O que fazer no sertão de Alagoas
Compartilhar
Roteiro turístico: 5 coisas fazer no sertão de Alagoas
Em nossa viagem pelo sertão de Alagoas, resolvemos escolher a cidade histórica de Piranhas como base para conhecer outros pontos turísticos interessantes da região. Além de peculiar, Piranhas é a porta de entrada para aqueles que desejam fazer a Rota do Cangaço. Para mais, a cidade colonial encontra-se próxima a Canindé de São Francisco, em Sergipe e a Paulo Afonso, na Bahía. De Maceió à Piranhas, a viagem é percorrida por uma boa estrada asfaltada, com pouco trânsito. Lembrando que a melhor forma de chegar e explorar o sertão é de carro próprio ou alugado. Assim, você ganha liberdade e mobilidade para conhecer os recantos mais incríveis, aproveitando melhor o seu tempo. Se está planejando uma visita a essa região, confira abaixo o nosso roteiro sobre o que fazer no Sertão de Alagoas. Garantimos, você vai gostar!
1 – Conhecer o centro histórico de Piranhas às margens do “Velho Chico”
Piranhas é uma das mais tradicionais cidades históricas do sertão nordestino, peculiar e pacata, mas ao mesmo tempo transparecendo um pouco da cultura dos sertanistas que ali viviam, já há quase dois séculos.
Em 2003, a cidade foi tombada pelo IPHAN e recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional. Eventualmente, na cidade, acontecem as tradicionais apresentações de Xaxado, também conhecida com a “dança dos cangaceiros”.
2 – Fazer o passeio de barco pelo Paraíso do Talhado
Este passeio é responsável pela atração de milhares de turistas para a região. Conhecer o Cânion do Xingó, é atividade obrigatória para qualquer visitante. Imperdível!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
3 – Comprar o rico artesanato local
No Centro de Exposição & Cultural de Artesanato. Aqui, o turista encontra belas peças de artesanato regional, como: estatuetas de São Francisco, Lampião e Maria Bonita. O artesanato nordestino é muito rico e variado.
4 – Comer a tradicional Carne de sol
A culinária do nordeste é mesmo algo à parte! Entretanto, comer um prato típico muito bem preparado, é melhor ainda. A carne de sol com queijo coalho, que vemos na imagem a cima, é umas das delícias do Hotel Pedra do Sino, com vista para o rio São Francisco, em Piranhas. Imperdível!
5 – Apreciar o lindo pôr do sol
Um ponto que se destaca na cidade colonial, é o Mirante Secular. Uma formação piramidal, erguida no século XIX, que funcionava como um pequeno farol para os barcos que realizavam a travessia do “Velho Chico”. Além da bela vista para a cidade, o pôr do sol por ali também é incrível. Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo, respondemos tudo!
Nota importante: os hotéis da região têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência. Veja preços de hotéis.
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Veja no mapa como ir de Maceió à Piranhas
*Gostou do post sobre o que fazer no Sertão de Alagoas? compartilhe com seus amigos!