Escreva para pesquisar

Bahia DESTINOS NACIONAIS

O que fazer em Ilhéus – Bahia

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Ilhéus – Bahia

O que fazer em Ilhéus na Bahia? Quais os principais pontos turísticos e onde ficar hospedado? Neste guia vamos responder a essas e outras dicas de viagem. Uma cidade com mais de 150 mil habitantes, Ilhéus, conhecida também como a Capital do Cacau, ganhou sua fama internacional e foi imortalizada na obra de Jorge Amado, em livros como “Gabriela, Cravo e Canela”, “São Jorge dos Ilhéus” e “Terras do Sem-Fim”. Os romances e contos de Amado, ainda hoje pulsam vivos nas esquinas da cidade – parece que a qualquer momento “Gabriela” vai surgir pelas ruas da “Princesinha do Sul”… Se está planejando visitar a cidade, confira neste roteiro os melhores lugares para conhecer em Ilhéus. Veja a seguir dicas essenciais para umas férias ou um fim de semana em família, com amigos ou a dois.

Quando ir: melhor época para visitar Ilhéus

Ilhéus tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém a cidade fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

Quantos dias ficar em Ilhéus?

Se o objetivo da sua viagem a Ilhéus é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

O que fazer em Ilhéus: quais os principais pontos turísticos

Ilhéus concentra alguns dos principais atrativos turísticos da Costa do Cacau. Seja para quem já contratou um pacote de viagem ou para quem viaja independente, é sempre bom saber quais os melhores passeios para fazer em Ilhéus.

Neste relato de viagem, para além de lhe mostrarmos os lugares mais bonitos de Ilhéus, vamos também partilhar dicas dos melhores restaurantes da cidade e onde ficar a dormir na região.

Leia o nosso roteiro até ao fim e aproveite as nossas informações para traçar um mapa dos pontos turísticos de Ilhéus. Você vai gostar!

Onde ficar a dormir em Ilhéus

Fizemos uma seleção especial de hotéis e pousadas para facilitar a decisão de onde ficar em Ilhéus, uma das principais cidades históricas da Bahia.

E já avisamos: além das belas praias e dos monumentos históricos, o destino também se destaca na hospedagem a bom preço. Confira de seguida dicas dos melhores hotéis para férias na cidade.

As hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil ao Aeroporto Jorge Amado, praias da região, restaurantes, fazendas de cacau, mirantes e às principais atrações históricas de Ilhéus. 

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Hotéis confortáveis com boa localização 

Pousada dos Hibiscus: hospedagem aconchegante com boa localização à beira-mar. Dispõe de suites climatizadas com vista para a praia, piscina, banheira de hidromassagem, jardim, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento impecável. Boa aposta!

Pousada Praia Bela: hotel 3 estrelas, localizado a 100 metros da Praia dos Milionários (uma das melhores praias de Ilhéus) e a 10 minutos de carro do Centro Histórico da cidade. Apresenta quartos confortáveis com varanda privativa, piscina e terraço para banhos de sol, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento personalizado. Excelente custo-benefício!

Hotel Praia do Sol: hotel 4 estrelas, situado à beira-mar da Praia do Sul e a 5 minutos de carro do centro de Ilhéus. Disponibiliza acomodações climatizadas, piscina exterior, parque infantil, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento cordial.

Pousada Lua e Mar: hospedagem simpática, localizada a menos de 100 metros da Praia dos Milionários. Apresenta quartos aconchegantes e climatizados, piscina exterior, banheira de hidromassagem, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento simpático. 

Jardim Atlantico Beach Resort: hotel 4 estrelas, situado entre as praias Sul e Milionários. Oferece quartos com vista, 2 piscinas, spa, academia, parque infantil, quadra de tênis, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. O café da manhã no estilo buffet está incluso no valor da diária. Atendimento impecável!

Nota importante: as hospedagens da região têm uma taxa de ocupação alta durante as férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende conhecer o destino durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência. 

Atrações turísticas de Ilhéus: melhores passeios

Agora que você já sabe onde ficar a dormir durante a sua viagem a Ilhéus, confira também os programas imperdíveis e melhores atividades para fazer na região. Todos os lugares turísticos que selecionamos valem a pena conhecer!

Visita à Catedral de São Sebastião em Ilhéus

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Catedral de São Sebastião, Ilhéus – Bahia

Construída em estilo neoclássico com colunas gregas, abóbada romana e belos vitrais que representam importantes passagens bíblicas, a Catedral de São Sebastião é considerada por muitos como uma das igrejas mais bonitas do Estado. 

A igreja foi edificada em 1931, sob o comando de Dom Eduardo Herberhold, o segundo bispo da Diocese de Ilhéus.

Atualmente, é um dos atrativos históricos mais visitados do centro antigo da cidade e da região. Entrada gratuita!

Bar Vesúvio 

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Bar Vesúvio

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Estátua de Jorge Amado na calçada do Bar Vesúvio, Ilhéus – Bahia

Na Praça Dom Eduardo, a poucos metros da Catedral de São Sebastião, encontra-se o emblemático Bar Vesúvio, um restaurante-bar famoso com mais de 100 anos de história. 

A título de curiosidade, o espaço serviu de inspiração para a obra do escritor Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela”, na qual, o personagem turco “Nacib” era seu proprietário, e se apaixonou pela protagonista Gabriela. Quem não lembra?

O Bar Vesúvio faz parte do patrimônio cultural da cidade, sendo um dos lugares mais famosos de Ilhéus.

Durante a visita ao local não deixe de experimentar o delicioso Quibe do Nacib e tirar a clássica foto com a estátua do escritor Jorge Amado. No site oficial você fica a conhecer a história completa do Bar Vesúvio. Acesse!

Cabaré Bataclan, da novela “Gabriela”, de Jorge Amado

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Quarto e pertences de “Maria Machadão”, Cabaré Bataclan, Ilhéus – Bahia

Para aqueles que visitam Ilhéus e querem conhecer de perto a história do ciclo do cacau, recomenda-se uma visita ao icônico Cabaré Bataclan, fundado em 1923. 

O local serviu de inspiração e cenário para o Romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor Jorge Amado. Hoje faz parte do patrimônio cultural da cidade. 

O espaço funciona como restaurante, choperia, salões para exposições, saraus, apresentações teatrais e shows.

Pra além disso, apresenta uma réplica interessante do Quarto de “Maria Machadão”. Simplesmente imperdível numa visita a Ilhéus!

Endereço: Praça José Marcelino, 77 – Ilhéus – Bahia, Brasil

Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 10h às 17h

Visita ao Museu Casa de Jorge Amado

o que fazer em Ilhéus Bahia pontos turísticos atrações turísticas em Ilhéus passeios, onde comer onde ficar

Museu Casa de Jorge Amado 

Jorge Amado foi um dos mais influentes escritores mundiais. Os seus primeiros romances foram: “O País do Carnaval” (1931), “Cacau” (1933) e “Suor” (1934).

Filho de fazendeiros do cacau, Amado, viveu sua infância em Ilhéus, um dos principais destinos turísticos do Estado da Bahia.

Um quarteirão do Centro Histórico da cidade homenageia o escritor – como forma de agradecimento – Ilhéus transformou sua antiga residência na Casa de Cultura Jorge Amado. Hoje uma das mais importantes atrações históricas e culturais de Ilhéus.

O palacete de estilo neoclássico foi inaugurado em 1988, e ocupa uma área de 600 metros quadrados. Acolhe em seus grandes salões a Fundação Cultural, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus.

No antigo quarto do escritor, estão expostas fotografias, capas de edições da sua obra e alguns objetos pessoais. 

O Museu Casa de Jorge Amado é um dos passeios culturais a não perder quando visitar Ilhéus. O edifício está localizado na Rua Jorge Amado 21, a pouco mais de 50 metros a pé da Catedral de São Sebastião e do Bar Vesúvio.

+ Veja também: onde ficar em Itacaré – Bahia

Passeio às Fazendas de Cacau de Ilhéus

Cacau in natura – Fazenda Yrerê

Se gosta de turismo rural, vale a pena incluir no guia de viagem um passeio às Fazendas de Cacau mais famosas de Ilhéus. Faça uma visita guiada à Fazenda Yrerê (ligue para marcar) e conheça todo processo da produção do cacau.

Na Fazenda Primavera, cenário da novela da Globo “Renascer”, além de conhecer o ciclo do fruto, é possível realizar trilhas e caminhadas ecológicas com guias locais credenciados.

Quem não tem tempo de visitar as fazendas, mas quer degustar os melhores chocolates da região, a dica é fazer uma visita à Loja do Chocolate Caseiro Ilhéus, situada na entrada da cidade. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

Fazenda Yrerê – Rod. Jorge Amado – Vila Cachoeira, Ilhéus – Bahia (73 3656-5054)

Fazenda Primavera – Rodovia Ilheus Itabuna, Km 20Ilhéus – Bahia (73 8818 3207)

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Mirantes de Ilhéus

Os mirantes mais bonitos de Ilhéus proporcionam uma vista fantástica da cidade e das praias da região.

E o melhor de tudo é que além de serem de graça, eles oferecem panorâmicas deslumbrantes para tirar fotos lindas! A seguir três sugestões de mirantes: Morro de Pernambuco, Mirante do Canhão e Mirante da Piedade.

Morro de Pernambuco

Foto: Praias de Ilhéus

É um dos mais belos lugares para visitar em Ilhéus, localizado à beira-mar, junto à Ponte Jorge Amado, que dá acesso ao local. 

O Morro de Pernambuco, que mais parece uma ilha, oferece uma vista imperdível da região tanto de dia quanto ao anoitecer.

A partir de seus mirantes naturais avista-se uma panorâmica magnífica das praias do litoral sul, do centro da cidade, da Praia da Avenida e da Baía de Ilhéus.

O local também abriga a Praia da Concha e o Farol do Morro de Pernambuco, que vem garantindo a segurança dos navegantes nas terras de Jorge há mais de 100 anos. Absolutamente imperdível no horário do pôr do sol.

Mirante do Canhão

Situado no morro por detrás da Catedral de São Sebastião, o Mirante do Canhão entrega uma vista muito bonita da Baía de Ilhéus e das praias do Cristo e da Avenida.

O mirante fica na Praça do Cadete, em pleno Centro Histórico de Ilhéus. Chega-se ao local facilmente de carro ou a pé. Partindo da Catedral de São Sebastião são apenas 200 metros. Imperdível no horário do pôr do sol.

Mirante da Piedade

É um dos locais interessantes para passear em Ilhéus, já que ele oferece um visual completo de boa parte da cidade e de lugares conhecidos como a Praia da Avenida Soares Lopes e o Morro de Pernambuco. 

O Mirante da Piedade fica no Morro da Piedade, mais precisamente na Tv. José de Anchieta, no bairro Teresópolis, a apenas 2 km da Catedral de São Sebastião, ponto de referência de Ilhéus. Uma vez por ali, aproveite para conhecer também o imponente prédio do Convento da Piedade, com igreja e museu.

Melhores praias de Ilhéus

As praias estão entre os pontos de interesse mais procurados de Ilhéus, atraindo turistas o ano todo, já que o clima é sempre propício.

A região é conhecida por ter o litoral mais extenso da Bahia. Por isso, o que não falta por ali são lugares paradisíacos para explorar. Descubra a seguir as praias maravilhosas para desfrutar durante as altas temperaturas do verão nordestino. 

Praia dos Milionários

Localizada no litoral sul, a 10 minutos de carro do centro de Ilhéus, a Praia dos Milionários recebeu este nome por causa das mansões dos barões do café que existiam na região.

O local é parada obrigatória numa viagem pela Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. A Praia dos Milionários possui uma longa faixa de areia cercada de coqueiros e mata nativa preservada. As águas do mar são limpas, calmas e mornas, perfeitas para banhos tranquilos, que agradam tanto a crianças quanto a adultos. 

Como se isso não bastasse, o local ainda conta com infraestrutura completa: hotéis, pousadas e quiosques à beira-mar servem petiscos baianos e bebidas geladas. Vale a pena conhecer!

Praia do Cururupe

A principal característica da Praia do Cururupe é o encontro do rio com o mar. Além disso, o local oferece um longo areal, propício para atividades de lazer ao ar livre.

As ondas fortes do mar convidam à prática do surf, enquanto as águas tranquilas do rio são ideais para casais e famílias com crianças. 

Situada no litoral sul, a 10 km do centro de Ilhéus, a Praia do Cururupe é um dos melhores locais para fugir da aglomeração e descansar perto da cidade. Na orla existem barracas de praia simples para atender os turistas. 

Praia Backdoor 

Local excelente para quem gosta de esportes náuticos. Com ondas enormes durante o ano todo, a Praia Backdoor é um dos mais importantes palcos de campeonatos de surfe realizados na Costa do Cacau.

Por essa razão, esta praia está entre os lugares mais procurados por surfistas. Vale frisar também que a Praia Backdoor é uma das praias mais bem preservadas do litoral sul de Ilhéus. 

O local não possui qualquer tipo de apoio aos turistas. Por isso, se deseja passar o dia por ali vá prevenido com lanche, bebidas e, claro uma sacola para recolher o seu lixo. 

Onde fica e como chegar? A Praia Backdoor está localizada no pequeno povoado de Olivença, a pouco mais de 15 km do centro de Ilhéus. Pode lá chegar facilmente de carro pela estrada BA-001. Há estacionamento nas imediações. 

Praia de Batuba 

Perfeita para quem busca paisagens naturais, fora da aglomeração, a Praia de Batuba é composta por coqueiros, arrecifes e águas agitadas, muito apreciadas pelos amantes de esportes aquáticos.

Localizada no povoado de Olivença, Batuba é o local certo para surfar, caminhar ou simplesmente relaxar, curtindo o cenário paradisíaco do litoral sul da Costa do Cacau. 

Para lá chegar, o ideal é que você utilize um carro alugado ou um trânsfer partindo de Ilhéus, que fica a pouco mais de 15 km da Praia de Batuba. 

O local também abriga o famoso complexo de lazer Batuba Beach, que organiza alguns dos maiores eventos da região de Ilhéus (Réveillon, Carnaval, etc). 

Passeios bate e volta a Itacaré saindo de Ilhéus

Praia do Resende, Itacaré – Bahia

Se a ideia é desfrutar de lugares lindos e paradisíacos perto de Ilhéus, acesse o post completo e descubra as melhores praias de Itacaré. Nesse artigo, listei as praias mais bonitas, calmas, seguras e boas para banho.

Lembrando, você pode fazer os passeios bate e volta saindo de Ilhéus ou escolher ficar hospedado próximo a essas praias (melhor opção). Veja dicas de onde ficar em Itacaré

+ Atrações culturais no Centro Histórico de Ilhéus

– Casa de Tonico Bastos

– Museu da Piedade

– Igreja Museu de São Jorge

Onde comer bem 

Para quem quer almoçar ou jantar se sentindo em “Gabriela, Cravo e Canela”, a dica é o Restaurante Bataclan ou o Bar Vesúvio. Outra boa opção de restaurante em Ilhéus, é o Marostica, localizado na Avenida Dois de Julho, 966.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como chegar a Ilhéus

Ilhéus está localizada na Costa do Cacau, a 464 km ao sul de Salvador (capital da Bahia). O Aeroporto Jorge Amado serve a cidade e a região, com voos diretos de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. 

As empresas de ônibus Águia Branca, São Geraldo/Gontijo e Rio Doce, ligam Ilhéus às principais cidades do país.

Para quem desembarca no aeroporto, uma das melhores maneiras de se deslocar pela região é alugar um carro e seguir viagem por conta própria. 

+ Confira o nosso artigo sobre o que fazer em Itacaré

Assista o vídeo – A história do cacau, contada pelo ator José Delmo

+ Dicas de lugares para conhecer

Agora que você já descobriu os lugares mais legais para ir e as melhores atividades ao ar livre na região de Ilhéus, verifique nos links outros destinos turísticos famosos para férias na Bahia.

+ O que fazer em Arraial d’Ajuda

+ Melhores lugares para conhecer na Bahia

+ O que fazer em Caraíva

+ Melhores praias de Porto Seguro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel próximo Praias de Ilheus? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Ilhéus e arredores? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar