Escreva para pesquisar

Bahia DESTINOS NACIONAIS

O que fazer em Itacaré – Bahia

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Itacaré – Bahia

O que fazer em Itacaré? Quais as melhores praias, hotéis, restaurantes e pontos turísticos? Neste guia de viagem vou responder a essas e outras dúvidas frequentes. Itacaré é um dos principais centros turísticos do litoral Sul do Estado da Bahia. A cidade com pouco mais de 28 mil habitantes, situa-se a 250 km da capital Salvador e a 70 km de Ilhéus, na região da Costa do Cacau. Cercada de morros cobertos pela Mata Atlântica, Itacaré apresenta dezenas de praias paradisíacas com boas ondas para surfar, trilhas mágicas, rios e cachoeiras de sonho. Se está a planejar umas férias para a Bahia, leia este roteiro com dicas essenciais e descubra os melhores lugares para conhecer em Itacaré. Você vai gostar!

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Praia do Resende, Itacaré – Bahia

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Vale a pena conhecer Itacaré

Itacaré é ideal para quem gosta de sol, mar, surf, cachoeiras, trilhas, reggae, forró e boa gastronomia. Sem dúvida, um dos melhores destinos para férias no litoral Sul da Bahia.

Além da rica culinária nordestina e das pousadas de charme, na região de Itacaré pode-se vislumbrar praias magníficas com paisagens naturais exuberantes! Por isso, na nossa opinião, vale muito a pena colocar Itacaré na lista de viagem. 

Melhor época para visitar Itacaré

Itacaré tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano.

Entre Dezembro e Fevereiro a vila fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém Itacaré fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder!

Atrações turísticas de Itacaré: melhores passeios

Agora que você já sabe a melhor época para Itacaré – BA, veja nesta página onde se hospedar e quais são os principais lugares para férias na região.  

Onde se hospedar em Itacaré

A primeira grande decisão a tomar quando se começa a planejar uma viagem a Itacaré é escolher o local onde ficar hospedado. 

Os locais estratégicos para quem procura ficar próximo às principais praias de Itacaré, restaurantes, bares, supermercados, pontos de táxi e agências de turismo, são as áreas centrais da cidade: Passarela da Vila, Pituba e a Orla da Praia da Concha. 

A seguir vamos listar os hotéis confortáveis com acesso fácil às atrações turísticas de Itacaré. Confira: 

Hotéis confortáveis e bem localizados

Vila Barracuda Boutique Hotel: hospedagem aconchegante, situada na região central de Itacaré. Apresenta acomodações com vista para o mar, piscina, restaurante, bar e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Villa Maeva: pousada 4 estrelas, localizada na Praia da Concha. Dispõe de quartos confortáveis, piscinas, área de lazer-lounge, Wi-Fi  e estacionamento gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária.

Pousada Vila do Dengo: hospedagem 4 estrelas, situada no centro de Itacaré. Disponibiliza suites climatizadas com varanda privativa, piscina, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária.

Pousada Abaré: hospedagem 3 estrelas, localizada a 250 metros da Praia da Concha. Apresenta acomodações confortáveis, áreas de lazer com rede, piscina, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária.

Pousada Bambu: hospedagem simpática, situada a apenas 50 metros da Praia da Concha. Dispõe de acomodações rústicas, piscina, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária.

Pousada Burundanga: hospedagem charmosa, localizada a pouco mais de 100 metros da Praia da Concha. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. 

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

O que fazer em Itacaré: dicas dos principais pontos turísticos

Terra de gente alegre, Itacaré é um destino que cabe no bolso de todos! Não à toa, a cidade costeira está entre as mais baratas para férias na Bahia (e no Nordeste!).

Motivos não faltam para viajar até Itacaré. A região é repleta de paisagens incríveis e lugares lindos para visitar. Há diversas cachoeiras e praias, algumas dentro e outras fora da cidade.

Como se isso não bastasse, Itacaré ainda combina com Ilhéus (terra natal de Jorge Amado), Barra Grande e com a belíssima Península de Maraú, situada na chamada Costa do Dendê (paraíso dos mergulhadores). 

Neste guia turístico listamos as melhores atividades ao ar livre, programas e passeios imperdíveis para fazer, dicas das principais praias, trilhas e cachoeiras maravilhosas. Eis algumas das nossas sugestões para desfrutar ao máximo da estadia em Itacaré. 

Orla de Itacaré (Praia da Coroinha)

Itacaré vive essencialmente do turismo e da pesca, mas a antiga Orla de Itacaré já foi o principal porto de comércio de cacau na Bahia.

Embora mal preservados, na Avenida Castro Alves ainda é possível observar antigas construções do Brasil Colonial, como é o caso da Igreja de São Miguel, construída pelos portugueses em 1723.

A Praia da Coroinha da Orla de Itacaré, não é própria para banhos – serve de porto de pesca para os nativos da região.

Anualmente acontecem por ali alguns eventos importantes, tais como: Carnaval, Festas Juninas e no dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá – Rainha do Mar, sincretizada como “Nossa Senhora dos Navegantes”.

Atualmente, a praia está cercada por bares simpáticos, restaurantes regionais e lojas de comércio tradicional.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Orla de Itacaré, onde o Rio das Contas encontra o mar

Barcos de pescadores na Praia da Coroinha 

Praias próximas ao centro de Itacaré

Itacaré oferece aos visitantes mais de quinze belas praias, formadas por uma sucessão de morros cobertos por coqueirais e Mata Atlântica preservada.

As praias “urbanas” próximas ao centro da cidade são os lugares mais visitados de Itacaré, concentrando centenas de turistas e serviços de barracas de praia à beira-mar.

A Praia da Concha é uma das mais populares da região. A seguir chega-se às praias do Resende e Tiririca (pontos preferidos dos surfistas), Praia do Costa e à Praia da Ribeira (um dos lugares mais frequentados por casais com crianças). 

A partir do centro de Itacaré, dá para chegar nessas cinco praias facilmente a pé ou de carro. Vale a pena incluir no roteiro esses atrativos turísticos! 

Praia da Ribeira

Passeio Trilha da Prainha em Itacaré, vale a pena?

Um dos passeios mais interessantes em Itacaré é a visita à Prainha – uma das praias mais bonitas e paradisíacas da região! 

Se gosta de praias selvagens e caminhadas pela natureza, vale a pena incluir no roteiro a Prainha (uma das nossas praias preferidas de Itacaré).

A praia fica escondida numa reserva particular e a única forma de lá chegar é a pé. A trilha que conduz ao local começa na Praia da Ribeira, situada a 10 minutos do centro de Itacaré.

Nota: recomendamos fazer a trilha com guia credenciado, mas antes de fechar o passeio, busque informações sobre o guia através do seu hotel ou pousada. 

A Trilha da Prainha tem duração de aproximadamente 45 minutos de caminhada, com grau de esforço físico médio. 

O local não conta com apoio de bares e restaurantes. Infraestrutura zero! Por isso, se pretende passar horas por ali, vá prevenido com lanche, bebidas e, claro, um saquinho para recolher o seu lixo.  

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Lugares para conhecer perto de Itacaré 

A região de Itacaré concentra outras belas praias, além daquelas que mencionamos nos tópicos acima.

Se gosta de lugares menos explorados, mais tranquilos, reservados e “selvagens” (no estilo Prainha), vale incluir uma visita às praias do litoral Sul (15 km de Itacaré). 

As quatro praias que listamos a seguir são acessíveis somente por trilha. Mas convém lembrar que alguns percursos pedestres pela Mata Atlântica não são sinalizados.

Por conta disso, se tem pouca experiência com trilhas, recomendamos fazer os passeios com guia credenciado. Veja os locais mais bonitos e sossegados para ir, relaxar e recarregar as energias:

Praia de Jeribucaçu

Jeribucaçu é um pedaço do paraíso, escondido entre a Praia dos Corais e a Praia da Engenhoca. Cercada por morros de Mata Atlântica, a praia encanta principalmente pelo encontro do rio com mar. 

A visita à Praia de Jeribucaçu começa na trilha de acesso desde do estacionamento, que corta a vegetação nativa e conduz os turistas à praia depois de 30 minutos de caminhada. 

Além de naturalmente bela, a praia conta com duas ou três barracas à beira-mar servindo lanches simples e bebidas geladas. 

Como ir: pode conhecer Jeribucaçu através de passeios guiados ou por conta própria. Se optar pelo passeio independente, estacione o carro junto às casas situadas perto do início da trilha.

O acesso até às casas é feito pela BA-001, a apenas 12 km a Sul de Itacaré. O google Maps ensina o caminho. 

Praia da Engenhoca

Praia semi-deserta, perfeita para quem busca um cenário exuberante, mas fora da aglomeração. 

Além das boas ondas frequentes para surfar, na Praia da Engenhoca os visitantes ainda contam com um belo rio que corta a faixa de areia e deságua no mar. 

No local existem alguns quiosques rústicos que oferecem tapiocas, sanduíches, água, de coco, sucos e cerveja. 

O acesso à praia é feito por uma trilha que cruza a Mata Atlântica, a partir da Praia do Havaizinho (20 minutos a pé).

Saindo de Itacaré siga pela BA-001 em direção ao litoral Sul, por aproximadamente 15 km e estacione o carro junto à Rodovia.

Praia do Havaizinho

Praia com características selvagens, sem pousadas e restaurantes. O acesso à Praia do Havaizinho é feito por uma trilha envolta por muita vegetação preservada. 

O local é cercado por coqueiros, rochas que dão um charme especial à paisagem e também várias espécies de plantas da Mata Atlântica, que proporcionam sombra para quem deseja amarrar sua rede entre as árvores para descansar.

Para lá chegar mais facilmente coloque na caixa de busca do Google Maps: Praia do Havaizinho. O caminho não tem que enganar. 

O início da trilha que conduz à praia fica à margem da BA-001, onde há um pequeno estacionamento improvisado, próximo à Rodovia.

O percurso pedestre dura pouco mais de 10 minutos e o grau de dificuldade é fácil. No local há apenas uma barraca de praia improvisada vendendo quitutes e bebidas. 

Praia de Itacarezinho

Praia paradisíaca repleta de coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para o surf, atraindo famílias com crianças e surfistas. 

O local oferece restaurantes estrelados à beira-mar, bares, hotéis e uma escola de surf. A longa faixa de areia, com mais de 3 km de extensão, é perfeita para caminhadas e atividades ao ar livre. 

Praticamente deserta o ano todo, Itacarezinho oferece paz e sossego em grande parte da praia. O lado norte conhecido pelos locais como Camboinha, acolhe uma pequena cascata, que oferece bom banho aos visitantes. 

A estrada que leva à Praia de Itacarezinho é a BA-001. Saindo de Itacaré são apenas 15 km em direção ao litoral Sul.

O acesso mais fácil à praia é feito através do Restaurante Itacarezinho, onde os carros chegam quase à beira-mar. A propriedade é particular e há uma taxa de R$ 25,00 para o estacionamento.

Os aventureiros de plantão têm entrada gratuita. Portanto, quem viaja até ao local de ônibus ou pela Trilha das Quatro Praias não terá que pagar nada.

Melhor vista do pôr do sol

Onde assistir ao pôr do sol em Itacaré? A Ponta do Xaréu, localizada entre a Praia da Concha e a Praia da Coroinha, oferece a melhor vista do pôr do sol da região de Itacaré. O cenário é maravilhoso e rende fotos lindas!

Aproveite e fotografe todas as perspectivas diferentes, acredite que vai fazer furor no Instagram.

O mirante fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada da Orla da cidade. Acesso fácil!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Melhores cachoeiras perto de Itacaré

Se gosta de turismo de aventura, certamente vai adorar conhecer as melhores cachoeiras da região de Itacaré.

Algumas delas estão junto a fazendas de cacau, acessíveis por trilhas, o que lhe permite desfrutar da típica paisagem.  

As cachoeiras mais bonitas e famosas nos arredores da cidade são: Cachoeira de Tijuípe (situada entre Itacaré e Serra Grande), Cachoeira do Rio do Engenho ou Cleandro, Cachoeira da Usina e a Cachoeira de Noré (propícia para a prática de rapel).

Nota importante: caso seja do seu interesse recomenda-se a visita às cachoeiras com guia credenciado. Os passeios para as cascatas podem ser contratados nas agências de turismo da cidade ou através do hotel onde ficar hospedado. Reserve um dia antes.

+ Saiba também: o que fazer em Caraíva

Centro histórico de Itacaré 

Centro histórico de Itacaré – Bahia 

Hambúrguer com cogumelos, cebola caramelizada, queijo suíço e fritas

Nhoque com quatro queijos

Nas ruas Passarela da Vila Pituba (Centro Histórico de Itacaré), vai encontrar diversas lojas para comprar artesanato típico, lembranças de viagem, além dos melhores restaurantes e bares da cidade, inclusive a preços bem mais em conta, se compararmos com outros destinos na Bahia.

Alguns dos restaurantes que mais gostamos e indicamos são: Flor de Sal, Restaurante Mediterrâneo e o Panela de Barro. O Café Creparia do Tio Gu, oferece o melhor crepe da cidade. Não deixe de experimentar! 

Lembrando, a região central de Itacaré é uma boa opção para ficar hospedado, sobretudo se você está sem carro e quer ter acesso fácil às praias urbanas, restaurantes e bares.

As melhores ofertas de hotéis com preços simpáticos estão no site do Booking.com, com já referido no tópico acima. 

O que fazer em Itacaré à noite 

Itacaré ferve à noite, principalmente na alta temporada, fins de semana e feriados. A Rua Pituba (Centro Histórico), é o ponto certo das melhores baladas da cidade, que reúnem gente bonita, sarada e descolada.

Por ali, existem boas opções de bares com música ao vivo, casas noturnas e boates com DJ’s para curtir a noite e paquerar muito.

As ruas principais ficam lotadas de turistas. Aproveite para dançar forró, reggae, além de um bom samba rock. 

Quantos dias ficar em Itacaré

Se o objetivo da sua viagem a Itacaré é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Com uma semana de férias em Itacaré, você também pode incluir no roteiro uma visita a Ilhéus, cujo os principais pontos de interesse do centro histórico da cidade podem ser conhecidos em 1 dia.

Aproveite e verifique o artigo completo com dicas sobre o que fazer em Ilhéus (sugestões de passeios bate e volta).

Distância de Itacaré a:

Ilhéus – 72 km (via BA-001)

Taipu de Fora – 60 km (via BR-030)

Salvador – 250 km (via BA-001)

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do nosso roteiro turístico? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

4 Comentários

  1. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!

  2. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!