata Eco-Lodge

O que fazer em Itacaré em 5 dias 

Orla de Itacaré

Hoje a cidade vive essencialmente do turismo e da pesca, mas a antiga Orla de Itacaré, já foi um dia porto de comércio de cacau. Embora mal preservados, na Avenida Castro Alves, ainda é possível observar antigos edifícios do Brasil Colonial, como é o caso da Igreja de São Miguel – construída em 1723.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Orla de Itacaré, onde o Rio das Contas encontra o mar

A Praia da Coroinha da Orla de Itacaré, não é própria para banhos – serve de porto de pesca para os nativos da região. Anualmente acontecem por ali alguns eventos, tais como: Carnaval, Festas Juninas e no dia 02 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá – Rainha do Mar, sincretizada como “Nossa Senhora dos Navegantes”.

Barcos de pescadores na Praia da Coroinha 

Praias próximas ao centro de Itacaré

Bem, agora vamos às dicas sobre o que fazer em Itacaré: Itacaré oferece aos turistas mais de 15 belas praias, formadas por uma sucessão de morros cobertos por coqueirais e Mata Atlântica preservada.

As praias “urbanas” próximas ao centro são: Praia da Concha, mas logo a seguir, chega-se às praias do Resende e Tiririca (points preferidos dos surfistas), Praia do Costa e a Praia da Ribeira – local onde o rio encontra o mar (a partir do centro, dá para chegar nessas cinco praias facilmente a pé ou de carro).

Praia da Ribeira

Passeio Trilha da Prainha em Itacaré – Informações úteis

Pela cidade, existem pessoas oferecendo serviço de guia para fazer a trilha da Prainha – a praia mais bonita de Itacaré. Entretanto, olho vivo, pois segundo alguns locais, já ocorreram vários assaltos nessa trilha. Infelizmente, isso acontece! Por esse motivo, recomenda-se contratar um guia credenciado, mas antes de fechar o passeio, busque informações sobre esse guia através do seu hotel ou pousada.

Escondida em uma reserva particular, a trilha para a Prainha tem uma duração de aproximadamente 45 minutos de caminhada pesada. Para quem pretende passar horas por ali, recomendamos levar lanche e bebidas.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Praias selvagens

Seguindo com o que fazer em Itacaré, as praias mais selvagens estão a pouco mais de 15 km ao Sul de Itacaré, são elas: Praia de Jeribucaçu (um dos cartões-postais de Itacaré), Praia da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Essas cinco praias são acessíveis somente por trilha (recomendamos fazer esses passeios com guia credenciado).

Pôr do sol mais bonitos de Itacaré 

Para finalizar o dia, não deixe de assistir ao pôr-do-sol na Ponta do Xaréu – entre a Praia da Concha e a Praia da Coroinha. O mirante da Ponta do Xaréu fica a pouco mais de 3 minutos de caminhada da Orla. Imperdível!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio às melhores cachoeiras de Itacaré

Continuando com o que fazer em Itacaré, para os apaixonados por turismo aventura, a região também oferece algumas cachoeiras. As mais bonitas e famosas são: Cachoeira de Tijuípe (situada entre Itacaré e Serra Grande), Cachoeira do Rio do Engenho ou Cleandro, Cachoeira da Usina e a Cachoeira de Noré (propícia para a prática de rapel). Caso você tenha interesse visite as cachoeiras com guia credenciado.

+ Saiba também: o que fazer em Caraíva

Passarela da Vila e Pituba

Itacaré colonial

Nas ruas Passarela da Vila Pituba (centro), você vai encontrar alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, inclusive a preços bem mais em conta, se compararmos com outros destinos na Bahia.

Alguns dos restaurantes que mais gostamos foram: Flor de Sal, Restaurante MediterrâneoPanela de Barro Bike & Pasta. Para quem gosta de crepes, indicamos também o Café Creperia do Tio Gu.

Nos meses de alta temporada, o lugar é animado durante o dia e ferve à noite. Para quem procura badalação, na Rua Pituba existem várias opções de casas noturnas. Por ali pode-se curtir e dançar forró, reggae, além de um bom samba rock.

Caso você tenha interesse em ficar hospedado no centro, confira as ofertas de hospedagem no site do Booking.com – você não paga nada por isso e ainda tem a garantia dos melhores  preços. Veja Aqui !

Hamburger com cogumelos, cebola caramelizada, queijo suíço e fritas

Nhoque com quatro queijos

Como chegar em Itacaré

Como mencionado no início do post, a praia fica na região da Costa do Cacau, a 75 km (cerca de uma hora de carro) do Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado. A partir dali, você pode pegar um táxi, transfer ou ônibus. Para quem procura conforto e autonomia, a melhor opção é alugar um carro e seguir viagem pela Rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001).

Quantos dicas ficar em Itacaré

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Itacaré. Para aproveitar as melhores praias, trilhas e cachoeiras da região, sugerimos ficar no mínimo 5 dias completos.

Durante esses dias, você também pode incluir no roteiro uma visita a Ilhéus, cujo os principais pontos de interesse podem ser conhecidos em 1 dia. Aproveite e verifique o artigo completo sobre o que fazer em Ilhéus

Distância de Itacaré a:

Ilhéus – 72 km (via BA-001)

Taipu de Fora – 60 km (via BR-030)

Salvador – 250 km (via BA-001)

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do nosso roteiro turístico? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar

4 Comentários

  1. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!

  2. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!