O que fazer no Cabo de Santo Agostinho

Receba nossas dicas e novidades

Pontos turisticos Cabo Santo Agostinho litoral sul de Recife Pernambuco

O que fazer no Cabo de Santo Agostinho

Dica: o que fazer no Cabo de Santo Agostinho

Na região do Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul de Pernambuco, ruínas históricas do século XVI, trilhas e um mar azul de águas quentinhas, fazem as delícias dos turistas. Várias agências realizam o passeio bate/volta ao Cabo, a partir da capital Recife (35 km), ou Porto de Galinhas (29 km). Todavia, você pode chegar até lá tranquilamente com seu carro próprio, ou alugado. Para orientar o seu passeio, reunimos os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer no Cabo de Santo Agostinho.

O que fazer no Cabo de Santo Agostinho – Praia de Calhetas

Praia de Calhetas Cabo de Santo Agostinho Pernambuco passeios viagem

Praia de Calhetas

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Praia de Calhetas, é a estrela local. Rodeada por uma linda mata nativa, esta pequena baía oferece aos visitantes águas transparentes e mornas o ano todo. Contudo, o acesso a este belo paraíso não é nada fácil. Para chegar até lá, é necessário encarar uma estrada de terra esburaca, mas vale o esforço! Por ser uma praia de pequena dimensões, aos fins de semana e feriados, geralmente fica mega lotada. Por isso, se você gosta de ambientes mais tranquilos, recomendamos a visita durante a semana, no entanto, fora da época de férias escolares. No local, há um bar-restaurante (simples), que serve petiscos e bebidas geladas.

*Dica: Evite este passeio em dias chuvosos, a não ser que seu veículo seja um buggy ou 4×4.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O que fazer no Cabo de Santo Agostinho – Vila de Nazaré

Cabo de Santo Agostinho Recife Vila Nazaré litoral sul de Pernambuco

Museu do Pescador

Castelo ruinas Cabo de Santo Agostinho

Além das lindas praias e trilhas, no ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, encontra-se a Vila de Nazaré. O pequeno vilarejo, abriga algumas construções históricas da época do Brasil colônia. O foco principal, é a Igreja de Nossa senhora da Nazaré, construída pelos portugueses no século XVI. Reza a lenda, que esta igreja servia como ponto de referência aos navegadores.

Ruinas Cabo de Santo Agostinho Pernambuco Brasil

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Ruinas Cabo de Santo Agostinho Pernambuco

Ruínas do antigo Convento Carmelita séc. XVII

Há algum tempo, foi encontrado um roteiro de navegação do ano de 1597, que ao referir-se ao Cabo de Santo Agostinho dizia: “na ponta do Cabo, está uma ermida que parece uma vela branca”.

Ruínas Cabo Santo Agostinho igreja Carmelitas litoral sul de Pernambuco passeios

Na parte lateral da igreja, estão também as ruínas do antigo Convento Carmelita do século XVII. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) trabalhou na consolidação das ruínas, demarcando os antigos espaços, estabilizando arcos e definindo outros elementos construtivos. Dessa forma, ficou fácil para os turistas entenderem a detalhada planta do antigo Convento.

Pernambuco Recife Cabo de Santo Agostinho

Igreja Nossa Senhora da Nazaré séc. XVI

Seguindo as placas, você vai encontrar a Pedra do Cogumelo e do alto do morro avista-se, o Forte Castelo do Mar e as ruínas da Antiga Casa do Faroleiro, de 1883. Lembrando que o complemento de tudo isso, é uma vista exuberante sobre o mar.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Praia Paraíso Cabo de Santo Agostinho litoral sul de Pernambuco

Praia Paraíso

O que fazer no Cabo de Santo Agostinho Pernambuco

Ruínas do antigo Quartel – Forte Castelo do Mar

Pontos turísticos Cabo de Santo Agostinho litoral sul de Pernambuco passeios

Ruínas do Forte Castelo do mar

Mata do Zumbi e Rio Massangana

Seguindo com as dicas sobre o que fazer no Cabo de Santo Agostinho, para os amantes de trilha, a Reserva Ecológica da Mata do Zumbi, é uma boa opção. A trilha dura cerca de cinco horas. Uma boa alternativa, é contratar um guia local para acompanhá-lo durante o percurso. Esta área de preservação de Mata Atlântica, foi criada em 1987 e dentro dela, encontra-se a Bacia Hidrográfica dos rios Pirapama e Massangana.

Se sobrar tempo, faça o passeio de barco pelo Rio Massangana e desfrute das belezas naturais deste belo lugar, que divide os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

Nota: o Cabo de Santo Agostinho combina com Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Recife e Olinda.

Onde ficar no Cabo de Santo Agostinho

O melhor hotel da região fica localizado na Avenida beira-mar, na Vila de Suape. Não é a opção mais barata, mas para quem pode gastar um pouco mais no Vila Galé Eco Resort do Cabo, o visitante encontra todo o conforto e comodidade. A propriedade oferece amplas áreas de lazer, piscinas privadas, quatro restaurantes com serviço de buffet requintado e menus à la carte.

Onde ficar em Porto de Galinhas

As melhores ofertas de alojamentos próximas ao Cabo de Santo Agostinho ficam na região de Porto de Galinhas (Ipojuca). As hospedagens com melhor custo benefício próximas ao centrinho e as piscinas naturais são: Pousada Porto Verde, Pousada Pérola do Porto. Pousada Jangada, Pousada Praia de PortoPousada Som dos Pássaros e a Pousada Lua Azul. Clique nos links do Booking e confira as melhores ofertas (aqui).

Os hotéis mais renomados da região situam-se, no geral, nas vizinhas praias de Cupe e Muro Alto, cerca de 7 km de distância ao norte do centrinho de Porto de Galinhas.

Para quem pode gastar um pouco mais sugerimos: Hotel Village, Pousada Tabapitanga. Serrambi Resort, Nannai Residence VilasKembali Hotel e a Pousada Ecoporto. Clique nos links do Booking e confira as melhores ofertas (aqui).

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o Cabo de Santo Agostinho? Compartilhe!

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!