Escreva para pesquisar

O que fazer em Itacaré – Bahia

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Itacaré – Bahia

A pauta de hoje é sobre Itacaré, um dos principais centros turísticos do litoral Sul do estado da Bahia. Itacaré situa-se a cerca de 250 km da capital Salvador, na região da Costa do Cacau. O destino apresenta morros cobertos pela Mata Atlântica, boas ondas, praias, rios e cachoeiras paradisíacas. Neste guia, apresentamos-lhe as melhores dicas e sugestões sobre o que fazer em Itacaré, onde ficar a dormir e comer bem, dentre outras informações essenciais para umas férias em família, com amigos ou a dois. Descubra neste roteiro os pontos turísticos mais bonitos e famosos para uma viagem inesquecível. Veja a seguir os melhores lugares para conhecer em Itacaré.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Praia do Resende, Itacaré – Bahia

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Hotéis bem localizados em Itacaré

O Aldeia da Mata Eco – Lodge foi um dos melhores hotéis em que nos hospedamos na região de Itacaré. Com apenas doze luxuosos bangalôs, a unidade fica à beira-mar, rodeada pela Mata Atlântica preservada, com vista para a quase deserta Praia de Serra Grande ver aqui. Adoramos a experiência e super indicamos a todos os viajantes!

No entanto, existem outras boas ofertas de hotéis bem localizados. Os hotéis de luxo próximos ao centro da cidade são: Txai Resort, Vila Barracuda Boutique Hotel, Pousada Vila do Dengo e a Pousada Villa Maeva. Se você pode gastar um pouco mais estas são as melhores opções para se hospedar.

Caso você procure hotéis e pousadas com bom custo-benefício e boa localização, dê uma olhada nos links a seguir: Pousada Abaré, Pousada Bambu, Porto dos Casais, Pousada Galeão e a Pousada Burundanga. Acesse o site do Booking e reserve seu hotel com desconto.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

No Aldeia da Mata é só escolher a rede ou espreguiçadeira e curtir a tranquilidade da Praia de Serra Grande

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Todo o charme do nosso bangalô – Aldeia da Mata Eco- Lodge 

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Café da manhã – Aldeia da Mata Eco-Lodge, Praia de Serra Grande – Bahia

Dicas das principais atrações a visitar – Passeios imperdíveis!

Terra de gente alegre, Itacaré é um destino que cabe no bolso de todos! Não à toa, a cidade costeira está entre as mais baratas para férias na Bahia (e no Nordeste!).

Motivos não faltam para viajar até Itacaré. A região é repleta de paisagens incríveis e lugares lindos para visitar. Há diversas cachoeiras e praias, algumas dentro e outras fora da cidade.

Como se isso não bastasse, Itacaré ainda combina com Ilhéus (terra natal de Jorge Amado), Barra Grande e com a belíssima Península de Maraú na Costa do Dendê (paraíso dos mergulhadores). 

Neste guia turístico listamos as melhores atividades ao ar livre, programas e passeios imperdíveis para fazer, dicas das principais praias, trilhas e cachoeiras maravilhosas. Eis algumas das nossas sugestões para desfrutar ao máximo da estadia em Itacaré. 

Orla de Itacaré (Praia da Coroinha)

Itacaré vive essencialmente do turismo e da pesca, mas a antiga Orla de Itacaré, já foi o principal porto de comércio de cacau na Bahia. Embora mal preservados, na Avenida Castro Alves, ainda é possível observar antigas construções do Brasil Colonial, como é o caso da Igreja de São Miguel, construída pelos portugueses em 1723.

A Praia da Coroinha da Orla de Itacaré, não é própria para banhos – serve de porto de pesca para os nativos da região. Anualmente acontecem por ali alguns eventos importantes, tais como: Carnaval, Festas Juninas e no dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá – Rainha do Mar, sincretizada como “Nossa Senhora dos Navegantes”. Atualmente, a praia está cercada por bares, restaurantes e lojas de comércio tradicional.

o que fazer em Itacaré Bahia onde ficar pontos turísticos praias passeios em Itacaré dicas

Orla de Itacaré, onde o Rio das Contas encontra o mar

Barcos de pescadores na Praia da Coroinha 

Praias próximas ao centro de Itacaré

Itacaré oferece aos visitantes mais de quinze belas praias, formadas por uma sucessão de morros cobertos por coqueirais e Mata Atlântica preservada.

As praias “urbanas” próximas ao centro da cidade são os lugares mais visitados de Itacaré, concentrando centenas de turistas e serviços de barracas de praia à beira-mar.

A Praia da Concha é uma das mais populares da região. A seguir chega-se às praias do Resende e Tiririca (pontos preferidos dos surfistas), Praia do Costa e a Praia da Ribeira (um dos lugares mais frequentados por casais com crianças). 

A partir do centro de Itacaré, dá para chegar nessas cinco praias facilmente a pé ou de carro. Vale a pena incluir no roteiro esses atrativos turísticos! 

Praia da Ribeira

Passeio Trilha da Prainha em Itacaré, vale a pena?

Um dos passeios mais interessantes em Itacaré é a visita à Prainha – uma das praias mais bonitas e paradisíacas da região! 

Se gosta de praias selvagens e caminhadas pela natureza, vale a pena incluir no roteiro a Prainha (uma das nossas praias preferidas de Itacaré).

A praia fica escondida numa reserva particular e a única forma de lá chegar é a pé. A trilha que conduz ao local começa na Praia da Ribeira.

Nota: recomendamos fazer o percurso com guia credenciado, mas antes de fechar o passeio, busque informações sobre o guia através do seu hotel ou pousada. 

A Trilha da Prainha tem uma duração de aproximadamente 45 minutos de caminhada. O local não conta com apoio de bares e restaurantes. Infraestrutura zero! Por isso, se pretende passar horas por ali, leve lanche, bebidas e um saquinho para recolher o seu lixo. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Lugares lindos perto de Itacaré (praias selvagens)

A região de Itacaré concentra outras belas praias, além daquelas que mencionamos nos tópicos acima. Se gosta de lugares menos explorados, mais tranquilos, reservados e “selvagens” (no estilo Prainha), vale incluir uma visita às praias do litoral Sul (15 km de Itacaré). 

Locais mais bonitos e sossegados para ir, relaxar e recarregar as energias: Praia de Jeribucaçu (um dos lugares mais belos de Itacaré), Praia da Engenhoca, Praia do Havaizinho, Praia Camboinha e a Praia de Itacarezinho.

Essas cinco praias são acessíveis somente por trilha. Alguns percursos pedestres pela Mata Atlântica não são sinalizados, por isso, recomendamos fazer todos os passeios com guia credenciado).

Melhor vista do pôr do sol

Onde assistir ao pôr do sol? A Ponta do Xaréu, localizada entre a Praia da Concha e a Praia da Coroinha, oferece a melhor vista do pôr do sol da região de Itacaré. O cenário é maravilhoso e rende fotos lindas!

Aproveite e fotografe todas as perspectivas diferentes, acredite que vai fazer furor no Instagram. O mirante fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada da Orla da cidade. Acesso fácil!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Melhores cachoeiras perto de Itacaré

Se gosta de turismo de aventura, certamente vai adorar conhecer as melhores cachoeiras da região de Itacaré. Algumas delas estão junto a fazendas de cacau, acessíveis por trilhas, o que lhe permite desfrutar da típica paisagem.  

As cachoeiras mais bonitas e famosas nos arredores da cidade são: Cachoeira de Tijuípe (situada entre Itacaré e Serra Grande), Cachoeira do Rio do Engenho ou Cleandro, Cachoeira da Usina e a Cachoeira de Noré (propícia para a prática de rapel).

Pode contratar os passeios para as cascatas nas agências turísticas da cidade ou através do seu hotel. Caso seja do seu interesse visite as cachoeiras com guia credenciado.

+ Saiba também: o que fazer em Caraíva

Centro histórico de Itacaré 

Centro histórico de Itacaré – Bahia 

Hambúrguer com cogumelos, cebola caramelizada, queijo suíço e fritas

Nhoque com quatro queijos

Nas ruas Passarela da Vila Pituba (Centro Histórico de Itacaré), vai encontrar diversas lojas para comprar artesanato típico, lembranças de viagem, além dos melhores restaurantes e bares da cidade, inclusive a preços bem mais em conta, se compararmos com outros destinos na Bahia.

Alguns dos restaurantes que mais gostamos e indicamos são: Flor de Sal, Restaurante Mediterrâneo e o Panela de Barro. O Café Creparia do Tio Gu, oferece o melhor crepe da cidade. Não deixe de experimentar! 

Lembrando, a região central de Itacaré é uma boa opção para ficar hospedado, sobretudo se você está sem carro e quer ter acesso fácil às praias urbanas, restaurantes e bares. As melhores ofertas de hotéis com preços simpáticos estão no site do Booking.com.

Itacaré à noite 

Itacaré ferve à noite, principalmente na alta temporada, fins de semana e feriados. A Rua Pituba (Centro Histórico), é o ponto certo das melhores baladas da cidade, com gente bonita, sarada e descolada.

Por ali, existem boas opções de bares com música ao vivo, casas noturnas e boates com DJ’s para curtir a noite e paquerar muito. As ruas principais ficam lotadas de turistas. Aproveite para dançar forró, reggae, além de um bom samba rock. 

Quantos dicas ficar 

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Itacaré. Bem, para desfrutar das melhores praias, trekkings e cachoeiras da região, sugerimos ficar no mínimo 5 dias completos, mas se puder fique 6 ou 7 dias (ou mais!). Garantimos: não irá se arrepender!

Durante esses dias, você também pode incluir no roteiro uma visita a Ilhéus, cujo os principais pontos de interesse da cidade histórica podem ser conhecidos em 1 dia. Aproveite e verifique o artigo completo com dicas sobre o que fazer em Ilhéus (sugestões de passeios bate e volta).

Distância de Itacaré a:

Ilhéus – 72 km (via BA-001)

Taipu de Fora – 60 km (via BR-030)

Salvador – 250 km (via BA-001)

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do nosso roteiro turístico? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar

4 Comentários

  1. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!

  2. Viajante Móvel 25 de novembro de 2016

    Adorei a dica. Já anotei no caderninho. abraço

    1. Sofia Reimão 26 de novembro de 2016

      Que bom que você gostou, um abraço e boas viagens!